Sei sulla pagina 1di 39

Rio Nilo

O rio Nilo e seu delta: como pode ser visto a partir da Estao Espacial Internacional. A rea metropolitana do Cairo forma uma base particularmente brilhante da flor. As pequenas cidades no delta do Nilo, tendem a ser difceis de ver em meio densa vegetao agrcola durante o dia. No entanto, estas reas de assentamento e as estradas de ligao entre elas se tornam visveis noite. Da mesma forma, as regies urbanizadas e infra-estrutura ao longo do rio Nilo se torna aparente. Esta fotografia foi tirada pelo astronauta a tripulao da Expedio 25 em 28 de outubro de 2010.

Soberano do Alto Egito: cor branca

Soberano do Baixo Egito: cor vermelha

Pintura representando os dois reinos

Representao da unificao atravs das coroas

As embarcaes
Os barcos eram dirigidos por meio de remos especiais proa. Os tamanhos das embarcaes iam desde os pequenos barcos de junco at os grandes barcos mercantes de guerra. As barcaas elegantes fabricadas para o rei,e para os nobres,ou para transportar esttuas de deuses,eram pintadas com cores alegres e enfeitadas com ouro.Tinham confortveis cabines e velas de cores berrantes

Imagem dos escribas

Esttua em calcrio do escriba Amen-hotep, filho de Nebiri Museu de Brooklyn, Estados Unidos.

O vesturio dos egpcios restringia-se a poucas peas, basicamente saia,

blusa e tnica, com leve drapeado ou pregueado diagonal, em geral confeccionadas em tecidos brancos, leves e transparentes, de algodo ou linho. roupa era muito mais luxuosa, enquanto as menos favorecidas, muita das vezes andavam nus. Os pastores e barqueiro geralmente usavam s uma faixa na cintura com tiras penduradas na frente. As bailarinas usavam vestidos transparentes. E as criadas andavam geralmente nuas ou com apenas uma tira de couro entre as pernas.

A roupa era um divisor das classes sociais. Para as classes mais altas, a

Linho
O fio de linho, cultivado nas margens do Nilo, costuma ser empregado para a fabricao de vestimentas em geral, alm de peas de cama e bandagens de mmia. Isso acontecia porque o linho era um dos principais produtos agrcolas do pas.

Vesturio Masculino
As

Vesturio Feminino
As mulheres egpcias usavam

roupas masculinas eram feitas basicamente por um saiote curto e uma ou vrias pulseiras, um anel e um gorjal. Tambm usavam pingentes de jade ou de cornalina suspenso a um comprido cordo. Esse vesturio deixava o egpcio apresentvel para visitar suas terras, receber negociantes ou se dirigir para qualquer repartio. Mas ele tinha a alternativa de substituir o pequeno saio por uma saia tufada e calar sandlias.

uma camisa muito fina e, sobre a mesma, um vestido branco, plissado e transparente como o dos homens. As mangas dos vestidos eram enfeitadas com franjas e os antebraos ficavam descobertos. Os pulsos femininos exibiam pulseiras que podiam ser rgidas, ou formadas por duas placas de ouro trabalhado unidas por duas charneiras. Tambm usavam anis.

As sandlias

As sandlias, por outro lado, no eram usadas propriamente para o ir e vir, mas apenas nos momentos convenientes. O homem do povo levava suas sandlias na mo ou penduradas em um cajado, e s se calavam quando chagava ao seu destino.
At o fara, s vezes, andava descalo e um dos seus criados de sua escolta carregava-lhe as sandlias. Tais calados eram feitos de papiro transado, de couro ou at mesmo com solado e correias de ouro.

Processo de Mumificao
Mumificao o nome do processo aprimorado pelos egpcios em que retiram-se os principais rgos, alm do crebro do cadver, dificultando assim a sua decomposio. Geralmente, os corpos so colocados em sarcfagos e envoltos por faixas de algodo ou linho. Aps o processo ser concludo so chamadas de mmias Primeiro, o corpo era levado para um local conhecido como 'ibu' ou o 'lugar da purificao'. L os embalsamadores lavavam o corpo com essncias aromticas, e com gua do Nilo.

O crebro tirado pelas narinas, atravs de um instrumento curvo, mexe-se no crebro que uma massa mole, e este se liquefaz.
Injeta-se vinho de tmara, ajudando a dissolver mais o crebro. Vira-se o morto e o crebro escorre pelas narinas;

aberta uma inciso no abdmen e todos os rgos internos, exceto o corao, so retirados, embalsamados e colocados em jarros chamados de canopos. Em seguida, o corpo enchido com saquinhos de sal (Natro) e mergulhado em uma espcie de bacia um pouco inclinada com um furo de um lado, para que seus lquidos escorram. Aps isso, a mmia literalmente enterrada por cerca de 70 dias. O sal absorve todo o lquido do corpo;

Aps os 70 dias o corpo era lavado com gua do Nilo. Depois era coberto com leos aromticos para manter a pele elstica.

No passado, os rgos internos retirados das mmias eram armazenados em jarras canpicas.

Muitos anos depois a prtica de embalsamamento foi mudada e os embalsamadores comearam a recolocar os rgos no corpo do falecido aps terem sido desidratados em natro. Cada um deles representava um Deus,que velava os rgos da Mmia. So eles: Imsety o deus com cabea de humano velava pelo fgado. Hapy o deus com cabea de babuno guardava os pulmes. Duamutef o deus com cabea de chacal tomava conta do estomago. Qebehsenuef o deus com cabea de falco vigiava os intestinos.

Vaso canopo era um recipiente utilizado no Antigo Egito para colocar os rgos retirados do morto durante o processo de mumificao.
A forma destes recipientes variou ao longo da histria do Antigo Egito, bem como os materiais em que estes foram feitos, que incluram a madeira, a pedra, o barro e o alabastro. Os egpcios acreditavam que a preservao desses rgos era fundamental para assegurar uma vida no Alm.

Tribunal de Osris
Reparem na balana. Na imagem o Deus Anbis, o deus dos mortos, manipula a balana da justia. Importante: tribunal processo mumificao. de O Osris de

relaciona-se com o

Estudar pg. 104 e 105

Os exames feitos nas mmias podem esclarecer dvidas sobre a

vida dos antigos egpcios, sua alimentao, doenas, relaes familiares, etc. No caso das mmias reais, estas podem tambm melhorar nossa compreenso da cronologia egpcia. revela um homem de rosto longo, fino e nariz aquilino.

A mmia de Ramss II, abrigada no Museu Egpcio do Cairo,

Raios X demonstraram que, para manter o caracterstico nariz

curvo deste fara, os embalsamadores colocaram dentro dele gros de pimenta escorados por um minsculo osso de animal. Ele tinha provavelmente uns 90 anos quando morreu e tinha suas costas curvadas a tal ponto, que os embalsamadores tiveram que quebrar sua espinha para endireitar seu corpo. dor. O rei tambm sofria de problemas de circulao sangunea, artrite, uma ferida no ombro e foram descobertos sinais de uma fratura cicatrizada no dedo do p.

Abscessos notados em seu maxilar devem ter lhe causado muita

Das cem pirmides conhecidas no Egito, a maior (e mais famosa) a

de Quops, nica das sete maravilhas antigas que resiste ao tempo. Datada de 2.550 a.C. Khufu (ou Quops, seu nome em grego), que encomendou a grande pirmide, era filho de Snefru, que j tinha feito sua pirmidezinha. O conhecimento passou de gerao em gerao, e Qufren, filho de Quops, e Miquerinos, o neto, completaram o trio das pirmides de Giz. Para botar de p os monumentos, que nada mais eram que tumbas luxuosas para os faras, estima-se que 30 mil egpcios trabalharam durante 20 anos. "Esses trabalhadores eram trocados a cada trs meses. A maioria trabalhava no corte e transporte dos blocos", diz Antonio Brancaglion Jr., egiptlogo do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Alm do pessoal que pegava pesado, havia arquitetos, mdicos, padeiros e cervejeiros. Tudo indica que esses homens eram livres (e no escravos), pagos com cerveja e alimentos. Mas h controvrsias. Alguns apostam em 100 mil trabalhadores!

Cerca de 2,3 milhes de blocos ajudaram a botar de p a pirmide de Quops

As pedras foram o comeo de tudo - cada bloco pesava em mdia 2,5 toneladas, mas isso variava: o tamanho diminua de acordo com a altura, e em lugares especficos, como a cmara do rei, havia pedras gigantes, estimadas em at 80 toneladas. Depois de cortados nas pedreiras, os blocos eram lixados e catalogados: escrevia-se o nome do fara e o do grupo de trabalhadores responsveis. No total, 2,3 milhes de blocos teriam sido usados na construo da pirmide de Queps. Veja os infogrficos a seguir:

A proeza de transportar os blocos gigantes to complexa que at hoje no existe consenso. Isso pode ter sido feito com cordas; com uma espcie de tren de troncos de madeira cilndricos, sobre os quais as pedras deslizavam; ou com a ajuda de tafla, um tipo de barro que, molhado, fica escorregadio e ajuda a deslizar os blocos. Depois de assentados, os blocos eram cortados em um ngulo de 51, o que deixava a face da pirmide lisa. Mais infogrficos:

Livro:

BRAICK. Patricia. Histria das Cavernas ao Terceiro Milnio. (6 ano) So Paulo: Editora Moderna, 2006. http://ciencia.hsw.uol.com.br/piramide2.htm http://professor-rogerio.blogspot.com/2011/04/como-foram-erguidas-as-piramides-do.html http://domfernando.wordpress.com/2009/03/24/mumificacao/ http://www.khanelkhalili.com.br/egiptologia02.htm http://www.egito-turismo.com/mapas/nilo-imagem.htm http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/galeria+a+terra+vista+de+cima/n1300094619287.html http://histemoda.blogspot.com/2009/07/antigo-egito.html http://egipcioscuriosidades.blogspot.com/2010/08/prova-virtual-de-historia.html http://www.starnews2001.com.br/mum1emb.htm http://osfilhosdonilo.blogspot.com/2010_07_01_archive.html http://hidrografia.atspace.com/galfotos.html

Sites:

Potrebbero piacerti anche