Sei sulla pagina 1di 20

ARQUITETURA DE COMPUTADORES MEMRIA VOLATEIS

conceito
um conjunto de circuitos que permitem o armazenamento e a recuperao de informaes. um elemento obrigatrio para fazer o microprocessador funcionar.
Ela melhora o desempenho no PC nos seguintes aspectos: 1 Performance; 2 Suporte a Software; 3 Estabilidade e confiana

Categorias de Memrias
Quando se fala de memria relativamente a sistemas informticos, devem ser consideradas duas categorias: 1 Memrias primrias, principais ou centrais 2 Suportes de armazenamento secundrio, auxiliar, externo ou de massa.

Categorias de Memrias
1. Memrias primrias, principais ou centrais so absolutamente indispensveis ao funcionamento do sistema informtico, fornecem ao processador as instrues e os dados com que este vai operar em cada momento. consistem em chips que se integram ou encaixam directamente na placa principal do computador

Tipos de Memrias Primrias


Memria RAM (Read Access Memory) Memrias de acesso aleatrio ou memrias em que so feitas operaes de leitura e de escrita de dados em interaco directa com o processador. A capacidade desta memria primria avaliase pelo nmero de bytes. Perde os dados na ausncia de energia.

Tipos de Memrias Primrias


Pode ser ampliada com a instalao de mais placas de expanso de memria; Quanto maior a memria melhor ser o desempenho da mquina.

Tipos de Memrias RAM DRAM (Dynamic RAM):


Constituda internamente por condensadores e transstores. Maior capacidade de armazenamento. Menor rapidez de funcionamento. Utilizada nos mdulos de memria.

SRAM Static RAM


Constituda internamente apenas por transstores. Menor capacidade de armazenamento. Maior rapidez de funcionamento.

Formato de Memrias RAM


SIMM (Single In-line Memory Modules)
Os SIMMs utilizam apenas um dos lados da placa para armazenar os chips de memria (DRAM, EDO or BEDO). Transferiam 8 bits de dados por cada ciclo e possuem 30 pinos/terminais. Com a passagem para os 32 bits, foi desenvolvido um SIMM maior de 72 pinos/terminais. Qualquer dos SIMMs instalado mediante uma ligeira inclinao.

SIMM (Single In-line Memory Modules)

DIMM
Double In Line Memory Module (13.65cm x 2.54cm) ; Utilizado em placas-me de procesadores Pentium II, III e IV. Composta por 168 pinos; So mdulos de 64 bits; Mdulos classificados de acordo com a frequncia de operao mxima que podem trabalhar_ PC66 (at 66 MHz), PC100 (at 100 MHZ) e PC133 (at 133 MHZ).

DIMM

DDR - DIMM
Double Data Rate Double In Line Memory Mdulo de memria dupla em linha com taxa de transferncia dupla; Mdulo de memria de 184 pinos; Estes mdulos so classificados de acordo com a sua taxa de transferncia mxima terica em MB/s. PC1600 tm uma taxa de transferncia mxima de 1.600 MB/s.

SO DIMM (Small Outline DIMM)


Usados nos computadores portteis e so mais pequenos que os DIMMs normais. Existem no formato 72 pinos/terminais/32 bits e 144 pinos/terminais/64 bits.

DDR2
DDR2 uma evoluo da to utilizada memria DDR; Mdulo de memria com 240 pinos; Trabalham a frequncia de 400, 533, 667 e 800 MHZ.

DDR3- DIMM
Necessitam apenas de 1.5V taxas de transferncia de dados na ordem dos 10,664 MB/s com 204-pinos

Memria Cache
um subsistema especial de armazenamento intermedirio (buffer), de alta velocidade; Atualiza continuadamente, atravs da recepo de dados da RAM; Reduz o tempo de acesso, porque os caches so mais rpidos que a RAM;

Memria Cache - Funo


O processador muito mais rpido do que a memria RAM. Isso faz com que fique subutilizado quando envia muitos dados. Durante grande parte do tempo no processa nada, s espera que a memria fique pronta para enviar novamente os dados. Para fazer com que o processador no fique subutilizado quando envia muitos dados para a RAM, foi colocada uma memria mais rpida, chamada de CACHE, do tipo SRAM (Static Random Access Memory). O dados so lidos da memria RAM e copiados para a memria Cache. Estando esses dados na Cache, o processador acessa mais rapidamente a eles quando necessita.

Tipos de Memria Cache


Memria cache L1 encontra-se dentro do processador ou cache interna. A sua capacidade pode ir at aos 128 Kbytes, divididos em duas partes (uma para dados e outra para instrues).

Memria cache L2 encontra-se na motherboard ou dentro do processador (mais recentemente). Quando externa, a sua capacidade depende do chipset presente na motherboard. Quando interna, a capacidade varia de 128 Kbytes a 2 Mbytes.

Memria Virtual
Na verdade um processo gerenciado pelo Windows, gerando arquivos no HD quando a memria RAM no suficiente para todas as necessidades. Depois da memria RAM fsica ter se esgotado, o Windows utiliza um recurso chamado memria virtual ,ou seja, o que no cabe na RAM, o Windows grava em um arquivo no disco rgido (que ser apagado pelo prprio Windows quando no for mais necessrio).

Potrebbero piacerti anche