Sei sulla pagina 1di 92

RELIGIES, SEITAS E HERESIAS

A LUZ DA PALAVRA DE DEUS

Unidade I - GRANDES RELIGIES, SEITAS E HERESIAS UM PANORAMA GERAL A Busca do Homem por Deus As Grandes Religies Monotestas A Grande Religio Politesta A Grande Religio Natural As Seitas e as Heresias - Definies e Histria

Unidade II - AS SEITAS PSEUDO-CRISTS Uma Criatura chamada Jesus As Testemunhas de Jeov Um Jesus Polgamo Os Mrmons Um Jesus Legalista O Adventismo do Stimo Dia Um Esprito Evoludo Chamado Jesus O Espiritismo Uma Idia Divina Chamada Jesus Cincia Crist

Unidade III AS SEITAS ORIENTAIS 1. O Desapego a Matria - Hare Krisna 2. Um Mundo Ilusrio - Sheicho-No-I 3. Uma purificao diferente - Igreja Messinica Mundial 4. A famlia de deus - Moonismo 5. O Ecumenismo Oriental - Perfect Liberty

UNIDADE IV AS SEITAS MSTICAS E OCULTISTAS 1.A Fascinao pelo Oculto - Ordem de Rosa Cruz 2. A Nova Roupagem da Feitiaria - Wicca 3. Exaltao ao inimigo de Deus - Satanismo 4. A preparao p/ o caminho para o Anticristo Nova Era

Introduo Este livro tem por objetivo apresentar as Religies, Seitas e Heresias, em seus vrios aspectos e confront-las a luz da Palavra de Deus.

UNIDADE I GRANDES RELIGIES, SEITAS E HERESIAS UM PANORAMA GERAL

Nesta unidade, verificaremos, no primeiro captulo, o conceito de religio e suas principais caractersticas. No segundo captulo, estudaremos as Grandes Religies Monotestas. No terceiro, as Grandes Religies Politestas e Naturais. No quarto, apresentaremos as definies dos termos Seitas e Heresias com suas principais caractersticas. E, no quinto e ltimo captulo, faremos um breve histrico das seitas primitivas e de seus ataques ao cristianismo genuno.

CAPTULO 1 A BUSCA DO HOMEM POR DEUS

1.1- Religio
Pensador
a.C. (Filsofo e estadista romano)

Palavra-chave

Definio

Pensamento-chave

Ccero -106-43 relegere

"considerar A religio levaria o homem a cuidadosament considerar cuidadosamente e" (fazer uma releitura) aquilo que pertencia ao culto divino. fazer uma releitura ligar, prender A religio ligaria os homens a Deus pela piedade. A religio levaria o homem a reatar seu relacionamento com seu criador. O homem, atravs da religio, re-eleger, demonstraria que havia feito tornar a a escolha de servir a Deus. escolher

Lactncio 300 d.C. (Escritor cristo)

religare

Agostinho
370-430 d.C.

re-eligere

(Telogo Cristo)

Essas trs definies, se reunidas, do ao termo religio uma definio mais completa: a tentativa do homem em escolher se ligar a Deus atravs de uma releitura de sua realidade.

1.2 A Necessidade da busca por Deus Desde a Queda no den, o homem perdeu a comunho com Deus, mas tenta recuperla ainda que inconscientemente, por isso procura respostas s perguntas que so inerentes a cada ser humano: quem , de onde vem, por que est aqui e para onde vai. De acordo com Gaarder (2.000), no h raa ou tribo, da qual se tenha registro, que no tenha tido algum tipo de religio.

1.3A Religiosidade e o Sagrado No h religio sem a existncia do sagrado, ou seja, o homem precisa vislumbrar algo ou algum em condio superior sua, para que a religio se estabelea. Esse sagrado, por sua vez, aponta para a qualidade sacra (separada) de algo, que pode ser representado por um animal, por elementos da natureza, por uma pessoa ou ser divino.

1.4- Os Conceitos de Divindade nos Grupos Religiosos


CONCEITO CRENA DIVINA EXEMPLO Monotesmo Crena de que h um s deus Cristianismo, soberano e que a adorao a Judasmo,

outros deuses se caracteriza em Islamismo. idolatria.


Tesmo Crena em um Deus que soberano e Cristianismo. que se manifesta relacionando-se de uma maneira pessoal com o homem.

Politesmo

Crena em vrios deuses.

Hindusmo Chega a ter mais de 30 milhes de deuses.

1.4- Os Conceitos de Divindade nos Grupos Religiosos


Henotesmo Crena em um deus supremo e em Panteo Grego divindades menores, as quais podem Zeus, o deus atuar em outros campos ou reas. supremo, e outros deuses inferiores. Hindusmo, Budismo Crena de que tudo Deus (termo Pantesmo (algumas escolas), proveniente do grego: pan tudo ; Nova Era, Cincia theos- deus). Segundo o pantesmo, Crist, Cientologia, deus se confunde com sua criao. Seicho-no-ie. Desmo

Crena em um deus que fez o mundo, mas no interfere nele, pois deixou leis naturais para que toda criao subsistisse por s

Racionalismo, Algumas vertentes da teologia liberal.

1.5 Os Tipos de Religio

Existem muitos tipos de religio, sendo possvel uma religio possuir vrios elementos da outra e se diferenciar apenas pela nfase em algum ponto caracterstico. 1.5.1 Animistas Os animistas acreditam que tudo o que existe como matria animada ou inanimada tem um esprito, que poderiam ser bons ou maus e poderiam influenciar positiva ou negativamente a vida dos seres humanos. 1.5.2 Legalistas Os legalistas, regidos por um cdigo de leis que impe a obedincia como condio para obteno da salvao, governa a vida de seus adeptos em todos os aspectos. Segundo os legalistas, essas leis procedem diretamente da divindade.

1.5.3 Ritualistas Os ritualistas, que tem sua centralidade nos rituais e cerimoniais, usam esses eventos para agradar a divindade, ou aplacar sua ira. 1.5.4 Sacramentalistas Os sacramentalistas tm a convico de que os sacramentos (rito ou cerimonial sagrado) so veculos da graa divina para aqueles que os praticarem. Pensam que sem o uso do sacramento ministrado por pessoas autorizadas no h atuao divina. 1.5.5 Naturais As naturais alegam que a divindade se manifestou atravs da natureza e da intelectualidade do homem. Esse tipo de religio no depende de alguma revelao sobrenatural da parte da divindade, pois no crem num deus pessoal que se relaciona com suas criaturas.

1.5.6 Racionais Priorizam a razo humana como base de seus procedimentos porque acreditam que a razo o centro de tudo e a filosofia supervalorizada. A razo, segundo acreditam, seria algo to poderoso que nada mais se faria necessrio alm de seu cultivo bem treinado e disciplinado. 1.5.7- Revelatrias As revelatrias, que so maioria, tm sua base nas revelaes que so proferidas pela divindade, por espritos desencarnados, ou por qualquer outro ser espiritual, que dem aos seus adeptos revelaes, as quais muitas vezes so registradas em um livro considerado sagrado. 1.5.8 Msticas As msticas supervalorizam as experincias transcendentais do homem com a divindade. Dependendo da experincia, em alguns casos o indivduo poder relegar a segundo plano a sua tradio, ou seu livro sagrado.

1.5.9 Sacrificiais As sacrificiais baseiam todo ou parte de seu relacionamento com a divindade em oferendas. Acreditam que por meio dessas oferendas podem alegrar, aplacar a ira ou saciar algum desejo divino. 1.5.10 Esprias As esprias, diferentemente das demais, no se dedicam a uma divindade, mas a uma ideologia. Ex. Para seus praticantes, teorias como as de Darwin so verdades absolutas. Nesses casos, essas pessoas esto colocando a cincia como seu deus, Darwin como seu Messias e suas teorias como seus textos sagrados.

1.6As Caractersticas Comuns entre as Religies As religies, de modo geral, apresentam diversas caractersticas em comum. So elas: a doutrina os ritos, a tica comunidade relacionamento entre o homem e o divino.

Questo para Reflexo O homem, um ser essencialmente religioso, inconscientemente empreende uma busca pelo divino e pelo transcendente. Nessa busca, qual seria a importncia da Bblia Sagrada?

CAPTULO 2 AS GRANDES RELIGIES MONOTESTAS As Grandes Religies Monotestas (cristianismo, judasmo e islamismo), so chamadas assim por prestarem culto a uma s divindade.

A TEOLOGIA CRIST E SEUS PRINCIPAIS ENSINAMENTOS

2.1.4 A Teologia Crist e Seus Principais Ensinamentos


2.1.4.1 Deus A viso sobre Deus na religio crist essencialmente monotesta, pois cr na existncia de um nico e verdadeiro Deus que Todo Poderoso, Santo, Eterno, Amoroso, Transcendente e Imanente e que revelou Sua Palavra por meio da Bblia Sagrada. Crem ainda os cristos que, apesar da grandiosidade de Deus, Ele se importa com Suas criaturas e interage com elas, conforme pode ser verificado no livro do profeta Isaas: Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome Santo: Num alto e santo lugar habito; como tambm com o contrito e abatido de esprito, para vivificar o esprito dos abatidos, e para vivificar o corao dos contritos (Is. 57.15).

2.1.4.2 - Um Deus Trino


A Santssima Trindade uma das mais importantes doutrinas do cristianismo e, por isso, no decorrer da histria, as seitas e as falsas religies tm centralizado seu ataque contra essa verdade crist, alegando que, ao crer na Santssima Trindade, o cristo adora trs deuses. Esses adversrios, por mera oposio, ignoram que o cristo adora um s de Deus que coexiste em trs Pessoas distintas.

2.1.4.2 - Um Deus Trino


Apesar da palavra Trindade no aparecer na Bblia, a Doutrina da Trindade est presente desde Gnesis at ao Apocalipse.

Yachid - palavra usada para designar unidade absoluta no Antigo Testamento. Essa palavra aparece 12 vezes nessa parte das Escrituras, mas nunca para descrever a unidade de Deus (Gn 22.2,12). Echad palavra que se refere a uma unidade composta, ou coletiva (Gn. 2.24; Dt. 6.4), um plural composto sempre usado mencionar Deus como nico Senhor (Pratney, 2004).

2.1.4.3 Jesus
ATRIBUTO
SALVADOR

JEOV

JESUS

Is 43.11 Is 47.4; Jr 50.34

Fl 3.20; At 4.12 Rm 3.24; Ef 1.7

REDENTOR

PERDOADOR DE PECADOS

Sl 79.9; 103.3

Mt 9.2; Lc 7.48; Mc 2.7 Ap 1.8, 17; 2.8

O PRIMEIRO E LTIMO

Is 41.4

2.1.4.4 O Esprito Santo


O Esprito Santo, a terceira pessoa da Trindade, no por hierarquia, mas por ordem de revelao Deus Pai, segundo Deus Filho e por ltimo o Deus Esprito Santo age desde a criao do mundo: pairava sobre a face das guas(Gn 1.2). Ele Deus, possui todos os atributos de Deus, sendo, Eterno (Hb 9.14), Onipresente (Sl 139.7), Onisciente (Jo 16.13; At 1.16;Ef 1.17), Onipotente (Rm 15.19), portanto, deve ser honrado e adorado.

2.2.4.5 A Igreja A palavra igreja, do grego ekklsia, um termo j conhecido e citado por alguns filsofos sculos antes de Cristo, ganhou conotao essencialmente religiosa a partir das palavras de Jesus: Edificarei a minha igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra ela (Mt. 16.18).

A partir dessas palavras, o sentido do termo passou designar a reunio de todos aqueles chamados para fora do mundo para servirem a Cristo. Uma das figuras mais belas que a Bblia apresenta sobre a igreja a da noiva: Maridos, amai vossa mulher, como tambm Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de gua pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mcula, nem ruga, nem coisa semelhante, porm santa e sem defeito. (Ef. 5.25).

2.2.4.5 A Salvao
O Conceito de Salvao no cristianismo de libertao do pecado e da condenao atravs da f em Cristo, resultando assim no perdo dos pecados e no direito de Vida Eterna. Segundo as Escrituras Sagradas, atravs da Salvao, somos salvos da ira de Deus (Rm. 5.9; 1 Ts. 5.9), pois estvamos condenados pelo pecado (Ef. 2.1; Cl. 2.13) e ramos inimigos de Deus (Rm 5.10; Cl 1.21). Essa salvao, de acordo com a concepo crist, ocorre mediante a f (Ef. 2.8); o arrependimento (At. 2.38; 3.19) e a confisso (Rm. 10.9; 1 Jo. 1.9; 4.15).

2.2.4.6 A Vida Eterna


A Bblia Sagrada registra que todo homem est destinado eternidade: a vida eterna, ou o tormento eterno. Assim disse Jesus: E iro estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. (Mt. 25.46). A vida eterna deve ser o objetivo de cada cristo, pois uma promessa de Deus (1 Jo 2.25), pois ser a recompensa para todo o cristo fiel a Cristo (Rm 6.22,23). Aps o arrebatamento da igreja, todo salvo desfrutar do privilgio de estar para sempre com seu Criador: Depois ns, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor (I Ts 4.17).

CAPTULO 3 A Grande Religio Politesta O hindusmo, embora se apresente como religio que acredita somente em uma divindade, Brahmah, considerado politesta, uma vez que essa divindade, de acordo com sua crena, manifesta-se em tudo, inclusive em seus 33 milhes de deuses.

Captulo 4 A Grande Religio Natural O Budismo, religio milenar que est presente em muitos lugares do mundo e tem um grande nmero de adeptos, considerado uma grande religio natural, pois no cr num Deus pessoal, mas em uma divindade que se manifestou atravs da natureza e da intelectualidade do homem.

CAPTULO 5 As Seitas e as Heresias Definies e Histria A Igreja crist deve estar sempre alerta acerca de inovaes e modismos no que se refere a novas unes ou a novas revelaes sem qualquer respaldo bblico, pois da que surgem as heresias. Neste captulo, verificaremos a definio de seitas e heresias e suas principais caractersticas. Em seguida, apresentaremos as principais seitas e heresias que tiveram incio nos primeiros sculos da Era Crist.

5.1 Definio de Termos No Novo Testamento, o termohairesis (gr.) utilizado para designar tanto a palavra seita quanto a palavra heresia. Esse vocbulo, que aparece cerca de nove vezes nessa parte das Escrituras (At. 5.17; 15.5; 24.5, 14; 26.5; 28.22; I Co. 11.19; Gl. 5.20; 2 Pe 11), na maioria das vezes tem o sentido de escolha ou de diviso, dissenso (1Co 11.19).

O termo heresia como conhecemos hoje, aparece na Bblia Sagrada pela primeira vez no texto de 2 Pedro 2.1: ... que introduziro encobertamente heresias de perdio, e negaro o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdio.

Atualmente, esses termos podem ser definidos do seguinte modo: Seita Um grupo religioso que normalmente sob o comando de um lder carismtico se separa de uma religio j estabelecida passando a rejeitar ou apresentar uma interpretao particular ou distorcida dos ensinos apregoados ali. Heresias Ensinamentos normalmente proferidos pelas seitas que divergem, distorcem ou adulteram os ensinamentos da Bblia Sagrada.

5.2 Caractersticas de uma Seita Atacam ou menosprezam as denominaes ortodoxas; Alegam ser detentoras da Salvao atravs de uma revelao especial; Minimizam ou desvalorizam a pessoa de Cristo; Deturpam ou rejeitam as principais doutrinas da Bblia Sagrada; Colocam suas revelaes (escritas ou orais) no mesmo nvel ou acima das Escrituras Sagradas; Interpretam os textos bblicos de maneira conveniente, desprezando a hermenutica;

5.2 Caractersticas de uma Seita (cont.) Valorizam demasiadamente as experincias msticas; Probem a leitura de qualquer literatura crist autntica; Criam no adepto a sensao de dependncia e de que aceito por aquele grupo; Esto na maioria das vezes apoiadas na figura de um lder carismtico; So proselitistas Possuem um cdigo de normas a ser seguido.

5.3 As Seitas e Heresias atravs da Histria

Entre as seitas que mais se levantaram contra o cristianismo nos primrdios da igreja esto: Gnosticismo Montanismo Arianismo

O Gnosticismo, movimento filosfico-religioso que se espalhou rapidamente no primeiro sculo, causou muita confuso no meio da igreja, pois, como as religies misteriosas dos gregos, reivindicava possuir uma sabedoria esotrica, que se tornaria propriedade dos iniciados, em contraste com os de fora, que no seriam privilegiados.

As doutrinas mais comuns entre os grupos gnsticos eram: O esprito era considerado a representao do bem e a matria, a representao do mal. A salvao estava condicionada a um conhecimento especial (gnsis) reservado apenas para alguns. O acesso a Deus s poderia acontecer por intermdio de uma srie de emanaes chamadas aeons, que seriam uma espcie de anjos. A pessoa de Cristo era vista como um tipo de fantasma, e todos os eventos relativos Sua paixo no tinham passado de uma representao, portanto no acreditavam na encarnao e nem na ressurreio de Cristo, pois como poderia um aeon habitar ou ressuscitar na matria que era m. A conduta dos adeptos era asceta ou promscua.

5.3.2 Montanismo O Montanismo seita na qual seus adeptos eram chamados de frgios, catafrgios ou pepuzianos trouxe muitos prejuzos ao cristianismo bblico. Montano, por volta do ano 156 d.C., juntou-se a duas mulheres, Priscila e Maximila, que se diziam porta-vozes do Esprito Santo, e deu origem a esta seita que fora chamada por seus adeptos de Nova Revelao e Nova Profecia.

Como idealizador da seita, Montano: No respeitava os escritos apostlicos e acusava a liderana da Igreja por tentar limitar o Esprito Santo dentro de um livro (escritos apostlicos). Afirmava que suas palavras e de suas profetisas tinham valor igual ou superior s da Bblia Sagrada. Ensinava que a Nova Jerusalm seria na aldeia de Pepusa, na Frigia. Submetia seus adeptos rigorosidade de longos jejuns, abstinncia sexual e proibia o casamento das vivas, dentre outras proibies. Negavam o perdo a certos tipos de pecados, mesmo tendo sido confessados.

5.3.3 - Arianismo O Arianismo, fundado por rio (256-336), um presbtero de Alexandria, atraiu um grande nmero de adeptos com as heresias acerca da pessoa de Jesus. No ano de 325 d.C., houve um conclio, o Conclio de Niceia, no qual se destacou o apologista Atansio, que escreveu um credo refutando essas heresias.

Os principais ensinamentos de rio eram: Jesus Cristo no Deus. Jesus Cristo um ser criado. Jesus Cristo no eterno, nem onipotente. Jesus Cristo possui apenas uma posio elevada, mas inferior a Deus.

Questo para Reflexo As seitas, ao longo da histria, causaram grandes confuses e divises na Igreja. Nesses momentos, Deus levantou os apologistas, homens responsveis por defenderem a f crist. Nos dias atuais, necessrio que Deus levante homens capacitados para batalharem pela f crist?

UNIDADE II AS SEITAS PSEUDO-CRISTS Nesta Unidade, estudaremos sobre as seitas pseudo-crists, assim denominadas por se declarem crists, mas agirem de forma contrria aos ensinamentos da Bblia Sagrada.

CAPTULO 3 Um Jesus Legalista - O Adventismo do 7dia

3.1 O Adventismo do 7dia O Adventismo do Stimo dia, ou Igreja Adventista do Stimo Dia fruto do movimento millerista liderado por um pregador batista leigo chamado Guilherme Miller (1782-1849), que aps a leitura do texto bblico de Daniel (8.13,14) chegou concluso de que Jesus Cristo voltaria no dia 23 de maro de 1843 de maneira pessoal e visvel. No dia marcado, nada ocorreu, e Miller afirmou ter errado nos clculos, pois havia usado um calendrio hebraico ao invs do romano. Assim, remarcou o advento para o dia 22 de outubro de 1844. Muitas pessoas, acreditando na veracidade dessa afirmao, venderam suas propriedades e ficaram na expectativa, mas nada ocorreu.

Miller, aps esse fiasco, teve de fugir da multido enfurecida, voltar s suas convices crists e admitir seu erro. Porm, alguns de seus seguidores vieram a pblico, atravs de Hiran Edson, e afirmaram que Miller havia acertado a data, mas errado o lugar de sua profecia, pois o santurio seria no cu, e no na terra. Aps aquele dia surgiram muitos grupos e alguns lderes comearam a se destacar. Hiran Edson, Joseph Bates, que instituiu a guarda do sbado, e o casal James e Ellen G. White com suas profecias e revelaes. Os trs grupos se juntaram e formaram no ano de 1860 o que conhecemos hoje por Igreja Adventista do Stimo Dia.

HIRAN EDSON
VISES

JOSEPH BATES
GUARDA DO SBADO

CASAL WHITE

PROFECIAS E REVELAES

3.2 O Livro Sagrado Os Adventistas tm como livros sagrados a Bblia Sagrada e os Escritos da Sra. Ellen G. White: Cremos que Ellen White foi inspirada pelo Esprito Santo, e seus escritos, o produto dessa inspirao, tem aplicao e autoridade especial para os ADS. Negamos que a qualidade ou grau de inspirao dos escritos de Ellen White sejam diferentes dos encontrados nas Escrituras Sagradas (Revista Adventista fev./1984, p.37). Essa declarao, registrada na Revista Adventista, evidencia que essa igreja considera que os escritos da Sra. White tm o mesmo peso da Bblia Sagrada. importante ressaltar que h, no mercado editorial cristo, bons livros e que devem ser lidos, mas esses jamais devem ser considerados equivalentes Bblia.

3.4 A Teologia Adventista e Seus Principais Ensinamentos 3.4.1 O Sono da Alma Os adventistas afirmam que aps a morte a alma dorme, ficando assim num estado de completa inatividade e sem conscincia de nada. Justificam essa afirmao com o texto de Eclesiastes (9.5): os mortos no sabem coisa alguma (...) e sua memria jaz no esquecimento.

3.4.1 O Sono da Alma Esse versculo da Bblia se refere, por meio de uma figura de linguagem, morte do corpo, o qual ser despertado no momento da ressurreio. Essa afirmao pode ser comprovada com a anlise de outros textos bblicos, entre eles, o do rico e de Lzaro. Nesse texto, o rico, aps sua morte, mantm um dilogo com Abrao (Lc 16.22-30). Outro texto o da transfigurao, quando Moiss dialoga conscientemente com Jesus e Elias (Mt 17.1-6); e o de Apocalipse que menciona o clamor de justia, perante Deus, das almas dos mrtires (Ap 6.9,10).

3.4.2 O Destino Final dos mpios Os adventistas so aniquilacionistas, ou seja, creem que, no final, todos os mpios sero destrudos para sempre. White (2003), fazendo uma leitura equivocada de Apocalipse (14.8; 17.2), afirma que o tormento eterno uma das falsas doutrinas, o vinho das abominaes que a Babilnia faz todas as naes beberem. A Bblia no menciona aniquilao eterna, mas castigo eterno (Mt. 25.46); eterna perdio (2 Ts. 1.9); tormento para todo sempre (Ap 14.11).

3.4.3 O Remanescente Os adventistas de Stimo dia atribuem para si o ttulo de povo remanescente, ou seja, de nica igreja verdadeira: Sejam todos cuidadosos para no clamarem contra o nico povo que est cumprindo a descrio dada do povo remanescente, que guarda os mandamentos de Deus e tem a f em Jesus (Testemunhos para Ministros e Obreiros Evanglicos; p. 58).

3.4.3 O Remanescente A Bblia jamais conferiu a alguma igreja local o monoplio ou a exclusividade da salvao. Deus tem separado para si um povo que aceitou o sacrifcio de Seu Filho Jesus Cristo e invoca o Seu nome: igreja de Deus que est em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso (I Co. 1. 2). A verdadeira Igreja Crist no formada por apenas uma denominao especfica, mas por todos os nascidos de novo (Jo 3.3), que se arrependeram de seus pecados (Mc 3.2;At 2.38,3.19), que receberam a Jesus em suas vidas (Jo. 1.12).

3.4.4 O Juzo Investigativo Afirmam que a obra de Cristo no foi consumada na cruz do calvrio, porque Cristo entrou no santurio para purific-lo apenas em 1844. Ellen G. White em seu Best Seller O Grande Conflito - afirma que: O julgamento que iniciou em 1844 deve prosseguir at que sejam decididos todos os casos, tanto dos vivos quanto dos mortos; disso se conclui que ela se estender at o final do tempo de graa (White, 2003).

Essa doutrina surgiu para tentar remediar a grande gafe, profetizada por Miller para o ano de 1844, sobre a volta de Jesus. A Bblia clara em afirmar que Jesus no esperou at 1844 para entrar no santurio, mas o fez aps subir ao cu: Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu prprio sangue, entrou uma vez no santurio, havendo efetuado uma eterna redeno. (Hebreus 9 : 12); Porque Cristo no entrou num santurio feito por mos, figura do verdadeiro, porm no mesmo cu, para agora comparecer por ns perante a face de Deus; (Hebreus 9 : 24). A morte de Cristo na Cruz do Calvrio teve o poder de expiar todos os pecados de maneira eficaz e instantnea: E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifcios, que nunca podem tirar os pecados; Mas este, havendo oferecido para sempre um nico sacrifcio pelos pecados, est assentado destra de Deus, (Hebreus 10 : 11,12).

3.4.5 - Os Pecados da Humanidade Segundo os adventistas, Satans teve importante participao na salvao do homem, levando seus pecados. Usam o texto bblico de Levticos (16.5-10,20-22) que trata de dois bodes (um sacrificado e outro emissrio). Nesse texto, um dos bodes seria sacrificado e o outro seria solto errante, simbolizando levar os pecados do povo. Os adventistas interpretam esse texto afirmando que o bode sacrificado Jesus e o bode emissrio Satans.

Essa concepo uma grave heresia, uma vez que atribui ao adversrio uma funo exclusiva de Jesus, pois no foi Satans, mas sim Jesus quem carregou nossos pecados (Is 53.4-6; Mt 8.17; Jo 1.29). Consideremos com ateno o que nos diz a Bblia Sagrada: Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudssemos viver para a justia; e pelas suas feridas fostes sarados (I Pedro 2 : 24).

3.4.6 A Lei Moral e Cerimonial White ensina que a Lei deve ser dividida em duas: a Lei Moral, os dez mandamentos; e a Lei Cerimonial, a Lei de Moiss. Afirmam que a lei cerimonial foi extinta, mas a lei moral eterna.

A Bblia no tem a mesma preocupao que os adventistas em fazer a diviso da Lei: Quando Esdras faria a leitura do Pentateuco, ele se refere lei de Moiss (Ne 8). A primeira diviso da Tanack (Bblia dos Judeus) era conhecida por lei, ora referida por lei do Senhor (1 Cr 16.40) , ora lei de Moiss, o prprio Jesus refere-se a ela assim (Lc 24.44). As chamadas Leis Cerimoniais tambm so citadas na Bblia como sendo Lei do Senhor (2 Cr 31.3; Lc 2.22,23).

Quando indagado sobre qual seria o grande mandamento da lei, Jesus respondeu: Amars o Senhor teu Deus de todo o teu corao, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, : Amars o teu prximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas (Mt 22.37-40). Para decepo dos adventistas, Jesus respondeu usando os textos de Deuteronmio 6.5 e Levticos 19.18, e no usou nenhum dos mandamentos do declogo, esclarecendo-nos assim que todo o Pentateuco denominado Lei de Moiss, excluindo a ideia de separao da Lei.

3.4.7 O Sbado A doutrina da guarda do sbado, foi instituda aps o fracasso do cumprimento da profecia de Miller por Joseph Bates, ganhou fora quando a senhora White afirmou ter tido uma viso dos elementos da Arca da Aliana. Entre esses elementos estavam as Tbuas com o quarto mandamento destacado por uma aurola de luz. Essa viso deu a White a autoridade para fazer as seguintes afirmaes: A guarda do sbado sinal de lealdade para Aquele que fez os cus, a Terra, o mar e tudo o que neles h. A mensagem que ordena aos homens adorar a Deus e guardar Seus mandamentos apelar especialmente a que observemos o quarto mandamento (White, 2003).

A guarda do sbado foi um concerto feito exclusivamente com o povo de Israel no Monte Sinai (Dt 5.15; Ex 31.13,16). Se houvesse a necessidade de guardar esse dia, seria tambm obrigatrio guardar a Pscoa (Ex 12.14); lavar cerimonialmente as mos e os ps (Ex 30.17-21); celebrar as festas judaicas (Lv 23.41); e fazer a Circunciso (Gn 17.10-13), cerimoniais abolidos aps a morte e ressurreio de Cristo. O sbado judaico foi abolido na Nova Aliana (Os 2.11; Cl 2.16,17; 2 Co 3.3-18), no havendo nenhum versculo do Novo Testamento (Nova Aliana) com tal ordenana.

Da lista dos dez mandamentos, nove so ratificados no Novo Testamento, menos o quarto mandamento, a guarda do sbado. MANDAMENTO
1-No ter outros deuses diante de mim (x 20.3) 2-No fars para ti imagem de escultura (x 20.4)

EQUIVALENTE NO N.T
At 19.26; I Co 8.4,5 1 Jo 5.21; I Ts 1.9;

3-No tomars o nome do Senhor em vo (x 20.7) Tg 5.12 4-Lembra-te do dia do sbado para o santificar (x -------------------------------------20.8) 5-Honra a teu pai e a tua me (x 20.12) Ef 6.2 6-No matars (x 20.13) 7-No adulterars (x 20.14) 8-No furtars (x 20.15) 9-No dirs falso testemunho (x 20.16) 10-No cobiars (x 20.17) Mt 5.21 Lc 18.20 Rm 2.21; Ef 4.28 Mt 19.18 Rm 13.9

Dois fatos ainda ratificam a abolio da guarda do sbado: os religiosos fariseus criticavam Jesus por no guardar o sbado (Mt 12.1-8,10-12; Mc 2.23-28, 3.2; Lc 13.14-16; Jo 5.9-16; 7.23); e o apstolo Paulo repreendeu duramente alguns crentes da Galcia que, aprisionados ao legalismo judaico, guardavam esse dia (Gl 4.9-11). A grande controvrsia, gerada pelos adventistas, no est no fato de guardar o sbado, mas em afirmarem que aqueles que guardam o domingo esto aceitando a marca da besta, portanto debaixo do jugo papal: Os romanistas declaram que a observncia do domingo pelos protestantes uma homenagem que prestam, a contragosto, autoridade da Igreja [Catlica]. A imposio da guarda do domingo por parte do poder secular formar uma imagem besta (White, 2003).

A transio do sbado judaico para o domingo cristo: Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana (Jo 20.1). A segunda apario de Jesus tambm se deu no primeiro dia da semana (Jo 20. 19). Paulo se reuniu com os irmos num culto de santa ceia no primeiro dia da semana (At 20.7). As contribuies, segundo Paulo, teriam de ser recolhidas no primeiro dia da semana (1Co 16.2). Documentos do segundo sculo, tais como, o Didaqu, a Epstola de Barnab e as Cartas de Incio mostravam que os cristos guardavam o domingo j naquela poca.

3.5 Consideraes Finais possvel concluir que a Igreja Adventista do Stimo Dia, apesar de algumas doutrinas idnticas s esboadas pelas igrejas evanglicas, possui no seu corpo doutrinrio algumas heresias que ferem os ensinamentos da Bblia Sagrada. Foram feitas tentativas, por parte da cristandade, para que essa igreja revisse alguns de seus conceitos doutrinrios, mas a resposta a esse pedido foi rejeitada.

Citamos como exemplo a tentativa feita entre os anos de 1955 e 1956 pelo Dr. Walter Martin, um dos principais apologistas cristos e fundador do Cristian Research Institute, EUA, que manteve contato com os principais lderes adventistas em sua Associao Geral (rgo mximo do grupo) e o resultado dessa entrevista deu origem ao livro Adventistas do Stimo Dia respondem perguntas sobre Doutrina (1957).

Foram destacados nessa obra assuntos controversos, ficando definido que: 1) A guarda do sbado no propicia salvao 2) Os cristos que guardam o domingo no esto em pecado 3) A guarda do domingo no implica cumplicidade com o papado. 4) Em se tratando da profetisa Ellen G. White, concluiu-se que seus escritos no devem ser colocados em p de igualdade com a Bblia e estariam restritos apenas aos adventistas. 5) Sobre a Entrada de Cristo no Santurio em 1844, isso no ocorreu, pois Cristo entrou no Santssimo (Santurio) aps sua ascenso, portanto as doutrinas da purificao do santurio e do juzo investigativo no tinham base bblica. Houve controvrsias sobre a aprovao do livro resultando assim na origem de dois movimentos dentro do adventismo: o tradicional e o evanglico.

Questo para Reflexo Os grandes opositores de Jesus, durante Seu ministrio terreno, foram os fariseus, um grupo que vivia sua religiosidade baseada no legalismo. Diante desse fato, o cristo deve se ater ao legalismo?

CAPTULO 4 A preparao p/ o caminho para o Anticristo - Nova Era


A Nova Era seguramente uma seita dos ltimos dias, pois consegue fazer uma fuso de muitas ideologias religiosas da antiguidade e do presente, adequando toda essa mistura religiosa com os pensamentos e filosofias vigentes.

4.1 Nova Era A Nova Era um movimento que incorpora o pensamento de muitas religies, seitas e filosofias consegue conciliar pensamentos ocultistas milenares com pensamentos religiosos e filosficos de todas as pocas. No possui um fundador, o que existe so algumas pessoas que durante a histria deram sua contribuio para o que se conhece hoje como Nova Era.

Quanto a sua forma atual, a histria da Nova Era est ligada fundadora da seita ocultista Sociedade Teosfica, a mdium Helena Blavatsky (1831-1891), responsvel pela implantao da filosofia hindusta para o ocidente. Outra pessoa de destaque nessa seita Alice A. Bailey (1849-1880), a terceira presidente da Sociedade Teosfica, que deixou muitas obras, as quais serviram de alicerce para as doutrinas da Nova Era.

A semente da filosofia hindusta, mesclada com o espiritismo que a Madame Blavatsky e Bailey plantaram, germinou com fora em meados da dcada de 60, em plena revoluo cultural, foi nesse contexto que a seita Nova Era comeou a se estruturar como uma alternativa ao cristianismo, A partir de 1975, a Nova Era comeou a divulgar publicamente a Nova Ordem Mundial, a qual apresentava um Cristo mais tolerante em relao ao pecado e punio.

Potrebbero piacerti anche