Sei sulla pagina 1di 38

Agosto 2010

O que a linguagem?

Qual a importncia da linguagem?

A linguagem um sistema simblico.

Signos arbitrrios
Convencionados aceitos socialmente

Casa (signo) objeto.

Qual a relao?

Nome

Tornar presente conscincia


Presente passado futuro Alteraes mais lentas do que acontece com o real

linguagem, portanto, um sistema de representaes aceitas por um grupo social, que possibilita a comunicao entre os integrantes desse mesmo grupo.

LINGUAGEM:

Signos
Sensoriais (visual, auditiva,ttil...) Grficos Visuais sonoros

comunicao
Ideias Pensamentos Sentido e significado

DEVER SER

Permitido Obrigatrio proibido

MANTER-SE EM SILNCIO

ORDEM
DEVER QUERER DE ALGUM? ATO DE VONTADE DE ALGUM,? PODE-SE INTERPRETAR O DEVER COMO O QUERER? A = B e B = A? A = manter o silncio B = vontade de algum

HANS KELSEN

Anti-jusnaturalista Direito era dever-ser


Direito norma

Realidade e valor (Kant).

Ser=> compreende fatos e relaes de causalidade, em forma de juizos de realidade, isto , leis fsicosociais e bio-sociolgicas, leis universalmente vlidas de sociologia, encadeamentos objetivos da Histria, relaes concretas individuais submetidas a um determinismo inflexvel.

DEVER SER => Regras e imperativos categricos, normas de conduta humana, o ideal tico dessa conduta derivado de tipos concretos e vitais da existncia sob a forma de juzos de valores, de proposies jurdicas (na sua dimenso normativa) e morais.

Kant=> procede a dualidade categrica entre SER e DEVER SER, entre realidade e valor, entre o mundo da natureza e o mundo da liberdade. H a coisa em si e h o mundo dos fenmenos; h uma ordem da natureza, subordinada causalidade mecnica, e uma ordem da liberdade das aes humanas livres.

O homem como nmero, como ser racional, comandado pelos imperativos morais do DEVER SER. Uma ( abstrao) metafsica da natureza. Uma metafsica dos costumes (DEVER SER). SER E DEVER SER se integram numa categoria mais ampla: a da realidade. REALIDADE O SER.

Realidade DEVER SER = a realidade segundo as leis normativas, os imperativos categricos, as regras ticas de conduta. Na verdade, o DEVER SER se desenvolve das necessidades vitais e inter-humanas, das exigncias do mundo natural, do ser. Estas necessidades engendram a forma de uma ordem, de um comando moral, e com elas um

DEVER SER. Natureza do valor: a determinao da qualidade de um ser que envolve uma perspectiva, sob a forma de sentimentos, desejos e interesses. Valor em certa parte o sentimento.

Valor=> um fenmeno biolgico cristalizado em forma sociolgica, isto , tendncias e disposies sociais e biolgicas, que em certo grau de desenvolvimento, fazem emergir na vida inter-humana, exigncias do DEVER SER, normas e imperativos ticos de conduta.

juzos de valor - Apoiam-se nos hbitos sociais - ordem existencial do grupo, regras e ideais que no se realizam com criao concreta do indivduo isolado - conscincia grupal. DEVER SER: Emerge das necessidades vitais e inter-humanas, da ordem existencial do grupo, da estrutura da realidade. Quando se fala de Direito Positivo se inclui o costume, transformando-se em DEVER SER.

Teoria Pura do Direito (corrente advinda da norma). Kelsen, quando fala em teoria pura do Direito , est falando em Normativismo.. Com a sua teoria veio demonstrar que o direito caminha sozinho, no necessita de juzos de valor. Quando fala em direito positivo, est colocando o costume dentro dele. Valor algo inerente ao homem, s dado pelo homem. Eu valorizo cada situao segundo os meus interesses.

Semitica Cultura como sistema de signos Como a significao se processa natural e culturalmente

Ato comunicativo

Interao Canal Cdigo comum decodificao Contedo referencial captao

Univocidade

Direito como produo textual


Texto e discurso significado

Formao

Produo
Tempo (histria) Situado Existncia Tomada de posio

Deformao

interpretao

um signo (...) algo que representa algo para algum, sob algum prisma.

discurso tem, por funo, informar?

Direito como norma = dever ser

Reducionismo do fenmeno jurdico

Semitica:

Vida social = diversas linguagens, cdigos sociais


Direito Interao com as demais linguagens existentes

Folha de So Paulo, Caderno Especial, 2002, p.3

Todo discurso pode ser lido em ser direito e avesso

que h por trs das palavras???

Signos Significados velados, disfarados, camuflados, dissimulados Interpretaes

Potrebbero piacerti anche