Sei sulla pagina 1di 30

O continente africano

Quais so os elementos naturais que constituem uma fronteira?

Por que a frica tem as linhas de fronteiras retas?

Regies da frica!!!
Mar Mediterrneo

Norte
Mar Vermelho

Oceano ndico Oceano Atlntico

Subsaariana

A Partilha da frica

Desde o sculo XVI, devido ao trfico de escravos, os europeus j conheciam e exploravam algumas regies litorneas da frica. Com a expanso do capitalismo industrial, vrias expedies foram enviadas ao continente com o objetivo de conhecer melhor riquezas e potencialidades da regio. Em busca de mercados e recursos naturais, as potncias europias realizaram em 1885 a Conferncia Internacional em Berlim, onde se estabeleceu a partilha da frica sem que houvesse conflitos. Essa conferncia resultou na diviso da frica entre as potncias industrializadas da poca. O interesse econmico das grandes potncias foi escamoteado com a alegao de que o povo europeu, o homem branco, teria o dever de civilizar as culturas inferiores.

As riquezas minerais
As riquezas minerais presentes no continente africano despertaram o interesse e a cobia das potncias europias, que em plena revoluo industrial estavam procura de novos mercados e centros fornecedores de matria prima.

Fonte: Atlas geogrfico IBGE

Diviso da frica
A diviso ao lado foi feita sem considerar os aspectos naturais, culturais e tnicos dos povos que habitavam o continente. Essa diviso artificial contribui para a ecloso de muitos conflitos na regio.

www.anovademocracia.com.br/10/24.htm

Diviso tnica da frica

Diviso poltica da frica

www.socialesweb.com/mapas/africapolitico

Fonte: almanaque abril 2004

frica Branca e Negra

A frica negra localiza-se ao sul do deserto do Saara, tambm chamada de frica subsaariana. A populao composta em sua maioria por grupos negrides. Predominam seitas politestas como o animismo, alm do catolicismo e islamismo. A maior parte dos pases so subdesenvolvidos e vivem basicamente da agricultura de subsistncia.

A frica branca corresponde parte norte do continente, onde localiza-se o deserto do Saara. Nessa regio predominam os povos de origem rabe, etope, egpcia, dentre outros. A religio professada o islamismo. Alguns pases destacam-se pelas riquezas minerais como fosfato, gs natural e petrleo.

A Descolonizao
A descolonizao ocorreu aps a II Guerra, no cenrio da Guerra Fria. A independncia tardia ocorreu apenas no mbito poltico, permanecendo a diviso artificial de antes. Esse perodo ficou conhecido como neocolonialismo, onde os novos pases independentes recebiam benefcios ao se alinharem ao socialismo (URSS) ou ao capitalismo (EUA). Os novos pases independentes apresentavam disputas internas pelo poder, mo de obra desqualificada e as melhores terras controladas pelas elites locais que produzem para exportao (plantation).

Os mapas abaixo mostram o ritmo da descolonizao no perodo da Guerra Fria.

Indicadores sociais
A tabela ao lado mostra que os 18pases que apresentam os piores IDHs esto localizados na frica. Segundo dados de 2005.
Pas Guin Ruanda Angola Benim Malaui Zmbia Costa do Marfim Burundi Rep. Dem. Congo IDH 0,456 0,452 0,446 0,437 0,437 0,434 0,432 0,413 0,411 Etipia Chade Rep. Centro Africana Moambique Mali Nger Guin-Bissau Burquina Fasso Serra Leoa Pas IDH 0,406 0,388 0,384 0,384 0,380 0,374 0,374 0,370 0,336

Sub-regio do Magreb
- Termo de origem rabe- o sol se pe - Religio predominante: Islmicos O Magreb uma subdiviso da chamada frica Branca, integrada pelos territ rios da Mauritnia. Tunsia, Marrocos. Arglia e Saara Ocidental. Alguns expandem esta regio at a Lbia, denominando-o de Grande Magreb. A Cordilheira do Atlas d a esta regio caractersticas fisiogrficas que a di ferenciam do resto da frica. Os ventos do Atlantico, ao envontrarem a Cordi lheira, propiciam um clima mais ameno e ensejam um regime pluviomtrico que torna o solo agricultvel.

Primavera rabe!!!

http://www.youtube.com/watch?v=wvpl6L4FEmc

Egito

Rio Nilo Nas margens desenvolveu-se a civilizao egpcia; nico rio perene que cruza um deserto;

Ligao entre a Europa e a sia!!! A crise do Canal de Suez Canal de Suez A crise se iniciou em julho de 1956, quando o presidente
egpcio Gamal Abdel Nasser decidiu nacionalizar o Canal de Suez, nica ligao entre o Mediterrneo e o Mar Vermelho e principal escoadouro de petrleo dos pases rabes para a Europa, que at ento estivera sob o controle de capitais privados de origem principalmente britnica e francesa. Insatisfeitos com a deciso, e temerosos do nacionalismo panrabe defendido por Nasser, Frana e Gr-Bretanha decidiram fazer uma interveno militar punitiva na regio, contando para tanto com a ajuda de Israel. Assim, em outubro de 1956, Israel invadiu o Sinai, pennsula pertencente ao Egito, e em novembro tropas britnicas e francesas ocuparam a regio e assumiram o controle militar sobre o canal. Contudo, a manobra, que possua clara motivao colonialista, repercutiu muito mal junto opinio pblica mundial, particularmente junto aos EUA. Ainda durante os meses de outubro e novembro de 1956, o Conselho de Segurana da ONU exigiu, com os votos favorveis dos EUA e da URSS, a retirada militar da Frana, Gr-Bretanha e Israel, e decidiu enviar uma Fora Internacional de Paz ao canal, que foi reaberto em 1957.

http://www.youtube.com/watch?v=1IH4bG5elLU

Turquia realiza sonho de sulto otomano com tnel entre Europa e sia Por Ayla Jean Yackley ISTAMBUL, 29 Out (Reuters) - A Turquia inaugurou nesta tera-feira a primeira ligao ferroviria subterrnea entre dois continentes, conectando a sia e a Europa e permitindo ao primeiro-ministro Tayyip Erdogan realizar um projeto sonhado pelos sultes otomanos h mais de um sculo. A faanha da engenharia se estende por 13 quilmetros para ligar a Europa e a sia, a 60 metros abaixo do Estreito de Bsforo. Chamado de Marmaray, o tnel vai permitir o transporte de passageiros de metr de Istambul, a maior cidade da Europa, e eventualmente servir tambm para trens de alta velocidade e composies de carga. "O projeto Marmaray une... os continentes da histrica Rota da Seda", disse o ministro dos Transportes, Binali Yildirim, antes da inaugurao, que coincidiu com o 90 aniversrio de fundao da moderna Repblica Turca. O tnel no valor de 5,5 bilhes de liras (2,8 bilhes de dlares) faz parte dos "megaprojetos" de Erdogan, como so chamadas as obras do premi destinadas a mudar a cara da Turquia. A lista inclui um canal de 50 quilmetros para rivalizar com o Canal de Suez, que transformar metade de Istambul em uma ilha, um aeroporto que ser o mais movimentado do mundo e uma mesquita gigante no topo de uma montanha de Istambul. Usinas de energia atmica tambm esto nos planos. Uma terceira ponte sobre o Bsforo, cuja construo j levou ao corte de 1 milho de rvores, est em andamento. Os projetos inflamaram os opositores de Erdogan, que os apelidaram de "faranicos", sintoma de um estilo de governo cada vez mais autoritrio, e alertaram para a catstrofe ambiental em uma das naes do mundo mais propensas a terremotos. Eles acusam Erdogan, ainda amplamente popular depois de dez anos no poder, de ignorar os urbanistas da cidade e passar por cima da histria para abrir caminho a projetos de sua preferncia em uma cidade antiga que foi a capital do Imprio Bizantino e, depois da conquista muulmana, em 1453, tornou-se o centro do poder otomano.

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE99S06020131029?pageNumber=2&virtual BrandChannel=0

frica Subsaarianap. 180


Grande diversidade de climas e paisagens; Diviso poltica com diferentes etnias dentro do mesmo pas.

frica Subsaariana Sahel- p.180


Clima semi rido
transio entre o Deserto e o Tropical Povos Nmades!!!

A pobreza domina a maior parte do Sahel

Vegetao: estepe

Localize a ocorrncia dos climas e vegetao no mapa!!!

2. Clima tropical Vegetao de Savana 4. Deserto da Nambia

1. Clima Equatorial Vegetao de Floresta do Congo

3. Clima de Deserto Vegetao de Deserto (Saara)

5. Clima e vegetao de Mediterrneo

Qual a relao entre os dois mapas?

Fatores de atrao populacional - Proximidade com o mar; - Ao longo dos rios e lagos

Fatores de repulso populacional lugares inspitos: * Desertos e Semiridos; * Montanhas


* Florestas Densas

Megacidade!

Quais so as consequncias deste grande crescimento?

Qual a economia de cada lugar?


2. Plantation e de subsistncia
1. 4.

1. Indstrias e Petrleo

4. Irrigao a partir do rio Nilo

3. Criao de animais: bovino e ovino

3.. 2.

Nos desertos e estepespovos nmades e subsistncia

3..

Quais so os minerais mais nobres da frica? Em que regies so encontrados?

Tardia e incompleta: - no existem industrias de base; - continuam exportadoras de matria-prima ou produtos com pouco valor agregado; - Multinacionais - Remetem lucros aos pases de origem, no investindo no pas.

Obstculos para a industrializao - Pouca exportao e relaes comerciais; - Falta de capital, mo de obra qualificada e mercado consumidor; - Guerras civis

Conflitos na frica
A situao de pobreza e subdesenvolvimento presente no continente africano foi provocada, em parte, pelo colonialismo ambicioso dos pases europeus. O continente africano encontra-se isolado do processo de globalizao, apresentando inmeros conflitos internos, fruto da ocupao e descolonizao europia que levou em conta apenas seus interesses econmicos. Atualmente, vrios grupos lutam pelo controle territorial ampliando a pobreza e dizimando milhares de pessoas.

A guerra dos faces na RUANDA

veja.abril.com.br/170805/p_133.html

Ruanda foi colonizada pela Blgica. Est localizada na frica central e possui cerca de 8,2 milhes de habitantes. Sua capital Kigali e tem como lnguas oficiais o francs e o ruands. Est localizada ao lado de Uganda e Burundi, que foram criados artificialmente, misturando grupos tnicos inimigos histricos: os Tutsis, os Hutus e os Twas.

www2.mre.gov.brdeafd

Em finais do sculo XIX, a regio ocupada pelos alemes que logo se aliam aos Tutsis e convertem os Hutus escravido, despertando antigas divergncias. Aps a Segunda Guerra, os alemes perdem o poder na regio e a instabilidade passa a reinar. Tutsis e Hutus passam a se confrontar provocando atitudes cruis e violentas de ambas as partes. Em 1962, o pas conquista sua independncia e a liderana dos Hutus se consolida. Estes passam a perseguir os Tutsis, massacrando-os.

Crianas Tutsis

Os Hutus contam com a maioria da populao de Ruanda, cerca de 90%. Controlam o exrcito e convocaram a populao civil a participar da guerra usando armas domsticas como faces, machadinhas e facas.
J os Tutsis representam 10% da populao, entretanto controlam as atividades agropecurias, podendo desta forma adquirir armas no mercado informal.
www2.mre.gov.brdeafd

Em 1994, morre o presidente da Ruanda, Habyarimana, vtima de um atentado. Explode uma violenta guerra civil entre Hutus e Tutsis e em apenas 2 meses de combate cerca de 1 milho de pessoas foram mortas. Os Tutsis, melhor equipados belicamente, tomaram o poder, e num ato revanchista passaram a massacrar os Hutus. A partir de 1996, a ONU institui um Tribunal Internacional, para julgar os acusados pelo massacre de 1994.
Crnios das vtimas do massacre ocorrido em1994. A maior parte das vtimas eram de Tutsis.

www.adventistas.comabril2004c ranios_ruanda.jpg

Consequncias do conflito
A paz uma situao provisria.

Investimentos nos setores sociais so escassos. Crianas so usadas como soldados.

Milhares de refugiados vivendo em absoluta misria.


httpnewsimg.bbc.co.ukmediaimages42887000jpg

Apartheid

http://www.youtube.com/watch?v=nOxqTnrG76k

Potrebbero piacerti anche