Sei sulla pagina 1di 15

GESTO DE PROJETOS DE ENGENHARIA

SUSTENTABILIDADE EM PROJETOS

Adriano Gonalves Ferreira

Ra: 1001776623

Guilherme Bender Coswig


Reginaldo Fernando Ravelli Selmo Leandro Silveira Leite Joo Nunes dos Santos Neto

Ra: 1013802868
Ra: 1053009051 Ra: 1034979815 Ra: 5628113161

Prof. Jos Eduardo Nucci

ESTUDO DE CASO - UNILEVER

Uma das maiores empresas do mundo em bens de consumo. Presente em 180 pases. Possui produtos de quatro grandes categorias: alimentos, cuidados pessoais, limpeza, sorvetes/bebidas. No Brasil h 82 anos, possuindo 25 marcas, oferecendo mais de 700 produtos diferentes.

Marcas conhecidas:

Sede: So Paulo, com seis escritrios e um Centro de Inovao e Pesquisa. Fbricas: 11, em quatro estados So Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Gois. 13 mil funcionrios diretos. 29 centros de gerenciamento de logstica de entrega de produtos a clientes nacionais e regionais. CERTIFICAES: Trs fbricas possuem certificao ISO 14000 - Vinhedo, Valinhos e Indaiatuba (SP) sendo que Indaiatuba possui OHSAS 18001

Diretor de Qualidade Unilever: Fernando Ferreira Em 2011 assumiu o cargo de diretor de qualidade, com responsabilidades adicionais em relao Segurana e Meio Ambiente e co-lidera o Comit de Sustentabilidade no Brasil.

Conceitos Unilever: Ns integramos a sustentabilidade na estratgia de nossas marcas para promover a preferncia do consumidor; fomentar inovaes sustentveis; expandir nossos mercados e gerar benefcios relacionados aos custos. Para o futuro, a Economia Verde deve envolver todas as reas de negcios, sendo condio para que uma empresa permanea no mercado.

PROJETO

GASES DE EFEITO ESTUFA PRODUTOS

COMPROMISSO Reduzir para metade o impacto dos gases do efeito estufa durante o ciclo de vida dos produtos de limpeza da pele, lavagem do cabelo e lavagem de roupas at 2020.

COMO? Alterando nveis de concentrao e frmulas dos produtos; criando mudanas no comportamento do consumidor.

As mudanas climticas tem impacto direto nos negcios da Unilever.

A acelerao das mudanas meteorolgicas iro afetar a explorao das matrias-primas agrcolas.

Os negcios da empresa seus consumidores sero afetados pelos aumentos nos preos da energia e dos alimentos.

J os eventos climticos extremos iro deslocar muitas comunidades. Segundo Ferreira fundamental sermos proativos no que diz respeito s mudanas climticas para garantir que continuamos sendo uma empresa vivel no futuro. Tambm tiramos partido das vantagens atravs da inovao, do desenvolvimento de novos produtos e de custos-benefcios.

REDUO DA QUANTIDADE DE GUA PARA A UTILIZAO DOS PRODUTOS DE BELEZA


O objetivo reduzir a quantidade de gua quente utilizada nos sabonetes, gis de banho e xampus.

A Unilever entende que para reduzir a quantidade de gua, deve disponibilizar aos consumidores mais produtos que os motivem a utilizar menos gua.

Calcula-se que, o xampu seco reduz a emisso de CO2 em cerca de 90%.

Dados quantitativos de uma amostra de consumidores dos EUA mostram que aqueles que compraram um xampu seco, substituram as lavagens com gua em 60% das utilizaes.

Isto sugere que o xampu seco pode ser uma forma de reduzir a gua quente utilizada no banho oferecendo uma vantagem de beleza motivadora que leva a um comportamento sustentvel.

OBJETIVOS MUNDIAIS

At 2015, a inteno alcanar 200 milhes de consumidores com produtos que os ajudem a reduzir as emisses de gases do efeito estufa quando lavam e tomam banho. O plano chegar a 400 milhes de pessoas em 2020.

AES IMPLEMENTADAS
Comercializao de xampu seco sob vrias marcas, como Dove, Suave e TRESemm .

Oferta promocional de um arejador gratuito na compra do gel de banho Radox na frica do Sul

Coleta de ideias do grande pblico sobre como incentivar os consumidores a reduzir a quantidade de gua quente nos banhos.

REDUZIR EMISSES DE GASES DO EFEITO ESTUFA NA LAVAGEM DE ROUPAS


O objetivo reduzir o impacto dos gases do efeito estufa do processo de lavagem atravs de: Concentrar os lquidos e compactar os ps.

Reformular os produtos para reduzir as emisses de gases do efeito estufa em 15% at 2012.

Incentivar os consumidores a lavar a temperaturas mais baixas e com a quantidade correta em 70% das lavagens mquina at 2020.

AES IMPLEMENTADAS

A Unilever desenvolveu um trabalho de comunicao, onde explica as vantagens da lavagem a baixas temperaturas e incentivando o consumidor a utilizar a quantidade correta do produto.

A divulgao se deu atravs da internet e das embalagens e online.

Os sabes lquidos para mquina so populares entre os consumidores Em 2012, A Unilever era a lder nos mercados emergentes, com uma quota superior a 25%. Hoje, a Unilever trabalha com sabes lquidos concentrados. O objetivo de concentrar os produtos de lavagem da roupa auxiliar na reduo das emisses de gases do efeito estufa, alm de ser til para o negcio da empresa. Ou seja:

EXCELENTE DESEMPENHO + BAIXOS CUSTOS DE MATERIAL E DE TRANSPORTE.


Mesmo com o desenvolvimento do sabo lquido, muitas pessoas ainda so resistentes ao novo ou no utilizam adequadamente o produto. Pensando nisso foram desenvolvidas cpsulas concentradas para lavagem, para garantir que os consumidores utilizem a quantidade correta.

RESULTADOS DAS AES IMPLEMENTADAS


VENDAS DOS XAMPUS SECOS CRESCERAM 19%.

AS VENDAS AUMENTARAM MAIS DE 19% EM 2012.

LIDERANA DE MERCADO NOS EUA COM UMA QUOTA DE 75%.

14% DO PORTFLIO ERA COMPOSTO POR PRODUTOS CONCENTRADOS E COMPACTADOS NO FINAL DE 2012, EM 2008 QUE ERA DE 4%.

MAIS DE 95% (POR VOLUME) DE SABES EM P PARA A ROUPA FORAM REFORMULADOS, ALCANANDO UMA REDUO DE 15% NAS EMISSES DE GASES DO EFEITO ESTUFA.

Referncia:
UNILEVER. Vida Sustentvel. Disponvel em: <http://www.unilever.com.br/sustentabilidade/gasesdoefeitoestufa/>. Acesso em: 25 nov. 2013.

Potrebbero piacerti anche