Sei sulla pagina 1di 27

Seja Bem Vinda...

Voc sabe o que Outubro Rosa?


O movimento comeou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde ento, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 que entidades das cidades de Yuba e Lodi, tambm nos Estados Unidos, comearam a promover atividades voltadas ao diagnstico e preveno da doena, escolhendo o ms de outubro como epicentro das aes. Hoje o Outubro rosa realizado em vrios lugares.

Ductal ou Lobular?
ou

In Situ Invasor?
Mais afinal, o que o Cncer de Mama?
O cncer de mama pode se manifestar de diversas formas, e conhecer seus principais tipos ajuda a compreender melhor o que est acontecendo. O diagnstico positivo sempre uma notcia impactante, mas importante estar bem informada para conversar com o oncologista sobre as opes de terapias disponveis e mais apropriadas para o seu caso. H os tumores mais e os menos agressivos, e os que crescem mais ou menos rpido, por exemplo. Uma srie de caractersticas vai permitir ao mdico indicar o tratamento mais adequado, aquele com maior chance de trazer a cura no menor tempo possvel, minimizando os riscos de recada. Muitas vezes, porm, a paciente no fica sabendo o que significam tantos termos tcnicos e quais so suas implicaes, o que tende a aumentar ainda mais sua angstia nesse momento to delicado. No deixe de conversar com o seu mdico para acompanhar todos os passos do tratamento.

Ductal ou Lobular
As mamas so glndulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lbulos e ductos mamrios. O tipo mais comum chamado carcinoma ductal, porque se origina nas clulas dos ductos mamrios. J o carcinoma lobular, menos comum, tem origem nas clulas dos lbulos mamrios.

In Situe Invasor
Alm de ser lobular ou ductal, o tumor poder ser tambm in situ ou invasor. Essa classificao indica se ele est contido num ponto especfico da mama ou se j comeou a se espalhar pelo rgo. O tumor revestido por uma membrana Se essa membrana no foi rompida e as clulas tumorais esto contidas dentro do ndulo, temos um carcinoma in situ. Se elas j atravessaram essa membrana, falamos de carcinoma invasor, esclarece. Todo tumor in situ, se no for tratado, tende a evoluir para invasor. Por isso, a importncia do diagnstico precoce. O cncer de mama pode ser ainda do tipo inflamatrio, que uma forma de apresentao incomum dos carcinomas invasores. um tipo mais agressivo, com mais risco de metstase. O carcinoma inflamatrio se diferencia dos demais pelo fato de deixar a mama inchada e avermelhada, podendo a pele adquirir o aspecto de casca de laranja. Isso acontece porque as clulas tumorais se disseminaram pelos vasos linfticos da pele que recobre a mama.

Ele tambm pode aumentar ou diminuir a produo de hormnios Sofrer metaplasias

Por que falar de cncer de mama? O cncer de mama uma das maiores causas da morte de mulheres por cncer no mundo e no Brasil, apesar de ser uma doena com alta chance de cura desde que descoberta no incio. Existem ainda mitos em torno da doena, seu diagnstico e tratamento que devem ser esclarecidos.

O Cncer de Mama hoje Descobrir um Cncer de Mama hoje no mais como h 20 anos. O nmero de pacientes que alcana a cura cresce cada vez mais, graas s campanhas de conscientizao, deteco precoce e aos avanos no tratamento. Se diagnosticado em estgio inicial (ainda pequeno), o cncer de mama

tem, hoje, 95% de chances de cura!

Cncer de mama

Segundo tipo mais freqente no mundo, o cncer de mama o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognstico relativamente bom.

Conhea os nmeros de 2012

Brasil
52.680 novos casos 12.705 mortes
Estimasse que em 2013 esse nmero tenha aumentado em 60 mil mulheres.

1,66 milho de casos no mundo no prximo ano.

No Brasil

A cada hora, 6 novos diagnsticos...

das mulheres tem menos que 50 anos


No mundo A cada 24 segundos uma mulher recebe o diagnstico de cncer de mama A cada 69 segundos, uma morre...

O que devo fazer? Auto cuidado das mamas Deteco precoce!


Conhea seu risco Faa exames de rotina Mamografia a partir dos 40 anos Saiba o que normal para voc - Conhea as

suas mamas
Escolha hbitos saudveis

Fatores Genticos
importante lembrar que existes fatores genticos que podem contribuir para o cncer de mama, mais isso no regra.. Ter mais do que 55 anos de idade ou ter parentes prximos que tenham desenvolvido a doena so outros fatores de risco. Mas lembre-se que 80% das mulheres com cncer de mama no possuem histrico familiar relacionado ao cncer.

Preveno

Evitar a obesidade, atravs de dieta equilibrada e prtica regular de exerccios fsicos, uma recomendao bsica para prevenir o cncer de mama, j que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doena. A ingesto de lcool, mesmo em quantidade moderada, contra-indicada, pois fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposio a radiaes ionizantes em idade inferior aos 35 anos. Ainda no h certeza da associao do uso de plulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o cncer de mama. Podem estar mais predispostas a ter a doena mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrognio, que fizeram uso da medicao por longo perodo e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez. A preveno primria dessa neoplasia ainda no totalmente possvel devido variao dos fatores de risco e as caractersticas genticas que esto envolvidas na sua etiologia.

Checklist Fatores de risco!


Qual a sua idade? Qual a sua raa? (negra, parda, branca) Com que idade teve sua primeira menstruao? Se voc tem filhos, qual a sua idade no primeiro parto? Com quantos anos voc entrou na menopausa? Voc j fez ou faz uso de reposio hormonal? Voc tem parentes de primeiro grau que j tiveram cncer de mama? Quantos? Voc j foi submetida a uma bipsia de mama? Quantas bipsias j foram feitas? Alguma das bipsias mostrou laudo de hiperplasia atpica? Voc j fez radioterapia no trax? Voc pratica exerccios fsicos? Voc bebe, e se sim, com que frequncia? Voc est acima do peso?

Fique atenta aos Sinais e Sintomas do Cncer de Mama


Regio mais quente, inchada ou escura na mama; Caroo, endurecimento ou engrossamento; Mudana na forma ou tamanho da mama; Inverso do mamilo (quando o bico volta-se para dentro), caso voc no tivesse isto anteriormente; Covinha ou enrugamento da pele; Dor contnua em alguma parte da mama, que no cede naturalmente; Vermelho, coceira ou descamao no mamilo. Secreo que inicia de repente no mamilo

A maioria desses sintomas podemos perceber com o Auto Exame.

E voc j fez o seu auto exame esta semana?

E se eu achar um ndulo? Antes de qualquer coisa: tente no entre em pnico! 80% dos ndulos encontrados nas mamas no so cncer. Geralmente so cistos benignos ou alteraes relacionadas

ao

ciclo

menstrual.

Porm,

se

algo

diferente/estranho for encontrado, no deixe de avisar seu mdico o mais rpido possvel. Se for cncer, quanto mais cedo for detectado, maiores so as chances de cura. E se no for cncer, voc ter checado e poder ficar tranquila

Exame Clnico das Mamas (ECM)


Quando realizado por um mdico ou enfermeira treinados, pode detectar tumor de at 1 (um) centmetro, se superficial. Deve ser feito uma vez por ano pelas mulheres a partir de 40 anos.

Mamografia
A mamografia (radiografia da mama) permite a deteco precoce do cncer, ao mostrar leses em fase inicial, muito pequenas (medindo milmetros). Deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, ou segundo recomendao mdica.
realizada em um aparelho de raio X apropriado, chamado mamgrafo. Nele, a mama comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnstico. O desconforto provocado suportvel.

Lei 11.664, de 2008


Ao estabelecer que todas as mulheres tm direito mamografia a partir dos 40 anos, a Lei 11.664/2008 que entrou em vigor em 29 de abril de 2009 reafirma o que j estabelecido pelos princpios do Sistema nico de Sade. Embora tenha suscitado interpretaes divergentes, o texto no altera as recomendaes de faixa etria para rastreamento de mulheres saudveis: dos 50 aos 69 anos.

E o cncer de colo de tero, voc conhece?

Cncer de colo de tero ou HPV

O cncer do colo de tero a consequncia do aparecimento de clulas anormais que adquirem a capacidade de se dividir e invadir outros tecidos. Estas clulas anormais so consequncia, na maioria das vezes, de uma infeco viral crnica com o vrus HPV. Segundo estimativas do INCA, em 2012 sero diagnosticados 17.540 novos casos no Brasil. O cncer do colo do tero, quando detectado precocemente, altamente curvel. Lamentavelmente, em nosso pas ainda so frequentes as mortes por cncer de colo de tero, o que denota um diagnostico e tratamento tardios.

Sintomas Quando inicialmente as clulas do colo uterino (tambm conhecido como cervix) se tornam cancerosas, raramente ocorrem quaisquer sinais de alerta. No entanto, com a progresso e crescimento do tumor, podem ocorrer os seguintes sintomas: - Corrimento vaginal anormal - Sangramento vaginal entre os perodos menstruais - Sangramento vaginal aps a menopausa - Sangramento ou dor durante a relao sexual

Quem tem risco de desenvolver o cncer? HPV to comum que a maioria das pessoas que j tiveram relaes sexuais - homens e mulheres tm o tero o vrus em algum momento da vida. J que o HPV pode permanecer sem se manifestar, possvel propagar o vrus com facilidade entre parceiros sexuais. Vale mencionar que a infeco tambm ocorre em contato genital-oral. Os preservativos reduzem significativamente o risco de contaminao pelo HPV, mas no protegem totalmente contra o vrus. HPV tambm est associado a outros tipos de cncer como de vulva, vagina, pnis, cncer de canal anal e de cavidade oral, em ambos os sexos.

Fatores de risco -Infeco por Papiloma Vrus Humano (HPV) e o Herpes vrus Tipo II (HSV) -Fatores sociais (baixa condio scio-econmica) -Falta de higiene ntima - Uso prolongado de contraceptivos orais -Incio da atividade sexual precoce - Mltiplos parceiros sexuais -Tabagismo, diretamente relacionado com o nmero de cigarros

Exame Preventivo

O exame preventivo do cncer do colo do tero (Papanicolaou) a principal estratgia para detectar leses precursoras e fazer o diagnstico da doena. O exame pode ser feito em postos ou unidades de sade da rede pblica que tenham profissionais capacitados. fundamental que os servios de sade orientem sobre o que e qual a importncia do exame preventivo, pois sua realizao peridica permite reduzir a mortalidade por cncer do colo do tero. O exame preventivo indolor, simples e rpido. Pode, no mximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa tcnica e de forma delicada.

Cncer de Mama ou Cncer do colo do tero

Tem cura?
As possibilidades de cura para o cncer de mama ou de colo de tero esto diretamente relacionadas ao estgio em que a doena detectada.

Quanto mais avanada a doena, mais difceis so as


chances de cura. Contudo, o avano da medicina oferece cada vez mais opes de tratamentos, o que extremamente favorvel na busca pela cura. Se detectado logo no incio, o Cncer de Mama tem at 95% de chances de cura e o cncer de colo de tero 100%.

Nos dois casos os tratamentos se baseiam em:

Cirurgias Radioterapia Quimioterapia

Hormnio Terapia

Terapia Alvo

Reconstruo Mamria Enchimento de Silicone

Pesquisas e o futuro do cncer Em todo o mundo, mdicos, especialistas e pesquisadores continuam buscando tratamentos mais efetivos para o cncer de mama e a cura para essa doena que ainda mata muitas mulheres.

H muitos avanos e muita esperana de sucesso!


Participe dessa luta!!!

Voc me, filha, amiga, irm, cunhada... Enfim voc MULHER Ame-se, cuide-se e seja FELIZ!

Obrigada a todas vocs! Amanda Passarini


Graduando em Biomedicina

Potrebbero piacerti anche