Sei sulla pagina 1di 38

Docente: Paulo Filho E-mail: paulofilho@academiacisco.com.

br

Captulo 1: Vivendo em um Mundo Centrado na Rede

Redes mantm a maneira como vivemos


A importncia das redes; Como eram as redes antes; As redes atuais; Redes sociais; Redes convergentes; A comunidade global.

Recursos Disponveis na Internet ajudam a:

Ferramentas de Colaborao
Novas formas de comunicao, aps a ampla adoo da Internet Wikis; IMs; Blogs; Podcasting.

Redes Apoiando a Forma como Aprendemos


Disponibilidade de cursos e-learning Recursos de ensino on-line Vantagens dos cursos on-line; Cursos mistos; Uso de ferramentas on-line.

Redes Apoiando a Forma como Aprendemos

Redes Apoiando a Forma como Aprendemos

Redes Apoiando a Forma como Aprendemos


Benefcios s empresas: Materiais de treinamento atuais e precisos; Disponibilizao de treinamento a um amplo pblico; Qualidade de ensino; Reduo de custos.

Redes Apoiando a Forma como Trabalhamos


Intranets ou redes privadas; Extranets ou redes estendidas; Tecnologias de redes sem fio; Acesso Remoto e Recursos Mltiplos Telecomutadores ou teletrabalhadores.

Redes Apoiando a Forma como Trabalhamos

Redes apoiando a forma de como nos divertimos


A Internet usada para formas tradicionais de entretenimento: Ouvir msicas, ler livros, ver filmes, programar viagens; E possibilitam outras formas de entretenimento: Jogos e competies on-line Atividades off-line so aperfeioadas utilizando ferramentas de colaborao em rede. Compra de produtos e servios

As redes esto melhorando nossa experincia

Comunicao
Ela se apresenta de diversas formas e em vrios ambientes; Regras - protocolos - de comunicao humana: Identificar o emissor e o receptor; Acordar o mtodo de comunicao (pessoalmente, por telefone, carta, foto); Idioma e gramtica comum; Velocidade e ritmo de transmisso; Requisitos de confirmao ou recepo.

Comunicao
As regras de comunicao podem variar de acordo com o contexto; A depender do grau de importncia, as mensagens podem ou no requerer uma confirmao; As tcnicas de comunicao usadas em redes se assemelham s de uma comunicao humana.

Qualidade da Comunicao
Significado da Mensagem compreendida pelo receptor = mensagem planejada pelo emissor Sucesso na comunicao Em redes de dados, existem fatores que podem interferir no significado da mensagem recebida Fatores Externos; Fatores Internos.

Qualidade da Comunicao

Fatores Externos
Qualidade do meio Converso do formato da comunicao Redirecionamento e reenvio Nmero de mensagens simultneas Tempo necessrio

Qualidade da Comunicao

Fatores Internos Tamanho da mensagem Complexidade da mensagem Importncia da mensagem

Comunicao por Meio de Redes

Elementos de uma Rede


P A D R O N I Z A O

Elementos que tornam uma rede funcional: Mensagens: informaes que trafegam sobre o meio; Dispositivos: usados para comunicar hosts finais; Meios: como os dispositivos esto interconectados; Regras/Servios: governam como o fluxo de mensagens atravessam a rede.

Regras, Componentes e Desafios de Dados de Rede


Caractersticas bsicas da comunicao Regras ou acordos so estabelecidos primeiro; Informaes importantes podem necessitar ser repetidas; Vrios modos de comunicao podem impactar a efetividade de como a mensagem trafega.

Dispositivos

Meios

Servios

Redes Mltiplas
Cada dispositivo possui suas prprias verses dos elementos bsicos de rede; Antes, cada servio necessitava de uma tecnologia diferente para transmitir o seu sinal particular de comunicao; E cada servio possua seu conjunto de regras e padres, para prover comunicao com sucesso.

Redes Convergidas
Possibilidade de consolidar redes diferentes na mesma plataforma Um tipo de rede que pode trafegar voz, vdeo e dados sobre a mesma rede; Muitos pontos de contato e dispositivos especializados.

Redes Inteligentes

Arquitetura da Rede
Caractersticas que so endereadas pelo projeto da arquitetura de rede:
Tolerncia a falha; Escalabilidade; Qualidade de Servio; Segurana.

Arquitetura da Rede Tolerante Falhas


Comutao por pacote e por circuito (DoD).

Comutao por pacote

Comutao lgica; Endereamento hierrquico; Uso de pacotes; Redes orientadas a conexo.

Arquitetura de Rede Escalvel


Expanso sem mudanas drsticas Hierrquica; Padres Comuns; Comunicao em camadas e nveis; Protocolos Comuns.; Padronizao.

Qualidade de Servio
Como selecionar QoS apropriada
Classificar Marcar

Qualidade de Servio

Priorizao Garantia de entrega Controle de filas Controle de descartes

Qualidade de Servio

Segurana de Rede
Integridade Confidencialidade Disponibilidade No repdio

Segurana de Rede
Medidas bsicas para garantir a segurana da rede: Assegurar a confidencialidade usando: Autenticao de Usurio Criptografia dos dados Manter a integridade da comunicao usando: Assinaturas digitais

Segurana de Rede
Assegurar a disponibilidade usando: Firewalls Arquitetura de Redes redundantes Estrutura de hardware sem pontos de falha

Potrebbero piacerti anche