Sei sulla pagina 1di 61

ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS

CURSO DE ENFERMAGEM UENP

BANDEIRANTES/2007

1. OBJETIVOS DA AULA

Demonstrar a importncia da administrao de recursos materiais, para que a Instituio possa prestar uma assistncia humanizada e de qualidade ao paciente, evitando desperdcios e a duplicidade dos servios prestados. Discutir e elaborar estratgias para o exerccio da gesto de recursos materiais nos locais de estgio.

UM OLHAR PARA O PASSADO...

Os grandes desafios das cincias da sade:


Controle das hemorragias. Controle da dor; Controle da infeco.

UM OLHAR PARA O PASSADO...

UM OLHAR PARA O PASSADO...

UM OLHAR PARA O PASSADO...

UM OLHAR PARA O PASSADO...

Ambroise Parr (1517-1590). Semmelweis (1818-1865). Pasteur (1822-1885). Lister (1827-1912). Radecki (1896). Neuber (1882). Schimellbusch (1891).

UM OLHAR PARA O PASSADO... Luvas do Amor (THORWALD, p. 287, 2002).

2. IMPORTNCIA DA ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS:


Recursos materiais so essenciais para o funcionamento de qualquer tipo de organizao, pblica ou privada, de servios ou de fabricao, com a finalidade lucrativa ou no, e constituem fator que possibilita o alcance dos objetivos propostos por essas organizaes. Representam cerca de 75% do patrimnio das instituies hospitalares e 30 a 45% dos gastos das instituies com materiais (Kurcgant, 1991).

3. OBJETIVOS DA ADMINISTRAO DE RECURSOS MATERIAIS: Do ponto de vista dos usurios; Do ponto de vista da rea econmica-financeira; Do ponto de vista dos fornecedores.

4. ETAPAS ADM. DE REC. MATERIAIS


a) Previso b) Aquisio c) Transporte d) Recebimento e) Controle f) Distribuio g) Conservao h) Armazenamento

5. ADMINISTRAO DE REC. MATERIAIS NAS UNIDADES DE ENFERMAGEM Previso; Proviso; Organizao; Controle

6. CLASSIFICAO DOS RECURSOS MATERIAIS

Finalidade cateterismo vesical, curativo, intubao. Durao permanente e de consumo. Porte: grande, mdio e pequeno porte Custo (ABC do valor) Matria prima.

MATERIAIS DE GRANDE PORTE


AUTOCLAVES

MATERIAIS DE GRANDE PORTE


CALANDRAS

Especificaes NR 32 Item 32.7.3

MATERIAIS DE MDIO PORTE

MATERIAIS DE PEQUENO PORTE

7. CATLOGO DE RECURSOS MATERIAIS


O catlogo deve ser elaborado por equipe multidisciplinar, com conhecimento tcnico. Primeira etapa: Poltica; Segunda etapa: Tcnico-normativa; Terceira etapa: Estruturao da lista; Quarta etapa: Fase de implantao e divulgao da lista. Codificao.

8. PREVISO DE MATERIAIS
a) Especificidade do setor b) Caracterstica da clientela c) Freqncia no uso dos materiais d) Nmero de leitos da unidade e) Local de guarda f) Durabilidade do material g) Periodicidade da reposio do material h) Variveis sazonais

9. PROVISO DE MATERIAIS
a) Sistema de reposio por tempo. b) Sistema de reposio por cota Definindo o ER (Estoque de Reserva) para se obter o NR (Nvel de Ressuprimento): ER = (D X PA) + (D X EAF) c) Sistema de reposio por tempo e cota d) Sistema de reposio imediata por quantidade.

EXEMPLO DO SISTEMA DE REPOSIO POR COTA


Em um C.C. so gastas, em mdia, 60 agulhas de raquianestesia por ms. O prazo de reabastecimento de 5 dias, com 3 dias de expectativa de atraso do fornecedor. Calcule a estoque de reserva. (Demanda = 2 agulhas/dia)

ER = ( 2 X 5 ) + ( 2 X 3 ) ER = 10 + 6 ER = 16 agulhas.
Portanto, ao atingir este ER dever ser feito novo pedido do material.

EXEMPLO DO SISTEMA DE REPOSIO POR COTA E TEMPO


MATERIAL COTA /MS J Seringa 1 ml 30 F M A M J J AS O N D

26 25 26 28 25

Seringa 3 ml
Seringa 5 ml

60
50 70

52 55 56 58 51
42 62 61 63 68 72 78 88 98 97

Seringa 10 ml 80 90 100

EXEMPLO DE SISTEMA DE REPOSIO IMEDIATA POR QUANTIDADE.

MOSTRAR CHECK LIST!!!

10. CONTROLE DE MATERIAIS

Mtodo PEPS. Dificuldade grande diversidade de materiais. Propostas modelo proposto por Wilfredo Paredo, amplamente testado nas empresas norte-americanas, que agrupam os materiais que apresentam maior custo (ABC do valor). Curva ABC do valor. Curva XYZ de popularidade.

FICHA TCNICA DE EQUIPAMENTO


Nome do material - Respirador Marca ywzzzz N do patrimnio 7452 Data da aquisio 30/03/2001 Data/sada Rubrica Motivo

Modelo - xl Acessrios 01 umidificador Condio - boa Data/devoluo Rubrica

11. ARMAZENAMENTO

Qual o espao necessrio para estocar adequadamente cada material? Qual a freqncia de utilizao do material? Qual o tipo de instalao mais adequada para o armazenamento do material? Quais as dificuldades de armazenamento do material com outros materiais devido sua incompatibilidade?

11. ARMAZENAMENTO
Organizao dos materiais em Grupos: - Adesivos; - Cnulas, drenos e tubos; - Coletores; - Dispositivos para infuso; - Fios cirrgicos; - Material txtil; - Prtese e implantes; - Sondas.

MATERIAIS ESSENCIAIS FRENTE SITUAES DE EMERGNCIA


CARRO DE EMERGNCIA

CARRO DE EMERGNCIA

Obrigatrio para liberao da licena sanitria!!!

DESFIBRILADORES

Equipamentos auto-explicativos, que podem ser utilizados facilmente, sendo a nica terapia eficaz na reverso, da maioria das arritmias que causam a PCR. *Obrigatrio em locais de grande circulao de pessoas!!!

ASSISTNCIA AO RECM-NATO SALA DE PARTO


Recomendao SBP e CREMESP n. 3 de 12/08/1997: o material necessrio para assistncia ao RN na sala de parto dever estar preparado, testado e disponvel em local de fcil acesso, antes do nascimento da criana.

Os materiais de reanimao neonatal incluem:


-

Fonte de calor radiante Fonte de oxignio umidificado, com fluxmetro; Aspirador a vcuo com manmetro; Sonda de aspirao traqueal n. 8 e 10; Adaptador para aspirao de mecnio; Balo de reanimao auto-inflvel com capacidade de 240 a 750 mL, com vlvula de segurana e reservatrio de oxignio aberto com traquia de no mnimo 15 cm de comp.; Mscara para RN pr-termo e a termo;

Laringoscpio com lmina reta 0 e 1; Cnula endotraqueal sem balo 2,5 3 3,5 4; Fio guia esterilizado; Pilhas e lmpadas sobressalentes; Seringas de 20, 10 e 1 mL; Agulhas; Estetoscpio neonatal; Compressas e gaze; Clampeador de cordo umbilical; Luvas estreis e culos de proteo.

Os medicamentos de reanimao neonatal incluem:


-

Adrenalina 1 mg; Bicarbonato de sdio 5% ou 8,4%; Soro Fisiolgico 0,9%; Ringer lactato; Dopamina; Naloxone; gua destilada; Nitrato de Prata a 1%; Vitamina K.

Exemplos de recursos materiais essenciais na reanimao neonatal

Exemplos de recursos materiais essenciais na reanimao neonatal

Caractersticas do balo auto-inflvel


Fonte de oxignio

Entrada de AR

Vlvula pop-off

Sada para monitorizao da presso

Entrada de O2

Reservatrio de oxignio

RN

Exemplos de recursos materiais essenciais na reanimao neonatal

MSCARAS

12. MATERIAIS PERMANENTES Artigos mdico-odonto-hospitalar

Artigo descartvel X Artigo de Uso nico Reesterilizao X Reprocessamento

CENTRO DE MATERIAL ESTERILIZADO (CME)


O CME o setor destinado limpeza, acondicionamento, esterilizao, guarda e distribuio de materiais esterilizados (BRASIL, 1999) Segundo Spaulding apud Fvero (1991), as medidas relativas esterilizao e desinfeco devem ser compreendidas e implementadas pela categorizao dos graus de aquisio de infeco implicados no uso destes artigos pelos pacientes. Assim, esta classificao ir nortear a escolha do processo de desinfeco ou esterilizao a ser utilizado.

CLASSIFICAO DE SPAUDING
Artigos crticos: so assim chamados pelo alto risco de aquisio de infeco envolvidos com o uso desses artigos. So artigos introduzidos diretamente em tecidos humanos considerados normalmente estreis. Ex: agulhas, escalpes, cateteres cardacos, implantes, instrumentais cirrgicos, borracha para aspirao, fibra ptica: endoscpios, artroscpios, laparoscpios, aparelhos de cistoscopia. Esses materiais devem ser esterilizados.

CLASSIFICAO DE SPAUDING
Artigos semi-crticos: so artigos que entram em contato com mucosas e pele no intacta, no necessariamente penetram superfcies. Membranas mucosas intactas, como as do pulmo e do trato gastrointestinal geralmente so resistentes a infeces por esporos bacterianos comuns, mas so susceptveis a microorganismos como as bactrias, micobactrias e vrus. No mnimo, estes artigos necessitam uma desinfeco de alto nvel (PUGLIESE & HUNSTIGER, 1992; FAVERO & BOND, 1991). Ex: tubo endotraqueal, equipamento respiratrio, especulo vaginal, inaladores, cnula de Guedel, lmina do laringoscpio. A esterilizao desses artigos no obrigatria, embora possa ser desejvel em diversas circunstncias.

CLASSIFICAO DE SPAUDING
Artigos no-crticos: estes artigos entram em contato direto com o paciente, porm com pele intacta. O uso destes itens geralmente implica em baixo risco de aquisio de infeces hospitalares. Conseqentemente, dependendo da particularidade do artigo e grau de contaminao poder ser apenas lavados com gua e sabo ou receber desinfeco de nvel intermedirio ou baixo. Ex: termmetros, comadres e papagaios.

1. FLUXOGRAMA DE ARTIGOS NA CME


Recepo dos artigos contaminados Limpeza e secagem dos artigos Barreira fsica Inspeo, Preparo, Lubrificao e Embalagem Esterilizao Armazenagem Distribuio para os outros setores

2. LIMPEZA
a) Limpeza manual: a limpeza realizada atravs da frico com escovas e uso de solues de limpeza. de extrema importncia a utilizao adequada de Equipamentos de Proteo Individual (EPI): luvas de borracha antiderrapante e de cano longo, avental impermevel, gorro, proteo de face (ou mscara e culos de proteo), botas plsticas ou impermeveis.

b) Limpeza mecnica: desenvolvida atravs de equipamentos: lavadora ultra-snica, lavadoras desinfetoras e lavadoras de descarga.

2. LIMPEZA
c) Limpadores enzimticos: so compostos basicamente por enzimas, surfactante e solubilizantes. A combinao balanceada desses elementos faz com o produto possa remover a matria orgnica do material em curto perodo de tempo (em mdia 3 minutos). Esses limpadores possuem proteases, lpases e amilases que atuam em substratos proticos, gorduras e carboidratos, os quais tendem a solubilizar-se e desprender dos artigos. d) Detergentes e desincrustantes: Embora a eficincia de limpeza comparada com os produtos enzimticos seja menor, h indicao do uso destes produtos quando se tem pouca matria orgnica, devido ao baixo custo relativo, salvo se o detergente ou desincrustante apresentar maior ao corrosiva do que o enzimtico.

3. DESINFECO
3.1 Desinfeco de alto nvel: destri todas as bactrias vegetativas, micobactrias, fungos, vrus e partes dos esporos. O enxge dever ser feito preferencialmente com gua estril e manipulao assptica. 3.2 Desinfeco de nvel intermedirio: viruscida, bactericida para as formas vegetativas, inclusive para o bacilo da tuberculose. No destri esporos. 3.3 Desinfeco de nvel baixo: capaz de eliminar todas as bactrias na forma vegetativa, no tem ao contra esporos, vrus no lipdicos nem contra o bacilo da tuberculose. Tem ao relativa contra os fungos.

3. DESINFECO
A fim de que os profissionais de sade possam esterilizar os artigos com segurana, a portaria 15/ 88 do MS estabelece os seguintes princpios ativos para os desinfetantes de artigos hospitalares: aldedo (glutaraldedo), fenlico (fenol sinttico), quaternrio de amnio, compostos orgnicos liberados de cloro ativo, compostos inorgnicos liberados de cloro ativo, iodos e derivados, lcool, glicois, biguanidas e perxidos.

4. SECAGEM
Outro passo importante a secagem, pois a umidade interfere nos diferentes processos de esterilizao. Para tal processo recomendvel o uso de: - Secadoras de ar quente ou frio; - Estufas reguladas para este fim; - Ar comprimido medicinal, principalmente para artigos que possuem lmen (ex: borracha aspirao). - Panos limpos, secos e absorventes.

5. EMBALAGEM DO MATERIAL PARA ESTERILIZAO


Segundo a AORN (2001), as embalagens devem ser selecionadas de acordo com as seguintes caractersticas: 5.1 Ser adequada ao item a ser esterilizado: Permitir identificao do contedo Permitir fechamento completo e seguro do item Proteger o contedo de dano fsico Resistir rasgos, perfuraes e abrases No ter furos Ser atxica Apresentar baixa liberao de fibras e partculas Permitir liberao do contedo sem contaminao (tcnica assptica) Manter a esterilidade at que o pacote seja aberto

5. EMBALAGEM DO MATERIAL PARA ESTERILIZAO


5.2 Ser apropriado ao mtodo de esterilizao: Promover selagem ntegra Apresentar fechamento hermtico e permitir a selagem uma nica vez Prover adequada barreira a lquidos e partculas Ser compatvel com condies fsico-qumicas do processo de esterilizao Permitir adequada remoo do ar Permitir penetrao e remoo do agente esterilizante 5.3 Apresentar relao custo X benefcio, positiva. 5.4 Apresentar instrues escritas de uso

6. ESTERILIZAO
Independentemente do mtodo de esterilizao a ser utilizado, o material antes de ser submetido a este processo deve conter um bioburden (carga microbiana de cada artigo) de no mximo 106. Este obtido atravs uma eficiente limpeza do material. Esterilizao o processo que utiliza agentes qumicos ou fsicos para destruir todas as formas de vida microbiana e aplica-se especificamente a objetos inanimados. Um conceito mais especfico de esterilizao, que ao passar por este processo a probabilidade de existir algum microorganismo vivel no artigo seja inferior que 10-6, ou seja, 1 em 1.000.000 (um milho). Ou seja, possuir um bioburden inferior a 10-6.

6. ESTERILIZAO
6.1 Mtodos de esterilizao Vapor saturado sob presso (autoclave) Calor seco (estufa) xido de Etileno Glutaraldedo

7. ESTOCAGEM E DISTRIBUIO
Ao final do processo de esterilizao a vapor, apesar do tempo adequado de secagem, os itens podem ainda conter alguma quantidade de vapor. Tocar esses itens nesse estgio vulnervel pode comprometer a propriedade de barreira dos invlucros. O contato de itens quentes com superfcies frias pode causar condensao do vapor tanto fora como dentro dos pacotes, estes lquidos podem fornecer um caminho por onde microorganismos podem penetrar nos artigos (AORN, 1997). O uso de prateleiras fechadas ou coberturas sobre os pacotes desejvel.

8. CONTROLE DE QUALIDADE

8. CONTROLE DE QUALIDADE

8. CONTROLE DE QUALIDADE

8. CONTROLE DE QUALIDADE

Potrebbero piacerti anche