Sei sulla pagina 1di 43

Evoluo da Eletrnica embarcada

Prof. Michel Veiga http://sites.google.com/site/michelrveiga/

Ser Tecnlogo!
Os cursos tecnolgicos foram concebidos para atender s reais necessidades do mercado e da sociedade. Isto fica claro quando as prprias diretrizes curriculares fazem distino entre o bacharel e o tecnlogo: "a formao do tecnlogo , obviamente, mais densa em tecnologia. No significa que no deva ter conhecimento cientfico. O seu foco deve ser o da tecnologia, diretamente ligada produo e gesto de bens e servios. A formao do bacharel, por seu turno, mais centrada na cincia, embora sem excluso da tecnologia. Trata-se, de fato, de uma questo de densidade e de foco na organizao do currculo". Fonte: DELIBERAO CEE N 50/05

http://www.fatecsp.br/?c=tecnologo

Prof. Edson-2012

Diretrizes bsicas da Disciplina:


2 Provas (P1 e P2)
A P3 substitutiva, somente para quem perdeu as provas P1 ou P2 (O contedo da P3 todo o Semestre). Um projeto por bimestre relacionado com o tema da disciplina. Critrio de avaliao:

P1 * 0,3 + P2*0,5 + TP*0,2

Prof. Edson-2012

Avaliao dos Projetos Prticos (Prj) Mdia das notas de:


Laboratrio:
Atingir resultados e objetivos solicitados
Qualidade da Montagem Recursos Tcnicos Aplicados Domnio dos Alunos e Trabalho em Equipe (10%) (30%)

(50%)
(10%)

Relatrio conforme as regras de elaborao:


Apresentao Contedo tcnico relevante Organizao e Padronizao Resultados Apresentados
4

(10%) (50%) (20%) (20%)

Seguir as recomendaes do artigo sobre Orientaes para melhorar relatrios tcnicos.


Prof. Edson-2012

Contedo bsico de um Relatrio Tcnico


Um relatrio tcnico deve conter as seguintes sees: Resumo: Um breve resumo descritivo sobre os objetivos e resultados do projeto que ser apresentado. Deve ser redigido somente aps a concluso do relatrio, visto que o resumo trar uma viso rpida do contedo do relatrio. Por isso chama-se resumo. Introduo: Deve trazer no inicio, um descrio clara dos objetivos do trabalho/projeto. Em seguida deve ter sees organizadas logicamente que abordem o contexto ou uma ideia sobre o projeto ou tema. Deve ter uma breve reviso terica sobre o assunto que est sendo tratado para auxiliar no entendimento. Metodologia: Descreve-se em nas sees o desenvolvimento do projeto, detalhamento e descrio das partes funcionais. Deve conter elementos que auxiliem o leitor a compreender o funcionamento do projeto, tais como: tabelas, grficos, esquemas, diagramas, fluxogramas, etc. A descrio do funcionamento de um circuito deve ser acompanhados por rtulos do componentes do circuito para auxiliar a compreenso. Ex. O resistor R1... Deve apresentar os clculo realizados para se determinar os principais itens do projeto. Tabelas, grficos e figuras, que auxiliem a compreenso. Se h um software envolvido, deve-se colocar um fluxograma para melhorar o entendimento.

Anlise dos Resultado: Caso o projeto desenvolvido tenha tambm uma parte experimental, deve-se apresentar os resultados de uma maneira organizada e lgica de forma que o leitor possa acompanhar o raciocnio dos autores. Deve ter sees que apresentem a ordem e a lgica dos teste e experimentos, bem como os resultados em forma de tabelas, grficos ou figuras. Aps a apresentao dos resultados, descrever uma anlise dos resultados destacando-se os pontos de interesse do experimento e o benefcios ou vantagens da proposta. Resultados comparativos das medidas (tolerncias e erros de medio). Informar a instrumentao. Concluso: A concluso deve fazer uma anlise mais global do experimento e dos resultados. Deve-se avaliar as razes do sucesso ou fracassos do projetos, mas sempre sob o ponto de vista tcnico. No deve trazer impresses pessoais, ganhos ou benefcios pessoais, nem carregar aspectos qualitativos, tais como: ...o projeto permitiu a aplicao dos conhecimentos adquiridos..., ...foi uma oportunidade para desenvolver..., ...tivemos muitas dificuldades..., ...foi muito gratificante..., ...foi necessrio um profundo conhecimento da disciplina de... Deve trazer informaes sobre possibilidades de melhorias, vantagens tcnicas do projeto, possveis aplicaes e limitaes da proposta. Referncias: Deve conter a lista da bibliografia consultada para o desenvolvimento o projeto. obrigatrio. 6

No usar figuras diretas do Proteus com fundo quadriculado e colorido ou fundo escuro.

As figuras devem complementar e auxiliar a compreenso do texto. Legendas em Portugus. Dar preferncia ao fundo brando e linha pretas. Cuidado com legibilidade do esquema. As vezes no possvel ler o esquema. Todas as figuras e esquemas devem ser citadas e descritas no texto.

Lembrar de numerar as figuras, equaes e tabelas. O termo correto de qualquer imagem que 7 Prof. Edson-2012 e crescente. Deve ter legenda colada num texto Figura xx, na qual xx o nmero sequencial

Mais algumas recomendaes: Um relatrio tem por objetivo de reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade humana, seja um projeto ou um experimento. Portanto, o contedo deve ser o mais preciso, crtico e imparcial. Preciso: Significa que o contedo do relatrio foi baseado em dados e fontes confiveis. Tem toda uma metodologia que permite ao leitor buscar e consultar o material referenciado. Crtico: Deve trazer uma anlise crtica do autor sobre os diversos aspectos do trabalho, indicando os problemas, solues, propostas de melhorias, etc. O autor do relatrio deve descrever os resultados baseados em dados tcnicos e cientficos. Imparcial: Significa que autor do relatrio no deve transmitir opinies pessoais, julgamentos e anlise de valor baseado nas suas crenas. Deve fazer uma anlise fria e tcnica sobre o projeto e seus resultado. No deve colocar, ... muito simples..., ...foi complicado montar...

Um relatrio : claro nos objetivos, focado, padronizado, homogneo, escrito baseado na norma culta da lngua, organizado e tem as sees construdas conforme descrito anteriormente
Em nenhuma hiptese pode ser copy and paste de qualquer trabalho, livro, apostila, site de internet, etc. Deve ser um trabalho redigido pelos alunos com base nas referncias que ele consultou e leu.
8 Prof. Edson-2012

Projeto 1 para apresentar no dia 23/03 (No mximo 4 alunos por grupo) DESCONTO DE 10% DA NOTA POR DIA DE ATRASO.
Projetar e construir ESCOLHER UM PROJETO.

Projeto 2 para apresentar no dia 15/06 (No mximo 4 alunos por grupo) DESCONTO DE 10% DA NOTA POR DIA DE ATRASO. Projetar e construir ESCOLHER UM PROJETO.

Prof. Edson-2012

Evoluo da Eletrnica; Sistemas embarcados: Necessidades e evolues; Unidade de controle Automotivo (ECUS): tipos e arquiteturas; Redes automotivas; Projetos e estudos desenvolvidos.

Primeiro transistor
1947: Bardeen e Brattain descobrem o efeito transistor bipolar

1958: J. Kilby, Texas Inst., desenvolve o primeiro circuito integrado

Primeiro CI fabricado por processo planar, 1962 - Fairchild

Processadores INTEL:
1971- 2.300 transistores 2001- 42.000.000 transistores

Intel 4004

Intel Pentium4

Fonte: Intel

Eletrnica Embarcada
Eletrnica Embarcada representa todo e qualquer sistema eletroeletrnico montado em uma aplicao mvel, seja ela um automvel, um navio ou um avio.

Viso Geral:
Controle de funes diversas; Diversos dados eletrnicos compartilhando informaes entre si; Diversos fornecedores de componentes automotivos; Controle do automvel totalmente integrado; (uma espcie de crebro)

Injeo de combustvel Controle de presso Relgio digital

Ignio Controle eletrnico do Motor Instrumentao

Gerenciamento do motor Sistema de ABS Cinto de segurana/ portas eletrnicas Climatizao automtica Sensores de segurana

Controle Dinmico de Estabilidade (trao); Limitador de velocidade; Cambio intuitivo; Controle de descidas.
Controle de motor reprogramvel Sistema de controle de travamento de freios; Controle Eletrnico de Vlvulas; Controle digital do motor; airbags; Sistema de Navegao assistncia telemtica Sistemas de telefone e entretenimento

Arquitetura Centralizada
ECU nica responsvel por receber todos os sinais de entrada, processlos e realizar o controle;

Arquitetura Mista
vrias ECUs interligadas, dividindo entre elas a execuo das diversas funes existentes no veculo;

Arquitetura Distribuda
unio entre a arquitetura descentralizada
atravs dos sensores de velocidade da roda e dos sensores da direo conectadas atravs de um barramento de comunicao com uma arquitetura centralizada representada pelo sistema de superviso e componentes do freio alocados em um mdulo.

A complexidade do sistema a ser controlado ; Disponibilidade de componentes eletrnicos; A robustez, mecnica (como s vibraes) e eltrica (como s interferncias eletromagnticas), requerida pelo sistema a ser controlado. O tempo necessrio implantao da arquitetura (projeto, construo de prottipos e validao). O custo final do sistema.

Escolha da ECU

Arquitetura Automotiva - 1996

Arquitetura Automotiva - 2002

Arquitetura Automotiva - 2006

Renault Laguna(aprox. 28 ECUs)

Exemplos de aplicao

Redes automotivas
LIN- local interconnect network
http://lin-subbus.org 20Kbps Arquitetura Mestre/Escravo

CAN controller area network (ISO 11898)


Alta Velocidade : 1Mbps Baixa Velocidade : 128kbps Gerenciamento do Motor Dispositivos de conforto

Projetos e estudos desenvolvidos


Sistemas virtuais esto em alta; Anlise de sistemas eletrnicos automotivos; Utilizao em projetos acadmicos; Projetos de pesquisa na rea de Eletrnica embarcada; Aperfeioamento dos sensores existentes.

Desenvolvimento do Mockup
Conhecimento do funcionamento da ECU; Interseccionamento da ECU para fins educacionais. Permitir a captao e observao dos sinais produzidos pelos sensores;

Adaptao do sistema de combustvel

Painel de instrumentos

Painel Painelpara paracaptao captao dos sinais dos sinais

Estudos Efetuados:
Aquisio de dados da sonda Lambda; Sensor de rotao ; Sistema de injeo; Sensor MAP; Entre outros sensores.

Sinal da rodafnica

Sinal da sonda lambda

ECU desenvolvida pelos alunos da FATEC Santo Andr

Vista Externo e Interno de um EEC-IV

www.fordfuelinjection.com.

Prof. Edson-2012

40

EEC-IV Brasil Ford-Zetec

www.flaviocursos.com.br

Prof. Edson-2012

41

EEC-V Brasil - Multiponto


Intel 8065

42

EEC-IV Brasil - Multiponto


L298

43

Potrebbero piacerti anche