Sei sulla pagina 1di 29

DIREITO INTERNACIONAL PBLICO II

SISTEMAS REGIONAIS DE PROTEO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

PROTEO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS


FASE DE IMPLEMENTAO Sistemas Internacionais de

Proteo dos Direitos Humanos


Sistema UNIVERSAL (ou GLOBAL) Sistemas REGIONAIS (Europeu, Americano, Africano e rabe)

CARTER SUPLEMENTAR da proteo internacional dos

direitos humanos.
CARTER COMPLEMENTAR dos Sistemas Global (ONU)

e dos Sistemas Regionais COEXISTNCIA.

SISTEMA EUROPEU
Institudo pelo Conselho da Europa Organizao europia criada para a proteo dos direitos humanos. PRINCIPAL INSTRUMENTO: Conveno Europia para a Proteo dos Direitos Humanos e das Liberdades Fundamentais (adoo: 1950/entrada em vigor: 1953)

Atualmente possui 16 Protocolos.

Carta

Social vigor:1999)

Europia

(adoo:

1961/entrada

em

SISTEMA EUROPEU
Sobre os PROTOCOLOS Conveno Europeia: Insero de outros direitos Conveno Europeia (proteo propriedade, direito educao, direito eleies livres, proibio de priso por dvidas, liberdade de circulao, proibio de expulso coletiva de estrangeiros, garantias processuais em casos de expulsao de estrangeiros, direito ao recurso em matria criminal; direito compensao por condenao injusta, proibio de bis in idem, igualdade entre os cnjuges, e proibio geral de discriminao) Competncia Consultiva (Opinies Consultivas Advisory Opinions) Abolio da Pena de Morte Extino da Comisso Europia Passou a ser uma Corte PERMANENTE

SISTEMA EUROPEU
Composio da Corte Europia

47 Juzes

Anlise de Casos:
Juiz Singular Cmaras 3 Juzes Cmaras 7 Juzes Pleno 17 Juzes

SISTEMA EUROPEU
Requisitos de ADMISSIBILIDADE:

GENRICOS:

Esgotamento dos Recursos Internos; [ATENO PARA A EXCEO] Cumprimento do prazo de 6 (seis) meses; [MUDANA NOVO PROTOCOLO] Petio no pode ser annina, redundante ou abusiva; Petio j apresentada em outra instncia internacional.

COMPETNCIAS

Em razo da pessoa (rationae personae); Em razo do local (ratione loci); Em razo do tempo (ratione temporis); [ATENO PARA A EXCEO] Em razo da matria (ratione materiae);

AFASTAR A FRMULA DA QUARTA INSTNCIA DEMONSTRAR PREJUZO EFETIVO

SISTEMA EUROPEU PROCEDIMENTO

SISTEMA EUROPEU PROCEDIMENTO

SISTEMA EUROPEU PROCEDIMENTO

SISTEMA INTERAMERICANO
Institudo

pela Organizao dos Estados Americanos (Conferncia Especializada Interamericana de Direitos Humanos)

PRINCIPAL INSTRUMENTO: Conveno Americana de Direitos Humanos (adoo: 1969/entrada em vigor: 1978) Protocolo de San Salvador (adoo: 1988/entrada em

vigor:1999)

SISTEMA INTERAMERICANO
rgos do Sistema Interamericano:

Comisso Interamericana de Direitos Humanos Corte Interamericana de Direitos Humanos

SISTEMA INTERAMERICANO
Comisso Interamericana Composta por 07 comissionados Eleitos a TTULO PESSOAL Localizada em Washington, D.C. (EUA) Rene-se , pelo menos, duas vezes ao ano (perodo de sesses) Recebe e analisa peties individuais (art. 44, CADH)

SISTEMA INTERAMERICANO
Comisso Interamericana Possui Sistema de Relatorias (Liberdade de Expresso, Direitos da
Mulher, Trabalhadores Migrantes, Direitos da Criana, Direitos dos Defensores de Direitos Humanos, Direitos Indgenas, Direitos das Pessoas desprovidas de Liberdade, Direitos das Pessoas Afrodescendentes) e e de

Grupos de Trabalho. Apresenta Relatrios ANUAIS e ESPECIAIS Solicita interpretao da CADH (opinies consultivas)

ATENO: A CIDH rgo da Carta da OEA e do Sistema Interamericano.

SISTEMA INTERAMERICANO
Corte Interamericana Composta por 07 Juzes Eleitos a TTULO PESSOAL Localizada em San Jos (Costa Rica) Realiza sesses ordinrias e extraordinrias

Ser realizado um perodo de sesses em Braslia (11 a 15 de novembro)

SISTEMA INTERAMERICANO
Requisitos de ADMISSIBILIDADE:

GENRICOS:

Esgotamento dos Recursos Internos; [ATENO PARA A EXCEO] Cumprimento do prazo de 6 (seis) meses; Petio manifestamente infundada ou improcedente Petio j apresentada em outra instncia internacional.

COMPETNCIAS

Em razo da pessoa (rationae personae); Em razo do local (ratione loci); Em razo do tempo (ratione temporis); [ATENO PARA A EXCEO] Em razo da matria (ratione materiae);

PROCEDIMENTO: ESCRITO + ORAL (Ver Regulamento da CIDH e da CTIDH)

SISTEMA INTERAMERICANO PROCEDIMENTO


COMISSO INTERAMERICANA (CIDH) (1)

Apresentao da petio Interamericana (art. 23, RCIDH)

perante

Comisso

Possibilidade de concesso de MEDIDAS CAUTELARES (art. 25, RCIDH)

(2) Admissibilidade PBLICO (art. 36, RCIDH) (3) Instruo

(4) Mrito CONFIDENCIAL (arts. 43 e 44, RCIDH)

Relatrio Preliminar Comunicao s partes.

(4) A Comisso apresenta o Caso Corte (art. 45, RCIDH)

SISTEMA INTERAMERICANO

SISTEMA INTERAMERICANO

SISTEMA INTERAMERICANO PROCEDIMENTO


CORTE INTERAMERICA (CtIDH) (1) A Comisso apresenta o Caso Corte (art. 35, RCtIDH) Possibilidade de concesso de MEDIDAS PROVISRIAS (art. 27, RCtIDH) (2) Notificao do caso e apresentao da demanda (arts.

39 e 40, RCtIDH)

Defensor Interamericano (art. 37, RCtIDH)

(3) Contestao do ESTADO (art. 41, RCtIDH) Excees Preliminares (art. 42, RCtIDH) (4) Instruo Possibilidade de Amicus Curiae (art. 44, RCtIDH)

(5) Sentena

SISTEMA INTERAMERICANO
CASOS BRASILEIROS:

Caso Ximenes Lopes c. Brasil. Mrito. Sentena de 04 de julho de 2006. Caso Nogueira de Carvalho e outro c. Brasil. Excees Preliminares e Mrito. Sentena de 28 de novembro de 2006. Caso Escher e outros c. Brasil. Excees Preliminares, Mrito, Reparaes e Custas. Sentena de 6 de julho de 2009. Caso Garibaldi c. Brasil. Excees Preliminares, Mrito, Reparaes e Custas. Sentenaa de 23 de setembro de 2009. Caso Gomes Lund e outros (Guerrilha do Araguaia) c. Brasil. Excees Preliminares, Mrito, Reparaes e Custas. Sentena de 24 de novembro de 2010.

SISTEMA INTERAMERICANO
Caso Gomes Lund e outros (Guerrilha do Araguaia) c. Brasil.

(...) 325. Portanto,

A CORTE DECIDE, por unanimidade:


1. Admitir parcialmente a exceo preliminar de falta de competncia temporal interposta pelo Estado, em conformidade com os pargrafos 15 a 19 da presente Sentena. 2. Rejeitar as demais excees preliminares interpostas pelo Estado, nos termos dos pargrafos 26 a 31, 38 a 42 e 46 a 49 da presente Sentena.

SISTEMA INTERAMERICANO
DECLARA, por unanimidade, que: 3. As disposies da Lei de Anistia brasileira que impedem a investigao e sano de graves violaes de direitos humanos so incompatveis com a Conveno Americana, carecem de efeitos jurdicos e no podem seguir representando um obstculo para a investigao dos fatos do presente caso, nem para a identificao e punio dos responsveis, e tampouco podem ter igual ou semelhante impacto a respeito de outros casos de graves violaes de direitos humanos consagrados na Conveno Americana ocorridos no Brasil. 4. O Estado responsvel pelo desaparecimento forado e, portanto, pela violao dos direitos ao reconhecimento da personalidade jurdica, vida, integridade pessoal e liberdade pessoal, estabelecidos nos artigos 3, 4, 5 e 7 da Conveno Americana sobre Direitos Humanos, em relao com o artigo 1.1 desse instrumento, em prejuzo das pessoas indicadas no pargrafo 125 da presente Sentena (...)

SISTEMA INTERAMERICANO
5. O Estado descumpriu a obrigao de adequar seu direito interno Conveno Americana sobre Direitos Humanos, contida em seu artigo 2, em relao aos artigos 8.1, 25 e 1.1 do mesmo instrumento, como consequncia da interpretao e aplicao que foi dada Lei de Anistia a respeito de graves violaes de direitos humanos. Da mesma maneira, o Estado responsvel pela violao dos direitos s garantias judiciais e proteo judicial previstos nos artigos 8.1 e 25.1 da Conveno Americana sobre Direitos Humanos, em relao aos artigos 1.1 e 2 desse instrumento, pela falta de investigao dos fatos do presente caso, bem como pela falta de julgamento e sano dos responsveis, em prejuzo dos familiares das pessoas desaparecidas e da pessoa executada, indicados nos pargrafos 180 e 181 da presente Sentena (...)

SISTEMA INTERAMERICANO
6. O Estado responsvel pela violao do direito liberdade de pensamento e de expresso consagrado no artigo 13 da Conveno Americana sobre Direitos Humanos, em relao com os artigos 1.1, 8.1 e 25 desse instrumento, pela afetao do direito a buscar e a receber informao, bem como do direito de conhecer a verdade sobre o ocorrido. Da mesma maneira, o Estado responsvel pela violao dos direitos s garantias judiciais estabelecidos no artigo 8.1 da Conveno Americana, em relao com os artigos 1.1 e 13.1 do mesmo instrumento, por exceder o prazo razovel da Ao Ordinria, todo o anterior em prejuzo dos familiares indicados nos pargrafos 212, 213 e 225 da presente Sentena (...) 7. O Estado responsvel pela violao do direito integridade pessoal, consagrado no artigo 5.1 da Conveno Americana sobre Direitos Humanos, em relao com o artigo 1.1 desse mesmo instrumento, em prejuzo dos familiares indicados nos pargrafos 243 e 244 da presente Sentena (...)

SISTEMA INTERAMERICANO
E DISPE, por unanimidade, que: 8. Esta Sentena constitui per se uma forma de reparao. 9. O Estado deve conduzir eficazmente, perante a jurisdio ordinria, a investigao penal dos fatos do presente caso a fim de esclarec-los, determinar as correspondentes responsabilidades penais e aplicar efetivamente as sanes e consequncias que a lei preveja (...) 10. O Estado deve realizar todos os esforos para determinar o paradeiro das vtimas desaparecidas e, se for o caso, identificar e entregar os restos mortais a seus familiares (...)

SISTEMA INTERAMERICANO
11. O Estado deve oferecer o tratamento mdico e psicolgico ou psiquitrico que as vtimas requeiram e, se for o caso, pagar o montante estabelecido (...) 12. O Estado deve realizar as publicaes ordenadas, em conformidade com o estabelecido no pargrafo 273 da presente Sentena. 13. O Estado deve realizar um ato pblico de reconhecimento de responsabilidade internacional a respeito dos fatos do presente caso (...) 14. O Estado deve continuar com as aes desenvolvidas em matria de capacitao e implementar, em um prazo razovel, um programa ou curso permanente e obrigatrio sobre direitos humanos, dirigido a todos os nveis hierrquicos das Foras Armadas (...)

SISTEMA INTERAMERICANO
15. O Estado deve adotar, em um prazo razovel, as medidas que sejam necessrias para tipificar o delito de desaparecimento forado de pessoas em conformidade com os parmetros interamericanos, nos termos do estabelecido no pargrafo 287 da presente Sentena. Enquanto cumpre com esta medida, o Estado deve adotar todas aquelas aes que garantam o efetivo julgamento, e se for o caso, a punio em relao aos fatos constitutivos de desaparecimento forado atravs dos mecanismos existentes no direito interno. 16. O Estado deve continuar desenvolvendo as iniciativas de busca, sistematizao e publicao de toda a informao sobre a Guerrilha do Araguaia, assim como da informao relativa a violaes de direitos humanos ocorridas durante o regime militar, garantindo o acesso mesma (...)

SISTEMA INTERAMERICANO
17. O Estado deve pagar as quantias fixadas nos pargrafos 304, 311 e 318 da presente Sentena, a ttulo de indenizao por dano material, por dano imaterial e por restituio de custas e gastos 18. O Estado deve realizar uma convocatria, em, ao menos, um jornal de circulao nacional e um da regio onde ocorreram os fatos do presente caso, ou mediante outra modalidade adequada, para que, por um perodo de 24 meses, contado a partir da notificao da Sentena, os familiares das pessoas indicadas no pargrafo 119 da presente Sentena aportem prova suficiente que permita ao Estado identific-los e, conforme o caso, consider-los vtimas nos termos da Lei No. 9.140/95 e desta Sentena, (...)

SISTEMA INTERAMERICANO
19. O Estado deve permitir que, por um prazo de seis meses, contado a partir da notificao da presente Sentena, os familiares dos senhores Francisco Manoel Chaves, Pedro Matias de Oliveira (Pedro Carretel), Hlio Luiz Navarro de Magalhes e Pedro Alexandrino de Oliveira Filho, possam apresentar-lhe, se assim desejarem, suas solicitaes de indenizao utilizando os critrios e mecanismos estabelecidos no direito interno pela Lei No. 9.140/95 (...) 20. Os familiares ou seus representantes legais apresentem ao Tribunal, em um prazo de seis meses, contado a partir da notificao da presente Sentena, documentao que comprove que a data de falecimento das pessoas indicadas nos pargrafos 181, 213, 225 e 244 posterior a 10 de dezembro de 1998. 21. A Corte supervisar o cumprimento integral desta Sentena, no exerccio de suas atribuies e em cumprimento de seus deveres, em conformidade ao estabelecido na Conveno Americana sobre Direitos Humanos, e dar por concludo o presente caso uma vez que o Estado tenha dado cabal cumprimento ao disposto na mesma. (...)

Potrebbero piacerti anche