Sei sulla pagina 1di 38

Instrumentos de Medies Eltrica

Ampermetro Aparelho utilizado para medir a intensidade de corrente eltrica que passa por um fio. Pode medir tanto corrente contnua como corrente alternada. A unidade utilizada o mpere. O ampermetro deve ser ligado sempre em srie, para aferir a corrente que passa por determinada regio do circuito. Para isso o ampermetro deve ter sua resistncia interna muito pequena, a menor possvel. Se sua resistncia interna for muito pequena, comparada s resistncias do circuito, consideramos o ampermetro como sendo ideal.

Voltmetro no-ideal

Ampermetro Ideal

Voltmetro
Aparelho utilizado para medir a diferena de potencial entre dois pontos; por esse motivo deve ser ligado sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se deseja obter a tenso eltrica. Para no atrapalhar o circuito, sua resistncia interna deve ser muito alta, a maior possvel. Se sua resistncia interna for muito alta, comparada s resistncias do circuito, consideramos o aparelho como sendo ideal. Os voltmetros podem medir tenses contnuas ou alternadas dependendo da qualidade do aparelho. Voltmetro Ideal Resistncia interna infinita.

Voltmetro no-ideal

Voltmetro Ideal

RELAO DE TRANSFORMAO (TTR)


Este teste importante na determinao da relao de transformao, comparando com valores de teste em fbrica e com relao de tenso do transformador;

Terrmetro
O alicate terrmetro EM-5248 mede a resistncia de sistemas de aterramento formados por estacas ou malhas pequenas por medio da resistncia de um lao de terra aproveitando a presena de aterramentos vizinhos, sem a necessidade de utilizar estacas auxiliares prprias e sem desconectar o aterramento sob teste. Este instrumento especialmente indicado para medir a resistncia prpria de um determinado eletrodo que faz parte de um sistema de aterramento complexo. Tambm permite detectar rapidamente a existncia de conexes inadequadas e contatos de m qualidade.

Ligando-se essas hastes a um terrmetro de quatro terminais, 2 externos para corrente e dois internos para potencial, como indicado na figura

O terrmetro mede o potencial entre os pontosinternos e o divide pela corrente imposta pelo aparelho atravs dos terminais externos, fornecendo diretamente o valor da resistencia R. Segundo a teoria de Wenner, a resistividade do solo a profundidade d dada por:

r=2pRd

MEGMETRO

MEGMETRO
O Megmetro um instrumento usado para executar testes de isolao. Seu princpio de funcionamento consiste em gerao e aplicao uma tenso que pode variar de 500 at 15 000 V em um equipa mento, fazendo ento a leitura do fluxo de corrente entre duas partes do equipamento (ex: a carcaa de um motor e seu bobinado).

Esquemas de ligao
Tipo1: Ensaio de medio da resistncia de isolamento
entre alta tenso (AT) e a baixa tenso (BT)
- Cabo de tenso do megger no terminal AT. - Cabo de referncia na BT. - Cabo guard na massa (carcaa ou terra se este estiver conectado na carcaa) . OBS: Curto-circuitar os terminais de cada enrolamento do transformador sob tenso.

Esquemas de ligao
Tipo2: Ensaio de medio da resistncia de isolamento
entre alta tenso (AT) e a massa (carcaa do transformador) - Cabo de tenso do megger no terminal AT. - Cabo de referncia na carcaa. - Cabo guard no terminal BT
OBS: Curto-circuitar os terminais de cada enrolamento do transformador sob tenso.

Esquemas de ligao
Tipo3: Ensaio de medio da resistncia de isolamento
entre baixa tenso(BT) e a massa (carcaa do transformador) - Cabo de tenso do megger no terminal BT. - Cabo de referncia na carcaa. - Cabo guard no terminal AT.
OBS: Curto-circuitar os terminais de cada enrolamento do transformador sob tenso. Os valores obtidos so referenciados p/ 1 minuto.

Frmula de Valores Mnimos de Resistncia de Isolamento

Resistncia de Isolamento
Os valores calculados atravs da frmula especfica, so os valores mnimos de resistncia de isolamento p/ transformadores a 75, conforme as normas ABNT NBR 7036 e 7037; Rm. - Resistncia de isolamento mnima; P. - Potncia do Trafo em (kVA); F. - Freqncia (HZ); E. - Classe de tenso do enrolamento (kV);

ndice de polarizao
Este ensaio pode ser utilizado para indicao das condies do isolamento slido, haja vista que o mesmo est relacionado com sua polarizao; IP= Resistncia Isolamento com 10 minutos Resistncia de isolamento com 1 minuto

Fasmetro
Em um sistema eltrico trifsico, o fasmetro serve para determinar a seqncia das fases - abc (seqncia direta) ou acb (seq. inversa) Que mede a diferena de fase entre duas correntes alternadas de mesma freqncia.

COSSIFMETRO
O Cossifmetro um instrumento de me dida eltrica analgica ou digital, que med e o valor do fator de potncia, de um ci rcuito alimentado por corrente alternada.

Sequncimetro
- Funes: Verifica a seqncia de fases, indica a fase aberta e o sentido de rotao do motor.

Wattmetro
O wattmetro um instrumento desenvolvido para medio de potncia eltrica fornecida ou dissipada por um elemento. Um Wattmetro considerado ideal quando medir a tenso sem desvio de qualquer fluxo de corrente, e medir a corrente sem introduzir qualquer queda de tenso aos seus terminais. wattmetro um instrumento de medio que utiliza o princpio eletrodinamomtrico. A bobina fixa ou de campo, utilizada em srie com a carga e a bobina mvel ou de potencial, utilizada em paralelo com a carga.

Varmetro
Varmetro um instrumento utilizado para medir a potncia eltrica reativa (Q) de um circuito. A unidade o VAr (Volt-ampre reactivo). Em sistema de grande potncia, geralmente se usa o MVAr (Mega Voltampre reactivo), tendo como medidor o megavarmetro

Luxmetro
um instrumento utilizado para medir o nvel de iluminamento dos ambientes.

Multmetro
O multitester ou multmetro o aparelho usado para medir corrente eltrica (DCmA) ou (DCA), tenso contnua (DCV), tenso alternada (ACV) e resistncia eltrica (). A funo do multitester pode ser escolhida atravs da chave seletora localizada abaixo do painel. Existem dois tipos de multitester: o analgico (de ponteiro) e o digital (de visor de cristal lquido). Cada um tem sua vantagem: o analgico melhor para testar a maioria dos componentes enquanto o digital melhor para medir tenses e testar resistores.

TENSO CONTNUA

TENSO ALTERNADA

CORRENTE CONTNUA

RESISTNCIA

DIODO E TRANSISTOR

FIM

Potrebbero piacerti anche