Sei sulla pagina 1di 37

Mesopotmia, regio entre rios

Rio Eufrates

Rio Tigre

Chamadas de sociedades hidrulicas, as civilizaes da Mesopotmia fizeram uso de tcnicas de engenharia para aproveitar os recursos fluviais.

O Surgimento das Sociedades


H cerca de 5 mil anos os primeiros agrupamentos humanos se fixaram nas proximidades dos Rios Tigre e Eufrates. Terras frteis para agricultura devido a ao dos rios. Pobreza de minerais, madeiras e matrias primas ( necessidade de trocas comerciais). Utilizao de barragens para usar melhor as guas (trabalho coletivo).

Rio Eufrates

Principais povos que habitaram a Mesopotmia


Sumrios; Babilnios; Assrios; Caldeus;

Hititas.

Zigurate

Sumrios
Primeira civilizao da Mesopotmia; Cidades- Estados Importantes: Uruk, Lagash, Eridu e Nipur; As cidades tinham autonomia Religiosa, poltica e econmica; O Chefe Poltico denominava-se Patesi; Escrita Cuneiforme (primeiro sistema de escrita).

Escrita Cuneiforme

Mesopotmia: sociedade
Sociedade desigualmente dividida: Rei (considerado deus-vivo na terra); Elite agrria (nobres), militares, sacerdotes; Artesos, comerciantes e agricultores livres; Escravos (base da sociedade), geralmente eram prisioneiros de guerra.
. Rei
Militares, sacerdotes nobreza

Artesos, Comerciantes, camponeses

Escravos

Escrita criada pelos sumrios, para atender necessidades cotidianas, conhecida como cuneiforme. Foi utilizada nas atividades pblicas e privadas ao longo da Antiguidade.

Reconstituio de Uruk

Porta de Isthar

Babilnicos
Rei Hamurabi: elaborou o primeiro cdigo de leis escritas (Cdigo de Hamurabi) baseado no princpio de Talio (Olho por olho, dente por dente). Rei Nabucodonosor: construtor de obras grandiosas, como os Jardins Suspensos da Babilnia.

Cdigo de Hamurabi

O Cdigo de Hamurabi considerado um


dos primeiros cdigos de leis do mundo.

Dividia a sociedade em trs grupos distintos: homens livres privilegiados (proprietrios), homens livres sem propriedades e os escravos, prisioneiros de guerra ou devedores. Abordava os mais variados assuntos relativos vida cotidiana: regulamentava profisses; normas sobre o casamento; assistncia s vivas, aos rfos, aos pobres etc.
mais conhecido por estabelecer o princpio da retaliao: pena de talio, resumida na expresso olho por olho, dente por dente. Possui 282 decretos.

Uma das estelas do Cdigo de Hamurabi.

1. Se algum enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem no puder provar, ento que aquele que enganou deve ser condenado morte.
2. Se algum fizer uma acusao a outrem, e o acusado for ao rio e pular neste rio, se ele afundar, seu acusador dever tomar posse da casa do culpado, e se ele escapar sem ferimentos, o acusado no ser culpado, e ento aquele que fez a acusao dever ser condenado morte, enquanto que aquele que pulou no rio deve tomar posse da casa que pertencia a seu acusador.

Jardins Suspensos da Babilnia - reconstituio

Jardins Suspensos da Babilnia - Runas

Mesopotmia aspectos religiosos


Politestas: acreditavam em vrios deuses; Deuses associados as foras da natureza; Estudos astrolgicos (prever o futuro) Surgimento dos signos do zodaco e do horscopo.
Deus assrio

Religio politesta: deuses representados com a forma humana, simbolizavam as foras da natureza e dos astros do cu. Os deuses eram exigentes e temveis. Os mesopotmicos no se preocupavam com a vida alm-tmulo.

Assrios
Considerados guerreiros ferozes: primeiro exrcito organizado. Dominao pelo terror: saqueavam, destruam, massacravam e escravisavam os vencidos.

Termos importantes!
Mesopotmia = Entre Rios = Tigre e Eufrates Sociedade Dividida = Ricos e Pobres Modo de Produo Asitico = Um governante Divinizado explora, atravs de trabalhos forados e da cobrana de tributos Povos da Mesopotmia = Sumrios, Acdios, Babilnicos e Assrios Classe dominante = governante, sacerdote, militares e comerciantes Classe dominada = camponenses, pequenos artesos e escravos Escrita = Sumrios = Cuneiforme Arquitetura = Zigurate (torre com vrios andares, um menor que o outro) Hamurabi = rei que unificou cdigo de leis (olho por olho..) Nabucodonosor = Jardins suspensos da Babilnia

Modo de produo asitico: baseado na agricultura, em mo-de-obra escrava ou na servido coletiva e dependente de recursos hdricos.

Arquitetura: devido a ausncia de pedras, empregaram tijolos de barro. Restaram apenas vestgios e alguns Zigurates.

Zigurate

Porta de Isthar, ladrilho com vidro

O tijolo de barro tem muitas vantagens. Ele pode ser usado imediatamente, a sua fabricao barata e a utilizao fcil. D solidez s estruturas e um bom isolante. No entanto, sofre facilmente a eroso provocada pela gua e necessita de manuteno peridica.

barro + palha + gua = adobe (tijolo)

CRONOLOGIA POLTICA
8500 a.C. sumrios: organizao complexa, criao do funcionrio pblico e necessidade de controle administrativo. 4000 a.C. organizao em cidades-estado, ncleos humanos autogovernados. 2350 a.C. rei Sargo unifica diversas cidades, formando o Primeiro Imprio Mesopotmico, que destrudo um pouco mais tarde. 1750 a.C. rei babilnico Hamurabi unifica a regio, surge o Primeiro Imprio Babilnico. Aps sua morte, decadncia. 1200 a.C. assrios dominam a regio. Formaram um exrcito disciplinado. 612 a.C. Imprio assrio destrudo pelos babilnicos que formam o Segundo Imprio Babilnico, com o rei Nabucodonosor. Expande as fronteiras at Jerusalm (cativeiro dos judeus). Aps sua morte, decadncia. 539 a.C. o Imprio Babilnico chega ao fim com a conquista da regio pelos persas.

Potrebbero piacerti anche