Sei sulla pagina 1di 10

Famlias de Acolhimento O que o acolhimento familiar de crianas? Qual a sua finalidade? Qual o seu enquadramento jurdico?

Quem pode ser famlia de acolhimento?


O que que uma famlia de acolhimento pode dar? Que se pode esperar de uma famlia de acolhimento? O que que uma famlia de acolhimento pode receber? Como se pode ser famlia de acolhimento?

Que relao mantm estas famlias com as biolgicas?


De que forma pode colaborar?

que

acolhimento

familiar

de

crianas?

O acolhimento familiar consiste em oferecer uma alternativa


de cuidado, ateno e educao, em meio familiar, s

crianas que, num dado momento e devido a diversas


circunstncias scio-familiares, no podem receber esse

apoio

da

parte

da

sua

famlia

biolgica.

Ao acolher estas crianas, partilhamos com elas a nossa

estabilidade familiar, o nosso afecto, o nosso dia-a-dia e as


pessoas que fazem parte dele.

Qual a sua finalidade?

Com este servio pretende-se oferecer a estas crianas em


situao de risco, um ambiente familiar adequado s suas necessidades afectivas e educativas, evitando que a criana permanea em risco ou seja institucionalizada. Se nalguns casos, a colocao das crianas em centros de acolhimento pode ser a medida mais adequada, em geral, as boas prticas internacionais consideram que uma Famlia de Acolhimento o meio mais natural para o seu desenvolvimento e bem-estar.

Acolher crianas temporariamente significa acompanh-los,


servir-lhes de referncia e ajud-los a entender o seu passado, e a olhar sem medo para o futuro.

Qual o seu enquadramento jurdico? Segundo a Lei de proteco de crianas e jovens em perigo, o acolhimento familiar consiste na atribuio da confiana da criana ou do jovem a uma pessoa singular ou a uma famlia, habilitadas para o efeito, visando a sua integrao em meio familiar e a prestao de cuidados adequados s suas necessidades e bem-estar e a educao necessria ao seu desenvolvimento integral (Lei n. 147/99, Artigo 46.).

Quem pode ser famlia de acolhimento? Segundo o Decreto-Lei n. 190/92, uma pessoa singular ou uma famlia deve reunir os seguintes requisitos: No ter, em princpio, mais de 50 anos. Possuir capacidade intelectual e afectiva, equilibrada situao emocional e conjugal e estabilidade econmica. Possuir condies de sade, bem como aptido para dar assistncia e educar. Dispor de adequadas condies de higiene e habitao. Constituir a prestao do servio de acolhimento familiar como actividade profissional exclusiva, principal ou secundria de um dos membros da famlia. Frequentar aces de formao promovidas de melhoria das competncias parentais.

O que que uma famlia de acolhimento pode dar? As famlias de acolhimento, depois de receberam formao adequada, constituem uma soluo para proporcionar,

temporariamente, um ambiente familiar estvel a uma criana que se encontre numa situao de risco e que tenha sido separada dos seus pais biolgicos, por medida tomada pela Comisso de Proteco de Crianas e Jovens ou pelo Tribunal. Quando uma criana entra em nossa casa, entra ela e o seu mundo! Acolher significa aceitar. Tanto a um como ao outro.

Que se pode esperar de uma famlia de acolhimento? O acolhimento familiar pressupe sempre uma experincia e um investimento de toda a famlia. Por isso, espera-se que a famlia que acolhe: Tenha motivao, capacidade educativa e corresponda a um desejo de todo o agregado familiar. Tenha conscincia da temporalidade da funo e que no caminho para a adopo. Disponha de tempo para uma dedicao real criana. Tenha respeito pela criana, pela sua famlia, histria e cultura. Mantenha uma atitude de colaborao com os tcnicos responsveis pelo processo de acolhimento, durante as fases de formao e acompanhamento. Tenha disponibilidade para estabelecer uma relao com a famlia natural, quando essa ligao desejvel para o bem-estar da criana.

O que que uma famlia de acolhimento pode receber? Preparao, formao e acompanhamento: as famlias que desejam acolher uma criana sero formadas de modo a que possam desempenhar a sua funo adequadamente, usufruindo sempre do apoio, orientao, acompanhamento e mediao do servio de acolhimento familiar.

Acompanhamento personalizado e especializado: cada acolhimento nico e irrepetvel porque cada famlia atende s diferentes necessidades de cada criana. As famlias que acolhem crianas com as quais no tm laos de parentesco, destacam sempre o carcter gratificante da experincia resultante desenvolvimentos que as crianas manifestam.
Ajuda econmica de apoio para as despesas da criana.

Como se pode ser famlia de acolhimento? Para que uma pessoa ou uma famlia possa ser famlia de acolhimento, deve: Inscrever-se no servio de acolhimento familiar. Participar nos programas de formao, organizados regularmente para o efeito. Ser considerada famlia de acolhimento, no final do programa de formao, passando, ento, a fazer parte de uma bolsa de futuras famlias de acolhimento. Posteriormente, ser proposto famlia um acolhimento concreto, tendo em conta a sua disponibilidade e caractersticas. Aps a aceitao, procede-se formalizao do acolhimento.

Que relao mantm estas famlias com as biolgicas? So as caractersticas da medida de promoo e proteco que determinam o tipo de relao com a famlia biolgica da criana, sendo aplicada, no incio, pela Comisso de Proteco de Crianas e Jovens ou pelo Tribunal, podendo evoluir ao longo do processo de acolhimento.

Potrebbero piacerti anche