Sei sulla pagina 1di 50

Histria do uso de lcool e outras drogas na humanidade

Ailton Carvalho Assistente Social

Principais riquezas buscadas no Oriente e na Amrica durante a poca das grandes navegaes dos sculos XVI e XVII eram drogas.

Especiarias da ndia: pimenta, canela, noz moscada, sndalo, incenso, mirra, gengibre, acar, tabaco consideradas drogas pelos homens do perodo;

A palavra droga provavelmente deriva do termo holands droog, que significava produtos secos e servia para designar, dos sculos XVI ao XVIII, um conjunto de substncias naturais utilizadas, sobretudo, na alimentao e na medicina.

O termo tambm foi usado na tinturaria ou como substncia que poderia ser consumida por mero prazer.

Termo droga presente no Dicionrio da Lngua Portuguesa Recopilada, de Antonio de Moraes Silva, de 1813, que define droga como:

Todo o gnero de especiaria aromtica, tintas, leos, razes oficiais de tinturaria e botica. Mercadorias ligeiras de l ou seda.

A existncia de diferentes drogas nas diversas regies da Terra foi a prpria razo apresentada pelos homens daquele tempo para impulsionar o nascimento do comrcio.

No Brasil, as duas drogas mais importantes dos dois primeiros sculos da colnia foram paubrasil e o acar.

A produo do acar, do melao e do lcool provocou a escravido e o deslocamento de mais de dez milhes de africanos para o novo continente.

O tabaco e o chocolate foram monoplios reais e de setores do clero. A Inglaterra fez duas guerras contra a China para impor o livre comercio do pio no sculo XIX.

Guilherme Piso, mdico de Mauricio de Nassau, durante seu governo em Pernambuco, reconhecia nas plantas do Brasil o bem mais precioso dessa colnia: Essas especiarias gratssimas, tanto no aspecto como na forma (e, aps estes ares pelo cu herdado, nenhum Bem maior foi dado aos mortais), apresenta aos atuais e futuros habitantes de todo o enorme planeta novas fontes de boa sade corporal e lisonjeira disposio dos sentidos, para defesa da vida; e ainda, caso tal se possa dizer, para prorrogar a fatal e irrevogvel durao da existncia. (Piso, 1948, p.XV)

Antes, portanto, de designarem os produtos vegetais, animais e minerais usados como remdios, a palavra droga representou, no contexto colonial, um conjunto de riquezas exticas, produtos de luxo destinados ao consumo, ao uso mdico e tambm como adubo da alimentao, termo pelo qual se definiam o que hoje chamamos de especiarias.

poca colonial no fazia distino entre droga e comida, equiparando-se assim s muitas culturas que no faziam uma clara distino entre alimento e remdio.

Assim como um ocidental pode beber ch tanto como uma bebida agradvel como para acalmar um estmago embrulhado, povos indgenas valorizam alguns alimentos tanto por suas qualidades medicinais como pelas nutritivas.

Nos tempos atuais, aparentemente, as fronteiras entre os conceitos de ilcitas e lcitas so muito definidas e bem vigiadas.

Uma anlise mais profunda evidencia que as distines no so naturais, mas um recurso artificial de controle poltico e jurdico.

As drogas so instrumentos mais eficientes para se obter prazer e para se combater a dor.

No apenas a dor fsica, para a qual os analgsicos so blsamos, como tambm a dor psquica, para a qual as drogas so consoladoras supremas.

Freud diz que as drogas ocupam um lugar de primeira importncia na economia libidinal de todos os povos, ao ponto de chegarem a ser divinizadas.

Muitas drogas so consideradas os prprios deuses corporificados (como no caso do vinho, visto como a representao do prprio Cristo, cuja bebida simboliza, nas cerimnias, seu sangue).

A capacidade de produo de estado de intensidade, denominados xtase, destinou s drogas o papel de gneros de primeira importncia na cultura religiosa e filosfica de quase todas as sociedades.

pio, cannabis, cogumelos, cactos, todas as formas de consumo do lcool, tabaco, caf e ch so algumas dessas substncias e plantas que tem uma importncia se no igual, superior s plantas alimentcias.

As drogas so alimentos espirituais, que consolam, anestesiam, estimulam, produzem xtases msticos, prazer intenso e, por isso, instrumentos privilegiados de sociabilidade em rituais festivos, profanos ou religiosos.

Por tudo isso as drogas so tambm objeto de um imenso interesse poltico e econmico. Seu domnio fonte de poder e riqueza.

O controle do fluxo dessas mercadorias to importantes na histria da humanidade articula interesses econmicos, polticos e culturais.

No incio do sculo XX, o fenmeno do proibicionismo, estabelece a proibio do comrcio de lcool durante a Lei Seca nos Estados Unidos (que vai de 1920 a 1933). Como hoje em dia, submetendo as drogas a uma legislao que permite algumas, como lcool, tabaco, caf, produtos da industria farmacutica como benzodiazepnicos e antidepressivos e probe outras, como os derivados do pio, cannabis, coca, alm de praticamente todas as plantas de usos sagrados nas culturas indgenas.

Qual, afinal, o conceito de droga com o qual operamos? O repdio s drogas, aquelas que alteram a conscincia, sempre existiu em diferentes tempos e lugares? De quando data a proibio, no Brasil e no mundo? Por que algumas substncias, como o lcool e o tabaco, so permitidas, e outras, como a maconha e o LSD so proibidas?

Que outras sociedades - por exemplo, indgenas e africanas - tm a dizer sobre o consumo de drogas?

Toda a sociedade consumidora de drogas; e o seu cultivo, sua divulgao e seu consumo representam um fenmeno cultural.

O que chamamos hoje de droga seria, assim, to importante na histria da humanidade quanto os gneros alimentcios.

Cogumelos, cactos, lcool, tabaco, maconha, caf, pio etc. seriam, antes de tudo, alimentos para o esprito na medida em que consolam, anestesiam, estimulam, produzem transes msticos, alm de promoverem formas de sociabilidade, como os rituais e as festas.

Se a experincia ocidental, crist e moderna marcada pela forte estigmatizao das drogas e seus usurios, outras experincias, avistadas em outros tempos e culturas, podem revelar um quadro bastante diverso, por exemplo, de uso religioso e de positivao de estados alterados de conscincia.

O consumo de drogas deve ser encarado como um fenmeno essencialmente antropolgico, na medida em que acompanha a evoluo da humanidade, em termos de atitudes diante da vida, de valores e da responsabilidade pela prpria conduta

Objetivos do consumo de drogas:


Motivaes de ordem mstica, busca do desenvolvimento espiritual; Busca de Auto-conhecimento e transcendncia dos prprios limites: descobertas individuais e coletivas; Busca de prazer, felicidade, diverso e beleza; Tentativa de reduzir a ansiedade da existncia em um mundo de permanentes conflitos e incertezas; Fuga dos sofrimentos pessoais: angstias individuais de origem relacional; Efeitos medicinais; Atingir graus de embriaguez, euforia, sensaes de flutuar ou vertigens.

O que mudou nos tempos modernos refere-se a duas caractersticas:


A fabricao de substncias sintticas; Distines sociais e jurdicas entre drogas legais e ilegais.

Qualquer explicao unidimensional arbitrria, produto mais de mal-entendidos ou preconceitos do que de investigaes cientficas.

Entre as falsas idias, por exemplo, encontram-se estas:


Achar que lcool no droga; Que uso de drogas s se refere aos jovens; Que basta um tipo de explicao para compreender o problema das drogas;

Que se pode curar as sociedades dos males das drogas;


Que o problema decorre simplesmente da droga, simplesmente do indivduo ou simplesmente do desequilbrio da sociedade.

Histria das drogas na humanidade:


O lcool As bebidas alcolicas representam as drogas mais antigas das quais se tem conhecimento. Nas culturas da Mesopotmia, as bebidas alcolicas existiram com certeza no final do segundo milnio a.C.

Lembramos que o vinho hoje parte integrante de cerimnias catlicas e protestantes, bem como no judasmo, no candombl e em outras prticas religiosas.

A Coca e seus derivados


Suas folhas so mastigadas h sculos, nas montanhas, pela populao indgena. Segundo certos pesquisadores, esse hbito remonta a quatro mil anos.

A Maconha
Os produtos derivados da Cannabis Sativa so usados por milhes de seres humanos h quatro ou cinco mil anos.

No segundo milnio a.C., a maconha foi empregado com fins teraputicos na China, como analgsico.

No Brasil, parece que a cannabis foi introduzida pelos escravos que conheciam suas propriedades j na frica. O seu uso foi largamente difundido em Estados do Nordeste, em particular Bahia e Maranho.

Meninos em Situao de rua

BIBLIOGRAFIA

lcool e drogas na histria do Brasil Renato Pinto Venncio/ Henrique Carneiro PUCMINAS 2005 BUCHER, R. (org). Preveno ao uso indevido de drogas. 2 ed. Braslia. UnB, 1991. CRACK: um desafio social Luiz Flvio Sapore & Regina Medeiros PUCMINAS 2010 CRACK: uma pedra no caminho Csar Augusto Trinta Weber EDIPUCRS 2010 CRUZ, M. S. e FERREIRA, M. (org). lcool e drogas: usos, dependncia e tratamento. Rio de Janeiro. Edies IPUB-CUCA, 2001. Dependncia Qumica e Representaoes Sociais- Pecado, Crime ou Doena? Leonardo Mota Juru Editora 2009 ELIAS, N. A sociedade dos indivduos. Rio de Janeiro. Zahar, 1994. FREDA, H. A toxicomania: uma das formas da modernidade. in Toxicomanias: abordagem clnica. Rio de Janeiro. NEPAD/UERJ: Sette Letras, 1997. GARCIA, S. I. Implicaes psicossociais do uso de drogas: uma histria de perdas e danos. Dissertao de Mestrado. Escola Nacional de Sade Pblica da Fundao Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1996. Sociologia da droga Henri Bergeron Editora Ideias&letras 2012 VARGAS, H. S. e cols. Preveno geral das drogas. Coleo Drogas de A a Z, So Paulo, cone, 1993. VELHO, G. Dimenso cultural e poltica do mundo das drogas. in Drogas: uma viso contempornea. Rio de Janeiro, Imago, p.277, 1997. VELHO, G. e ALVITO, M. (org.) Cidadania e Violncia. Rio de Janeiro, UFRJ/FVG, p. 14, 1996.

Potrebbero piacerti anche