Sei sulla pagina 1di 12

CURSO DE PS GRADUAO EM ENGENHARIA DE SEGURANA DO TRABALHO

- 2010-

Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional

PCMSO

O que PCMSO?
Trata-se do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional, previsto pela NR 7 (Norma Regulamentadora) Institudo pela Portaria n 3214 de 08 de Junho de 1978 do Ministrio do Trabalho. Determina que todos os empregadores ou instituies que admitam trabalhadores como empregados regidos pela CLT, elaborem e implementem tal programa.

Quais seus Objetivos?


Tem por objetivo a promoo e a preservao da sade dos trabalhadores, bem como preveno e diagnstico precoce de doenas relacionadas s funes desempenhadas e ao ambiente de trabalho.

Quais os Benefcios do PCMSO?


Projetar uma imagem positiva da Empresa, ou seja, de ateno e cuidado no s com a sade do Homem, como tambm com o meio ambiente. Agindo assim, a Empresa adquire credibilidade e respeito em relao aos trabalhadores, ao mercado de trabalho e aos rgos estatais, entidades sindicais e outras responsveis pela fiscalizao e cumprimento do PCMSO, salvaguardando-se de eventuais infortnios e dissabores legais.

De que composto o PCMSO?


O PCMSO composto de procedimentos mdicos, como Exames Clnicos e Exames Complementares, com o intuito de prevenir doenas profissionais e doenas do trabalho, proporcionando maior conforto aos empregados em seu ambiente de trabalho.

O que so exames clnicos e complementares?


Os exames clnicos ou avaliao mdica so aqueles realizados pelo mdico no consultrio e os exames complementares so os realizados em laboratrios, ou por outros profissionais, com o objetivo de prevenir doenas ocupacionais.

Que so exames complementares?


Exames complementares so todos os exames que exigem equipamentos especficos e que so realizados para complementar o atendimento mdico - Exemplo: Audiometrias, exames de sangue, de fezes, urina, etc.

Atividades previstas para o PCMSO


Exame Mdico Admissional Exame Mdico Peridico Exame Mdico por Mudana de Funo Exame Mdico por o Retorno ao Trabalho Exame Mdico Demissional ASO (Atestado de Sade Ocupacional) Relatrios Estatistcos Anuais Arquivos de Exames por 20 anos.

obrigatrio implementar o

PCMSO?

Sim! A Norma Regulamentadora clara. Elaborar e implementar o PCMSO obrigao de todas as pessoas, fsicas ou jurdicas, que admitirem trabalhadores como empregados, regidos pela CLT.

A partir de quantos empregados o PCMSO deve ser implementado?


Mesmo que o empregador possua um nico empregado o PCMSO obrigatoriamente exigido.

E se o PCMSO no for elaborado e implementado?


Uma das conseqncias quando no existe o PCMSO devidamente elaborado e/ou quando, mesmo que exista, no esteja sendo implementado (executado devidamente) a multa que pode ser estabelecida pelo fiscal do trabalho. Alm disso, a sade do trabalhador pode ficar exposta e o empregador tambm pode expor-se, desnecessariamente a procedimentos criminais e de indenizao civil.

Potrebbero piacerti anche