Sei sulla pagina 1di 7

Escola Secundria do Forte da Casa

Ano Letivo 2013-14

Filosofia 11 Ano Unidade III


Prof. Manuel Silva

A Lgica: Argumentos Vlidos e Invlidos

O que a Lgica?
a cincia do logos do grego razo, pensamento, discurso, argumento -, isto , a cincia que estuda os princpios gerais do pensamento e do discurso vlido. uma tentativa sistemtica para distinguir os argumentos vlidos dos invlidos.

Esquema sntese
Pensamento Logos Discurso

Lgica
Argumentos vlidos Distingue Argumentos invlidos

Estabelece os princpios e regras que garantem a coerncia entre o pensamento e o discurso e as respetivas condies de validade

02

Os Instrumentos Lgicos do Pensamento


O conceito a primeira operao intelectual, na qual o entendimento rene na mesma representao geral e abstracta as caractersticas e as propriedades comuns a uma espcie ou conjunto de seres ou objetos. A expresso verbal (escrita ou oral) do conceito, expresso que pode ser representada por escrito ou graficamente, chama-se termo. O Juzo O juzo a operao intelectual que consiste em afirmar ou negar a relao entre dois conceitos. O conceito do qual se afirma alguma coisa designa-se por sujeito (S); enquanto que o conceito que expressa aquilo que se afirma do sujeito designa-se por predicado (P). A expresso verbal do juzo chama-se proposio. O raciocnio a operao do entendimento que se caracteriza pelo esforo, pelo movimento que o intelecto desenvolve para passar do que j conhecemos para o que desejamos ou necessitamos conhecer. Mais rigorosamente, poderemos definir o raciocnio como a operao intelectual pela qual, de duas ou mais proposies, se extrai uma nova proposio (uma concluso) em virtude das leis da lgica. A expresso argumento. verbal do raciocnio chama-se

O conceito

O Raciocnio

03

Argumento, Premissas e Proposies


O que um argumento? formado por duas ou mais proposies, denominadas premissas, a partir das quais se infere uma nova proposio designada concluso.

Exemplo de um argumento: Todos os alunos responsveis so pontuais. O Manuel no pontual. O Manuel no um aluno responsvel. 1 Premissa 2 Premissa Concluso

O que so premissas? As proposies so asseres: enunciam como as coisas so ou poderiam ter sido. Nem todas as frases so proposies. S as frases indicativas ou enunciados declarativos exprimem proposies.

Fases interrogativas proposies.

ou

imperativas

no

constituem

Denominam-se proposies apenas e s os enunciados dos quais seja possvel afirmar se so verdadeiros ou falsos.

04

Verdade e Validade

As proposies podem ser

Verdadeiras Falsas

Diz respeito ao contedo material das proposies

Os argumentos podem ser

Vlidos Invlidos

Diz respeito forma como a concluso extrada no argumento

Argumentos Dedutivos e Indutivos


Exemplo de um Argumento Dedutivo:

Todos os gatos so mamferos Tareco um gato Tareco um mamfero

Este tipo de raciocnio desenvolve-se, partindo de princpios ou proposio gerais e aplicando as regras da lgicas, delas extrai uma proposio particular ou menos geral que nelas estava contida. A deduo preserva a verdade, demonstrativa, mas no amplia o conhecimento.

Exemplo de um Argumento Indutivo O ferro dilata com o calor O alumnio dilata com o calor O ouro dilata com o calor O ferro, o alumnio e o ouro so metais Os metais dilatam com o calor

Este tipo de raciocnio desenvolvido quando, mediante o conhecimento de um conjunto de factos de proposies particulares, se estabelece entre elas uma relao que permite extrair uma proposio geral. Diz-se indutivamente forte (Bom) se a verdade das proposies torna muito provvel a verdade da concluso. 05

A Lgica Aristotlica e as Leis ou Princpios do Pensamento


Princpio de identidade
Em sentido lgico, o princpio de identidade tem sido considerado como a suprema lei do pensamento. Enunciados do princpio de identidade: I - Uma coisa o que . II - O que , e o que no no .

III - A A (designando A qualquer objecto de pensamento).

Princpio de no contradio impossvel conciliar dois valores ou afirmaes contraditrias. impossvel que uma mesma coisa (predicado ou afirmao) seja e no seja ao mesmo tempo. I - Uma coisa no pode ser e no ser ao mesmo tempo, segundo uma mesma perspectiva. II - Uma proposio no pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo. III - Uma proposio e a sua negao no podem ser simultaneamente verdadeiras. IV- Uma proposio e a sua negao formam um par de proposies contraditrias. V - Duas proposies contraditrias no podem ser simultaneamente verdadeiras.

Princpio do terceiro excludo tambm um dos princpios fundamentais do pensamento. A lgica clssica considera-o um dos princpios bsicos do pensar vlido. Porm, certas lgicas contemporneas no o consideram.

I - Uma coisa deve ser, ou no ser; no h uma terceira possibilidade (terceiro excludo).
II - Uma proposio verdadeira, ou ento falsa; no h outra possibilidade. III - Se encararmos uma proposio e a sua negao, uma verdadeira e a outra falsa, no h meio termo. IV - De duas proposies contraditrias, se uma verdadeira, a outra falsa, e se uma falsa, a outra verdadeira, no h meio termo.

06

A Lgica Aristotlica e as Proposies Categricas

A lgica aristotlica ocupa-se de um tipo particular de proposies

As Proposies Categricas

So uma frase com dois termos sujeito e predicado e uma partcula de ligao designada cpula ( ou no )

S
Sujeito (termo)

(no )
Cpula

P
Predicado (termo)

Os termos podem ser particulares ou gerais


Os termos gerais podem ser S e/ou P Os termos singulares s podem ser S

07

Potrebbero piacerti anche