Sei sulla pagina 1di 18

islamismo

Pr-Isl
A Arbia Pr-Islmica A Arbia est localizada numa regio desrtica, entre o mar Vermelho e o Golfo Prsico. A maioria de seu territrio imprprio para a agricultura; sua populao, durante muitos sculos, dedicou-se ao pastoreio. Do incio de seu povoamento at o fim do sculo VI, a Arbia no possua um poder poltico centralizado e se achava dividida em duas regies distintas: Arbia desrtica: nesta regio, que corresponde maioria do territrio rabe, viviam os bedunos, tribos nmade-pastoris em constante disputa pelos osis e poos de gua; (ARABES DO DESERTO) Arbia feliz: esta regio era formada por tribos sedentrias, organizadas sob forma de cls familiares, que, nas regies litorneas da Pennsula Arbica, desenvolviam uma economia agrcola e mercantil. Nela surgiram as principais cidades rabes, verdadeiros centros comerciais como Meca e Yatreb. Pontos de passagem de caravanas que ligavam o Oriente ao norte da frica, nessas cidades, sobretudo em Meca, surgiu uma aristocracia mercantil, formada por famlias que dominavam o comrcio. Em Meca, esse papel era desempenhado pela tribo coraixita. (ARABES URBANOS) A religio da Arbia pr-islmica tambm favorecia a importncia da cidade de Meca. Os rabes, antes de Maom, seguiam o politesmo idlatra, isto , cada tribo cultuava seus ancestrais sob forma de dolos (imagens) que se achavam conservados na Caaba (templo) de Meca. O deus principal era Al, simbolizado pela pedra negra, que, segundo eles, havia sido enviada dos cus. Anualmente, milhares de peregrinos, oriundos de todas as regies da Pennsula Arbica, deslocavam-se em direo Meca, dinamizando ainda mais o comrcio e gerando uma riqueza considervel para os mercadores da cidade.

A Unificao Poltica Maom (570 - 632)


Nasceu em Meca, membro de uma famlia pobre da tribo coraixita, e foi responsvel pelo surgimento de uma nova religio, o islamismo, que garantiu a unidade poltica Arbia. rfo muito cedo, Maom foi criado por um av e um tio. At os 20 anos foi pastor, quando, ento, empregou-se na caravana de uma rica viva chamada Kadidja, com quem veio a se casar mais tarde e de quem teve uma filha. Atuando como caravaneiro, tomou contato com as duas religies monotestas da poca: o judasmo e o cristianismo, das quais extraiu elementos para fundar uma nova religio monotesta. Aps um isolamento no deserto, voltou Meca, onde, afirmando ter recebido mensagens de Deus, atravs do Arcanjo Gabriel, tentou divulgar sua doutrina. Dizia-se instrumento de Deus, enviado aos rabes para ensinar- lhes o caminho da salvao. Sua doutrina condenava o politesmo idlatra, fonte de disputas entre os rabes, e defendia o monotesmo fundado na submisso a Al e na leitura rigorosa do Coro, livro sagrado dos muulmanos. Ao divulgar sua doutrina, Maom chocou-se com os interesses econmicos dos coraixitas de Meca que temiam que a nova religio diminusse as peregrinaes Caaba, prejudicando assim seus negcios. Maom foi perseguido e expulso de Meca em 622 (incio do calendrio islmico), dirigindo-se para a cidade de Yatreb, episdio conhecido como Hgira. A cidade de Yatreb, depois Medina (a cidade do profeta), recebeu Maom e seus seguidores, aderindo religio islmica e divulgando-a entre os bedunos do deserto. Em pouco tempo, Maom conquistou uma legio de adeptos que, em 630, se dirigiu e conquistou Meca. Conseguiu, dessa forma, impor uma nica religio aos rabes, elemento determinante para a unificao poltica da regio; Maom, alm de chefe religioso, passou a ser o chefe poltico dos rabes. Em 632, o profeta Maom morreu e foi sucedido pelos Califas (seguidores do profeta).

ISLAMISMO
uma religo e um projeto de organizao da sociedade expresso na palavra rabe Isl, a submisso confiante a Al (Allah, em rabe Deus, ou a divindade, em abstrato). Seus seguidores chamam-se muulmanos (muslimun, em rabe): os que se submetem a Deus para render-lhe a honra e a glria que lhe so devidas como Deus nico. Maom, fundador do Islamismo, nasceu em Meca (na tribo rabe coraixita), no atual Reino da Arbia Saudita, em 570 da era crist, portanto meio milnio depois de Cristo. Trabalhou como mercador e pregou a existncia de um s Deus, Al, Onisciente e Onipotente. Se no Cristianismo o verbo se faz carne, pode-se dizer que no Islamismo o verbo se fez livro, porque o Islamismo repousa num s livro: o Coro, que a palavra de Deus. Livro sagrado do Islamismo, o Coro (que significa recitao) revelado a Maom pelo arcanjo e redigido ao longo de cerca de 20 anos de sua pregao. fixado no sculo VII sob o califado de Uthman ibn Affan. So 6.226 versos em 114 suras (captulos). Traz o mistrio do Deus-Uno e a histria de suas revelaes de Ado a Maom, passando por Abrao, Moiss e Jesus, e tambm as prescries culturais, sociais, jurdicas, estticas e morais que dirigem a vida individual e social dos muulmanos.

Comunidade do Isl
Al o Deus nico e Maom o seu profeta maior e ltimo. O islamismo se propagou numa poca em que a Arbia Saudita era politesta, cultivava mais de 360 deuses, e os prprios cristos se arrebatavam com discusses sobre a Santssima Trindade... permitida a poligamia com at 5 esposas legtimas, o divrcio e fomenta-se a guerra santa, contra os infiis, Djihad, semelhante s cruzadas, graas qual este sistema religioso se expandiu muito no primeiro sculo de sua existncia. Hoje, a cultura islmica ocupa 21% da superfcie do planeta, aproximadamente. A fuga de Maom de Meca para Medina, em 622, chamada hgira (busca de proteo) marca o incio do calendrio muulmano e indica a passagem de uma comunidade pag para uma comunidade que vive segundo os preceitos do Isl. A doutrina do profeta e a idia de comunidade do Isl (al-Ummah) formam-se durante a luta pelo controle de Meca todos os muulmanos so irmos e devem combater todos os homens at que reconheam que s h um Deus. Suna A segunda fonte doutrinal do islamismo. um compndio de leis e preceitos baseados nos ahadith (ditos e feitos), conjunto de textos com as tradies relativas s palavras e exemplos do Profeta

Principais leis da Suna


1. 2. Todo muulmano deve prestar o testemunho (chahada), ou seja, professar publicamente que Al o nico Deus e Maom seu profeta. Fazer a orao ritual (salat) cinco vezes ao dia (ao nascer do Sol, ao meio-dia, no meio da tarde, ao pr-do-sol e noite), voltado para Meca e prostrado com a fronte por terra. Dar a esmola legal (zakat) para a purificao das riquezas e a solidariedade entre os fiis. Jejuar do nascer ao pr-do-sol, durante o nono ms do calendrio muulmano Ramadm.

3. 4.

5.

Fazer uma peregrinao (hadjdj) Meca ao menos uma vez na vida, seja pessoalmente, se tiver recursos, ou por meio de procurador, se no tiver.

A Expanso do Islamismo
No final do sculo VII, a populao rabe viveu um intenso crescimento demogrfico que gerou a necessidade de novas terras. Um elemento da religio fundada por Maom serviu de justificativa para a expanso territorial verificada no sculo seguinte. Segundo os preceitos islmicos, todo seguidor de Maom deve ser um soldado encarregado de levar a f a todos os infiis(djihad = Guerra Santa). Tal motivao levou os rabes, comandados pelos califas, expanso por vastas reas do Mediterrneo. A expanso muulmana ampliou os domnios rabes em direo ao mar Mediterrneo e s foi contida na Europa por Carlos Martel, do reino Franco, em 732, na batalha de Poitiers. Durante quase mil anos, os rabe-muulmanos controlaram a navegao e o comrcio no Mediterrneo, bloqueando o acesso dos europeus ao comrcio com o Oriente. A partir de meados do sculo VIII, o Imprio Islmico comeou a dar os primeiros sinais de decadncia. Inicialmente porque a dinastia Omada, responsvel pelo apogeu expansionista, foi substituda pela dinastia dos Abssidas que, disputando o poder poltico, acabou por promover a fragmentao do Imprio em Califados independentes. Por outro lado, a resistncia ibrica dominao islmica sobre a regio (Guerra de Reconquista) e o movimento das Cruzadas, iniciado no sculo X pelos cristos, tambm contriburam para o enfraquecimento do Imprio. Finalmente, os turcos- otomanos convertidos ao islamismo entraram em choque com os rabes pelo domnio do Mediterrneo.

A Cultura Islmica
A cultura islmica assimilou elementos de diversas culturas, reelaborando-os e enriquecendo-os com contribuies originais. Assim, dentre as principais realizaes culturais dos rabes, podemos destacar: Cincias: campo em que os muulmanos mais se desenvolveram; na matemtica aprimoraram a lgebra e a Geometria; dedicaram-se tambm Astronomia e Qumica (alquimia); Medicina: grande foi a importncia de Avicena que, entre vrias descobertas, diagnosticou a varola e o sarampo e descobriu a natureza contagiosa da tuberculose; Artes Plsticas: a pintura e a escultura no contaram com grande desenvolvimento pela proibio de se representar formas vivas; a arquitetura sofreu influncia bizantina e persa, utilizando em profuso cpulas, minaretes e arcos ogivais; No campo da matemtica, deixaram de legado cultural para o ocidente, o sistema numrico.(1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Literatura: contamos com vasta produo, com destaque para a coletnea As mil e uma noites e o poema Rubaiyat, de Omar Khayam. Nunca demais enfatizar que o grande legado da civilizao islmica para o mundo foi a religio fundada por Maom e que conta com milhes de adeptos

A mulher isl
O Islam libertou a mulher e dignificou-a, devolveu a mulher todos os direitos que lhe haviam sido usurpados pelos homens. O Alcoro eleva a condio da mulher e a valoriza, devolvendo a mulher o lugar que lhe de direito no seio da sociedade: 1. No decorrer da histria, a mulher sempre foi considerada a culpada pelas desgraas que assolavam o mundo. J no Islam, a mulher no responsvel pelo pecado original de Ado, porm ambos erraram e ambos se arrependeram e foram perdoados e a descendncia de Ado e Eva nada tm a expiar seno pelos prprios erros, e tambm afirmamos que, se um dos dois tem uma parcela maior de culpa, esse Ado. 2. Ainda chegaram a ponto de especular se a mulher tinha ou no uma alma. A taxaram de demnio e lhe foi negado o direito de pensar, de herdar, de ser responsvel pelos prprios bens e de sentir prazer sexual. Deus confirmou que a mulher um ser humano completo, dotada de corpo e alma, e a igualou ao homem na prtica religiosa e na recompensa da outra vida... *A quem praticar o bem, seja homem ou mulher, e for fiel, conceder-lhe-emos uma vida agradvel e o premiaremos com uma recompensa superior ao que houver feito* (16: 97) 3. A mulher muulmana no s tem o direito, mas tambm o dever de estudar e procurar o conhecimento, porque essa a melhor forma de se aproximar de Deus. Ela passa a ter os seus horizontes abertos, e a sua f passa a ser uma f consciente, enraizada na mente e no corao. A mulher a base da sociedade, pois ela a me e a " a melhor das escolas"; com ela que aprendemos tudo o que se refere aos princpios morais e boas maneiras. Logo, se a me sbia e virtuosa, seus filhos assim crescero, e a sociedade ser consolidada na verdade e na virtude. 4. A mulher no Islam tm direito a herana e de dispor dos seus bens como quiser. Diz Allah, o Altssimo: *No ambicioneis aquilo com que Deus agraciou uns, mais do que aquilo com que (agraciou) outros, porque aos homens lhes corresponder aquilo que ganharem assim, tambm as mulheres tero aquilo que ganharem. Rogai a Deus que vos conceda a Sua graa, porque Deus Onisciente.* (4: 32). Este direito dado a mulher no estatuto muulmano a 1400 anos atrs, s foi conquistado pela mulher no Brasil em 1962, quando teve os direitos de assinar contratos e receber herana se a autorizao do marido. Na Inglaterra, s em 1882 lhe foi assegurado o direito de dispor do seu dinheiro.

5. Quanto ao casamento, a mulher tem o direito de escolher com quem ir casar e tambm manter o seu nome de solteira aps o casamento, pois o nome parte da identidade e da personalidade da pessoa e, uma das formas de aprisionar a mulher e coloc-la sob o domnio do homem, foi faz-la adotar o nome do marido aps o casamento, como um objeto que passado de uma pessoa para a outra. A primeira mulher a ir contra essa agresso foi Lucy Stones, em 1885. 6. O Islam garantiu mulher o direito ao prazer sexual, direito que a ocidental s conquistou aps a revoluo sexual, pois ant es a mulher que demonstrava sentir prazer era considerada prostituta. No Islam diferente, estabelecido o casamento como nico entre homem e mulher e, dentro das regras do casamento o profeta Muhammad disse: "No tenhais relaes com vossas esposas como os animais. Que haja entre vs uma ligao! Perguntaram-lhe: Que ligao essa? Ento disse: O beijo e a conversa. 7. A mulher muulmana foi privilegiada por Deus em relao aos pais, pois a posio da me trs vezes superior a do pai. O profeta disse: " O paraso jaz aos ps das mes ". Portanto, a obedincia aos pais uma obrigao do muulmano, principalmente me, pois ela a base da famlia e ela sofreu as dores do nosso parto, de nos educar e sofrer para o nosso bem. Assim tambm, o Islam respeita a mulher como filha e ordena que pai e me zelem pela educao das meninas e prometeu o paraso para o muulmano que educar uma filha e a ensinar os bons modos islmicos aps terem difundido na Arbia pr-islmica que ter uma filha era motivo de vergonha e desonra. Diz o Alcoro Sagrado: *E atribuem filhas a Deus! Glorificado seja! E anseiam, para si, somente o que desejam. Quando a algum deles anunciado o nascimento de uma filha, o seu semblante se entristece e fica angustiado. Oculta-se do seu povo, pela m notcia que lhe foi anunciada: deixa-la- viver, envergonhado, ou a enterrar viva? Quem pssimo o que julgam!* (16:57-59) 8. O uso do vu no uma inveno do Islam, como muitos podem imaginar. Faz parte da religio crist que a mulher traje o vu, de acordo com a prpria bblia. J no Islam a muulmana cobre todo o corpo com exceo do rosto e mos, vestindo uma roupa no apertada e no transparente. Deus, ao estabelecer o uso do vu, conscientizou a mulher de que este vu um sinal de libertao para ela, tem o seu corpo e sua honra protegidos, e no ser molestada pelos olhares pecaminosos dos homens: * profeta, dize a tuas esposas, a tuas filhas e as mulheres dos crentes que (quando sarem) se cubram com suas mantas; isso mais conveniente para que sejam reconhecidas e no sejam molestadas; Allah Indulgente, Misericordioso* (33:59) 9. A mulher muulmana tambm pode votar. Enquanto ela teve este direito h 1400 anos, nos Estados Unidos, a mulher s conseguiu esse direito em 1916, e no Brasil, em 1932. 10. A mulher pode exercer qualquer funo que no v contra os princpios do Islam, que no agrida a sua natureza feminina e que no a ocupe totalmente, fazendo com que descuide da famlia, pois isso causa srios prejuzos sociedade, pois acarreta na no edu cao materna, no abandono dos filhos que sero entregues as "mes artificiais". No Islam, a mulher tem o direito de ser sustentada pelo pai, irmo ou marido, visto ser uma injustia querer que ela trabalhe dentro e fora de casa. A mulher tem grande importncia dentro do Islam, pois Deus justo e distribui os direitos e deveres de acordo com sua plena justia.

Calendrio Islmico
Calendrio muulmano Mede o ano pelas 12 revolues completas da Lua em torno da Terra e , em mdia, 11 dias menor do que o ano solar. O ano 1994/1995 foi o 1.415 da hgira. Festas Islmicas: Ramadm (Ramadan ou Ramado) (fevereiro/maro) durante o nono ms do calendrio muulmano. Pequena Festa (Eid Al-Fitr), celebrada nos trs primeiros dias do ms de Shaual (maro/abril), ao final do jejum do ms de Ramadm, comemora a revelao do Coro. Idul Fitri, como o dia que marca, para os muulmanos, o fim do Ramadm. Grande Festa ou Festa do Sacrifcio (Eid Al-Adha) celebrada no dia 10 do ms de Thul-Hejjah (maio/junho). Idul Adha, como dia de sacrifcio para os muulmanos. Hgira (fuga de Maom de Meca), marca o Ano-novo do calendrio muulmano, no dia 1 do ms de Al-Moharam (junho/julho). Aniversrio de nascimento do Profeta, no dia 12 do ms de Rabi'I (agosto/setembro).

As duas grandes divises do Islamismo


Os muulmanos esto divididos em dois grandes grupos, os sunitas e os xiitas. Essas tendncias surgem da disputa pelo direito de sucesso a Maom. A divergncia principal diz respeito natureza da chefia: Para os xiitas o Im ou Imam (lder da comunidade) herdeiro e continuador da misso espiritual do Profeta. Para os sunitas o Im apenas um chefe civil e poltico, sem autoridade espiritual, a qual pertence exclusivamente comunidade como um todo (umma). Sunitas e xiitas fazem juntos os mesmos ritos e seguem as mesmas leis (com diferenas irrelevantes), mas o conflito poltico profundo. Sunitas Os sunitas so os partidrios dos califas abssidas, descendentes de all-Abbas, tio do Profeta. Em 749, eles assumem o controle do Isl e transferem a capital para Bagd. Justificam sua legitimidade apoiados nos juristas (alim, plural ulems) que sustentam que o califado pertenceria aos que fossem considerados dignos pelo consenso da comunidade. A maior parte dos adeptos do islamismo sunita (cerca de 85%). No Iraque a maioria da populao xiita, mas o ex-governo (2003) era sunita... Xiitas Partidrios de Ali, casado com Ftima, filha de Maom, os xiitas no aceitam a direo dos sunitas. Argumentando que s os descendentes do Profeta so os verdadeiros ims: guias infalveis em sua interpretao do Coro e do Suna, graas ao conhecimento secreto que lhes fora dado por Deus. So predominantes no Ir e no Imen. A rivalidade histrica entre sunitas e xiitas se acentua com a revoluo iraniana de 1979 que, sob a liderana do aiatol Khomeini (xiita), depe o x Reza Pahlevi e instaura a Repblica Islmica do Ir.

Outras divises do Islamismo


Alm dos sunitas e xiitas, existem outras divises do islamismo, entre eles os zeiitas, hanafitas, malequitas, chafeitas, bahais, drusos e hambaditas. Algumas destas linhas surgem no incio do Isl e outras so mais recentes. Todos esses grupos aceitam Al como deus nico, reconhecem Maom como fundador do Islamismo e aceitam o Coro como livro sagrado. As diferenas esto na aceitao ou no da Suna como texto sagrado e no grau de observncia das regras do Coro.

O Isl no mundo
Ser rabe no pode ser confundido com ser muulmano. O Islamismo surgiu entre os rabes mas, hoje, eles so apenas cerca de 20% do total de muulmanos no mundo. Existem mais de 100 milhes de muulmanos na ndia (embora a maioria da populao daquele pas seja Hindusta), mais de 50 milhes na China e mais de 2 milhes nos Estados Unidos, por exemplo. Em 06/08/2005, a Repblica Argentina emitiu uma srie de 4 selos sobre Templos Religiosos de Valor Histrico e Arquitetnico. O selo com com valor facial de 0,75 centavos de peso argentino, mostra a Mesquita Al Ahmad Centro Islmico da Repblica Argentina, em Buenos Aires. Abaixo, alguns pases com maior populao de expresso muulmana, separados por continentes. Alguns deles, na verdade 22 Estados Membros, compem a LEA Liga dos Estados rabes. frica: Arglia, Burquina Fasso, Chade, Costa do Marfim, Djibuti, Egito, Eritria, Gmbia, Guin, Ilhas de Comores, Lbia, Mali, Marrocos, Mauritnia, Nger,Nigria, Senegal, Serra Leoa, Somlia, Sudo, Tanznia, Tunsia. sia: Afeganisto, Arbia Saudita, Azerbaijo, Barein, Bangladeche, Brunei, Catar, Cazaquisto, Emirados rabes Unidos, Imen, Indonsia, Ir, Iraque, Jordnia,Kuweit, Lbano, Maldivas, Malsia, Om, Paquist o, Quirguisto, Sria, Tajiquisto, Turcomenisto, Uzbequisto. Europa: Albnia, Bsnia Herzegvina, Turquia... Oceania: Ilhas Cocos

Potrebbero piacerti anche