Sei sulla pagina 1di 40

Gesto ambiental

O lixo um dos maiores problemas da humanidade para o presente e futuro no mundo, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais.

Para ter uma noo mais ampla do problema tomemos a cidade de So Paulo como exemplo, em mdia cada pessoa produz diariamente entre 800 g a 1 kg de lixo diariamente, ou de 4 a 6 litros de dejetos, por dia so gerados 15.000 toneladas de lixo, isso corresponde a 3.750 caminhes carregados diariamente.

Em um ano esses caminhes enfileirados cobririam o trajeto entre a cidade de So Paulo e Nova Iorque, ida e volta.

3 a 6 meses

No mnimo, 6 meses

6 meses a 1 ano

5 anos

5 anos

13 anos

80 anos

100 anos

100 anos

450 anos

1.000.000 anos

A questo do lixo est diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento que vivemos, vinculada ao incentivo do consumo, pois muitas vezes adquirimos coisas que no so necessrias, e tudo que consumimos produzem impactos.

H aproximadamente 40 anos a quantidade de lixo gerada era muito inferior atual, hoje a populao aumentou, a globalizao se encontra em um estgio avanado, alm disso, as inovaes tecnolgicas no seguimento dos meios de comunicao (rdio, televiso, internet, celular etc.) facilitaram a disperso de mercadorias em nvel mundial.

Por isso, em 02 de agosto de 2010 o presidente Luiz Incio Lula da Silva instituiu a Lei n 12.305, intitulada Poltica Nacional de Resduos Slidos. A Lei estipula o caminho de volta das embalagens e certos resduos, propiciando o envolvimento de consumidores, comerciantes, distribuidores e fabricantes.

A lei criou uma nova poltica nacional de resduos slidos com o objetivo de no gerao, reduo, reutilizao, reciclagem, tratamento e destinao final ambientalmente adequada de rejeitos.

Pela nova legislao todas as esferas de poder executivo(governos e prefeituras) devero elaborar os seus respectivos "Planos de Resduos Slidos", com metas para a eliminao e recuperao de lixes, diretrizes para a disposio final de rejeitos, reciclagem de resduos, etc.

Gesto Integrada de Resduos Slidos a maneira de conceber, implementar e administrar sistemas de Limpeza Pblica considerando uma ampla participao dos setores da sociedade com a perspectiva do desenvolvimento sustentvel.

Pode ser instalado em reas desmatadas ou degradadas; Realiza a coleta do chorume, impedindo que ele polua o solo e a gua subterrnea; Possui baixo custo de manuteno; Em alguns aterros, o gs do lixo est sendo utilizado para gerar energia eltrica; O aterro impede ou tenta impedir a presena de pragas urbanas;

De acordo com as desentupidoras o lixo pode entupir as galerias pluviais. Os aterros impedem isso porque acondicionam o lixo numa manta; A atividade de catao de lixo que pode provocar doenas em seus realizadores acaba sendo evitada nos aterros sanitrios; O contato humano com o lixo praticamente no existe, posto que a remoo do lixo completamente realizada por mquinas;

Depois que a vida til de um aterro sanitrio termina, ele pode ser transformado em rea verde; Reduz a formao de odores ruins quando em comparao com os lixes; Nos aterros sanitrios a possibilidade de incndio controlada.

No h reaproveitamento de materiais reciclveis, posto que tudo acobertado e aterrado; Dependendo da quantidade de lixo que recebe, sua vida til pode ser curta; Se instalados muitos prximos das cidades pode incomodar os habitantes com fluxo de caminhes, mau cheiro, dentre outros fatores; Se o chorume no receber um tratamento adequado poder contaminar o solo e a gua subterrnea; Os aterros sanitrios necessitam de uma grande rea fsica para serem instalados; Aps sua inutilizao, o tratamento do chorume decorrente dele deve ser tratado por um perodo de cerca de 20 anos.

O catador de material reciclvel um trabalhador urbano que recolhe os resduos slidos reciclveis, tais como papelo, alumnio, vidro e outros.

O trabalho desenvolvido pelos (as) catadores (as), coletando entre 10% e 20% dos resduos slidos urbanos, apresenta um carter de grande relevncia social e ambiental. Eles participam da realizao de um servio pblico cuja responsabilidade constitucionalmente do governo local.

Entretanto, esses trabalhadores no tm merecido a devida ateno por parte dos poderes pblicos e da sociedade. Ao contrrio, muitas vezes, so confundidos com mendigos e vadios, merecedores de represso e desprezo.

Ao se encontrarem desprovidos de capital, instrumentos de trabalho, capacitao e organizao social e econmica, os catadores encontram-se submetidos a uma lgica perversa de explorao por parte de intermedirios de materiais reciclveis.

Coleta seletiva o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que so possveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora.

A separao na fonte, ou seja, no consumo, evita a contaminao dos materiais reaproveitveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.

Azul - Papel/Papelo Amarelo Metal Verde Vidro Vermelho Plstico Marrom Orgnico Laranja - Resduos perigosos Preta Madeira Cinza - Resduos gerais no reciclveis ou misturados, ou contaminado no passvel de separao Roxo - Resduos radioativos Branco - Resduos ambulatoriais e de servio de sade

O lixo deteriorvel (biodegradvel), composto pelos restos de carne, vegetais, frutas, etc, separado do lixo restante, podendo ter como destino os aterros sanitrios ou entrarem num sistema de valorizao de resduos.

1. 2. 3. 4. 5.

Descreva o que um aterro sanitrio? O que Coleta Seletiva? Cite 3 vantagens e 3 desvantagens em relao aos aterros sanitrios? Porque a triagem importante no processo de coleta seletiva? Quando a coleta seletiva feita na hora do consumo, um processo de separao utilizado. Cite qual?

Potrebbero piacerti anche