Sei sulla pagina 1di 13

Jornalismo ambiental

Aula 1 24/10 Apresentao da disciplina A crise ambiental e os diferentes paradigmas de sociedade

Aula 2 31/10 - Desenvolvimento sustentvel: o que , como surgiu a noo e quais as controvrsias. Crescimento econmico X desenvolvimento.
Aula 3 07/11 -Meio ambiente e a ideologia do progresso: as diferentes compreenses de espao e tempo dentro do debate ambiental. Aula 4 14/11 - Comunicao ambiental e a esfera pblica verde: atores e discursos. Aula 5 21/11 - O jornalismo ambiental: viso sistmica, funes bsicas e constrangimentos empresariais. Aula 6 28/11 - As diferentes correntes do pensamento ecolgico. Aula 7 - 05/12 - Temas: Mudanas climticas. Aula 8 12/12 - Temas: Sociedade do consumo (produo e lixo). Aula 9 19/12 - Temas: Agroecologia e Permacultura.

26/12 e 02/01 recesso natalino Aula 10 09/01 - Temas: Transgnicos e a perda da biodiversidade. Aula 11 16/ 01 - Temas: Produo de energia. Aula 12 23/01 Temas: Direitos humanos e meio ambiente (racismo ambiental, etc). Aula 13 30/01 Aula 14 06/02 Aula 15 13/02 ltima aula (apresentao dos trabalhos) Aula 16 20/02 Aula 17 27/02

A crise ambiental e os diferentes paradigmas de sociedade

Quando tericos e ativistas ligados ao movimento ambiental falam em crise ambiental ou ecolgica, a ideia geral por trs das diferentes concepes em jogo a de que h um desequilbrio entre as aes e o modo de viver dos seres humanos e os ciclos naturais que regem o funcionamento do planeta como um todo. Tal crise tem como alguns de seus efeitos as mudanas climticas causadas pelo aquecimento global, a poluio de rios, lagos, mares e oceanos e tambm do ar que respiramos, a desertificao e o esgotamento dos solos e a perda da biodiversidade.

H uma associao direta entre o modelo civilizatrio atual que se expandiu para grande parte do planeta (sociedades capitalistas urbano-industriais) e a crise ambiental vigente. Edgardo Lander (2010) fala em crise civilizatria, alegando que o padro civilizatrio que nos ltimos 500 anos vem tentando se universalizar est prximo de fazer com que a vida no planeta Terra no seja mais possvel (LANDER, 2010, p. 27). J Edgar Morin (2011) define o problema como a crise da modernidade, que tem como causa a ambivalncia da cincia moderna, que, por um lado, produz saberes novos que revolucionam nossos conhecimentos do mundo (MORIN, 2011, p. 23), mas, por outro, desenvolve capacidades gigantescas de morte (...) e de regresso humana, caso prossiga a degradao da biosfera que nosso desenvolvimento provoca (MORIN, 2011, p. 23).

Enrique Leff (2009) trabalha com a ideia de uma crise do conhecimento, enfatizando que a adoo dos modelos produtivos uniformizantes do sistema capitalista, que romperam a harmonia entre os sistemas naturais e as formaes sociais, vem provocando a perda de conhecimentos tradicionais sustentveis de produo. A tese de Fritjof Capra (2006), por sua vez, se baseia na existncia de uma crise de percepo, que, segundo o autor, deriva do fato de estarmos tentando aplicar os conceitos de uma viso de mundo obsoleta a viso de mundo mecanicista da cincia cartesiananewtoniana a uma realidade que j no pode ser entendida em funo desses conceitos (CAPRA, 2006, p. 14). Por fim, Boaventura de Sousa Santos (1999), alm de destacar a crise da cincia moderna, expande a ideia para a de uma crise paradigmtica, enfatizando que estamos a entrar numa fase de crise paradigmtica, e, portanto, de transio entre paradigmas epistemolgicos, sociais, polticos e culturais.

Thomas Kuhn - A estrutura das revolues cientficas

Paradigma: toda uma constelao de crenas, valores, tcnicas, etc., partilhados pelos membros de uma comunidade determinada (KUHN, 1998, p. 218).
As solues concretas de quebracabeas que, empregadas como modelos ou exemplos, podem substituir regras explcitas como base para a soluo dos restantes quebra-cabeas da cincia normal (KUHN, 1998, p. 218).

H hoje uma corrente do pensamento que percebe uma forte crise no paradigma ocidental de civilizao e, arraigadamente, no modelo de uso que essa sociedade d cincia e tcnica para resolver seus problemas, modelo este que baseado numa razo instrumental, conforme percebido pelos tericos da escola de Frankfurt. Essa crise poderia inclusive culminar no fim da espcie humana.

Santos (1999) define o nosso atual paradigma social como paradigma capital-expansionista que, segundo o autor, se baseia no crescimento econmico como medida para o desenvolvimento social, sendo tal crescimento ancorado no desenvolvimento tecnolgico e industrial, que encarado como virtualmente infinito. Alm disso a produo se baseia na propriedade privada, especificamente na propriedade privada dos bens de produo, a qual justifica que o controlo sobre a fora de trabalho no tenha de estar sujeito a regras democrticas (SANTOS, 1999, p. 289). Tambm, o modelo capital-expansionista valoriza a natureza apenas como condio de produo, o que se baseia numa separao natureza/sociedade. A valorizao da natureza unicamente em termos do seu papel na produo capitalista justifica, por exemplo, que a economia capitalista compreenda os danos ambientais como meras externalidades do processo econmico (CAVALCANTI, 2010). Dessa forma, o sistema capitalista reverte o custo de produo da empresa para a sociedade, contaminando o meio ambiente e deteriorando as bases de sustentabilidade do processo econmico (LEFF, 2009, p. 52-52).

Tendo em vista o atual cenrio da crise ecolgica, autores ligados ao movimento ambiental comearam a conceber as bases tericas de um novo paradigma de civilizao, cuja cincia estaria ancorada numa razo crtica e que mudaria a lgica de separao e oposio entre homem e natureza (na qual o objetivo do primeiro o de dominar a segunda, conforme o pensamento cartesiano) em prol de um modelo de valorizao da vida e da solidariedade entre as geraes atuais e para com as futuras. Moscovici (2007) descreve da seguinte forma os esforos na concepo desse novo modelo: A maior parte das sociedades e notoriamente as sociedades modernas formou-se contra a natureza, determinada a explor-la e transform-la pela via da violncia. Uma violncia no sentido estrito do termo, na medida em que se pensa e age para domin-la, combat-la ou for-la. bom admitir que a tcnica e a cincia, o psiquismo, as doutrinas filosficas, so impregnados por essa separao e esse antagonismo, que prevaleceram at aqui. (...) O nico remdio: rascunhar, a partir de nossa prpria experincia, aquilo que queremos, o que quer dizer uma sociedade pela natureza, uma viso que permite modific-la em vista da natureza, uma nova cincia que nos ensina a inseri-la em nossa natureza (MOSCOVCI, 2007, p. 32).

Capra (2006) fala de um paradigma holstico, contrrio a qualquer reducionismo e baseado numa viso sistmica e transdisciplinar, que valoriza uma dimenso qualitativa da conscincia. J Morin (2011) v no pensamento complexo uma arma para combater a barbrie tecnicista e as patologias da razo. Tal pensamento complexo teria como objetivo recompor o todo. Isso implica uma revoluo epistemolgica, uma revoluo no conhecimento. Precisamos tentar repudiar a inteligncia cega que nada v alm de fragmentos separados e que incapaz de ligar as partes e o todo, o elemento e seu contexto; que incapaz de conceber a era planetria e de apreender o problema ecolgico (MORIN, 2011, P. 43).

Potrebbero piacerti anche