Sei sulla pagina 1di 45

CURSO TCNICO EM QUMICA

INTRODUO AO LABORATRIO DE QUMICA

Instrutora: Katiuscia Hasegawa kflorentino@ms.senai.br

O PROCESSO ANALTICO

Envolve separao, identificao e determinao das quantidades ou teores dos componentes que constituem uma O que pretendo determinar? amostra.

O que preciso analisar?

O PROCESSO ANALTICO
1. A Escolha do Mtodo
Exatido x custo.
Envolve separao, identificao e determinao das Quantidade de amostra disponvel: mtodos clssicos e mtodos instrumentais. quantidades ou teores dos componentes que constituem uma amostra. Complexidade da amostra e provveis interferentes.

Teor do analito na amostra.

O PROCESSO ANALTICO
1. A Escolha do Mtodo
Recursos disponveis quanto s condies do laboratrio, equipamentos analticos e Envolve separao, identificao e determinao dasreagentes qumicos: HPLC requer solventes de elevada pureza; quantidades ou teores dos componentes que constituem uma ICP-MS requer sala limpa e reagentes de pureza amostra. elevada. Mtodos analticos oficiais.

Experincia do analista.

O PROCESSO ANALTICO
2. Obteno da amostra
Esta uma etapa inicial crtica, que pode significar o sucesso da anlise qumica ou o comprometimento de todo o processo analtico.

O PROCESSO ANALTICO
2. Obteno da amostra
A amostragem o processo de coletar uma quantidade suficiente de um material que seja representativo da composio qumica de todo o material, evitando contaminaes e preservando adequadamente os analitos.

Amostragem Amostra

gua: homogneo Minrios: heterognea

O PROCESSO ANALTICO
3. Processamento da amostra O objetivo da preparao da amostra tornar o analito disponvel para ser medido, conforme o mtodo analtico escolhido.
ANALITO

Sinal Analtico

Formao de precipitado

Variao de massa

Evoluo de gs

Variao de volume

Mudana de cor

Variao de temperatura

O PROCESSO ANALTICO
3. Processamento da amostra
a) Amostras slidas

Anlise direta Solubilizao

Devem ser homogeneizadas e modas para promover a diminuio do tamanho das partculas (mais homognea e solubiliza melhor).

Cuidados Slidos tendem a absorver umidade, condio que altera a composio qumica da amostra. Em geral, a umidade das amostras deve ser determinada a 105 C.

O PROCESSO ANALTICO
3. Processamento da amostra
b) Amostras lquidas Devem ser mantidas em frascos adequados que evitem a evaporao de solventes, condio que altera a composio qumica da amostra.

Os frascos devem estar adequadamente limpos para evitar contaminaes da amostra.

O PROCESSO ANALTICO

3. Processamento da amostra
Rplicas de amostras So pores equivalentes em massa de uma mesma amostra, as quais so submetidas a um mesmo procedimento analtico, ao mesmo tempo para assegurar condies de ensaio to similares quanto possvel. As rplicas permitem avaliar a confiabilidade dos resultados obtidos, pois possibilitam a aplicao de testes estatsticos.

O PROCESSO ANALTICO
3. Processamento da amostra
Solubilizao da amostra
A maioria das anlises qumicas realizada a partir de solues da amostra preparadas em solventes adequado: garantem a solubilizao tanto da matriz quanto do analito. Em geral, a solubilizao constitui a etapa mais demorada de todo o processo. Importante: o analito solubilizado deve possuir uma propriedade fsica ou qumica mensurvel que seja proporcional concentrao.

O PROCESSO ANALTICO
4. Interferentes
So espcies qumicas que podem causar erro na medio devido ao aumento ou atenuao do sinal analtico.

As espcies qumicas alm do analito que afetam o sinal analtico so interferentes.


Por que ocorrem interferncias em Qumica Analtica? Porque os interferentes respondem de forma similar ao analito.

O PROCESSO ANALTICO
5. Calibrao e Medida da Concentrao
A condio fundamental que a propriedade X que est sendo medida deve variar de forma conhecida e reprodutvel com a concentrao do analito.

CA a X CA = kX

ERROS EM MEDIES
So definidos como a diferena existente entre um valor medido e um valor verdadeiro ou mais provvel. Obs: embora as concentraes reais nunca possam ser exatamente conhecidas para a maioria das medies, possvel informar com bastante certeza o valor verdadeiro ou mais provvel. Todas as medidas fsicas possuem um certo grau
de incerteza associado ao processo de medio.

ERROS EM MEDIES

Todo valor numrico, que o resultado de uma medida experimental, ter uma incerteza associada. necessrio conhecer e expressar o intervalo de confiabilidade do resultado. No h como evitar incertezas em medies, mas possvel melhorar mtodos e tcnicas para minimizlas. Os erros e incertezas so conhecidos e calculados por meio de tratamento estatstico dos dados experimentais, para que se obtenha o resultado analtico, ou seja, a informao desejada.

ERROS EM MEDIES

ERRO ABSOLUTO a diferena entre o valor medido e o valor verdadeiro ou mais provvel.
Informa se existe desvio positivo (a maior) ou negativo (a menor) entre o valor medido e o valor verdadeiro ou mais provvel.

E = xi x v
E = erro absoluto Xi = valor medido Xv = valor verdadeiro ou mais provvel

ERROS EM MEDIES

ERRO RELATIVO o erro absoluto dividido pelo valor verdadeiro ou mais provvel, expresso em percentagem.

xi xv E = .100% r xv
Er = erro relativo Xi = valor medido Xv = valor verdadeiro ou mais provvel

ERROS EM MEDIES

EXATIDO DOS RESULTADOS

A exatido dos resultados de uma medida est relacionada com o erro absoluto, ou seja, a exatido informa quanto o valor medido diferente do valor verdadeiro ou mais provvel.

ERROS EM MEDIES

A preciso de uma medida pode ser definida como a concordncia de uma srie de medidas de uma mesma grandeza.
Dois conceitos: Repetibilidade de resultados obtida quando se faz medidas precisas de uma grandeza sob as mesmas condies, repetidas vezes (rplicas). Reprodutibilidade de resultados ocorre quando a preciso mantida, por exemplo, quando a anlise repetida no dia seguinte, ou na semana seguinte, ou feita por outro analista no mesmo laboratrio ou feita por outro analista em outro laboratrio.

ERROS EM MEDIES

PRECISO DOS RESULTADOS A preciso dos resultados est relacionada concordncia entre diferentes medidas. quanto mais os valores medidos so diferentes entre si, maior a disperso dos resultados, ou seja, menor a preciso. quanto mais parecidos so os valores medidos, menor a disperso de resultados, ou seja, maior a preciso.

Exatido e Preciso

I Exato e Preciso II Inexato e Preciso III Inexato e impreciso

II

III

Valor verdadeiro ou mais provvel

Exemplo A Exato e impreciso


Valor mdio = 49,1 % Valor verdadeiro = 49,1 + (- 0,1) %

49,0

49,1

49,2

49,3

49,4

Exemplo B Inexato e preciso


Valor mdio = 49,4 % Valor verdadeiro = 49,1 + (- 0,1) %

49,0

49,1

49,2

49,3

49,4

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

Os algarismos de um nmero que so necessrios para expressar a preciso da medida so denominados algarismos significativos.
So os dgitos que representam uma medida experimental e que possuem significado fsico, sendo que o ltimo algarismo duvidoso. O nmero de algarismo significativos expressa a preciso de uma medida. Obs: para expressar toda e qualquer medida experimental preciso conhecer os algarismos significativos!!

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

Dados experimentais podem ser obtidos de duas formas:


Diretamente: determinao da massa de uma substncia medida de massa em balana analtica ou determinao do volume de uma soluo com uma pipeta volumtrica ou bureta. Indiretamente: a partir dos valores de outras grandezas medidas, atravs de clculos. Exemplo: o clculo da concentrao de uma soluo a partir da massa do soluto e do volume da soluo.

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

EXEMPLOS:

A) Medida de massa em balana analtica que possui quatro casas decimais. Considere a massa medida igual a 2,1546 g. Este resultado nos informa que a massa da amostra maior do que 2,1545 g e menor do que 2,1547 g. *Preciso em dcimo de miligrama!

** Incorreto expressar o resultado como: 2,15 g, pois informa preciso menor! 2,15460 g, pois informa preciso maior!

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

EXEMPLOS:

B) Medida de massa em balana analtica que possui trs casas decimais: Considere a massa medida igual a 2,150 g. Este resultado nos informa que a massa da amostra maior do que 2,149 g e menor do que 2,151 g. *Preciso em miligrama! Incorreto expressar como 2,15 g, pois informa preciso menor! Incorreto expressar como 2,1500 g, pois informa preciso maior!

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

EXEMPLOS:

C) Medida de volume de soluo em bureta analtica: Suponha que o resultado encontrado tenha sido 20,6 mL, que a preciso mxima que a escala da bureta permite determinar. Incorreto expressar o resultado como 20,60 mL, porque induz ideia de que o instrumento de medida possibilita maior preciso! Incorreto expressar o resultado como 21 mL, porque informa uma preciso menor!

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

Quantos algarismo significativos temos?

24,95 mL possui QUATRO algarismos significativos


6,450 g possui QUATRO algarismos significativos 1,1215 g possui CINCO algarismos significativos 0,0108 g possui APENAS TRS algarismos significativos porque os zeros esquerda servem apenas para indicar a posio da casa decimal! * Este nmero pode ser expresso como 1,08 x 10-2 g.

0,0025 kg possui APENAS DOIS algarismos significativos, pois pode ser facilmente expresso como 2,5 g ou 2,5 x 10-3 kg.

ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

Algarismo ZERO:

a) No significativo quando serve apenas para localizar o ponto decimal zeros esquerda!!! 0,0670 quantos AS?

b) significativo quando:
Encontra-se entre dois algarismos: 1,203 g

Encontra-se no final do nmero, direita: 15,20 mL

CLCULOS COM ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

Adio ou subtrao
Quando duas ou mais quantidades so adicionadas
ou subtradas, o resultado da soma ou da diferena dever conter tantas casas decimais quantos existirem no fator

com o menor nmero delas.

CLCULOS COM ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

Adio ou subtrao
Exemplos

a) 3,4 + 0,020 + 7,31 = 10,730 = 10,7


Observe que o resultado possui trs algarismos significativos, embora os nmeros 3,4 e 0,020 possuem apenas dois algarismos significativos.

CLCULOS COM ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

Adio e substrao - exerccios


a) A massa de um corpo medido em balana analtica
2,2 g. Outro material possui massa de 0,1145 g. Calcular a massa total dos dois corpos.

CLCULOS COM ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

Adio e substrao exerccios


b) Um pedao de polietileno possui massa de 6,80g.
Retirou-se uma amostra desse material, cuja massa medida foi de 2,6367 g. Calcular a massa do pedao de polietileno restante.

CLCULOS COM ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS

Adio e substrao - exerccios


c) Somar os seguintes valores:
1.000,0 + 10,05 + 1,066

REGRAS PARA ARREDONDAMENTO DE DADOS

Para que um resultado analtico seja expresso com nmero adequado de algarismos significativos, comum ser necessrio realizar o arredondamento do nmero.
IMPORTANTE: o arredondamento deve ser feito somente no resultado final. No deve ser aplicado a clculos e resultados parciais, pois acarreta erros de arredondamentos.

REGRAS PARA ARREDONDAMENTO DE DADOS


1. Se o dgito a ser arredondado < 5: Manter o algarismo anterior Exemplo: 0,523 ser arredondado para 0,52. 2. Se o dgito a ser arredondado >5: Adicionar uma unidade ao algarismo anterior. Exemplo: 44,8 ser adicionado para 45. 3. Se o dgito a ser arredondado =5: a) manter o anterior se ele for par. Exemplo: 0,525 ser arredondado para 0,52. b) adicionar uma unidade ao algarismo anterior se ele for mpar. Exemplo: 237,5 ser arredondado para 238.

REGRAS PARA ARREDONDAMENTO DE DADOS

Exemplos a) 9,47 b) 9,43 c) 9,55 d) 0,625 e) 0,635 f) 12,5 g) 7,5 h) 26,95 i) O preo da gasolina R$ 2,799 est correto em termos de algarismos significativos? Arredonde.

TIPOS DE ERROS

A) Determinados ou sistemticos
Podem ser medidos, corrigidos ou eliminados. Em geral, influenciam na exatido de uma medida, pois afastam o valor medido do valor verdadeiro.

B) Indeterminados ou aleatrios
No so mensurveis, so aleatrios e afetam a preciso das medidas.
Em geral, seguem a distribuio gaussiana.

ERROS DETERMINADOS

Pessoais e operacionais
So erros que independem de propriedades fsicas e qumicas do sistema ou de equipamentos e reagentes qumicos, mas dependem do conhecimento e da habilidade do analista.

Exemplos:
- manter copo de bquer destampado durante as anlises; - no regular o nvel da balana analtica;

- derramar solues durante transferncias;


- deixar ebulir, promovendo a projeo de volumes da amostra.

ERROS DETERMINADOS

Instrumentos e reagentes
So erros determinados ocasionados pela inadequada operao do instrumento analtico (instalao, condies de uso, calibrao etc.) e pureza dos reagentes qumicos. Exemplos:
- aparelhos como pipetas, buretas e bales volumtricos sem calibrao ou com calibrao vencida; - impurezas em reagentes slidos podem comprometer a massa medida. - Impurezas em reagentes lquidos podem atuar como interfentes.

ERROS DETERMINADOS

Erros de mtodo
A escolha do mtodo deve ser cuidadosa e o procedimento deve ser rigorosamente observado. Exemplos:
- uso de indicador inadequado;

- aplicao do inadequadas;

mtodo

faixas
para

de

concentrao
com

- uso de solues-padro concentrao inadequada.

volumetria

IDENTIFICAO DE ERROS DETERMINADOS Utilizao de amostras em branco, ou seja, que no contm o analito a ser determinado, devem ser analisadas usando-se o mtodo escolhido, em paralelo s amostras. Utilizao de diferentes mtodos analticos para determinar uma mesmo analito em determinada amostra. A anlise estatstica dos dados deve reproduzir resultados equivalentes, do contrrio, existem erros determinados.

IDENTIFICAO DE ERROS DETERMINADOS


Amostras de materiais de referncia certificados (mcr) por institutos nacionais e internacionais devem ser analisadas utilizando-se o mtodo escolhido. Este mtodo deve reproduzir o valor certificado. (IPT Instituto de Pesquisas Tecnolgicas; NIST National Institute of Standards and Technology). Amostras idnticas do mesmo material podem ser analisadas por analistas diferentes em laboratrios diferentes, utilizando-se os mesmos mtodos ou diferentes mtodos, desde que validados e reconhecidos. Divergncias de resultados alm do erro aleatrio esperado indicam erros sistemticos.

ERROS INDETERMINADOS OU ALEATRIOS

Considere que os erros determinados so conhecidos e esto corrigidos ou eliminados. Ainda assim, os resultados obtidos para repetidas medidas sofrero flutuaes devido aos erros indeterminados.
So intrnsecos ao processo analtico e devem ser estimados por meio do tratamento estatstico de dados.

Potrebbero piacerti anche