Sei sulla pagina 1di 29

HIPERTENSO ARTERIAL

EAD DOENAS CRNICAS Departamento de Ateno Bsica Ministrio da Sade

SADE BUCAL NA ATENO BSICA


Com a implantao do SUS na dcada de 1990, houve a necessidade de reorganizar as aes e os servios de sade bucal no mbito da Ateno Bsica. importante que se rompa com antigas formas de trabalho e se atente aos processos de sade-doena da sociedade se baseando nos princpios do SUS.

PRINCPIOS DA ATENO BSICA


Acessibilidade: Objetivo da ESF facilitar um primeiro contato, pela proximidade dos servios da residncia do usurio. Longitudinalidade: Consiste num ambiente de relao mtua e humanizada entre a equipe de sade, indivduos e famlia, ao longo do tempo. VNCULO

PRINCPIOS DA ATENO BSICA


Integralidade: Envolve a integrao de aes programticas e demanda espontnea, a articulao das aes de promoo sade, preveno de agravos, vigilncia sade, tratamento e reabilitao. Envolve tambm o trabalho de forma interdisciplinar e em equipe, com a coordenao do cuidado na rede de servios.

PRINCPIOS DA ATENO BSICA

Coordenao: capacidade do servio em garantir a continuidade da ateno, o seguimento do usurio no sistema ou a garantia da referncia a outros nveis de ateno quando necessrio (STARFIELD, 2002; SAMPAIO, 2003).

Na organizao da ateno em sade bucal na Sade da Famlia os principais desafios so:

1. Unificar a porta de entrada com a rea mdica-enfermagem.


As aes de sade bucal devem estar integradas s demais aes de sade da unidade bsica e os profissionais devem estar capacitados para atuar de forma multiprofissional e interdisciplinar.

2.Garantir acesso demanda espontnea.


A sade bucal deve estar organizada de forma a acolher a demanda espontnea e os casos de urgncia. Alm disso, deve dar respostas s necessidades sentidas da populao, sendo um importante caminho para resolutividade da ateno, o que contribui para a legitimidade da equipe na comunidade em que est inserida.
Aiiiiii

2. Garantir acesso demanda espontnea.


A ordem de chegada no deve ser o principal critrio para o atendimento dos casos, mas sim a gravidade do caso ou o sofrimento do usurio. Neste sentido, que se prioriza o atendimento a qualquer urgncia, quando esta estiver ocasionando dor ou sofrimento.

A urgncia, inclusive, um momento importante para a deteco de indivduos com maior vulnerabilidade.

3. Desenvolver aes programadas de promoo da sade, preveno de doenas e de assistncia, voltadas ao controle das patologias crnicas e/ou s populaes mais vulnerveis do territrio.

Famlias prioritrias definidas a partir de critrios de risco social;


Famlias prioritrias definidas a partir levantamento de necessidades odontolgicas; Famlias de gestantes; de

Famlias de pessoas com hipertenso e outras.

4.Organizar visitas domiciliares.


A visita domiciliar mensal realizada pelo ACS permite, alm da constante atualizao do cadastro familiar, a identificao e o acompanhamento de indivduos e/ou grupos prioritrios. A vista domiciliar realizada pelos profissionais, a partir de prioridade pr-definida, contribui para uma abordagem com direcionamento familiar na organizao das aes assistenciais.

5.Reordenar a Ateno de Mdia Complexidade.


Encaminhamentos aos Centros de Especialidades Odontolgicas (CEO) e aos estabelecimentos de alta complexidade no nvel hospitalar, de acordo com protocolos definidos localmente.
CEOS

Para isto, faz-se necessrio o reconhecimento da rede de ateno da sade da regio.

Ncleos Vigilncia

Hospitais
Exames complementares

UPA

Aes das equipes no cuidado em sade bucal de usurios hipertensos na Ateno Bsica.
Todos profissionais devem orientar as pessoas com HAS para que consultem com o cirurgio dentista.

O encaminhamento desses usurios deve ser organizado de acordo com o fluxo de atendimento de cada Unidade de Sade.

No que se refere sade bucal, compete aos profissionais:


1. Agente Comunitrio de Sade:

orientar a populao sobre a importncia da


manuteno da sade bucal; estimular que usurios hipertensos consultem com o cirurgio dentista; estar vigilantes em relao queles usurios que no consultaram ou que faltaram consulta odontolgica; realizar atividades educativas sobre sade bucal na comunidade.

2. Tcnicos e Auxiliares de Enfermagem:

orientar a populao sobre a importncia da manuteno da sade bucal;


encaminhar pessoas com HAS consulta odontolgica; realizar atividades educativas sobre sade bucal na comunidade.

3. Enfermeiros e Mdicos: orientar a populao sobre a importncia da manuteno da sade bucal; fornecer informaes sobre sade bucal durante consulta mdica e de enfermagem; discutir casos especficos com cirurgio dentista e realizar interconsultas;

realizar atividades educativas sobre sade bucal na comunidade.

4. Outros Profissionais de Sade: orientar a populao sobre a importncia da manuteno da sade bucal; abordar a sade bucal nas atividades educativas realizadas com a comunidade.

5. Equipe de Sade Bucal:

planejar e organizar atividades educativas sobre sade bucal para as equipes de Ateno Bsica, para a comunidade e para pessoas com HAS; facilitar o acesso de hipertensos a consultas odontolgicas (programada e espontnea, sobretudo para casos de urgncia odontolgica) e auxiliar na vigilncia dos faltosos ou dos que no consultaram;

5. Equipe de Sade Bucal: discutir ou realizar interconsultas com mdico e/ou enfermeira nas situaes mais complexas; encaminhar usurios para consulta mdica quando houver suspeita de HAS ou HAS descompensada (ver algoritmo no slide seguinte);

Orientaes Gerais
CONSULTA ODONTOLGICA

ANAMNESE

HIPERTENSO

SIM

NO

Orientaes Gerais
HIPERTENSO

SIM

1. Avaliar nveis pressricos; 2. Verificar adeso ao tratamento de HAS; 3. Avaliar tipo de atendimento a ser realizado.
Necessita de atendimento ambulatorial clnico?

Caso necessite de atendimento ambulatorial clnico:


PA > ou = 140/90mmHg

PA controlada: Realizar qualquer tipo de atendimento odontolgico

PA > ou 180/100mmHg Suspender atendimento e encaminhar para a consulta mdica

PA> ou = 140/90mmHg e < 180/100mmHg Realizar atendimento de urgncia Encaminhar consulta mdica ou de enfermagem

Orientaes Gerais
HIPERTENSO

NO

Orientaes preventivas sobre HAS e atendimento odontolgico.

ANESTSICOS LOCAIS E HIPERTENSO


Usurios com hipertenso controlada no estgio I ou II podem ser submetidos ao uso de anestsicos locais com vasoconstritores, como felipressina ou alguns adrenrgicos (OLIVEIRA, 2010).

ANESTSICOS LOCAIS E HIPERTENSO


A epinefrina o vasoconstritor adrenrgico mais adequado (concentrao de 1:100.000), desde que a quantidade administrada por sesso se limite a, no mximo trs tubetes de anestsico local e o paciente esteja com a presso dentro dos limites anteriormente citados. Deve-se evitar a administrao intravascular da soluo anestsica.

ANESTSICOS LOCAIS E HIPERTENSO


Vasoconstritores adrenrgicos devem ser evitados em hipertensos que fazem uso de medicao antihipertensiva do tipo beta-bloqueadores noseletivos ou diurticos no caliurticos, pois estes pacientes podem estar mais susceptveis a possveis precipitaes de episdios hipertensivos motivados por estes vasoconstritores (OLIVEIRA, 2010).

RECOMENDAES
A reduo no grau de estresse bem como o controle da ansiedade e do medo frente a um tratamento odontolgico so to importantes no atendimento a usurios hipertensos, quanto a escolha adequada do vasoconstritor associado ao anestsico local.

BIBLIOGRAFIA
Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Bsica. Sade Bucal / Ministrio da Sade, Secretaria de Ateno Sade, Braslia : Ministrio da Sade, 2006.
Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Bsica. Diretrizes do NASF: Ncleo de Apoio a Sade da Famlia Braslia : Ministrio da Sade, 2010. Brasil. Ministrio da Sade. Grupo Hospitalar Conceio. Protocolo de Hipertenso Arterial Sistmica para a Ateno Primria em Sade; organizao de Sandra Rejane Soares Ferreira et.al. Porto Alegre : Hospital Nossa Senhora da Conceio, 2009. Oliveira, A.E.M.; Simone, J.L.; Ribeiro, R.A. Pacientes hipertensos e a anestesia na Odontologia: devemos utilizar anestsicos locais associados ou no com vasoconstritores? HU Revista, Juiz de Fora, v. 36, n. 1, p. 69-75, jan./mar. 2010

Potrebbero piacerti anche