Sei sulla pagina 1di 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA MECNICA DISCIPLINA: GERNCIA DE MANUTENO

GERNCIA DE MANUTENO

Professor: Deibson Costa


BELM / 2012

TPICOS

Apresentao A Evoluo da manuteno Sistemas de informaes aplicados manuteno Inventrio e cadastro de equipamentos Terminologia de manuteno Codificao Coletas de dados Programa mestre de manuteno preventiva Gerncia de equipamentos Gerncia financeira Gerncia de mo-de-obra Anlise custo-benefcio
2

COLETA DE DADOS

Evoluo e Detalhamento dos meios de Coleta de Dados. Ordem de servio Fonte de dados relativos s atividades desenvolvidas pelo pessoal de execuo de manuteno, incluindo o tipo da atividade, sua prioridade, falha ou defeito encontrado e como foi reparado, durao, recursos humanos e materiais utilizados, e outros dados que permitam avaliar eficincia de atuao da manuteno e suas implicaes com custos e programaes.

COLETA DE DADOS

As Ordens de Servio so especficas para cada empresa, em funo dos tipos de mo-de-obra e equipamentos, todavia existem dados comuns em qualquer ramo industrial ou de servio que devem estar presentes nesse instrumento de informao, como: o nmero consecutivo; o tipo da atividade de manuteno; a prioridade; o cdigo do equipamento; a atuao correta dos instrumentos de superviso; se a interveno da manuteno prejudicou a produo; o perodo de indisponibilidade do equipamento e a durao real da manuteno.
4

COLETA DE DADOS

Os primeiros modelos de Ordens de Servio, chamados de "Carto de Manuteno", foram usados para manutenes programadas, identificando a data da ocorrncia, o equipamento, as etapas, etc.

Tinham como inconveniente, a no identificao da origem do problema, espao reduzido para registros e comentrios relativos aos servios, falta de espao para registro de utilizao de mo-de-obra e identificao do responsvel pela manuteno.

COLETA DE DADOS

O segundo modelo j identificava o equipamento e seu problema, dados de planejamento e de execuo da manuteno, subdivididos em duas partes:

"Gerncia do Equipamento" (sumario do servio executado e comentrios sobre o problema) e

"Gerncia de Mo de Obra" (homens-horas estimados e utilizados).

COLETA DE DADOS

Os formulrios usados na fase de implantao da manuteno eram preenchidos pelo rgo de operao, possivelmente pela maior importncia que se dava aos conhecimentos do homem de operao, em detrimento ao de execuo de manuteno.

A pratica mostrou no ser mais adequada, pois os operadores nem sempre conheciam a origem do problema e efetuavam registros que, ao invs de auxiliar, confundiam a manuteno.

COLETA DE DADOS

Deve ser inclusa no processo de implementao do controle de manuteno da ordem de Servio, os materiais e ferramentas necessrias a execuo do servios, evitando-se perda de tempo.

O processo manual utiliza no modelo de Ordem de Servio uma coluna para que seja includo o "Problema Encontrado", juntamente com um conjunto de possveis ocorrncias nos equipamentos relacionados, com identificao de localizao e severidade.

Este modelo s permite relacionar um nmero limitado de equipamentos e de ocorrncias.

COLETA DE DADOS

Na fase de transio do Sistema de Controle Manual para o Automatizado, deve-se utilizar um modelo de carto que permitia incluir a identificao do equipamento, durao da manuteno, perda de produo, utilizao de mo-de-obra e custos.

recomendvel que os dados no sejam processados: sem uma conferencia detalhada para correo de possveis erros, treinamento dos usurios, crticas ao contedo e necessidade das informaes.

COLETA DE DADOS

O modelo de Ordem de Servio utilizado no Sistema Automatizado de Controle de Manuteno apresenta algumas particularidades: 1) Deve existir um campo para interrelacionar duas ou mais Ordens de Servio quando a execuo das atividades ultrapassar o perodo mnimo de processamento dos relatrios gerenciais. 2) O Cdigo de Manuteno composto pelo Cdigo de Equipamento associado a outras informaes ligadas atividade. 3) O Cdigo de Ocorrncia composto de quatro clulas: a Causa, indica a origem da ocorrncia no equipamento como falha ou defeito. o Efeito, indica como a falha ou defeito foram constatados; a Ao, indica como o servio vai ser executado e o Complemento que completa a mensagem de ao.
10

COLETA DE DADOS

4) A espera indica a quantidade de H/h inativa durante o desenvolvimento da atividade de manuteno devido normalmente a uma falha no planejamento.

A esse campo deve estar associado o cdigo do motivo que levou esses homens-horas a interrupo de seus servios, como por exemplo: falta de ferramenta e falta de sobressalente.

A Ordem de Servio do Sistema de Controle Automatizado, deve conter funes distintas, com campos para Abertura do Trabalho, Registro de Dados Relativos h Tempos e Custos, Codificao dos Servios, Comentrios para Orientar Futuras Intervenes e Fechamento do Trabalho.

11

COLETA DE DADOS

No Carto de Tempo um dos modelos utilizado o individual, utilizado por cada executante de manuteno durante o ms, isto , mesmo que no seja totalmente utilizado deve ser substitudo ao final de cada ms.

Como variante do Carto de Tempo, pode ser utilizado o Carto de Material, com preenchimento por parte do executante, toda vez que solicitar material ao almoxarifado.

Os formulrios mais modernos do Controle Automatizado de Manuteno emitem as Ordens de Servio parcialmente preenchidas, a partir de dados oriundos do Programa Mestre de Manuteno Preventiva, visando a reduo dos encargos burocrticos dos executantes de manuteno.
12

COLETA DE DADOS

A utilizao do Microcomputador ou terminal de Computador Central, tornou mais rpida esta emisso, sob forma de formulrio contnuo, onde os campos Departamento, Setor, Equipamento, Classe, Atividade, Componente, Cdigo do Equipamento, Semana Base, Semana da Prxima Reprogramao, Instruo, Semana e Ano Programado, etc.

Implementar a O.S. para Manuteno Preventiva emitida pelo computador, permitiu atravs do conceito de Classe, a emisso automtica da O.S. aps prazo de espera em cobrana no executada, ou incluso em uma agenda eletrnica de servios pendentes de reprogramao quando do desejo do usurio.

13

COLETA DE DADOS

Para Atividades Programadas pelo computador, torna-se necessrio ter outro modelo que permita registrar dados de atividades no-programadas, ou alguma anormalidade encontrada durante a execuo de uma atividade programada.

Formulrio (ou tela) para apurao de mo-de-obra disponvel.

Mo-de-obra Disponvel do rgo de execuo de manuteno, o resultado dos homens-horas efetivos, ou seja, o produto do nmero de empregados pelo nmero de horas trabalhadas (normais e extras), menos o nmero de homens-horas afastados.

14

COLETA DE DADOS

Formulrio de Dados de Operao. Deve constar basicamente, as horas de funcionamento dos equipamentos por perodo de controle, perda ou reduo de produo devido manuteno, alm da referncia a cada interveno, normalmente feita atravs da indicao do nmero da Ordem de Servio.

Formulrio de Dados de Medio ou Folha de Registro de Dados ou Variao dos equipamentos. Para o registro de valores das medies efetuadas durante as manutenes dos equipamentos prioritrios (Classe A) e alguns secundrios (Classe B), julgado conveniente o acompanhamento das variveis para implementar o Controle Preditivo de Manuteno.
15

COLETA DE DADOS

Esses formulrios devem ser codificados para referncia no Programa Mestre de Manuteno Preventiva e Instruo de Manuteno, atendendo aos requisitos bsicos: 01) Identificao do formulrio, sua codificao e correlao com a Ordem de Servio e Instruo de Manuteno; 02) Precaues que devem ser tomadas para iniciar o servio, visando evitar acidentes tanto s pessoas quanto aos equipamentos; 03) Indicaes relativas s inspees visuais efetuadas; 04) Substituio de peas ou componentes danificados; 05) Valores esperados e medidos.
16

COLETA DE DADOS

06) Exame das condies dos lubrificantes e indicao de ao sobre eles, se complemento, troca ou anlise;

07) Observaes sobre condies anormais de funcionamento;

08) Ensaios efetuados antes e aps a manuteno;

09) Recomendaes para futuras manutenes;

10) Assinaturas dos responsveis pela manuteno, necessariamente a do encarregado e do supervisor.


17

COLETA DE DADOS

Deve ser entendido que esse formulrio a principal fonte de dados para o desenvolvimento do Controle Preditivo de Manuteno pelo mtodo de Anlise de Sintomas.

importante entender que os resultados prticos do acompanhamento das variveis de um equipamento para implementar a Anlise de Sintomas, no so imediatos, podendo s apresentar resultados aps vrios anos de acompanhamento.

18

COLETA DE DADOS

recomendvel que os formulrios sejam preenchidos por rgos diferentes de forma a distribuir esse encargo, permitindo detectar falhas no preenchimento, sejam elas propositais ou involuntrias.

O estabelecimento de prazos limites para processamento uma necessidade, visando evitar que os relatrios gerenciais estejam omissos em informaes ou com erros por no computarem todos os dados.

19

Potrebbero piacerti anche