Sei sulla pagina 1di 17

Otimismo e memria do discurso religioso na internet: abordagem sobre as manifestaes contra o aumento das passagens de nibus no facebook

Aline de Caldas COSTA dos Santos


Doutoranda no Programa de Ps-graduao em Memria: linguagem e sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Edvania Gomes da SILVA


Orientadora. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Memria, otimismo e discurso religioso


Nova Histria: perspectiva crtica sobre o estudo da histria, sobre o olhar terico referente ao passado. (LE GOFF, 1990) Memria: campo vivo, dinmico, instalado no momento presente, seja para o sujeito ou para grupos sociais. Lugares de memria: espaos simblicos onde se sacralizam as memrias coletivas. (NORA, 1993. p.13) Memria coletiva: a memria elevada condio de fenmeno social. (HALBWACHS, 2004) Memria e identidade: a memria um elemento essencial do que se costuma chamar de identidade, individual e coletiva. (LE GOFF, 1990)

Memria, otimismo e discurso religioso


Otimismo Aristteles e a trade: o que o homem , sua personalidade, valores etc.; o que ele tem, seu conjunto de bens ou patrimnio; o que ele representa face aos demais, sua honra, posio e glria Homero: deixar o futuro ao colo dos deuses. Sabedoria e tranquilidade est na velhice.

(SCHOPENHAUER, 2006)

Discurso religioso: sistemas de orientao e devotamento

todos os sistemas de ideias que procuram dar resposta busca de significado pelo homem e tentativa deste para compreender sua prpria existncia
(FROMM, 1972)

Processos de subjetivao discursiva

Anlise do Discurso (PCHEUX1997) Estudos lingusticos (Saussure): a lngua e o sentido; a lngua e as transgresses. Estudos da ideologia (Marx): Louis Althusser e as relaes de assujeitamento estabelecidas por meio da ideologia. Estudos do inconsciente (Lacan): O real da lngua no tecido de forma lgica, mas, ao contrrio, entrecortado por falhas advindas do inconsciente

Processos de subjetivao discursiva


Althusser e o estudo da ideologia religiosa crist: a estrutura da ideologia ocorre em um qudruplo sistema simultaneamente 1) a interpelao do indivduo em sujeito 2) a submisso deste ao Sujeito (quando grafada em maiscula se refere a Deus) 3) o reconhecimento recproco entre os sujeitos e o Sujeito, bem como entre os sujeitos 4) a garantia de que tudo est bem e assim permanecer. O bom sujeito e o mau sujeito.

As manifestaes e a memria coletiva religiosa

As manifestaes e a memria coletiva religiosa


Jogaram mentos na gerao Coca-Cola: a gerao atual interpelada em analogia combinao explosiva. Vers que um filho teu no foge luta: foco sobre o nacionalismo. Samos do facebook: travessia da virtualidade para a realidade #ogiganteacordou: sinaliza a amplitude do povo reunido um gigante. Os indivduos so interpelados como sujeitos de um discurso voltado para a continuidade das revolues realizadas pela gerao anterior, porm mais pacfica e com liberdade de expresso. Otimismo: narrativa que prioriza a valorizao do ser jovem e herdeiro da bravura da gerao anterior, brasileiro, usurio da internet e por ela mobilizado pelas grandes causas. Discurso religioso: argumento altamente perpassado por valores - resistncia opresso das lideranas, foco sobre a unio e a solidariedade entre os membros da nao para a libertao do grupo de uma condio opressora, valorizao da figura do jovem como promessa de um futuro diferente da atualidade, mas apoiado na gerao anterior, a qual, por sua vivncia, se tornou mais sbia.

As manifestaes e a memria coletiva religiosa

As manifestaes e a memria coletiva religiosa


A voz das ruas... A massa interpelada ao, o sujeito do discurso o coletivo e a ideologia preponderante a da mobilizao para a mudana. Otimismo: a autonomia sobre se fazer ouvido configura a nfase sobre o que Schopenhauer coloca como priorizar o ser, pois envolve investir esforos sobre o intelecto e os valores morais. Discurso religioso: a figura da multido que ruma para a transformao de um sistema em outro cujo trao principal a escuta do que deseja a nao - o bem comum. A unio de foras do fraco levar ao atendimento das suas carncias por parte dos poderosos. A esperana na mudana, com forte participao do povo, constitui um dos pilares do sistema de orientao e devotamento cristo e a partir dessa esperana que o cristianismo prope um modo de vida religioso.

As manifestaes e a memria coletiva religiosa

As manifestaes e a memria coletiva religiosa


Somos mdicos do SUS. Estamos aqui trabalhando sem receber. A causa foi situada em um desagrado generalizado para com o rumo dos investimentos pblicos sobre a copa do mundo em lugar das prioridades nacionais. Otimismo: permanecer em atividade mesmo sem a devida remunerao aponta para a preponderncia das questes ticas sobre as materiais. Discurso religioso: referncia o que ocorre com o sistema de orientao e devotamento judaico, para o qual quanto maior a presso e o sofrimento, mais forte ser o povo herdeiro das promessas de Abrao. Elaborao trina. A exposio de suas imagens, acrescentadas do nariz de palhao e do cartazcrach reforam a confiana em um resultado dessa nova posio de sujeito asssumida, de modo que a esperana em um futuro melhor seja tambm trao de um discurso religioso.

As manifestaes e a memria coletiva religiosa

As manifestaes e a memria coletiva religiosa


Ns, policiais e bombeiros do DF apoiamos a sociedade porque queremos um pas honesto e sem violncia.

A interpelao desses sujeitos j no se d pela ideologia do referido AIE, mas pela condio de brasileiros, assistidos pelo governo.
Otimismo: valorizao do ser, envolvidos pelos valores da nacionalidade, da honestidade e da paz. Discurso religioso: os valores morais ganham maior evidncia e importncia do que o ter, uma vez que a condio material colocada em risco quando vo de encontro com a instituio para a qual trabalham; Fidelidade ao movimento alimentado pela esperana na fora do povo e no obrigao de representar ao governo (vnculo estatutrio).

As manifestaes e a memria coletiva religiosa

As manifestaes e a memria coletiva religiosa


Belo Monte de corrupo. Hidreltrica na Amaznia NO. Ou para a roubalheira ou paramos o Brasil. Falta de mdico... Leve seu filho no telefrico! Professor, te desejo um salrio de um deputado e o prestgio de um jogador de futebol. Tem tanta coisa erada que nem cabe em um cartaz. O jovem interpelado como portador de confiana a confiana por sua fora para defender o patrimnio natural e cultural, para parar o pas, para defender a educao e a sade pblicas de qualidade. Otimismo: prioridade sobre a construo de um pas melhor, mais unido e consciente da importncia de investir sobre o ser, enxergando o ter e o aparentar como consequncias do investimento naquele primeiro mbito do ser humano. Discurso religioso: grande onda de otimismo para a transformao do quadro atual como misso de vida, como tentativa de compreender a existncia do homem e/ou suas buscas por significados (FROMM, 1972).

Entrecruzamentos
O corpus selecionado exibe um novo quadro de memria social: o brasileiro foi interpelado em uma nova posio de sujeito, a posio de questionador e partcipe da tomada de decises sobre os assuntos de interesse pblico, exigindo ser ouvido, exigindo qualidade na prestao dos servios, seja aqueles referentes educao ou sade, ao legislativo, ao judicirio e tambm ao transporte. As narrativas selecionadas apresentam o otimismo em variadas formas, mas em especial, ele aparece na forma da prioridade sobre a renovao dos valores morais entre os anseios do povo e as prticas polticas. O reforo desses valores, seja visualmente, atravs dos cartazes, ou na prpria postura pacifista da maior parte dos membros das manifestaes permite inferir que otimismo em anlise configura uma estratgia de lembrana e difuso de uma memria coletiva do discurso religioso na internet.

Referncias
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideolgicos de Estado. 2. ed. Trad. de Valter Jos Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Graal, 1985. FROMM, Erich. Anlise do Homem. Traduo Octavio Alves Velho. 8 ed. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1972 HALBWACS, Maurice. A memria coletiva. So Paulo: Centauro, 2004 LE GOFF, Jacques. Memria, In: Histria e memria. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1994. NORA, Pierre. Entre a memria e a histria: a problemtica dos lugares. Projeto Histria, n 10, p. 7-28, dez, 1993. PCHEUX, Michel. Semntica e discurso: uma crtica afirmao do bvio. Trad.: Eni Pulcinelli Orlandi. 3 Ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997 SCHOPENHAUER, Arthur. Aforismos para a sabedoria de vida. 2 ed. So Paulo: Wmf Martins Fontes, 2006

Potrebbero piacerti anche