Sei sulla pagina 1di 25

UNIVERSIDADE DE CINCIAS DA SADE DE ALAGOAS UNCISAL TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

SEMINRIO DE RADIOTERAPIA Orientador(a): Rnnia Feitosa


Apresentado por: ELIANE OLIVEIRA DOS SANTOS RAFAEL BRUNO DE ASSIS ROBERTA SOARES DA SILVA LIMA

CNCER
Cncer o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenas que tm em comum o crescimento desordenado de clulas que invadem os tecidos e rgos, podendo espalharse para outras regies do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas clulas tendem a ser muito agressivas e incontrolveis, determinando a formao de tumores (acmulo de clulas cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de clulas que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

ESQUEMA DO CNCER

ESFAGO
Conhecido como um rgo condutor, o esfago um tubo muscular membranoso e oco que impulsiona, atravs de contraes involuntrias, alimentos e lquidos presentes na garganta para o estmago, essa sua principal funo. A parede do esfago composta por trs camadas de tecido: Mucosa, Submucosa e Muscular.

Localizado atrs da traquia, entre o extremo inferior da laringo-faringe e o superior do estmago, fazendo parte do aparelho digestrio.

LOCALIZAO ANATMICA DO ESFAGO

CNCER DE ESFAGO
No Brasil, o cncer de esfago o 6 mais frequente entre os homens e o 15 entre as mulheres. Trata-se de uma neoplasia (crescimento exagerado de clulas) maligna pouco comum e extremamente letal. O tipo de cncer de esfago mais frequente o carcinoma epidermoide escamoso, que surge a partir de clulas que revestem a parte superior do esfago, esse o responsvel por 96% dos casos. Outro tipo, o adenocarcinoma, que surge a partir de clulas glandulares que esto presentes na juno do esfago e do estmago, esse vm aumentando significativamente.

CAUSAS

Fumo; Alcoolismo; Obesidade; Hbitos alimentares; Presena do papilomavrus humano (HPV)4; Esfago de Barrett; Outros.

SINTOMAS
Dificuldade ou dor ao engolir; Dor retroesternal; Tosse e rouquido; Dor torcica; Sensao de obstruo a passagem do alimento, nusea, vmitos e perda de apetite.

Na maioria das vezes, a dificuldade de engolir (disfagia) j sinaliza doena em estado avanado. A disfagia progride de alimentos slidos ate pastosos e lquidos.

DIAGNSTICO
Endoscopia digestiva; Bipsia; Ressonncia magntica do peito; Tomografia computadorizada torcica; Ultrassom endoscpico; Varredura por PET; Esofagograma.

TRATAMENTOS
O tratamento do cncer de esfago ir variar de acordo com o tipo de clula neoplsica, o estgio do tumor, o estado de sade do paciente e sua preferncia para o tratamento. As tcnicas disponveis so: Cirurgia (esofagectomia); Quimioterapia; Radioterapia.

CIRURGIA

QUIMIOTERAPIA

RADIOTERAPIA

RADIOTERAPIA

O tratamento radioterpico utiliza radiaes ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das clulas anormais que formam o tumor. Existem vrios tipos de radiao, porm as mais utilizadas so as eletromagnticas (Raios X ou Raios gama) e os eltrons (disponveis em aceleradores lineares de alta energia).

A RADIOTERAPIA PODE SER UTILIZADA:


Como tratamento principal do cncer de esfago, em geral, junto com a quimioterapia. Essa opo frequentemente usada para pacientes que no podem ser submetidos cirurgia devido a outros problemas de sade. Antes da cirurgia, geralmente junto com a quimioterapia, para diminuir o tamanho do tumor antes da cirurgia. Esse tratamento denominado neoadjuvante. Aps a cirurgia, geralmente junto com a quimioterapia, para destruir as clulas cancergenas remanescentes. Esse tratamento conhecido adjuvante. Para aliviar os sintomas de cncer de esfago avanado, como dor, sangramento ou dificuldade de deglutio. Este tratamento denominado paliativo.

EXISTEM DOIS TIPOS DE RADIOTERAPIA

Radioterapia Convencional (Radioterapia Externa) Este tipo de tratamento radioterpico consiste em irradiar o rgo alvo com doses fracionadas. O tratamento realizado cinco vezes na semana, durante um perodo de algumas semanas a meses.

Braquiterapia (Radioterapia Interna) - A braquiterapia, ao contrrio da radioterapia que trata o rgo alvo com feixes de radiao externos (a longa distncia), utiliza fontes de radiao interna (a curta distncia). Na braquiterapia o material radioativo colocado, por meio de instrumentos especficos, prximo leso tumoral.

EFEITOS COLATERAIS DA RADIOTERAPIA


Alteraes na pele. Nuseas e vmitos. Diarreia. Fadiga. Feridas na boca e garganta. Boca seca.

Estes efeitos geralmente desaparecem dentro de algumas semanas aps o trmino do tratamento. Quando a radioterapia administrada simultaneamente com a quimioterapia, os efeitos colaterais so muitas vezes mais intensos.

EVITANDO O CNCER

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/cancer-de-esofago http://www.hcancerbarretos.com.br/cancer-de-esofago

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tratamento-radioterapico-do-cancer-deesofago/1844/224/
http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322 http://www.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/esofago http://www.infoescola.com/doencas/cancer-de-esofago/ http://www.todabiologia.com/anatomia/esofago.htm http://www.youtube.com/watch?v=Jcf4wRCt83Y&feature=player_detailpage http://www.youtube.com/watch?v=o4VRYkQtHFY&feature=player_detailpage

Potrebbero piacerti anche