Sei sulla pagina 1di 6

Freud e as repercusses da psicanlise na arte

HCA 12 ANO Mdulo 9 (A Cultura do Cinema)

contributo de Sigmund Freud (1856-1939) na procura do Eu Foi um mdico judeu austraco neurologista, e fundador da psicanlise. Interessou-se inicialmente pela histeria e, tendo como mtodo a hipnose, estudou pessoas que apresentavam esse quadro. Mais tarde, com interesses pelo inconsciente e as pulses dos indivduos, desenvolveu o mtodo de estudo da associao livre de ideias e da interpretao dos sonhos.

Os estudos de Freud tiveram impacte em: cincia e medicina de clnica psiquitrica, histria da arte e dos artistas, e, sobretudo, no conhecimento da natureza humana, atravs do modelo psicossexual.

Freud e o Dadasmo A sua linha de interpretao afectou os movimentos artsticos dos incios do sc. XX (dadasmo e surrealismo). O Dadasmo, fundado em Zurique em 1916, exaltou a espontaneidade, a anarquia e o individualismo na criao, desafiando os valores e a ordem estabelecida.

O movimento Dada surgiu como protesto contra os horrores da Primeira Guerra Mundial e revoltou-se contra as convenes artsticas, procurando subverter a ordem existente - social, poltica, religiosa e moral. Essa rebelio foi fomentada, de incio, por jovens escritores e artistas que tinham escapado do servio militar e buscaram refgio contra a guerra em Zurique, Nova York e Barcelona; mais tarde o movimento expandiu-se para Berlim, Colnia, Hanover e Paris. Em Zurique, o centro mais importante do Dadasmo, o revolucionrio Cabar Voltaire, fundado por Hugo Ball, atraa jovens talentos como Richard Huelsenbeck, Jean Arp, Marcel Janco e Tristan Tzara. Juntamente com a Galerie Dada, aberta logo depois, o Cabar Voltaire foi cenrio de exposies provocadoras e perfomances escandalosas. Cheios de energia, os dadastas faziam reunies, lanavam manifestos, publicavam peridicos e montavam as mais diversas exposies. Contudo, houve desacordo entre os seus integrantes. Uns pregavam o completo niilismo; outros (que acabaram se reunindo em torno de Andr Breton) pesquisavam novos canais criativos. O resultado foi a dissoluo do movimento Dada por volta de 1922-23.

H um paradoxo fundamental subjacente ao Dadasmo: criavase arte numa atmosfera anti-arte. A subverso cultural assumia a forma de um ataque base da cultura: a linguagem. A palavra no precisava no futuro de representar a realidade ou denotar um significado. Os artistas fragmentavam a linguagem e mostravam os seus sinais bsicos - as letras - sob uma nova luz. Surgiu ento um estilo de design grfico revolucionrio, abrasivo, acompanhado por ilustraes satricas, e publicado nos numerosos boletins Dadastas. Ao mesmo tempo, os artistas adoptaram os princpios da abstraco, da espontaneidade e do acaso. Alguns, como Marcel Janco, Jean Arp e Kurt Schwitters, tendiam abstraco pura; Outros, como Max Ernst, Hannah Hch e Raoul Hausmann, preferiam justapor textos e imagens figurativas toscas, produzindo uma sensao de desumanizao, ou de absurdo. Os dadastas faziam uso constante da colagem, pela reutilizao de materiais descartados ou j prontos (readymade), a integrao da arte com a vida real, as composies aleatrias e a dialctica entre destruio e construo.

Dadasmo, ready-made e Marcel Duchamp (1887-1968)


Duchamp foi o responsvel pelo conceito de ready-made, que o transporte de um elemento da vida quotidiana, a priori no reconhecido como artstico, para o campo das artes. A princpio como uma brincadeira entre seus amigos, Duchamp passou a incorporar material de uso comum nas suas esculturas. Em vez de trabalh-los artisticamente, ele simplesmente considerava-os prontos e exibia-os como obras de arte. A Fonte est baseada nesse conceito de ready-made: pensada inicialmente por Duchamp (que a assinou com pesudnimo) para figurar entre as obras a serem julgadas para um concurso de arte promovido nos EUA, a escultura foi rejeitada pelo jri, uma vez que no havia nela nenhum sinal de labor artstico. Trata-se de um urinol comum, branco e esmaltado, comprado numa loja de construo. Entretanto, h quem veja nas formas do urinol uma semelhana com as formas femininas, de modo que se pode ensaiar uma explicao psicanaltica, quando se tem em mente o membro masculino lanando urina sobre a forma feminina.

Marcel Duchamp, A fonte, 1917.

Potrebbero piacerti anche