Sei sulla pagina 1di 21

Cabeamento por PAR TRANADO

Twisted pair

Histrico
Nos anos 90 era muito comum encontrar rede de computadores usando cabo coaxial. Isso se dava pelo fato de ser uma rede mais fcil de ser instalada pois o cabo era parecido com o cabo de antena de televiso e poderia ser instalado em qualquer local sem problemas com interferncias. Com o avano das redes de computadores, aumentando sua taxa de transferncia, o cabo coaxial comeou a ser substitudo pelo cabo par tranado.

Cabos de par tranado e coaxial

Vantagem do cabo coaxial sobre par tranado


Par tranado x Coaxial: Disse anteriormente que cada uma destas categorias de cabos possui algumas vantagens e desvantagens. Na verdade, o coaxial possui bem mais desvantagens do que vantagens em relao aos cabos de par tranado, o que explica o fato dos cabos coaxiais serem cada vez mais raros.

Par tranado
O cabeamento por par tranado (Twisted pair) um tipo de cabo que tem um feixe de dois fios no qual eles so entranados um ao redor do outro. A taxa de giro (normalmente definida em termos de giros por metro) parte da especificao de certo tipo de cabo. Quanto maior o nmero de giros, mais o rudo cancelado. Foi um sistema originalmente produzido para transmisso telefnica analgica que utilizou o sistema de transmisso por par de fios. Aproveita-se esta tecnologia que j tradicional por causa do seu tempo de uso e do grande nmero de linhas instaladas.

As cores dos fios so:


Laranja e branco Laranja Verde e branco Azul Azul e branco Verde Castanho (ou marrom) e branco Castanho (ou marrom)

Formao dos cabos

Montagens
A norma EIA/TIA-568-B prev duas montagens para os cabos, denominadas T568A e T568B.

A montagem T568A usa a sequncia branco e verde, verde, branco e laranja, azul, branco e azul, Laranja, branco e castanho, castanho. A montagem T568B usa a sequncia branco e laranja, laranja, branco e verde, azul, branco e azul, verde, branco e castanho, castanho.

Cabo de par tranado: Direto.

As taxas usadas nas redes com o cabo par tranado so:


10 Mbps (Ethernet); 100 Mbps (Fast Ethernet)ou
1000 Mbps (Gigabit Ethernet).

Existem trs tipos de cabos de par tranado.


Unshielded Twisted Pair - UTP ou Par Tranado sem Blindagem: o mais usado atualmente tanto em redes domsticas quanto em grandes redes industriais devido ao fcil manuseio, instalao, permitindo taxas de transmisso de at 100 Mbps ; o mais barato para distncias de at 100 metros

Shield Twisted Pair - STP ou Par Tranado Blindado (cabo com blindagem). semelhante ao UTP. A diferena que possui uma blindagem feita com a malha metlica. recomendado para ambientes com interferncia eletromagntica acentuada. Screened Twisted Pair - ScTP tambm referenciado como FTP (Foil Twisted Pair), os cabos so cobertos pelo mesmo composto do UTP categoria 5 Plenum, para este tipo de cabo, no entanto, uma pelcula de metal enrolada sobre cada par tranado

STP SCTP - UTP

Cabos: direto e crossover


importante que a sequncia de cores seja respeitada ao se montar um cabo. Caso contrrio, pode haver perda parcial ou total de pacotes, principalmente em cabos de mais de 3 metros. Um cabo cujas duas pontas usam a mesma montagem denominado Direto, e serve para ligar estaes de trabalho e roteadores a switches ou hubs. Um cabo em que cada ponta usado uma das montagens denominado Crossover, e serve para ligar equipamentos do mesmo tipo entre si.

Cabo de par tranado: crossover

A distncia entre os cabos


Existem tambm limites de comprimentos para esse tipo de cabo. Quando o cabo usado para transmisso de dados em Ethernet, Fast Ethernet ou Gigabit Ethernet, o limite para o enlace. Caso seja necessrio interligar equipamentos a distncias maiores, preciso usar repetidores, ou instalar uma ponte de rede ou switch no meio do caminho, de forma que cada enlace tenha no mximo 100 metros.

Crossover
Um cabo crossover, um cabo de rede par tranado que permite a ligao de dois computadores pelas respectivas placas de rede sem a necessidade de um concentrador. A ligao feita com um cabo de par tranado onde tem-se: em uma ponta o padro T568A, e, em outra, o padro T568B

Crossover

Alicate

Montagem do cabo de par tranado

Montagem do cabo de par tranado.

Potrebbero piacerti anche