Sei sulla pagina 1di 68

OS NOVOS VALORES EUROPEUS

O tempo das reformas religiosas A crise religiosa do sculo XVI e a ruptura protestante A reaco Catlica: Reforma Catlica e ContraReforma

ANTECEDENTES DA RENOVAO DA CONSCINCIA RELIGIOSA

A CRISE DO SCULO XIV

A Crise do sculo XIV


Pestes/fomes/guerras desencadeiam a superstio perante a doena e a morte: desenvolve-se o fanatismo (procisses de flagelantes e de penitncia); aumentam as prticas de feitiaria; divulga-se o culto dos santos populares e o desenvolvimento das confrarias. Novas formas de piedade religiosa, mais individual e de ligao direta com Deus, atravs da orao individual, concretizaram-se no movimento Devotio Moderna.
Procisso de flagelantes, Bruges, 1349.

ANTECEDENTES DA RENOVAO DA CONSCINCIA RELIGIOSA

A QUEBRA DO PRESTGIO E DA AUTORIDADE DA IGREJA

Decadncia dos costumes do alto clero secular: crticas aos bispos, cardeais e papas: devido imoralidade, ao absentismo, falta de vocao, compra e venda de cargos eclesisticos (simonia). Crise da Igreja Monstica: falta de austeridade; venda de relquias; venda de indulgncias; explorao da crena e da piedade dos fiis.

ANTECEDENTES DA RENOVAO DA CONSCINCIA RELIGIOSA

A QUEBRA DO PRESTGIO E DA AUTORIDADE DA IGREJA O APARECIMENTO DE HERESIAS

Aparecimento de heresias
A heresia de John Wyclif: professor de Oxford, que contestou a autoridade do papa e traduziu a Bblia, defendeu tambm a abolio do culto dos santos e das relquias. Os seus seguidores ficaram conhecidos como lolardos. A heresia de Jan Huss: clrigo e professor que ensinava em Praga; defendeu a criao de uma Igreja nacional, no dependente de Roma, e a comunho sob as duas espcies (po e vinho). Ficou conhecida como a heresia hussita.

ANTECEDENTES DA RENOVAO DA CONSCINCIA RELIGIOSA

A QUEBRA DO PRESTGIO E DA AUTORIDADE DA IGREJA

A cobia de reis e prncipes sobre os bens e cargos da Igreja Principais episdios:


A querela das investiduras dos bispos os reis querem interferir na escolha e poder dos bispos; o papa quer interferir no poder temporal. O Grande Cisma do Ocidente os diferendos entre o rei de Frana e o papa, conduziram eleio de dois papas: um em Avinho (Frana); o outro em Roma; em 1378 comeou o Grande Cisma que durou at 1417; em 1417, no Conclio de Constana, foi eleito o papa Martinho V e Roma retomou o lugar de capital da Igreja ocidental.

Avinho sede do papado a partir de Clemente V.

Crise na Igreja Catlica


Finais do sc. XIV Cisma do Ocidente (1378/1417) a cristandade esteve dividida obedecendo a dois papas: Papa Francs (Avinho) papa Italiano (Roma);

Sc. XVI

Crticas e contestao igreja devido a: - Interferncia dos Papas e da igreja na vida politica; -Vida de luxo e depravao (muitos membros do clero tinham mulheres e filhos e comportavam-se como senhores nobres); - falta de preparao do baixo clero; -Valorizao do aspecto formal da religio: culto aos santos, procisses; -Simonia ( os altos cargos da igreja eram muitas vezes comprados);

Vemos os padres apresentarem-se vestidos de finssimo pano ingls, gorro na cabea, os dedos cheios de anis preciososconstroem magnficos palcios, regalam-se em faustosos banquetes J. Butzbach, meados do sculo XV

Papa Leo X

No dia 20 de Setembro de 1492, o papa Alexandre Vi nomeou vinte cardeais, () entre eles o seu prprio filho, Csar Brgia; e tambm o filho de Gabriel de Cesarini, irmo do seu genro; e ainda um elemento da famlia Farnese, parente da bela Jlia, sua amante; e muitos outros. Graas a estas nomeaes, segundo se diz, Alexandre VI recebeu mais de cem mil ducados.
Stefano Infessura, Dirio da Cidade de Roma, Sc. XVI

A CRISE RELIGIOSA DO SCULO XVI


J desde a Idade mdia que se sentia a necessidade de mudana na doutrina da Igreja e no comportamento dos papas e dos membros do alto clero. John Wyclif, na Inglaterra, Jan Huss, na actual Repblica Checa, e o monge italiano Girolamo Savonarola foram alguns dos que criticavam a Igreja e faziam apelos sua reforma.

John Wyclif

Jan Huss - aconselhava os padres a imitarem a simplicidade e a pobreza de Cristo

Girolamo Savonarola incitava os cristos a inspirar-se no Evangelho e a praticar a caridade

O Humanismo e as Crticas Igreja


Profundamente crente procura recuperar os valores da Humildade, caridade e fraternidade do cristianismo primitivo. Erasmo de Roterdo (1466-1536) Critica os abusos do clero; Defende a necessidade de uma purificao da moral e dos costumes.

Erasmo de Roterdo (1466-1536) Pases Baixos

Contestao aberta autoridade do Papa.


Jonh Wycliff(13241384) Inglaterra

O Humanismo e as Crticas Igreja


Ps em causa a autoridade do papa; Defendeu o regresso aos ensinamentos da Bblia;

Joo Huss(1374-1415 Repblica Checa Crticas ao

Papa Crticas ao clero


Morreria na fogueira em 1498
Savonarola(1451-1498) Itlia

ANTECEDENTES DA RENOVAO DA CONSCINCIA RELIGIOSA

UM NOVO AMBIENTE CULTURAL E A CRITICA HUMANISTA

Os humanistas: propem o regresso pureza original do cristianismo e interioridade da f; defendem a traduo da Bblia para as lnguas nacionais, de modo a possibilitar aos crentes um acesso direto e pessoal ao texto sagrado; colocam em causa o papel exclusivo dos sacerdotes na leitura e interpretao dos Evangelhos. Como humanistas cristos, apoiavam-se nos textos antigos, a fim de purificarem as Escrituras Sagradas, recusando a interpretao contida em citaes e comentrios feitos pelas autoridades clericais medievais.

Pgina de rosto da edio da Bblia de 1533 de Lutero.

O Humanismo e as Crticas Igreja


Fazendo uso de liberdade de pensamento; Esprito Crtico;
Racionalidade
Necessidade de renovao

Criticaram a corrupo e hipocrisia do clero em geral, no poupando a ambio dos papas cardeais e bispos

Mas foi, no sculo XVI, que as crticas e os protestos dos humanistas, como por exemplo Tomas More e Erasmo de Roterdo, que defendiam a renovao da Igreja, aumentaram, pois os abusos do clero e o desprestgio da Igreja tornam-se mais evidentes. Mas porqu?

Thomas More

Erasmo de Roterdo e a sua obra O Elogio da Loucura

Eis os soberanos Pontfices, os cardeais e os bispos (). Hoje () estes pastores no fazem nada seno alimentar-se bem. Deixam o cuidado do rebanho ao prprio Cristo (). Esquecem que o nome de bispo significa labor, vigilncia (). Estas qualidades servemlhes para deitar mo ao dinheiro (). Se os soberanos Pontfices, que esto no lugar de Cristo, se esforassem por imit-lo na sua pobreza, nos seus trabalhos, na sua sabedoria, na sua cruz e no desprezo da vida () no seriam os mais infelizes dos Homens?
Erasmo de Roterdo, O Elogio da Loucura.

ANTECEDENTES DA RENOVAO DA CONSCINCIA RELIGIOSA

UM NOVO AMBIENTE CULTURAL E A CRITICA HUMANISTA

O principal humanista que contribuiu para esses apelos de Reforma foi Erasmo de Roterdo: criticou a corrupo do clero e defendeu a reforma da Igreja; defendeu o regresso aos valores da humildade e da fraternidade do cristianismo primitivo; criticou a superstio, o ritualismo vazio das cerimnias que esqueciam o verdadeiro sentido do esprito religioso; Apelou nos seus escritos para o regresso s fontes do cristianismo: os Evangelhos;

AS CAUSAS DA CRISE DA IGREJA NO SCULO XVI


1- A veracidade de alguns dos ensinamentos da Igreja posta em causa, devido ao
esprito crtico dos renascentistas (exemplo: Geocentrismo). 2- A corrupo e a imoralidade dos membros do alto clero eram frequentes:

Os membros do alto clero, nomeadamente os papas, comportavam-se como prncipes (interferiam nos assuntos polticos) e levavam uma vida de luxo e ostentao.
O acesso aos altos cargos eclesisticos, devido aos elevados rendimentos que proporcionavam, era muitas vezes atribudo (e mesmo comprado) a familiares e a nobres (simonia). Muitos membros do clero prosseguiam uma vida imoral (vrios tinham, alis, mulher e filhos, contrariando o voto de celibato) e a sua formao religiosa era pobre.

3- A Questo das Indulgncias: O Papa Leo X publicou,


em 1513, a Bula das Indulgncias, documento que concedia o perdo dos pecados aos cristos que dessem esmolas para a construo da baslica de S. Pedro.
Papa Leo X (1513-1521)

Esta prtica, que permitia aos cristos resgatar os seus pecados com dinheiro, foi uma das causas da ruptura de Lutero com a Igreja Catlica. (Na imagem, v-se o Papa Leo X a receber os bens obtidos com a venda das indulgncias.)

Na Alemanha, mais do que em qualquer outra parte da Europa, era opinio corrente que a Igreja devia ser reformada.

Com efeito, os pesados impostos lanados a por Roma e os escandalosos abusos do clero eram motivo de constantes queixas e crticas Igreja Catlica.
neste contexto que, no primeiro quartel do sculo XVI, se desencadeia uma revolta contra o papado.

A RUPTURA COM A IGREJA: A REFORMA PROTESTANTE


Indignado com a atitude da Igreja, Martinho Lutero, monge agostinho, denunciou publicamente a venda das indulgncias atravs de uma proclamao, as 95 Teses Contra as Indulgncias, que afixou nas portas da catedral de Vitemberga, em 1517.

Martinho Lutero (1483-1546)

Neste documento, Lutero condenava a venda das indulgncias a troco de dinheiro e demonstrava que a capacidade para conceder o perdo dos pecados no pertencia ao Papa, pois a absolvio passava pela prtica de boas aces (s o poder de Deus pode perdoar os pecados).

Foi, por isto, perseguido e excomungado (expulso da Igreja) em 1521. Em sinal de revolta, Lutero queimou publicamente a bula de excomunho. Esta atitude marca a ruptura com a Igreja Catlica e o incio da Reforma Protestante. As ideias de Lutero deram incio a uma nova doutrina O PROTESTANTISMO que rapidamente se difundiu nos pases do Norte da Europa, embora com algumas variantes doutrinrias.

Luteranismo (Igreja Luterana): foi criado, na Alemanha, por Martinho Lutero e os seus princpios doutrinrios, definidos na Confisso de Ausburgo, podem resumir-se aos seguintes: - a salvao alcana-se unicamente pela f e no pelas obras (f uma ddiva de Deus); - a Bblia a nica fonte de f e deve ser interpretada livremente por todos (Lutero traduziu a Bblia em alemo) no os conclios ou a tradio da igreja; - s existem dois sacramentos: o baptismo e a eucaristia; - recusa a autoridade do Papa, o culto dos santos e da Virgem e o celibato.

Martinho Lutero (1483-1546)

Que princpios doutrinrios defende o Protestantismo?

O Luteranismo PRINCPIOS GERAIS DO LUTERANISMO


Bblia fonte de f;
Salvao pela F; Celibato no obrigatrio (qualquer crente pode ser ministro do culto); Recusa da autoridade do papa (passa a liderana para o rei); Culto: Leitura da Bblia, Sermo e Eucarstia (eliminado o culto Virgem e aos Santos); Apenas dois sacramentos baptismo e eucaristia.

O Calvinismo
Bblia fonte de f; Salvao pela F e predestinao (Deus determina quem ser salvo ou no e somente a F poder garantir a salvao);

Celibato no obrigatrio;
Recusa da autoridade do papa (passa a liderana para o rei);

Culto: Leitura da Bblia, Sermo e Eucarstia (eliminado o culto Virgem e aos Santos);
Joo Calvino Suia

Apenas dois sacramentos baptismo e eucaristia.

ANGLICANISMO

O Anglicanismo
Bblia fonte de f;

Salvao pela F e predestinao;


Celibato no obrigatrio; Recusa da autoridade do papa (passa a liderana para o rei); Culto: Supresso da eucaristia, mas mantm a grandeza das cerimnias; Sacramentos baptismo .

IMPLANTAO DAS RELIGIES NA EUROPA

A REACO CATLICA: REFORMA CATLICA E CONTRA-REFORMA


s crticas dos humanistas e avanos do protestantismo respondeu a Igreja Catlica com um movimento que foi simultaneamente de renovao interna (Reforma Catlica) e de combate expanso do protestantismo (Contra-Reforma).

REFORMA CATLICA: Movimento de renovao interna que redefiniu a doutrina oficial


da Igreja e reestruturou o clero, de forma a melhorar a sua formao e a sua conduta. Este processo de renovao interna da Igreja foi desencadeado a partir do Conclio de Trento (1545-1563), convocado e presidido pelo Papa Paulo III, no qual foram tomadas decises relacionadas com a f e a disciplina do clero.

Papa Paulo III (1534-1549)

A realizao deste conclio teve como principais objectivos:

Reafirmao da doutrina crist Moralizao da vida religiosa

Reafirmao da doutrina oficial da Igreja posta em causa pelos protestantes. Reestruturao do clero, impondo uma disciplina mais severa para combater a ignorncia, a falta de formao e os abusos dos membros do clero: - criao de seminrios como centros de formao dos padres;

- proibio da acumulao de cargos;


- proibio da ordenao sacerdotal antes dos 25 anos; - manuteno do celibato.

Conclio de Trento (1545-1563) Foi o mais longo conclio da histria da Igreja. Teve uma durao real de 8 anos divididos por trs perodos: 1545-1549, 1551-1552 e 15621563. Foi presidido pelos papas Paulo III, Jlio III, Marcelo II e Pio IV.

Face ao avano do Protestantismo, a Igreja Catlica iniciou um movimento de reorganizao:

- REFORMA CATLICA: iniciou-se no Conclio de Trento (1545-1563); - CONTRA-REFORMA: combate todas as formas de heresia.

Como reagiu a Igreja Catlica ao avano da Reforma Protestante?

REFORMA CATLICA
Crise religiosa: abusos e degradao dos costumes

CONTRAREFORMA
Avano do Protestantismo

REFORMA CATLICA
Crise religiosa: abusos e degradao dos costumes

CONTRAREFORMA
Avano do Protestantismo

ACO REFORMADORA

ACO REPRESSIVA

Que meios utilizou a Igreja Catlica para combater o avano protestante?

CONTRA-REFORMA: Movimento da Igreja Catlica de preveno e combate ao avano do Protestantismo, por meio do recurso Companhia de Jesus, Inquisio e ao ndex.

A Companhia de Jesus.
Foi criada em 1539, pelo nobre espanhol Incio de Loyola. Caracterizava-se por uma disciplina muito rigorosa e os seus membros, os Jesutas, destacaram-se no ensino e na evangelizao dos povos.

Santo Incio de Loyola (1491-1556)

Incio de Loyola entrega ao papa Paulo III as regras da Companhia de Jesus

COMPANHIA DE JESUS

A Inquisio (Tribunal do Santo Ofcio/Santa Inquisio). Tribunal eclesistico destinado a defender a f catlica e os bons costumes, com poderes para prender, torturar e condenar, geralmente morte na fogueira, os suspeitos de praticarem bruxaria ou outras religies, especialmente o Luteranismo e o Judasmo. Em Portugal, a Inquisio foi introduzida em 1536, no reinado de D. Joo III, e as suas principais vtimas foram os cristos-novos, isto , os descendentes dos judeus convertidos ao Cristianismo durante o reinado de D. Manuel I.

Auto-de-f: execuo pblica de condenados pela inquisio.

Em muitos casos as perseguies e as condenaes no eram motivadas por razes religiosas, mas sim por razes econmicas. que os bens dos condenados passavam a pertencer Inquisio e muitos cristos-novos eram ricos burgueses.

O ndex (Congregao do ndex). Fundado em 1543, era uma lista dos livros considerados perigosos para a f e cuja impresso, venda e leitura era proibida, sob pena de excomunho.

INQUISIO

O interrogatrio

A tortura

A procisso at ao local da execuo

O auto-de-f

NDEX - Lista dos livros proibidos pela Igreja

OBJECTIVO:

prevenir a leitura de livros considerados imorais pela Igreja ou de obras que contivessem desvios teolgicos e deste modo "prevenir a corrupo dos fiis".

Em sntese...

Perante o avano do Protestantismo, a Igreja iniciou um movimento de reorganizao:


REFORMA CATLICA CONTRAREFORMA - Combate a todas as formas de heresia

- Reafirmao da doutrina tradicional


- Moralizao dos costumes do Clero

Inquisio ndex Companhia de Jesus

Conclio de Trento

O tempo das Reformas Religiosas (Europa, sc. XVI)


Condenao dos costumes e critica autoridade da igreja

Luteranis mo
Calvinismo Anglicanis mo

Reforma Protestante

Reaco da Igreja Catlica


Reforma catlica Conclio de Trento ContraReforma Companhia de Jesus Inquisi o

Reafirmao dos princpios fundamentais

Renovao Interna

ndex

Potrebbero piacerti anche