Sei sulla pagina 1di 13

FACULDADE SANTA F III SEMANA TRANSDISCIPLINAR IDENTIDADES, DIVERSIDADES E SABERES

Oficina: Histria e Imagem: Histria poltica atravs de charges jornalsticas

Prof. Esp. Fernando Furtado

HISTRIA E IMAGEM: CONCEITOS


A Histria atualmente vem procurado se modernizar em sua escrita, tornando-se menos esquemtica e ideologizante, tornando-se mais acessvel, ousada e menos presa s convecionalidades cientficas. O historiador est cada vez menos preocupado com a prova, a verdade, ao fato positivista, as fronteiras esto menos rgidas, ocorrendo mais interdisciplinaridades, estabelecendo dilogos entre disciplinas, assim como tomando emprestado mtodos, conceitos e experincias. neste cenrio que a Histria acabou estabelecendo uma mudana nas ferramentas do Historiador. Foram os tericos da Nova Histria que ampliaram as possibilidades de investigao historiogrfica aumentando o olhar sobre estas novas ferramentas.

Em outras palavras, no mais seriam apenas os documentos formais escritos os privilegiados detentores de vestgios de um real adormecido, mas toda e qualquer marca deixada pelo indivduo e sua interveno em relao a outros homens e ao meio seriam passiveis de dizer algo acerca de uma experincia nela impressa ou por ela sugerida. Com isso, surgiram ferramentas como o livro didtico e o paradidtico, assim como os jornais e revistas, os filmes, os outdoors e as campanhas publicitrias na TV, as anedotas, a linguagem e a oralidade manifestadas, os acervos de museus, fotografias, a internet, CD-Rom acabaram se tornando fontes para a Histria.

Cabe ao historiador saber lidar com essa diversidade, saber indaglos e desconstru-los, saber contextualiz-los e explor-los para em seguida nos apropriarmos criticamente os usando metodologicamente. Esse novo empreendimento passaria a figurar enquanto uma nova prtica de anlise que viria a ser identificada como Histria Cultural ou de Histria da Cultura que, apesar de como nos demonstra Peter Burke, j se fazer presente na construo dos discursos desde o sculo XVIII , s a partir de uma reformulao terica interna reformulao essa que perpassa inclusive a complexa e incessantemente discutida definio do termo cultura ou da recente constatao das mltiplas culturas que encerram um mesmo espao social - que essa abordagem serve ao propsito de indicar os mecanismos que regeriam as prticas e aes dos indivduos nas diferentes pocas.

O anseio de codificar a realidade vivida atravs do trao pictrico acompanha o ser humano desde que sua conscincia passou a reger sua ao prtica, vindo mesmo a ser uma das caractersticas que mais tarde viriam a desmistificar a antihistoricidade dos primeiros homens. As imagens se encaixam nesta nova realidade. Elas so plenas de representaes do vivenciado e do visto, assim como tambm do sentido, do imaginado, do sonhado, do projetado.

Portanto, as imagens so representaes que se produzem nas e sobre as variadas dimenses da vida no tempo e espao. A Iconografia o termo que significa a imagem registrada e a representao por meio da imagem.

A Histria e seus registros sempre so resultados de escolhas, olhares de seus produtores, so discursos que influenciam as suas produes, as imagens no so diferentes, pois carregam em si temporalidades distintas, pois a cada poca ganham novos olhares, novas formas de descrev-las. As pinturas em muitas ocasies acabam se tornando verdadeiros enigmas, mas na Histria muito desses enigmas no so criados pelos produtores das imagens, mas daqueles que posteriormente acabaro criando imaginrios a cerca da das imagens, smbolos, alteraes nas imagens, etc.

Tambm preciso entendermos o jogo estabelecido entre as mudanas e as permanncias histricas no que tange aos valores, gostos, ideias, conhecimentos, referncias e padres uma das chaves principais para que se possa compreender melhor a histria das imagens e a nossa relao intensa com elas, ao longo dos sculos. Isso nos possibilita entender porque algumas imagens continuam sendo referencias para ns, depois de sculos ou de milnios, e porque outras se perderam ou ficaram restritas a grupos especficos e, junto a isso entender em que medida essas relaes determinam nosso passado, nosso presente e, tambm, nosso futuro. Ns devemos ter cuidado ao analisarmos imagens, pois ler uma imagem sempre pressupe partir de valores, problemas, inquietaes e padres do presente, que, muitas vezes, no existiram ou eram muito diferentes no tempo da produo do objeto, e entre seus produtores.(PAIVA, Eduardo Frana, 2006)

A Imagem 1:COSTA, Lorenzo the Elder. The Triumph of Death, 1490. A Imagem 2: BOSCH, Hieronymus. Death and the Miser, 1490.

A imagem 3: A dana macabra. Xilogravura italiana de 1486. Retira do Livro a Histria da Morte no Ocidente de Philippe Aris.

A morte retratada no final do sculo XV como algo assustador, muito em virtude das pestes, doenas, guerras, etc. A imagem da caveira e da foice passa a se torna elementos preponderantes para descrever um dos maiores medos de nossa sociedade. Sua imagem foi se alterando de acordo com o momento histricos, de acordo com as intencionalidades e o historiador deve prestar ateno a esses elementos da iconografia.

A Imagem 4: Descrio mais moderna da morte.

A Imagem 5: A morte vista por Mauricio de Souza.


A Imagem 6: Um heri em quadrinhos, o motoqueiro Fantasma.

Percebemos que estas novas representaes tornaram a morte menos agressivas, as vezes at heri, quando procura levar ao inferno os viles e salvar os oprimidos, os perseguidos como no caso do Motoqueiro Fantasma, j no caso do personagem Morte na tirinha do penadinho temos um personagem mais cmico, da qual sempre sobra as piadas com a prpria morte e a imagem 4 traz uma morte que espera que reina na transio entre os mundos e no como seguidor do inferno.

A primeira imagem fotogrfica icnica no sentido de representar o desespero dos japoneses nos bombardeios de Nagasaki e Hiroshima. A segunda imagem procurou demostrar a invaso sovitica no final da segunda guerra mundial na Alemanha.

Todas as duas imagens podem produzir vrios tipos de discursos histricos, dependendo dos lugares da fala, que produzem discursos favor ou contra a imagem.

Potrebbero piacerti anche