Sei sulla pagina 1di 22

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE CIENCIAS EXATAS E TENOLGICAS

RONILDO LOPES D AJUDA

ESCOLA PLURALISTA
ILHEUS BA 16 de maro de 2010

Escola Pluralista
A Escola Pluralista uma escola de filosofia composta por Anaxgoras, Empdocles, Leucipo e Demcrito. O denominador comum nas posturas filosficas desses pensadores consiste em admitir que no haja um princpio nico que explique todo o universo. Existem vrios princpios que, misturando-se, formam a multiplicidade das coisas existentes, da a denominao "pluralista". Empdocles: gua, ar, terra, fogo, como princpio. Anaxgoras: o universo se constitui pela ao do Nous e homeomerias. Leucipo: elaborou teoria dos tomos ou atomismo. Demcrito: tomos.

Empdocles de Agrigento
Filsofo pr-socrtico, nasceu cerca de 490 a. C., em Agrigento.
Conhece-se o nome de seu pai, Meto. A sua personalidade e doutrina tiveram enorme repercusso. Visto como um Mago, a sua morte, que ocorreu cerca de 430 a. C., e repleta de muitas lendas: uma delas diz que Empdocles foi banido da sua terra e morreu exilado no Peloponeso; outra d conta que ele se teria precipitado na cratera do Etna, a fim de se purificar pelo fogo.

Empdocles de Agrigento
Empdocles acreditava que a natureza possua quatro elementos bsicos, ou razes: a terra, o ar, o fogo e a gua. Cada uma destas razes identificada, por ele, a uma divindade: Zeus, Hera, Aidoneus e Nstis, respectivamente. A estes princpios, Aristteles dar, posteriormente, o nome de elementos. Na sua concepo cosmolgica com essas quatro substncias, elas se uniriam sob a fora de algo que os misturasse das vrias formas. Para que isso ocorresse teorizou os seus dois princpios: o amor como fator de unio, e o influxo do dio para a diviso.

Empdocles de Agrigento
Sob a influncia eletica conceituou que as substncias elementares seriam eternas e imutveis e que no poderiam ser explicadas de outra maneira. Este princpio continua sendo empregado pela cincia at os dias de hoje, sem muita nfase. Em resumo o materialismo eletico afirmava o seguinte: "o que , ; nada pode surgir do que no , bem como o que no pode converter-se em nada".

Empdocles de Agrigento
Como cientista seus conhecimentos foram notveis em vrias reas do conhecimento em sua poca. Ele descobriu, embora no se saiba como, que a luz requer tempo para se propagar e que a luz da Lua seria indireta.
Defendeu a teoria dos poros como passagens respiratrias do corpo, e a da viso como o encontro de um raio que emanava dos prprios olhos sobre as efluncias do objeto.

Anaxgoras de Clazmena
Filsofo grego do perodo pr-socrtico. Nascido em Clazmenas, na Jnia, fundou a primeira escola filosfica de Atenas, contribuindo para a expanso do pensamento filosfico e cientfico que era desenvolvido nas cidades gregas da sia. Era protegido de Pricles que tambm era seu discpulo. Em 431 a.C. foi acusado de impiedade e partiu para Lmpsaco, uma colnia de Mileto, tambm na Jnia, e l fundou uma nova escola. Com Parmnides, afirmava que s o ser e o no-ser no , porque ao ser, enquanto totalidade, no se pode acrescentar nem tirar nada. Considerava, em conseqncia, que "nada vem existncia nem destrudo, tudo resultado da mistura e da diviso".

Anaxgoras de Clazmena
Escreveu um tratado aparentemente pequeno intitulado Sobre a natureza, em que tentava conciliar a existncia do mltiplo frente crtica de Parmnides de Elia e sua escola, conhecida como "Eleatas". Parmnides havia concebido o ser como o princpio absoluto de tudo o que , identificando o ser com o Uno imutvel. Anaxgoras props, assim como os pluralistas, um princpio que atendesse tanto s exigncias tericas do "ser" imutvel, princpio de tudo, quanto contestao da existncia das mltiplas manifestaes da realidade. Esse novo princpio, Anaxgoras chamou homeomerias.

Anaxgoras de Clazmena
Anaxgoras achava que a natureza era composta por uma infinidade de partculas minsculas, invisveis a olho nu. Assim, em tudo existia um pouco de tudo. Anaxgoras chamou as infinitas partculas de homeomerias, ou sementes invisveis, que diferiam entre si nas qualidades. Todas as coisas resultariam da combinao das diferentes homeomerias. Para ele o todo est tambm na menor das partes.

Anaxgoras de Clazmena
Afirmava que o universo se constitui pela ao do Nous, conceito que geralmente traduzido por esprito, mente ou inteligncia. Segundo o filsofo, o Nous atua sobre uma mistura inicial formada pelas homeomerias, sementes que contm uma poro de cada coisa. Assim, o Nous, que ilimitado, autnomo e no misturado com nada mais, age sobre estas sementes ordenando-as e constituindo o mundo sensvel. Anaxgoras pensava de forma radicalmente diferente em relao estrutura do universo. Postulava que, ao invs de elemento primordial unitrio, vrias substncias diferentes compunham a totalidade do espao existente. Cada elemento constituinte seria, portanto, fundamental em si mesmo e a matria constituda pela combinao desses elementos era infinitamente indivisvel.

Anaxgoras de Clazmena
Anaxgoras de Clazomena, nascido cerca de 500 anos antes de Cristo, natural da cidade que lhe d o sobrenome, descreveu a origem do universo atual da seguinte forma:
"Todas as coisas estavam juntas, ilimitadas em nmero e pequenez; pois o pequeno era ilimitado. E enquanto todas as coisas estavam juntas, nenhuma delas podia ser reconhecida por sua pequenez. Pois o ar e o ter prevaleciam sobre todas as coisas, ambos ilimitados. pois no conjunto de todas as coisas, estas so as maiores, tanto em quantidade como em grandeza."

"Antes, contudo, de se separarem, quando todas as coisas ainda estavam juntas, nenhuma cor se podia distinguir, nem uma "Aps terem sido estas coisas assim separadas, devemos reconhecer que todas as coisas juntas no so nem menos nem m

Anaxgoras de Clazmena

"Antes, contudo, de se separarem, quando todas as coisas ainda estavam juntas, nenhuma cor se podia distinguir, nem uma nica. pois a mistura de todas as coisas o impedia; do mido e do seco, do quente e do frio, do luminoso e do escuro, assim como tambm pela muita terra que nela ainda se encontrava e pelas sementes em quantidade infinita, sem semelhana umas com as outras. pois tambm as outras coisas, nenhuma semelhante s outras. E se isto assim, devemos supor que todas as coisas esto no Todo." "Aps terem sido estas coisas assim separadas, devemos reconhecer que todas as coisas juntas no so nem menos nem mais, e que todas so sempre iguais."

Leucipo de Abdera
Se considerarmos a existncia de uma Escola Abdertica, ento Leucipo foi o seu primeiro representante, seguido por Demcrito. Deve ter vivido por volta de 440 a.C. H quem aponte o seu nascimento para o ano de 460 a.C. e o falecimento em 370. No h certeza sequer sobre o local da nascimento (alguns acreditam que possa ter sido Abdera ou Elia) Julga-se que algumas das suas obras tenham sido atribudas a Demcrito.

Leucipo, ter sido discpulo de Zeno e foi o primeiro a sustentar que todas as coisas tm a sua origem nos tomos. Postulou que o universo ilimitado, sendo uma parte plena, enquanto que a outra vazia. O Ser o pleno, enquanto o no-ser, o vazio.

Leucipo de Abdera
Qualificado por Aristteles como companheiro de Demcrito, esta condio afasta qualquer dvida com referncia ao relacionamento de Leucipo com o referido Demcrito e a cidade de bdera, ainda que pudesse ter vindo de outra parte, como de Elia ou de Mileto. No deixa de haver sentido no relacionamento com outras cidades, porque efetivamente o atomismo influenciado pelo imutabilismo eletico e pela fsica jnica. Importante a mencionada informao vinda de Aristteles, que situa Leucipo em primeiro lugar, atribuindo a Demcrito a posio de companheiro, ou adepto ( como se pode traduzir. "Leucipo e seu companheiro (ou adepto) Demcrito..."

Leucipo de Abdera
Atomismo - Em princpio todas as doutrinas prsocrticas sobre a natureza so de carter atomista, porque se imaginam elementos iniciais, de que as coisas se formam por composio progressiva, ao mesmo tempo que podendo retornar aos elementos originrios. Leucipo explicou o fenmeno do peso de acordo com o tamanho dos tomos e suas combinaes. Os tomos seriam partculas minsculas e indivisveis por sua pequenez. O mundo teria a parte cheia e a parte vazia. Foi o primeiro a conceber uma parte vazia no universo. A parte cheia seria constituda de tomos.

Leucipo de Abdera
Alguns dos aspectos do atomismo foram

confirmados pela fsica moderna, e se citam neste sentido as descobertas de John Dalton (1766-1844), ingls criador da qumica atmica, e Amadeo Avogadro (1776-1856), fsico e qumico italiano, com trabalhos sobre o nmero de tomos e molculas, sobretudo em massas gasosas.
O que entretanto o atomismo antigo esteve longe de

prever foi a atuao das foras, que ento se consideravam meramente mecnicas. Alm disto, o atomismo clssico supe a existncia do vcuo como um espao simplesmente vazio.

Leucipo de Abdera
Leucipo e seu companheiro Demcrito tomam como elemento o pleno e o vazio, que eles chamam respectivamente o ser e no-ser. Destes princpios, o pleno e o slido o ente: o vazio e o raro, o no-ser ( porque, no sentido deles o no-ser no tem menos existncia que o ser, o vazio no existindo menos que os corpos. Estas so as causas dos seres, no sentido de causa material. Sobre o vcuo no sabemos com toda a preciso como o entendiam os atomistas, porquanto nos faltam informaes. Por isso, no podemos reduzir o atomismo clssico ao atomismo ingnuo daqueles modernos que simplesmente equacionam a realidade como tomos no vazio absoluto. O primeiro informante sobre o atomismo de Leucipo Aristteles, que o equaciona juntamente com Demcrito.

Demcrito de Abdera
Demcrito (cerca de 460 a.C. 370 a.C.), discpulo e depois sucessor de Leucipo de Mileto, no deve ser considerado propriamente um filsofo pr-socrtico, j que foi contemporneo de Scrates. Mas, seu pensamento ainda fortemente influenciado pela problemtica da physis, tendo se tornado famoso por ter sido o maior expoente da teoria atmica ou do atomismo.

Demcrito, tambm chamado de Filsofo Ridente e considerado louco por alguns, por suas idias avanadas, dizia que existe um nmero infinito de mundos, sendo que pelo menos um deles, e talvez mais do que um, seja uma cpia exata do nosso, com pessoas como ns.

Demcrito de Abdera
A caracterstica fundamental da Escola da Pluralidade era a aceitao da possibilidade de que a matria era constituda por tomos e vcuo (uma espcie de no-ente).

Continuador da obra atomista de Leucipo, Demcrito acreditava estarem os tomos em constante e violenta agitao, chocando-se inevitavelmente uns com os outros, transmitindo movimento nestes choques e provocando deslocamento e mudana.

Demcrito de Abdera
Os tomos, segundo Demcrito so os elementos que formam tudo o que existe no mundo. Eles se movimento no vcuo, chocando-se e unindo-se uns aos outros, fazendo as coisas nascer, mudar e perecer.
Os tomos no so iguais, e se diferenciam pela forma, grandeza, posio, direo e velocidade, mas so todos iguais em substancia, de forma que as diferenas nas coisas so explicadas apenas pela forma, arranjo e posio dos tomos.

Tudo matria na teoria atmica de Demcrito, razo pela qual ele e Leucipo ficaram conhecidos como materialistas.

Demcrito de Abdera
Demcrito distinguia trs fatores bsicos para explicar as diferentes composies dos tomos: 1) Figura: a forma geomtrica de cada tomo; 2) Ordem: a seqncia espacial dos tomos; e 3) Posio: a localizao espacial dos tomos.
Na medida em que este conceito de tomo no emprico, pode-se dizer que o atomismo de Demcrito , antes de mais, uma grandiosa construo teortica que pretende explicar o problema do devir e da pluralidade num contexto ps-parmenidiano. Uma vez que toda mudana se reduz, em ltima anlise, a alteraes de posio e de ordem dos tomos, Demcrito acaba por explicar os dados e os fatos da experincia nos mais diversos domnios (fsico, biolgico, psicolgico etc.) em termos mecanicistas.

Demcrito de Abdera
Mas tambm h algo de Anaxgoras (500 a.C. 428 a.C.), pois como as homeomerias anaxagorianas, os tomos de Demcrito, partculas minsculas e invisveis a olho nu, estavam presentes em toda a Natureza, de tal sorte que em tudo existia um pouco de tudo.

No pensamento de Anaxgoras, qualquer poro, pequena ou grande, do mundo material que, embora contenha necessariamente todas as mltiplas e contraditrias qualidades encontrveis no resto do Universo, pode ser definida e caracterizada por uma qualidade preponderante ou hegemnica foi denominada de homeomeria.

Potrebbero piacerti anche