Sei sulla pagina 1di 10

Prof. Dr.

Ubaldo Silveira Livro Maria Lucia Barroco

Apresentao do Livro da Maria Lcia Barroco


- Introduo
A autora se fundamenta em Lukcs, a partir da categoria trabalho. fruto de sua Tese de doutorado na PUC-SP 1997, fundamentada na ontologia do ser social de Lukcs.

A obra se divide em duas partes:

Parte I tica e Vida Social: Consideraes Terico-Metodolgicas.


Parte II : 1. As configuraes da tica Tradicional.

2. Rumo construo de uma nova moralidade


3. O processo de ruptura com a tica tradicional. CONSIDERAES FINAIS.

Prof. Dr. Ubaldo Silveira Livro Maria Lucia Barroco

1. O Significado ontolgico do trabalho


Ponto de partida: A sociedade uma totalidade organizada por esperas. Conforme a complexidade da sociedade as esferas sociais podem ganhar uma certa autonomia. Da pode ocorre dois erros:

As esferas da realidade social no podem ser isoladas (So totalidades).


Cada categoria social tem seu prprio desenvolvimento, em qualquer esfera da vida social. Para Marx. O trabalho o fundamento ontolgico-social do ser social. No processo histrico se d a autoconstruo pelo trabalho atravs das capacidades: a sociabilidade, a conscincia, a universalidade e a liberdade. Resumindo: A universalidade, a sociabilidade, a conscincia e a liberdade so capacidades humanas genricas. Sem estas no h prxis.

Prof. Dr. Ubaldo Silveira Livro Maria Lcia Barroco

2. Trabalho e alienao
No contexto da sociedade capitalista, em face da apropriao privada dos meios de produo e das formas pelas quais se objetiva a reproduo da vida social, o trabalho se realiza de modo a negar as potencialidades emancipatrias do ser humano.

O Homem torna-se um ser alienado consigo mesmo e com os outros. Cria-se no trabalhador uma ciso entre sujeito e o objeto, uma relao de estranhamento de coisificao das relaes sociais. A alienao se recria novas formas que invadem todas as dimenses da vida social.
Resumidamente o valor econmico tende a influenciar todas as esferas , at os valores ticos e estticos, negando a alteridade e a sociabilidade.

Prof. Dr. Ubaldo Silveira Livro Maria

Lucia Barroco

3.Atividades emancipadoras.
As motivaes do eu so sociais; sempre se referem a um grupo, a um quadro de valores socialmente legitimados.
O representante do humano-genrico jamais um homem sozinho, mas sempre uma integrao ( tribo, demos, estamento, classe e humanidade)

A cotidianidade um elemento ontolgico do ser social, ou seja, insuprimvel, desempenha uma funo necessrio vida em sociedade.
As atividades propiciadoras de emancipao so: criatividade, escolha consciente, superao de preconceitos, participao cvica e poltica. Todas esto vinculadas com valores e exemplificam a capacidade tica do ser social.

Prof. Dr. Ubaldo Silveira Livro

Maria Lucia Barroco

4. A capacidade tica do ser social.


4.1. A natureza das objetivaes morais.
A moral originas-se do desenvolvimento da sociabilidade, e tem uma funo integradora: estabelece uma mediao de valor entre o indivduo e a sociedade; entre ele e os outros, entre sua conscincia e sua prtica.
A Moral ontolgica uma relao entre o indivduo singular e as exigncias genrico-sociais. parte da prxis interativa; expresso da capacidade auto legisladora do ser social proporcionando autonomia e conscincia. Na sociedade de classe, a moral cumpre uma funo ideolgica concreta. Ela contribui para uma integrao social de necessidades privadas , alheias e estranhas s capacidades emancipadoras do homem. As escolhas no so livres, mas voltadas dominao.

Prof. Dr. Ubaldo Silveira Livro Maria Lucia Barroco

4.2. vida cotidiana e alienao moral


A cotidianidade o campo privilegiado de reproduo da alienao, tendo em vista sua repetio acrtica dos valores, sua assimilao dos preceitos e modos de comportamento. No campo da moral, a alienao da vida cotidiana se expressa pelo moralismo, movido por preconceitos. O preconceito pode ocorrer nas vrias esferas da atividade social: nas artes, na filosofia, na cincia, na poltica O preconceito pode se transformar em moralismo (doena da Moral). A ideologia dominante possibilita o ocultamento das contradies entre a existncia objetiva e os valores humano-genricos. Nesse contexto, do individualismo burgus , a liberdade se realiza pela negao do outro, ocultando seu carter universal. .

Prof. Dr. Ubaldo Silveira

Livro Maria Lucia Barroco

4.3. A reflexo tica.


A reflexo tica construda na histria, e no mbito da filosofia, tem como objeto a moral. (O agir concreto). Para que a tica se realize como saber ontolgico preciso que ela conserve sua perspectiva totalizante e crtica da vida cotidiana. A tica de carter revolucionrio, ou seja, crtica moral de seu tempo, propondo um outro tipo de sociedade, um ideal de sociedade, onde os homens possam realizar-se livremente. tambm uma referncia para a prxis poltico-revolucionria. A tica um instrumento terico-crtico, pois supe valores que apontam para o devir. Ou seja, para o futuro da humanidade.

Prof. Dr. Ubaldo Silveira

Livro Maria Lucia Barroco

4.4 A tica como capacidade livre.


A gnese da ao tica dada pela liberdade, compreendida ontologicamente como um capacidade humana inerente ao trabalho, tomado como prxis.
O trabalho supe as capacidades essenciais do gnero humano: a sociabilidade, a a conscincia, a universalidade e liberdade. A sociabilidade a possibilidade de desenvolver novas necessidades, dentre elas a moral. A Conscincia Moral a capacidade humana de escolher valores e de agir com base nestas escolhas com responsabilidade

A liberdade a superao dos entraves histricos s objetivaes essenciais do ser social, possibilitando um trabalho livre e criativo.
O trabalho perpassa todas as esferas da totalidade social, e a se encontra sua capacidade de universalidade.

Prof. Dr. Ubaldo Silveira

Livro Maria Lucia Barroco

5. A dimenso tico-poltico dos projetos scio-histricos.


Um projeto profissional implica determinadas condies: Deve atender s necessidades sociais realizadas de determinadas formas e produzir um resultado objetivo, com implicaes sociais e desdobramentos ticos polticos. . Os projetos societrios apresentam uma imagem da sociedade a ser construda, supondo determinados valores que possam concretiz-los.
Os projetos societrios so projetos coletivos, seu trao peculiar reside no fato de se constiturem projetos macroscpicos, em projetos para o conjunto da sociedade, buscando enfrentar as seqelas da Questo Social.

Prof. Dr. Ubaldo Silveira

Livro Maria Lucia Barroco

A natureza da tica profissional.


A tica profissional um modo particular de objetivao da vida tica. inerente ao perfil profissional ser tico.
Cabe compreender o ethos profissional como um modo ser construdo a partir das necessidade sociais inscritas nas demandas postas historicamente profisso. Trs so as dimenses que compem a TICA PROFISSIONAL: A DIMENSO FILOSFICA (TEORIA) O MODO DE SER ( MORALIDADE PROFISSIONAL) PRODUTO OBJETIVO DAS AES (CDIGOS DE TICA)

Potrebbero piacerti anche