Sei sulla pagina 1di 23

Preuni

Fora, Leis de Newton, Tipos de fora e suas aplicaes.

FORA: CONCEITOS INICIAIS


Fora: interao entre dois o mais corpos, sejam em contato ou distncia. Fora entre dois corpos em interao distncia chamada de FORA DE CAMPO. Exemplos: interao Terra-Lua; ms em atrao ou repulso.

FORA: CONCEITOS INICIAIS


Fora Resultante: a soma vetorial de todas as foras que atuam sobre um corpo: = + + + Ela representa a fora nica que representa todas as demais que agem sobre o corpo. As Leis de Newton so baseadas na ao da fora sobre os corpos. So 3 Leis e a seguir veremos cada uma.

FORA: CONCEITOS INICIAIS


Equilbrio Esttico: quando a fora resultante sobre um corpo atuam neste em repouso. Equilbrio Dinmico: a resultante das foras atuantes num corpo o mantm em M.R.U.

Inrcia: tendncia dos corpos em se manter em repouso.

Leis de Newton
1 LEI DE NEWTON OU LEI DA INRCIA Todo corpo em repouso tende a permancer em repouso e todo corpo em movimento retilneo uniforme tende a permanecer em movimento, a menos que uma fora aja sobre este corpo e mude seu estado inicial.

Leis de Newton
Alguns exemplos da ocorrncia da Lei da Inrcia: a) O uso de cinto de segurana, acidentes de moto e a perfeita amarrao de cargas em veculos de tranporte. b) A fora aplicada aos pedais de uma bike para tir-la do repouso; os perigos de rodar de nibus sem se segurar em nada. c) Os efeitos da fora nas curvas de uma estrada.

Leis de Newton
Exemplo: Ao lanar uma bola de boliche, um garoto v a bola diminuir de velocidade at parar antes de atingir os pinos. Ento, na segunda tentativa, resolve varrer bem o piso e polir bem a bola, jogando-a com a mesma intensidade de antes, conseguindo atingir os pinos. a) Segundo a Lei da Inrcia, por que a bola pra antes de atingir os pinos? b) Por que varrer o piso e polir a bola?

Leis de Newton
PRINCPIO FUNDAMENTAL DA DINMICA Um corpo de massa m, ao sofrer ao de uma fora resultante , adquire uma acelerao a de mesma direo e sentido da fora. Ou seja: = . OBS: em mesmo sentido: mov. acelerado. em sentidos opostos: mov. retardado.

Leis de Newton
Peso de um corpo: a massa de um corpo medida de sua inrcia a mesma em qualquer lugar do universo. Porm, seu peso no, pois depende da acelerao da gravidade local. Terra: aprox. 10 m/s2; Lua: 1,6 m/s2.

P = m.g

Leis de Newton
Lei da Ao e Reao Um corpo A exerce uma fora sobre um corpo B denominada . Este corpo B, por sua vez, exerce sobre o corpo A uma fora , de mesmo mdulo, mesma dirao e sentido oposto. Ou seja: =

Leis de Newton
Lei da Ao e Reao Eis alguns exemplos: * Fora que mantm a rbita da Terra em torno do Sol; atrao entre ms; um pessoa empurrando um objeto, entre outros.

Tipos de Foras
a) Fora de Atrito ( ): de sentido oposto fora que move um corpo, pode ser classificada em: Atrito Esttico: corpo fica em repouso, pois = . Atrito Dinmico: corpo adquire movimento, pois F < . Em ambas as situaes,h um coeficienta chamado coeficiente de atrito : = . .

Tipos de Foras
b) Fora de Trao (): de sentido oposto fora que move um corpo, ocorre em fios e semelhantes sem que haja deformao (elasticidade). Pode ser calculadade duas formas:

= 1 .

= 2 .

Tipos de Foras
d) Fora Elstica ( ): de sentido oposto fora que move um corpo, ocorre em molas, elsticos e semelhantes. Definida pela Lei de Hook, a fora elstica dada por: = . , onde delta x a variao de comprimento do corpo e k a constante elstica do corpo (N/m).

Movimento Circular
Frequncia e Perodo: a frequncia o nmero de vezes que ocorre algo num certo intervalo de tempo. Em movimento circular, frequncia seria quantas vezez um corpo gira por um dado tempo. J o perodo o inverso da frequencia, ou seja: =

ou =

Movimento Circular
Velocidade angular (): depende da frequncia do corpo em M.C: = . . . Varia em direo e sentido, no em mdulo (M.C.U). Acelerao centrpeta: razo entre 2 e R: = Fora centrpeta: dada por: = .

Fora Centrpeta
Fora responsvel por manter um corpo em movimento circular. Esta fora envolva a massa, a velocidade escalar do corpo e seu raio de trajetria circular: =
. 2

Caracterstica: aponta para o centro da trajetria curvilnea/circular;

1. (CPS-SP) Salto de penhasco um esporte que consiste em saltar de uma plataforma elevada, em direo gua, realizando movimentos estticos durante a queda. O saltador avaliado nos seguintes aspectos: criatividade, destreza, rigorosa execuo do salto previsto, simetria, cadncia dos movimentos e entrada na gua. Considere que um atleta salte de uma plataforma e realize 4 rotaes completas durante a sua apresentao, entrando na gua 2 segundos aps o salto, quando termina a quarta rotao.

Sabendo que a velocidade angular para a realizao de n rotaes calculada pela .360 expresso: =

em que n o nmero de rotaes e t o tempo em segundos, assinale a alternativa que representa a velocidade angular das rotaes desse atleta, em graus por segundo. a)360 b)720 c)900 d)10 80 e) 1 440

2. Um corpo de massa M (esfera preta), suspenso por um fio inextensvel e de massa desprezvel, est ligado a um dinammetro atravs de uma roldana conforme ilustrado na figura (I) adiante.

Se o corpo posto a girar com uma freqncia angular constante, conforme ilustrado na figura (II) acima, e desprezando qualquer tipo de atrito, correto afirmar que, comparada com a situao (I), o valor da leitura do dinammetro: a) ser menor b) no se altera c) ser maior. d) ser nulo

3. Um dispositivo muito utilizado em construes e elevao de grande peso a roldana que pode facilitar a fora exercida por algum (polia fixa) e pode diminuir a fora aplicada (polia mvel). A relao entre fora aplicada num corpo e o peso deste est relacionada de forma inversamente proporcional ao nmero de polias mveis, pela relao:

onde n o nmero de polias mveis. Para que a fora aplicada a um corpo seja 16 vezes menor que o peso, o nmero de polias acopladas ao sistema de elevao seria de: a) 1 b) 2 c) 3 d)4 e) 5

Potrebbero piacerti anche