Sei sulla pagina 1di 37

PTICA GEOMTRICA

Princpios Fundamentais

Prof Francis Assistentes:Dbora e Douglas

PTICA
Palavra

derivada do grego (or)- l-se optik, que significa olhar, aparncia

Fontes de luz
Fontes primrias ou corpos luminosos so as fontes que possuem luz prpria. Exemplos: O Sol, as estrelas, uma lmpada acesa, etc. Fontes secundrias ou corpos iluminados so as fontes que no tm luz prpria. Exemplos: a Lua, o livro, sua roupa, uma caneta, uma parede, etc.

Quanto s dimenses, as fontes de luz podem ser classificadas em:

Fontes pontuais ou puntiformes, quando suas dimenses so desprezveis em relao a um ambiente em estudo ou uma fonte representada por um nico ponto emitindo infinitos raios de luz. Exemplo: uma pequena lmpada num estdio de futebol. Fontes extensas, quando suas dimenses so relevantes a um ambiente em estudo ou uma fonte constituda de infinitos pontos de luz. Exemplos: Uma lmpada prxima a um livro, o Sol iluminando a Terra, etc.

Quanto ao tipo, classificamos a luz emitida pelas fontes em:

Luz monocromtica ou simples: a luz de uma nica cor, como a luz monocromtica amarela emitida pelo vapor de sdio, nas lmpadas. Luz policromtica ou luz composta: a luz resultante da mistura de duas ou mais cores, como a luz branca do Sol ou a luz emitida pelo filamento incandescente da lmpada comum.

A luz branca emitida pelo Sol, uma luz policromtica constituda por um nmero infinito de cores, as quais podem ser divididas em sete cores principais (as cores do arco ris): vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Raio de luz

Linha orientada que representa a trajetria seguida pela luz.

Considerando a teoria corpuscular, um raio simplesmente a trajetria retilnea que um corpsculo de

luz percorre.

Considerando a teoria ondulatria, um raio uma linha imaginria na direo de propagao da onda, ou seja, perpendicular frente de onda.

Feixe luminoso ou pincel de luz


um conjunto de raios luminosos. Existem trs tipos de feixes luminosos:

Meios pticos
Podemos classificar os meios materiais, segundo a forma como a luz interage com o mesmo, transmitindo-a ou absorvendo-a:

Meio Transparente aquele meio que permite a propagao regular da luz possibilitando a formao de uma imagem ntida dos objetos. Exemplos: ar, vidro, papel celofane, etc. Meio Translcido o meio que permite a propagao irregular da luz e observador no v o objeto com nitidez atravs do meio. Exemplos: vidro fosco, papel vegetal, tecido fino, etc. Meio Opaco o meio que no permite a propagao da luz. Exemplos: parede, madeira, tijolo, etc.

Fenmenos pticos
Dependendo ainda da forma como a luz interage com a matria, podemos observar os seguintes fenmenos pticos:

Reflexo regular: a luz incidente em S volta ao mesmo meio, regularmente. Ocorre quando S uma superfcie metlica bem polida (espelhos).

Reflexo irregular ou Difuso: a luz incidente em S volta ao mesmo meio, irregularmente. Ocorre quando S uma superfcie rugosa.ex: todos os corpos iluminados visveis.

Refrao: a luz incidente atravessa S e continua a se propagar no outro meio. Ocorre quando S separa dois meios transparentes (ar e gua, gua e vidro, etc.)

Absoro: a luz incidente em S no se reflete e nem se refrata. A luz, que uma forma de energia radiante, absorvida em S, aquecendo-a. Ocorre, por exemplo, nos corpos de superfcie preta ( corpos negros ).

A cor dos objetos


A cor apresentada por um corpo, ao ser iluminado, depende do tipo de luz que ele reflete difusamente.

Um observador v cada corpo com uma determinada cor, da seguinte maneira: se a luz incidente no corpo branca (composta de todas as cores ) e o corpo absorve toda a gama de cores, refletindo apenas o amarelo, o corpo de cor amarelo.

Quando se mistura uma cor primria a outra, em partes iguais, forma-se uma cor composta. Misturadas as trs cores primrias, obtm-se a luz branca. A maneira como se combinam as cores da luz se chama processo aditivo.

... Frmulas das cores ...

Princpios da ptica geomtrica

Princpio da propagao retilnea da luz: "Nos meios transparentes e homogneos a luz se propaga em linha reta". Exemplo: a formao de sombras e penumbras. Princpio da independncia dos raios luminosos: "Se dois ou mais raios de luz, vindos de fontes diferentes, se cruzam, eles seguem suas trajetrias de forma independente, como se os outros no existissem". Exemplo: o uso simultneo de vrios refletores durante um show.

Princpio da reversibilidade dos raios de luz: "Se um raio de luz se propaga em uma direo e em sentido arbitrrios, outro poder propagar-se na mesma direo e em sentido oposto". Exemplo: o que observamos quando olhamos pelo espelho de um retrovisor e percebemos que algum nos observa atravs dele.

Sombra e penumbra

As sombras e penumbras so evidncias da propagao retilnea da luz. A formao da sombra uma caracterstica da fonte Pontual. uma regio do espao que no recebe a luz direta da fonte.

Quando a fonte extensa teremos a formao de sombra e penumbra. Penumbra uma regio que recebe apenas parte da luz direta da fonte.

FASES DA LUA

Lua Nova: quando a Lua volta para o nosso planeta o hemisfrio noiluminado Quarto Crescente: a Lua volta para a Terra metade do hemisfrio iluminado Lua Cheia: a Lua volta para a Terra o hemisfrio totalmente iluminado Quarto Minguante: a Lua volta para a Terra meio hemisfrio iluminado O perodo de tempo entre duas Luas novas consecutivas denominado perodo de lunao e de 29 dias 12 horas e 44 minutos Os eclipses da Lua ocorrem na fase de Lua cheia, e os eclipses do Sol, na fase de Lua nova. Entretanto essas ocorrncias no so mensais, pois as rbitas da Lua em torno da Terra e da Terra em toro do sol no esto contidas no mesmo plano.Nas pocas em que os trs astros se alinham que ocorrem os eclipses.

EXEMPLO 1
Um disco fino e opaco iluminado por duas fontes pontuais, F e F', simetricamente dispostas em relao ao eixo de rotao do disco. Do outro lado do disco, e paralelamente a ele, coloca-se um anteparo plano e opaco na posio mostrada na figura. Em qual das opes a seguir mais bem representada a figura que efetivamente se observa sobre o anteparo? (Nas opes as partes densamente listradas correspondem s regies de sombra, as esparsamente listradas correspondem s regies de penumbra e as sem listras, s iluminadas pelas duas fontes F e F'.)

SOLUO

A resposta correta a alternativa a.

EXEMPLO 2
Um observador nota que um edifcio projeta no solo uma sombra de 30m de comprimento, no instante em que um muro de 1,5m de altura projeta uma sombra de 50cm. Determine a altura do edifcio.

SOLUO

Eclipses
A palavra eclipse significa "ocultao", total ou parcial, de um astro pela interposio de um outro, entre o astro e o observador, ou entre um astro luminoso e outro iluminado.

Eclipse total do Sol visualizado quando o observador se encontra numa regio de sombra da Lua. Eclipse parcial do Sol visualizado quando o observador se encontra numa regio de penumbra da Lua. Eclipse total da Lua visualizado quando o observador se encontra numa regio de sombra da Terra. Eclipse parcial da Lua visualizado quando o observador se encontra numa regio de penumbra da Terra.

Eclipse do Sol
Neste caso o Sol ser a fonte extensa e a Lua o corpo opaco. Teremos sobre a superfcie da Terra uma regio de sombra e Penumbra.

Regio de Sombra: Observador nesta regio no ver o Sol - Eclipse Total. Regio de Penumbra: Observador nesta regio ver parcialmente o Sol. Eclipse Parcial.

Eclipse da Lua
Durante o eclipse da Lua, o Sol ser a fonte de Luz e a Terra o corpo opaco. Quando a Lua penetra no cone de sombra da Terra e deixar de ser vista.

EXEMPLO 3
Em trs de novembro de 1994, no perodo da manh, foi observado, em algumas regies do planeta, o ltimo eclipse solar total do milnio. Supondo retilnea a trajetria da Luz, um eclipse pode ser explicado pela participao de trs corpos alinhados: um anteparo, uma fonte e um obstculo.
a) b)

Quais so os trs corpos do sistema solar envolvidos nesse eclipse? Desses trs corpos, qual faz o papel: de anteparo? De fonte? De obstculo?

SOLUO

Fases da lua

O movimento de translao da Lua ao redor da Terra tem durao aproximada de 27,3 dias e, durante esse movimento, a face da Lua voltada para a Terra pode no coincidir com aquela iluminada pela luz solar.

Cmara escura

Uma cmara escura de orifcio pode ser constituda de uma caixa de paredes opacas com um pequeno orifcio, sendo a parede oposta ao orifcio de papel vegetal.

O tamanho do orifcio, A, deve ser pequeno. Porque seno perde-se a nitidez da imagem.

Um objeto OO' de tamanho H, colocado uma distncia p do orifcio A. Os raios que partem do objeto atravessam o orifcio, projetando uma imagem II', de tamanho H', uma distncia q do orifcio A. Usando semelhana de tringulos, podemos facilmente demonstrar que

H p ' q H

Observe, na expresso, que se aproximarmos o objeto da cmara, o tamanho da imagem aumenta e vice-versa.

EXEMPLO 4
Determine a altura da rvore que se encontra a uma distncia de 20m do orifcio (furo) da cmara. Sabe-se que a profundidade da cmara de 10cm e a imagem tem 5cm de altura.

SOLUO
Sabemos que
H p H q

Onde H a altura da rvore, H a altura da imagem, p a distncia da rvore ao orifcio da cmara e q a profundidade da cmara (na figura est representado pela letra b). Segundo o enunciado do problema:
H 5cm
p 4m
q 10cm

H ?

H 4m 5cm 10cm

4m 5cm H 2m 10cm

Potrebbero piacerti anche