Sei sulla pagina 1di 19

Instituto Tcnico e Artstico de Coimbra

Rafael Sanzio

Trabalho Realizado por: Dinis Morais Caetano

O perodo do Renascimento, ou Renascena Italiana passouse na Europa entre os sculos XIV e XVI. Pode-se dizer que foi um perodo transitrio entre a Idade Mdia e a Idade Moderna do qual foi marcado por importantes mudanas no pensamento scio-cultural, reflectidos na economia, poltica e religio. Alm de reviver a antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse perodo muitos progressos e incontveis realizaes no campo das artes, da literatura e das cincias, que superaram a herana clssica. O ideal do humanismo foi sem duvida o mvel desse progresso e tornou-se o prprio esprito do Renascimento. Trata-se de um perodo de descoberta do mundo e do Homem. A volta aos paradigmas da Antiguidade Clssica, que trazia como ideal o humanismo e o naturalismo, foram os principais fios condutores de todo um perodo de reflorescncia emprica e cientfica de uma poca.

Racionalidade

Dignidade do Ser Humano

Renascimento Italiano

Rigor Cientfico

Ideal Humanista

Rubens, O Rapto das filhas de Leucipo

Biografia

Biografia -continuao

Obras de Rafael Sanzio descritas:

No p esquerdo de S. Jos contam-se 6 dedos. Este pequeno pormenor, est relacionado com o sexto sentido, a previso dos acontecimentos em relao ao futuro.

O Casamento da Virgem, 1504.


Tipo: leo sobre madeira Dimenses: 174 x 1221 cm

Representao do casamento da Virgem Maria com So Jos. Obra recheada de significados e de muita importncia no que diz respeito consolidao da perspectiva e do uso do ponto de fuga. O Casamento da Virgem considerado um dos quadros mais didcticos para entender perspectiva. O cenrio uma estrutura fixa montada para uma real exibio das personagens. A escadaria e a proporo do espao fsico em relao s pessoas retratadas demonstram a ideia de profundidade, neste sentido a ideia de perspectiva em Sanzio est consolidada. Caractersticas renascentistas so evidentes como: a harmonia; o equilbrio; a temtica religiosa; a forma piramidal e triangular entre a Virgem, o Sacerdote e Jos, alegoria da santssima trindade; a leveza ao compor figuras relativamente jovens e bastante expressivas, e o movimento aliado ao livre dilogo entre luz e sombra permitindo a composio do volume e textura das personagens e dos objectos na pintura.

As figuras do primeiro plano esto, a partir do anel de Jos, dispostas separadamente de cada lado e as figuras do segundo plano, conforme se aproximam do ponto de fuga tornam-se menores, dando a impresso de distncia real.

provvel que seja um elemento de uma predella, tendo-se aventado a hiptese do painel ser uma das obras remanescentes do retbulo de San Nicola da Tolentino, a primeira encomenda documentada de Rafael. A obra encontra-se actualmente conservada no Museu de Arte de So Paulo.

Ressurreio de Cristo, 1499-1502 (Ressurreio Kinnaird)

Tipo: leo sobre madeira Dimenses: 52 X 44 cm

O triunfo de Galatea, 1512


Tipo: leo sobre madeira, transferido para tela Dimenses: 295 225 cm

O triunfo de Galatea a evocao suprema do glorioso esprito da Antiguidade. Grande parte da beleza do rosto Galatea reside na sua sugesto de timidez e inocncia, como se ela fosse totalmente inconscientes de seus encantos fsicos.

A composio claramente construda a partir da interao de diagonais. Assim, a diagonal de emisso a partir do topo da seta para a esquerda, prolonga nas rdeas dos golfinhos, enquanto seta da direita direccionada para o corpo da ninfa do mar.

A toro do corpo de Galatea deriva de uma obra perdida de Leonardo da Vinci e serve para lembrar-nos a influncia deste, sobre o jovem artista. Retomando a temas da mitologia restitui as propores, a organizao do espao e do esfumaado.

Disputa, 1509-1510. Tipo: leo sobre madeira, transferido para tela

Primeiro afresco concludo por Rafael para o Papa Jlio II. Nele, o artista criou uma cena que abrange o cu e a terra, representando o triunfo da religio e verdade espiritual. Dessa forma, o mural pode ser visto como um retrato da Igreja actuante em baixo, e da Igreja triunfante em cima. A Hstia consagrada apresenta-se no centro do altar e centralizada na pintura e, ao lado, filsofos escolsticos discutem o seu significado, enquanto a Santssima Trindade, santos e anjos flutuam nas nuvens acima.

As figuras representando a Igreja triunfante e a Igreja actuante, retratados em dois semicrculos, um sobre o outro, adoram a Hstia. Acima, Cristo ressuscitado est sentado sobre o trono de nuvens entre a Virgem Maria, curvada em forma de adorao. Deus Pai fica acima de Jesus, representado reinando sobre a luz dourada do cu, banhado da glria celestial, abenoa o grupo de personagens bblicos e eclesisticos no topo da composio. Ao fundo, esto os santos, papas, bispos, sacerdotes e o coro dos devotos. Eles representam a Igreja Actuante, e que continuar a actuar no mundo, e que contemplam a glria da Trindade com os olhos da alma.

Madona de Foligno, 1511 Tipo: leo sobre madeira, transferido para tela Dimenses: 320 cm 194 cm

A composio de Rafael Sanzio apresenta o aparecimento da Virgem Maria com seu filho Jesus, sustentados por uma esplendorosa nuvem de anjos alados, aos santos So Joo Batista, So Francisco, So Jernimo e ao Conde Conti. Existe tambm a hiptese de que o meio crculo que atinge a paisagem, na parte inferior da composio, refere-se ao cometa da peste ou a um tiro de canho desferido contra Jlio II que no sofreu nada. Atrs da Virgem encontra-se um enorme disco solar. A paisagem ao fundo intensamente pictrica e potica A hbil composio, assim como a diferenciao entre os dois planos, celeste e terreno, transformaram a obra num marco ocidental. A parte que representa o plano celeste apresenta uma cor mais brilhante e grande modulao.

Os pintores, que trabalhavam com a arte figurativa, tinham uma enorme preocupao em construir uma composio equilibrada. E Rafael foi perito no manejo das suas figuras. As personagens da pintura Madona de Foligno encontram-se simetricamente dispostas em volta de um eixo central, conforme o esquema compositivo acima. A simetria era vista pelas artes antigas como uma das qualidades da beleza.

Transfigurao, 1518 -1520.


Tipo: leo sobre painel Dimenses: 405 x 278 cm

A Transfigurao considerada a ltima pintura de Rafael Sanzio. A obra foi deixada inacabada, acreditando-se ter sido terminada pelo seu aluno, Giulio Romano,logo aps a morte de Rafael em1520. A composio dividida em 2 partes distintas, relacionadas com sucessivos episdios do Evangelho de Mateus. A parte superior mostra a Transfigurao em si (no Monte Tabor, segundo a tradio),com o Cristo transfigurado flutuando na frente de nuvens suavemente iluminado, entre os profetas Moiss e Elias, com quem ele est a falar. Na parte inferior, Rafael descreve os Apstolos tentando, sem sucesso, Para libertar o garoto que possua uma possesso demonaca. Eles so incapazes de curar o filho doente at chegado do Cristo recm transfigurado, que realiza um milagre. Especialistas modernos em Neurologia e Epilepsia identificaram claramente o menino como sofrendo uma convulso por causa do desvio ocular tpico e postura dos braos e da cabea.

Reflexo final
As obras de Rafael podem ser vistas como pontos altos do que se designa como Alta Pintura Renascentista, na sua forma mais evoluda, uma nova abordagem arte.

Uma pintura que no era mais o retrato simples de um evento, mas a traduo e interpretao da sua matria na sua composio.
O movimento do corpo nesta poca era entendido como uma analogia para a animao do esprito ou das emoes. Tudo na sua arte visava o equilbrio harmonioso. Nisto reside a contribuio significativa de Rafael para a pintura da Alta Renascena.

Potrebbero piacerti anche