Sei sulla pagina 1di 23

.Doenas Sexualmente Transmissveis: Sida ( HIV): Comportamentos de risco. Preveno. Contagio. Casos Diagnosticados. Hepatite B: O que a hepatite B?

? Como se transmite a hepatite B? Como prevenir ? A me com hepatite b pode amamentar? Quais os sintomas da hepatite b? Casos diagnosticados.

Com este trabalho , pretende-mos conhecer e dar a conhecer , o que a sida e a hepatite b , e para termos o devido cuidado.

Sida(HIV) O Vrus da Imunodeficincia Humana (VIH) um lentivrus da famlia dos retrovrus. constitudo por molculas de cido ribonucleico (ARN), com uma nica cadeia e possui envelope formado por protenas.

Os retrovrus infectam predominantemente animais vertebrados. So conhecidos outros retrovrus que provocam sndromes de imunodeficincia adquirida noutras espcies de vertebrados, nomeadamente, o Vrus da Imunodeficincia dos Felinos e o Vrus da Imunodeficincia dos Smios. o a partir do Vrus de Imunodeficincia dos Smios encontrado nos chimpanzs da frica ocidente Segundo as investigaes feitas nesta rea, o VIH pode ter evoludo, e ter passado aos humanos dessa regio e da para o resto do mundo. Esta a teoria actualmente aceite para a origem do VIH.

Existem dois tipos de vrus da imunodeficincia humana, o VIH-1 e o VIH2, e tanto um como outro s se reproduzem nos humanos. O VIH-1 o vrus de imunodeficincia humana mais predominante, enquanto o VIH-2 se transmite com menos facilidade e o perodo entre a infeco e a doena mais prolongado.

O vrus tem que entrar no sistema sanguneo para poder multiplicar-se. Ele infecta e multiplica-se dentro dos linfcitos T4, tambm conhecidos como clulas CD4, que fazem parte do sistema imunolgico. Ao penetrar na clula, o VIH transforma o seu cdigo gentico de ARN em ADN, o que possvel atravs de uma enzima chamada transcriptase reversa, que lhe permite replicar-se e destruir estas clulas. Para completar o seu ciclo de reproduo, o vrus utiliza ainda outras duas enzimas, a protease e a integrase

Sida:(VHI)
clulas CD4 so um elemento fundamental do sistema imunolgico, porque so estas que informam outras clulas sobre a necessidade de combater vrus. O VIH destri as clulas CD4 e quando a sua contagem baixa, a resposta do organismo torna-se deficiente. O vrus cria, diariamente, dez milhes de novos vrus, destruindo outro tanto de clulas CD4.

Todos os dias o organismo produz quase a mesma quantidade de clulas CD4 para repor a diferena, mas, a partir de certa altura, no consegue aguentar este ritmo. Se a contagem diminui para menos de 200 unidades por mililitro de sangue, diz-se que o seropositivo passou a ter SIDA. O vrus comea a multiplicar-se assim que entra no sistema sanguneo da pessoa infectada, mas podem passar algumas semanas at que o organismo comece a produzir anticorpos.

Existem, pelo menos, nove subtipos do VIH1 que so geneticamente diferentes, identificados com as letras de A a J, todos pertencentes ao grupo M. Foram j identificados outros, bastante heterogneos, pertencentes ao grupo O e ao grupo N. Na Amrica do Norte e na Europa predomina o subtipo B; Em frica a maioria das estirpes isoladas pertencem aos subtipos A, C e D, sendo o subtipo C o mais comum; Na sia predominam os subtipos C e B e a forma recombinante AE.

Toxicodependentes que se injectam e partilham agulhas, seringas e outro material usado na preparao da droga para injeco. Pessoas que no praticam sexo seguro, isto , que no usam preservativos e tm mais do que um parceiro sexual. Profissionais de sade - acidentes com contacto com objectos cortantes contaminados (agulhas) ou com sangue, ou outros lquidos orgnicos, contaminados.

Usar sempre preservativo nas relaes sexuais, no partilhar agulhas, seringas, material usado na preparao de drogas injectveis e objectos cortantes (agulhas de acupunctura, instrumentos para fazer tatuagens e piercings, de cabeleireiro, manicura). Alm dos preservativos comuns, vendidos em farmcias e supermercados, existem outros, menos vulgares, que podem ser utilizados como proteco durante as mais diversas prticas sexuais. , tambm, preciso ter ateno utilizao de objectos, uma vez que, se estiverem em contacto com smen, fluidos vaginais e sangue infectados, podem transmitir o vrus.

Atravs de sangue, smen, fluidos vaginais, leite materno e, provavelmente, dos fluidos pr-ejaculatrios dos seropositivos. O VIH no se transmite pelo ar nem penetra no organismo atravs da pele, precisando de uma ferida ou de um corte para penetrar no organismo. A forma mais perigosa de transmisso atravs de uma seringa com sangue contaminado, j que o vrus entra directamente na corrente sangunea.

1983----------------------------------------------1 Caso 1984---------------------------------------------4 Casos 1985-------------------------------------------29 Casos 1986-------------------------------------------41 Casos 1987-------------------------------------------81 Casos 1988-----------------------------------------142 Casos 1989-----------------------------------------202 Casos 1990-----------------------------------------261 Casos 1991-----------------------------------------307 Casos 1992-----------------------------------------438 Casos 1993-----------------------------------------568 Casos 1999-------------------------------------- 1.137 Casos 2000--------------------------------------1.027 Casos 2002--------------------------------------1.083 Casos 2005----------------------------------------778 Casos 2008----------------------------------------387 Casos

HEPATITE B

HEPATITE B

O que e a hepatite B? A hepatite B, provocada pelo Vrus da Hepatite B (VHB), descoberto em 1965, a mais perigosa das hepatites e uma das doenas mais frequentes do mundo, estimando-se que existam 350 milhes de portadores crnicos do vrus. Contudo a preveno contra este vrus est ao nosso alcance atravs da vacina da hepatite B que tem uma eficcia de 95 por cento. Existe tambm a possibilidade de transmisso de me para filho. Em Portugal, calcula-se que existam 150 mil portadores crnicos do VHB .

HEPATITE B

Como se transmite a hepatite B?


Na maioria dos casos adquirida pelo contacto sexual e pela toxicodependncia, dado que o vrus da hepatite B (VHB) transmitida pelo contacto de sangue ou de outros fluidos orgnicos, alis da mesma forma que o Vrus da Imunodeficincia Adquirida. O contacto social no representa qualquer risco de contagio, mesmo com aqueles indivduos que esto numa fase activa da doena. Nomeadamente a partilha de canetas, de teclados do computador, o aperto de mo, o beijo na face, o abrao ou tomar caf. No entanto, deve evitar-se a partilha de instrumentos cortantes, lminas de barbear, instrumentos de depilao.

HEPATITE B

A me com hepatite B pode amamentar?

Pode. Apesar do vrus poder ser encontrado no leite materno, no existe prova de transmisso do vrus atravs do leite materno. Recomenda-se maior precauo no caso de surgirem gretas nos mamilos, principalmente se houver sangramento.

Anos

N de casos
480 609 801 1.234 1.114 993 835 680 572 407 286 210 155 118 96 97 42 64 53

HEPATITE B

1990
1991 1992 1993 1994 1995

Casos diagnosticados:

1996
1997 1998 1999 2000 2001

2002
2003 2004 2005 2006 2007

2008

Acho que conseguimos transmitir o que era a sida e a hepatite b , as suas consequncias e como se fica infectado, e tambm os cuidados a ter.

Potrebbero piacerti anche