Sei sulla pagina 1di 52

- Curso OAM

curso doutrinrio da casa esprita obreiros do amor e misericrdia

Sociedade Esprita de Cotia - SEC Departamento de Orientao Doutrinria DOD rea de Ensino

ORIGEM E NATUREZA DO ESPRITO

PERISPRITO

H dois elementos gerais no universo: Esprito e Matria Acima de tudo = DEUS

A Trindade Universal

DEUS

ESPRITO

MATRIA

D E U S - Criao

Princpio Inteligente

Matria - Fluido Csmico

Princpio Inteligente - sua individualizao resulta na


formao do Esprito em contnuo processo evolutivo.

O Fluido Csmico gerador de todos os universos, macros e


micros, contm os demais campos que do origem s matrias mais densas.

F.C.U.

Origem e natureza do Esprito


L.E. 82 - Seria o Esprito um ser imaterial? R: Imaterial no bem o termo; incorpreo seria mais exato, pois deves compreender que, sendo criao, o Esprito h de ser alguma coisa. matria quintessenciada, mas sem analogia para vs outros, e to etrea que escapa inteiramente ao alcance de vossos sentidos. Obs. Kardec: Dizemos que os Espritos so imateriais, porque, pela sua essncia, diferem de tudo o que conhecemos sob o nome de matria. Como exprimir a luz e seus efeitos um cego de nascena?

L.E. q 18
O homem penetrar um dia o mistrio das coisas que lhe so ocultas?

R. O vu se ergue na medida em que o homem se depura...necessita de faculdades que ainda no possui.

O que Esprito?
Ser inteligente da criao. Individualizao do Princpio Inteligente.

O que Princpio Inteligente? Chama / Centelha Divina (fasca luminosa) / Mnada

Nem todos os espritos tiveram o seu incio aqui na Terra. A poca e a maneira dessa formao a Doutrina Esprita desconhece.

Existe diferena entre princpio inteligente e Esprito?

Princpio Inteligente - elemento inteligente universal , em processo de individualizao.

Esprito - individualidade, consciente de sua existncia e responsvel pela sua evoluo.

PRINCPIO INTELIGENTE ESPRITO

o a unidade espiritual, que traz em si todos os atributos para alcanar a vida divina.
o Povoa o universo dentro e fora do mundo material. o No decorrer de sua evoluo necessita de vestimenta (perisprito / corpo fsico).

Ubiquidade do Esprito

O mesmo Esprito pode dividir-se ou estar ao mesmo tempo em vrios pontos?

Ubiquidade do Esprito

No pode haver diviso de um mesmo Esprito; Cada um um centro que irradia para diversos lados.; Isso que faz parecer estar um Esprito em muitos lugares ao mesmo tempo. O sol um somente. No entanto, irradia em todos os sentidos e leva muito longe os seus raios. Contudo, no se divide. (LE 92)

Ubiquidade do Esprito
Os Espritos no irradiam com igual fora. Essa fora depende do grau de pureza de cada um.

EVOLUO DO PRINCPIO INTELIGENTE

Vdeo Evoluo dos Seres

Os centelhas divinas so pulverizaes de luz que vo surgindo da mente criadora e imediatamente so lanadas ao exterior como pensamentos divinos, atraindo a si automaticamente o FCU. Processo involuo a pequena chama vai mergulhando atravs das esferas, sendo envolvida cada vez mais em fluidos mais pesados, perdendo sua luminosidade.

Chegando ela ao mximo de condensao, inicia o processo de evoluo reino mineral .


Subindo atravs das esferas e planos vai voltando s regies de luz.

Tendo descido inconscientemente, vai subir despertando uma conscincia prpria cada vez mais ampla e perfeita. Desceu como uma simples chama e subir como um Esprito, voltando novamente a brilhar no esforo imenso e penoso de religar-se a Deus. Transformando-se de uma simples chama potencial inconsciente que era no princpio, em um indivduo organizado, inteligente, cheio de bondade e sabedoria. Assim uma simples chama se transforma em um ser divino.

A unio do princpio inteligente matria


E2M- Andr Luiz
A imensa fornalha atmica estava apta a receber as sementes da vida e, sob o impulso dos Gnios Construtores, o seio da Terra recoberto de mares mornos, foi invadido por gigantesca massa viscosa a espraiar-se no colo da paisagem primitiva...dessa gelia csmica, verte o princpio inteligente nas primeiras manifestaes...

Evoluo do Princpio Inteligente


Se individualiza lentamente. Estagia em todos os reinos da natureza: Mineral; Vegetal; Animal.

Hominal Individualidade Incio do Livre Arbtrio.

Angelitude.

Reino mineral : Transita de uma famlia mineral para outra; Sem inteligncia, vontade, instintos - esto em estado de latncia e inatividade.

Experincias - dilataes, retraes moleculares, oxidaes, rupturas, percepo da luz e do som.

A Caminho da Luz - Emmanuel


Os primeiros habitantes da Terra, no plano material, so as clulas albuminides, as amebas e todas as organizaes unicelulares, isoladas e livres, que se multiplicam prodigiosamente na temperatura tpida dos oceanos."

NASCIMENTO DO REINO VEGETAL


E2M - Andr Luiz: Aparecem os vrus oferecendo clima adequado aos princpios inteligentes. Evidenciam-se, ento, as bactrias rudimentares, dividindo-se por raas e grupos numerosos, plasmando, pela reproduo assexuada, as clulas primrias, que se responsabilizam pelas ecloses do reino vegetal em seu incio.

NASCIMENTO DO REINO VEGETAL


Princpio Inteligente identifica-se com: VRUS BACTRIAS ALGAS (unicelulares / pluricelulares)

VEGETAIS

Reino vegetal: Transita das plantas rudes do fundo do mar e dos desertos ridos s flores perfumadas dos jardins; Realiza um completo ciclo vital - nasce, cresce, nutre-se, desenvolve-se, reproduz-se, definha e morre; No revela, conscincia de sua existncia; No tem inteligncia nem vontade ativa; Experincias - Adquire capacidade de reagir e sentir direta ou indiretamente as alteraes do meio que o cerca.

Estagia em todos os reinos da natureza.


Princpio Inteligente - ainda no uma individualidade. 1 Pedra 1 Princpio Inteligente.

Vrias clulas formam um rgo.

Reino animal: Comea sua peregrinao nos pontos mais baixos da escala; Inicia sua integrao em um corpo fsico organizado especialmente para sua evoluo individual; Apresenta movimentos e sensaes que os vegetais no tm. Animais superiores : Movimentos livres - obedecem nitidamente a vontade; Possui certo grau de inteligncia; Pensamento descontnuo e fragmentrio; Prevalece o instinto; Sua inteligncia no lhe d inteira capacidade de raciocinar.

A conquista maior do princpio inteligente no reino animal o instinto.


Instintos impulsos naturais involuntrios pelos quais os seres executam certos atos de forma mecnica, sem conhecer o fim ou o porqu desses atos (ex. gato enterrar suas fezes ou urina). Alma grupo.

O princpio inteligente, encarna e desencarna inmeras vezes, e tanto mais rapidamente quanto mais baixo se encontrar na escala.
As principais conquistas do princpio inteligente ao longo das etapas evolutivas at as faixas da razo so:
Memria; Instinto; Sensibilidade; Percepo; Preservao prpria.

A evoluo do princpio inteligente, ocorrendo nos dois planos de vida, necessria para a construo do veculo perispiritual e do corpo fsico. Sendo assim, quando o princpio inteligente se individualiza, tornando-se Esprito, a modelagem do perisprito atinge o pice da escala anmica, estando, ento, preparado para produzir o corpo humano.

Reino hominal agora Esprito: Conquista do pensamento contnuo, do raciocnio e da lucidez; Incio do livre-arbtrio; Apto a dirigir a vida, a conquistar os seus valores; Incio da evoluo centrfuga (de dentro para fora). Inicia-se valorosa luta para a conquista dos valores superiores da alma: a responsabilidade, a sensibilidade e a sublimao das emoes; Inicia-se a busca pela Angelitude.

O mineral atrao. O vegetal sensao. O animal instinto. O homem razo. O anjo divindade. Emmanuel O Consolador.

assim que tudo serve, tudo se encadeia na natureza, desde o tomo primitivo at o arcanjo, pois mesmo este ltimo comeou pelo tomo.

PERISPRITO

ORIGEM DA PALAVRA

Perisprito: Do grego peri - em torno; Do latim spiritus - alma, esprito.

Trs partes essenciais do ser humano:


Alma / Esprito

Perisprito

Corpo Fsico

Q.93 L.E. - O Esprito propriamente dito tem alguma cobertura, ou, como pretendem alguns, est envolvido numa substncia qualquer?

R: O Esprito est envolvido por uma substncia que vaporosa para ti, mas ainda bastante grosseira para ns; suficientemente vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira.

Outras denominaes de perisprito:

Corpo espiritual ou psicossoma - Esprito Andr Luiz; Corpo fludico Leibniz; Modelo organizador biolgico Ernani G. Andrade.

Perisprito
Envoltrio semimaterial adquirido pelo esprito. Com a morte desliga-se do corpo fsico e acompanha o esprito.

Arquivo onde ficam registradas as experincias de toda a sua existncia.


Expressa a situao de cada indivduo. O perisprito acompanha o esprito em todo o seu processo evolutivo.

Q.95 L.E. - O envoltrio semimaterial do Esprito tem formas determinadas e pode ser perceptvel? R: Sim, tem a forma que o Esprito queira; assim que ele vos aparece algumas vezes, quer em sonho, quer no estado de viglia, e que pode tomar forma visvel e mesmo palpvel.

Perisprito
o Transmite a vontade do Esprito. o Recebe sensaes do corpo. o moldvel, se adequa aos mundos em que o esprito ir habitar. o Irradia-se para fora do corpo fsico, sob a forma de aura. o Evolui junto com o esprito. o Se sutiliza na medida em que o esprito evolui.

Origem dos materiais que formam o Perisprito


O perisprito formado com o elemento fludico de cada globo. Q. 93a L.E. - Assim, quando os Espritos que habitam mundos superiores vm ao nosso meio, tomam um perisprito mais grosseiro? Do fluido universal de cada globo. por isso que ele no o mesmo em todos os mundos. Passando de um mundo a outro, o Esprito muda o envoltrio, como mudais de roupa.

Vi-me frente de um lago maravilhoso, junto de uma cidade, formada de edificaes profundamente anlogas da Terra. Vi homens mais ou menos semelhantes aos nossos irmos terrcolas, mas os seus organismos possuam diferenas apreciveis. Alm dos braos tinham ao longo das espduas ligeiras protuberncias guiza de asas que lhes prodigalizavam interessantes faculdades volitivas. Percebi que a vida da humanidade marciana mais area. Cartas de Uma Morta Maria Joo de Deus

Constituio
Apresenta: Clulas; Tecidos; rgos.

A servirem, no processo de reencarnao, como matrizes dos correspondentes biolgicos.


Cada tipo de clula do corpo fsico a imagem da respectiva clula do corpo espiritual

Plasticidade
Moldvel de acordo com nossos pensamentos, sentimentos, atitudes, etc... Desencarne adolescente 15 anos por overdose. Livro: Driblando a Dor Luiz Srgio.

O esprito nunca retrocede em sua senda evolutiva, mas o perisprito pode sofrer deformaes e at mesmo perder sua forma fsica, devido ao uso imprudente que o esprito faz de seu corpo fsico, quando encarnado.
Livro: Driblando a Dor - Luiz Srgio

A vida moral e emocional de cada ser pode alterar, preservar ou violentar todo o sistema do corpo espiritual.
Aes , pensamentos e emoes determinaro , segundo sua intensidade e persistncia, o grau de sade espiritual. O pensamento evangelizado ou elevado influi de maneira direta sobre o metabolismo perispiritual, projetando raios de elevado teor.

Mudana na estrutura interna do perisprito. Sade fsica.

Densidade
Espritos moralmente adiantados - mais sutil e se aproxima da dos Espritos elevados; Espritos inferiores - aproxima-se da matria, feio pastosa continuao do corpo fsico.

Quanto menor a densidade do perisprito, menor o seu peso e maior a luminosidade.

Nos mundos superiores esse envoltrio se torna to etreo que para ns como se no existisse. Espritos Puros.

O centro da alma ou da centelha divina nunca sofre qualquer alterao ntima. A evoluo marcha segura e inaltervel depois de atingir ou conquistar o progresso. O perisprito e os corpos de revestimentos que sofrem os embates dilacerantes da prpria alma, para o Bem ou para o Mal. A iluminao no de graa, conquista individual dentro das leis de Deus. Demcrito, com a Segunda Morte, alcanou estado superior de vida e agora, durante milnios, lutar de acordo com as Leis Eternas que organizam a todos, pela conquista gloriosa da Terceira Morte e do Segundo Cu.
A Segunda Morte Ranieri pelos espritos de Andr Luiz e Altino

Nascer, viver, morrer, renascer, progredir sempre, esta a lei.

Vdeo Mensagem Dimensional

Potrebbero piacerti anche