Sei sulla pagina 1di 25

Troca de energia entre um sistema eltrico e um sistema mecnico atravs de acoplamento magntico.

99% da energia eltrica gerada por mquinas eltricas


gasto de energia na indstria est em grande parte relacionados com motores motores mal dimensionados so fonte de desperdcio de energia e baixos fatores de potncia

60 a 70% reconvertida em energia mecnica por meio de mquinas eltricas

Exemplos de aplicaes
Alto-falante (converte sinal eltrico em movimento mecnico) Microfone (converte movimento mecnico em sinal eltrico) Rel de contato Chave magntica Eletrom

MQUINAS ELTRICAS ROTATIVAS Mquinas de Corrente Contnua (MCC): muito utilizadas como motores de velocidade varivel.

Mquinas Sncronas: destinadas principalmente gerao de energia eltrica em central termo e hidroeltrica. So mquinas de corrente alternada.

Mquinas Assncronas: tambm chamadas de "induo", so utilizadas principalmente como motores em sistemas industriais, podendo ser mquinas de pequeno, mdio ou grande porte (baixa e mdia tenso). Estima-se que 90 % da base instalada de motores na industria sejam de induo.
O motor de induo trifsico chamados de MIT

Motor Monofsico : largamente utilizado em eletrodomsticos, tem boa eficincia (rendimento) e tambm so de fcil construo. Geralmente so de baixa potncia.

Motor de Passo: famoso por poder controlar sua posio angular e velocidade, quando possvel. Alimentado e controlado por dispositivos eletrnicos tem aplicao extensiva em equipamentos quer requer preciso, por exemplo:
- o controle de micro-cmeras num circuito interno de vigilncia, - em clnicas radiolgicas no auxlio de operadores para os mesmos orientarem o posicionamento das pessoas submetidas a uma radiografia, - furao automtica de acordo com instrues em fita sobre as posies dos furos, impressoras, aeromodelos e etc.

Sua utilizao muito ampla e vai desde o


controle de mquinas industriais (robs) at pequenas demonstraes num curso de robtica.

MAQUINAS ELTRICAS DE CORRENTE CONTNUA


PARTES CONSTRUTIVAS ESTATOR- indutor

Carcaa - estrutura de ao ou ferro. Serve de suporte para as partes constituintes da mquina.

Sapatas Polares - so de ferro laminado aparafusado ou soldado na carcaa. A sapata polar curvada e mais larga do que o ncleo polar, a fim de espalhar o fluxo mais uniformemente.
Interpolos - tambm esto montados na carcaa, entre os plos principais e geralmente, possuem menor tamanho.

Enrolamento de campo - as bobinas de campo produzem uma fora magnetomotriz adequada produo do fluxo necessrio para gerar uma tenso induzida ou uma fora mecnica. Esses enrolamentos se localizam nas sapatas polares.

Escovas coletoras - so constitudas de carvo e grafito colocadas nos estator atravs de um suporte tipo anel e mantidas por meio de molas. So utilizadas para coletar a corrente contnua para a armadura (motor) ou da armadura para a carga (gerador).

Os plos do campo so induzidos por corrente eltrica. A corrente usada para induzir os plos (fluxo) chamada de corrente de campo. O enrolamento (bobina ou solenide) chamada de enrolamento de campo. O controle da corrente da campo permite o controle da densidade de fluxo nos plos.

ROTOR Armadura- Induzido

Eixo da armadura - imprime a rotao ao ncleo da armadura, enrolamentos e comutador. Ncleo da armadura - constitudo de camadas laminadas de ao Enrolamento da armadura - composto de bobinas isoladas entre si e do ncleo da armadura e ligadas ao comutador.

Comutador - segmento de cobre isolado entre si e do eixo. responsvel pelo processo de comutao (ca/cc ou cc/ca).

Chama-se de enrolamento de armadura ao conjunto de condutores que conduzem corrente e cortam as linhas de fluxo do campo da mquina. A magnitude da corrente de armadura controla a fora(lei de Lenz), e por conseguinte o torque no eixo da mquina.

CLASSIFICAO DAS MQUINAS C.C:

So classificadas de acordo com a conexo do enrolamento de campo com o enrolamento da armadura.


Tipo srie: o enrolamento da armadura conectado em srie com o enrolamento de campo. O enrolamento de campo srie composto de poucas espiras e condutor de maior dimetro. Tipo Shunt (paralelo): o enrolamento de campo conectado em paralelo com o enrolamento de armadura. O enrolamento de campo shunt possui muitas espiras e o condutor de pequeno dimetro. Tipo composto: Os dois enrolamentos (srie e shunt) so ligados juntos como o enrolamento da armadura. Mquinas com excitao independente.

PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DO MOTOR CC


O princpio de funcionamento de um motor de corrente contnua est baseado na fora mecnica que atua sobre um condutor imerso num campo magntico, quando sobre ele circula uma corrente eltrica. Sabemos que, quando um condutor est imerso num campo magntico, se deslocando com uma certa velocidade dentro deste campo, sobre ele induzida uma corrente eltrica e, conseqentemente, uma tenso induzida. Como essa tenso induzida se ope ao fluxo que a deu origem ( Lei de Lenz) ela chamada de Fora-contra-eletromotriz induzida fcem simbolizada pelas letras Ec. Essa fcem gerada pelo movimento do motor dada por: Onde: N = nmero de rotaes por minuto; K =constante construtiva da mquina

Ec K ..N

Velocidade do Motor C.C Como a fora-contra-eletromotriz, Ec, varia com a velocidade e o fluxo, podemos chegar na seguinte equao de velocidade (em rpm):

Ec K .

Esta equao nos diz que a velocidade do motor depende da tenso aplicada na armadura, da corrente na bobina e do valor do fluxo magntico. Note que a velocidade do motor tende ao infinito quando o fluxo tende a zero. Conseqentemente, no devemos tirar, sob hiptese alguma, a corrente de campo, pois o motor dispara.

Equao fundamental do torque

A equao para o torque desenvolvido na armadura ser em funo do fluxo magntico e da corrente da armadura:

T K t . . Ia
Entretanto, o torque disponvel no eixo do motor menor que o troque desenvolvido, devido s perdas rotacionais e Joulicas. Portanto, o torque tambm pode ser obtido atravs da potencia e da velocidade do rotor.

T 9,56 x

Potencia mecanica( watts) N (rpm)

Motor Tipo Shunt

IL Ip Ia
Vp Ip Rp

Va Vp VL Ec VL ( Ra.Ia Vesc)

Motor Tipo Srie

IL Is Ia
VL Va Vs

Ec VL ( Ra.Ia Vesc)

Inverso no Sentido de Rotao e Controle de Velocidade


Para inverter o sentido de rotao de qualquer motor CC necessrio inverter a corrente de armadura em relao a corrente de campo. Deve-se inverter somente um deles, e a inverso em ambos os circuitos manter o mesmo sentido de rotao. Uma das principais aplicao dos motores de corrente contnua o acionamento de mquinas com controle preciso de velocidade. Os mtodos mais utilizados para este fim so: Ajuste da tenso aplicada na armadura do motor; Ajuste da corrente nas bobinas de campo, ou seja, controle do fluxo magntico do motor; Combinao dos anteriores. O controle de velocidade pode ser realizado atravs de um conversor esttico CC ou por meio de um reostato.

Aplicaes Devido a sua versatilidade nas aplicaes, o motor de corrente contnua possui uma grande parcela do mercado de motores eltricos, destacando-se:

- Bombas a pisto - Ferramentas de avano - Tornos - Bobinadeiras - Mandrilhadoras - Mquinas de moagem - Mquinas txteis - Guinchos e guindastes - Veculos de trao - Prensas - Mquinas de papel - Indstria qumica e petroqumica - Indstrias siderrgicas - Fornos, exaustores, separadores e esteiras para indstria cimenteira e outras.

Rendimento do Motor
Um diagrama de fluxo de potencia representado abaixo:

Ento, o rendimento obtido por:

Potencia de sada Potencia de sada Potencia entrada Potencia de sada perdas

x 100%

Potrebbero piacerti anche