Sei sulla pagina 1di 19

Fundamentos de Contabilidade Pblica

Aula : 2

PRINCPIOS CONTBEIS
1 . Princpio da Entidade O enunciado do Princpio da Entidade

A soma ou agregao contbil de patrimnios autnomos no resulta em nova Entidade sob o aspecto jurdico, mas numa unidade de natureza econmico-contbil, de modo a melhor expressar o patrimnio do conjunto de entes com relao entre si.

Perspectiva do Setor Pblico

O Princpio da Entidade se afirma, para o ente pblico, pela autonomia e responsabilizao do patrimnio a ele pertencente. A autonomia patrimonial tem origem na destinao social do patrimnio e a responsabilizao pela obrigatoriedade da prestao de contas pelos agentes pblicos.

PRINCPIOS CONTBEIS
1 . Princpio da Entidade Aplicaes prticas do Princpio
a) Patrimnio Pblico Exemplo: Os recursos naturais da plataforma continental; os potenciais de energia hidrulica; os recursos minerais, inclusive os do subsolo; as cavidades naturais subterrneas e os stios arqueolgicos e pr-histricos; capital intelectual, etc. b) Autonomia Patrimonial No setor pblico a autonomia patrimonial deve ser compreendida como sendo a disponibilidade de parcelas do patrimnio pblico sob a guarda, administrao ou aplicao de uma determinada entidade ou pessoas, para o cumprimento de um objetivo ou finalidade social, ou seja, s poder ser utilizado para o fim pactuado.

Exemplo: destinao de recursos para convnios de saneamento bsico; recursos humanos, materiais destinados ao programa fome zero; celebrao de contrato de gesto com uma organizao social para prestar servios de assistncia social; financiamento de pesquisa atravs de um programa cientfico, etc.

PRINCPIOS CONTBEIS
2. Princpio da Continuidade O enunciado do Princpio da Continuidade

Pressupe que a Entidade continuar em operao no futuro e, portanto, a mensurao apresentao dos componentes do patrimnio levam em conta esta circunstncia. A Continuidade influencia o valor econmico dos ativos e, em muitos casos, vencimento dos passivos, especialmente quando a extino da Entidade determinado, previsto ou previsvel. o tem valor

de prazo

A observncia do Princpio da Continuidade indispensvel correta aplicao do Princpio da Competncia, por efeito de se relacionar diretamente quantificao dos componentes patrimoniais e formao do resultado, e de se constituir dado importante para aferir a capacidade futura de gerao de resultado.

Perspectiva do Setor Pblico

No mbito da entidade pblica, a continuidade est vinculada ao estrito cumprimento da destinao social do seu patrimnio, ou seja, a continuidade da entidade se d enquanto perdurar sua finalidade.

Dessa forma, no setor pblico, interessa observar no apenas as entidades constitudas, mas principalmente quando os recursos esto alocados a programas com durao determinada ou indeterminada.

PRINCPIOS CONTBEIS
2. Princpio da Continuidade Perspectiva do Setor Pblico
No mbito da entidade pblica, a continuidade est vinculada ao estrito cumprimento da destinao social do seu patrimnio, ou seja, a continuidade da entidade se d enquanto perdurar sua finalidade.

Dessa forma, no setor pblico, interessa observar no apenas as entidades constitudas, mas principalmente quando os recursos esto alocados a programas com durao determinada ou indeterminada.

Perspectiva do Setor Pblico


Exemplo:

Programa de erradicao do analfabetismo;

Contrato de gesto;
Financiamento de pesquisa atravs de um programa cientfico, etc.

PRINCPIOS CONTBEIS
3. Princpio da Oportunidade O enunciado do Princpio da Oportunidade

Refere-se ao processo de mensurao e apresentao dos componentes patrimoniais para produzir informaes ntegras e tempestivas.
A falta de integridade e tempestividade na produo e na divulgao da informao contbil pode ocasionar a perda de sua relevncia, por isso necessrio ponderar a relao entre oportunidade e a confiabilidade da informao:

Desde que tecnicamente estimvel, o registro das variaes patrimoniais deve ser feito mesmo na hiptese de somente existir razovel certeza de sua ocorrncia; o registro compreende os elementos quantitativos e qualitativos, contemplando os aspectos fsicos e monetrios;

o registro deve ensejar o reconhecimento universal das variaes ocorridas no patrimnio da ENTIDADE, em um perodo de tempo determinado, base necessria para gerar informaes teis ao processo decisrio da gesto.

PRINCPIOS CONTBEIS
3. Princpio da Oportunidade Perspectiva do Setor Pblico
O

Princpio da Oportunidade base indispensvel integridade e fidedignidade dos registros contbeis dos atos e dos fatos que afetam ou possam afetar o patrimnio da entidade pblica, observadas as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico.

integridade e a fidedignidade dizem respeito necessidade de as variaes serem reconhecidas na sua totalidade, independentemente do cumprimento das formalidades legais para sua ocorrncia, visando ao completo atendimento da essncia sobre a forma.

Exemplo:

Registro de despesas sem empenho ou com empenhos a posteriori; Registro de retenes realizadas sem o devido recolhimento; Registro de confisses de dvida existentes ou reconhecimento de passivos, independente da execuo oramentria, etc.

PRINCPIOS CONTBEIS
4. Princpio do Registro pelo Valor Original O enunciado do Princpio do Registro pelo Valor Original

Determina que os componentes do patrimnio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transaes, expressos em moeda nacional. As bases de mensurao devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo. So resultantes da adoo da atualizao monetria: I a moeda, embora aceita universalmente como medida de valor, no representa unidade constante em termos do poder aquisitivo; II para que a avaliao do patrimnio possa manter os valores das transaes originais, necessrio atualizar sua expresso formal em moeda nacional, a fim de que permaneam substantivamente corretos os valores dos componentes patrimoniais e, por conseqncia, o do Patrimnio Lquido; e III a atualizao monetria no representa nova avaliao, mas to somente o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicao de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variao do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado perodo.

PRINCPIOS CONTBEIS
4. Princpio do Registro pelo Valor Original Perspectiva do Setor Pblico
Nos

registros dos atos e fatos contbeis ser considerado o valor original dos componentes patrimoniais.

Valor

Original, que ao longo do tempo no se confunde com o custo histrico, corresponde ao valor resultante de consensos de mensurao com agentes internos ou externos, com base em valores de entrada a exemplo de custo histrico, custo histrico corrigido e custo corrente; ou valores de sada a exemplo de valor de liquidao, valor de realizao, valor presente do fluxo de benefcio do ativo e valor justo. A utilizao do Princpio de Registro pelo Valor Original traz enormes benefcios ao setor pblico e resolve um dos grandes problemas de sub ou super avaliao dos ativos e passivos existentes no patrimnio pblico, pois permite a utilizao de vrios critrios de mensurao de ativos e passivos, conforme estabelece a NBC T 16.10 - Avaliao e Mensurao de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Pblico, cuja aplicao deve considerar as definies a seguir:

PRINCPIOS CONTBEIS
4. Princpio do Registro pelo Valor Original a)

Avaliao patrimonial:
a atribuio de valor monetrio a itens do ativo e do passivo decorrentes de julgamento fundamentado em consenso entre as partes e que traduza, com razoabilidade, a evidenciao dos atos e dos fatos administrativos. Exemplo:

Reconhecimento do valor de aquisio de bens e servios realizados atravs de processos licitatrio, inclusive preges presenciais ou eletrnicos; Avaliao de bens para efeito de leilo.

b) Influncia significativa:

o poder de uma entidade do setor pblico participar nas decises de polticas financeiras e operacionais de outra entidade que dela receba recursos financeiros a qualquer ttulo ou que represente participao acionria, desde que no signifique um controle compartilhado sobre essas polticas.

Exemplo: Empresa estatal dependente.

PRINCPIOS CONTBEIS
4. Princpio do Registro pelo Valor Original
c)

Mensurao:
a constatao de valor monetrio para itens do ativo e do passivo decorrente da aplicao de procedimentos tcnicos suportados em anlises qualitativas e quantitativas. Exemplo:

Utilizao de mtodos de clculo para depreciao, exausto e amortizao.

d)

Reavaliao:
a adoo do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, esse for superior ao valor lquido contbil.

quando

No processo de reavaliao os valores reavaliados do ativo, devem ser maiores que o valor lquido contbil, ou seja, o efeito sobre o patrimnio positivo. Exemplo:

Clculo de imvel totalmente depreciado para efeito de registro ou de alienao.

PRINCPIOS CONTBEIS
4. Princpio do Registro pelo Valor Original e)

Reduo ao valor recupervel (impairment):


o ajuste ao valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for inferior ao valor lquido contbil.

Poderia ser entendida de uma forma geral como uma avaliao negativa dos ativos, tomando-se por base no valor de mercado adotando-se uma perspectiva de valor justo, podendo ser aplicado tambm aos estoques, quando estes tiverem valor contbil maior que o de mercado.

Neste caso, o ativo, mesmo tendo seu valor reduzido (conceito semelhante ao teste de imparidade de ativos ou impairment test), ainda tem potencial de benefcio futuro e, consequentemente, finalidade pblica. No havendo, em regra, interesse de alienao ou baixa por perda. Exemplo:

Valor referente aos estoques reguladores quando existe a tendncia de colheita de uma super safra ou quando os preos de commodities no mercado internacional esto em baixa.

PRINCPIOS CONTBEIS
4. Princpio do Registro pelo Valor Original
f) Valor da reavaliao ou valor da reduo do ativo a valor recupervel:

a diferena entre o valor lquido contbil do bem e o valor de mercado ou de consenso, com base em laudo tcnico. Exemplo:

Valor lquido contbil Valor de mercado Valor da reavaliao ou valor do ativo recupervel

R$ 3.000,00 R$ 2.000,00 R$ 1.000,00

g) Valor de aquisio
a soma do preo de compra de um bem com os gastos suportados direta ou para coloc-lo em condio de uso.

indiretamente

Exemplo:

Preo de Compra Valor do frete Valor de gastos com instalao Valor de Aquisio

R$ 5.000,00 R$ 1.000,00 R$ 1.500,00 R$ 7.500,00

PRINCPIOS CONTBEIS
4. Princpio do Registro pelo Valor Original
h)

Valor de mercado ou valor justo (fair value):


o valor pelo qual um ativo pode ser intercambiado ou um passivo pode ser liquidado entre partes interessadas que atuam em condies independentes e isentas ou conhecedoras do mercado. Exemplo:

Avaliao de estoques, propriedades, unidades produtivas, etc. Financiamento de pesquisas Contabilizao de perda com emprstimos de credores.

i)

Valor bruto contbil:


o valor do bem registrado na contabilidade, em uma determinada data, sem a deduo da correspondente depreciao, amortizao ou exausto acumulada. Exemplo:

Custo de aquisio na data de ativao.

PRINCPIOS CONTBEIS
4. Princpio do Registro pelo Valor Original
j)

Valor lquido Contbil:


o valor do bem registrado na contabilidade, em determinada data, deduzido da correspondente depreciao, amortizao ou exausto acumulada.

k)

Valor realizvel lquido:


a quantia que a entidade do setor pblico espera obter com a alienao ou a utilizao de itens de inventrio, deduzidos os gastos estimados para seu acabamento, alienao ou utilizao. tratado na norma como ltimo critrio para avaliao de inventrios de estoques, quando no h outro critrio mais adequado para mensur-lo, normalmente custo de aquisio ou produo ou mercado. Exemplo: estoques de merenda escolar vencida e bens inservveis, devam ser avaliados pelo valor realizvel, pois se trata de "ativos" que perderam seu potencial de benefcio futuro e no tem mais finalidade pblica, tendem a ser alienado ou baixado como perda no resultado.

PRINCPIOS CONTBEIS
4. Princpio do Registro pelo Valor Original
l)

Valor recupervel:
o valor de mercado de um ativo menos o custo para a sua alienao, ou o valor que a entidade do setor pblico espera recuperar pelo uso futuro desse ativo nas suas operaes, o que for maior. Na hiptese de que o consenso em torno da mensurao dos elementos patrimoniais identifique e defina os valores de aquisio, produo, doao, ou mesmo, valores obtidos mediante outras bases de mensurao, desde que defasadas no tempo, necessita-se atualiz-lo monetariamente atravs de indicadores que representem a desvalorizao da moeda.

PRINCPIOS CONTBEIS
5. Princpio da Competncia O enunciado do Princpio da Competncia
Determina que os efeitos das transaes e outros eventos sejam reconhecidos nos perodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

Pressupe a simultaneidade da confrontao de receitas e despesas

correlatas.

Perspectiva do Setor Pblico


Reconhece as transaes e os eventos na ocorrncia dos respectivos fatos geradores, independentemente do seu pagamento ou recebimento, aplicando-se integralmente ao Setor Pblico. Os atos e os fatos que afetam o patrimnio pblico devem ser contabilizados por competncia, e os seus efeitos devem ser evidenciados nas Demonstraes Contbeis do exerccio financeiro com o qual se relacionam, complementarmente ao registro oramentrio das receitas e das despesas pblicas. A aplicao do Princpio da Competncia foi devidamente tratada para o setor pblico, a partir da edio da Portaria Conjunta STN/SOF n 03, de 14 de outubro de 2008, que aprovou os Manuais de Receita Nacional e de Despesa Nacional

PRINCPIOS CONTBEIS
6. Princpio da Prudncia O enunciado do Princpio da Prudncia
Determina

a adoo do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente vlidas para a quantificao das mutaes patrimoniais que alterem o patrimnio lquido.

Pressupe

o emprego de certo grau de precauo no exerccio dos julgamentos necessrios s estimativas em certas condies de incerteza, no sentido de que ativos e receitas no sejam superestimados e que passivos e despesas no sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensurao e apresentao dos componentes patrimoniais.
As

estimativas de valores que afetam o patrimnio devem refletir a aplicao de procedimentos de mensurao que prefiram montantes, menores para ativos, entre alternativas igualmente vlidas, e valores maiores para passivos.

PRINCPIOS CONTBEIS
6. Princpio da Prudncia
A prudncia deve ser observada quando, existindo um ativo ou um passivo j escriturado por determinados valores, segundo o Princpio do Valor Original, surgirem possibilidades de novas mensuraes.

Perspectiva do Setor Pblico


Exemplo:
Possibilidade de recebimento de contas a receber de liquidao duvidosa; a vida til provvel das mquinas e equipamentos; o nmero de reclamaes cobertas por garantias que possam ocorrer, etc

Potrebbero piacerti anche