Sei sulla pagina 1di 17

A Dimenso Tridimensional da Animao Sociocultural

Falar em mbitos de animao sociocultural estar consciente da sua dimenso tridimensional relativamente s estratgias de interveno.
Dimenso Etria

Pluralidade de setores de reas temticas

Espao de interveno

DIMENSO ETRIA

Infantil;
Juvenil

Adultos;
Idosos

Variedade de termos/designaes
Cultural Teatral Sociocultural

Animao

Comunitria Infantil Juvenil Desportiva

Espao de interveno

Animao urbana Animao rural

Pluralidade de setores de reas temticas


A educao; O teatro;

Os tempos livres;

A sade;

O ambiente;

O turismo;

A comunidade;

O comrcio, o trabalho;

Outros.

Animao na Infncia
O desenvolvimento da Animao

Infantil surge como uma necessidade do regime democrtico em Portugal e toma uma forma de Animao Socioeducativa. O seu principal objetivo complementar as funes da escola pela via da educao no formal.

Definio de Animao Sociocultural na Infncia

Conjunto de atividades de carcter ldico, destinadas a crianas entre os 8 e os 13 anos de idade, as quais podem desenvolver-se independentemente ou em articulao com a educao formal. (Lopes, 2008, p.316).

Como se traduz a Animao Infantil


Na execuo de programas ldicos e formativos que tm lugar em

Colnias de frias ; Passeios e visitas de estudo

O que possibilita s crianas processos de aprendizagem dinmicos, que resultam da interao destas crianas entre si bem como com os seus monitores.

Princpios aos quais qualquer ao de Animao Infantil deve obedecer


Criatividade;

Componente ldica;
Atividade; Socializao;

Liberdade;
Participao

Instituto de Apoio Criana (IAC)

Criado em 1983, o IAC uma instituio privada de solidariedade social, criado por iniciativa de diversos profissionais (mdicos, magistrados, professores, psiclogos, etc.).

O seu objetivo central ajudar no desenvolvimento integral da criana, na defesa e promoo dos seus direitos, tais como o direito sade, educao, segurana social e aos tempos livres.

O que faz o IAC


Programas de informao e sensibilizao, apoiando experincias inovadoras, que visem o desenvolvimento global das crianas e sua interao com o meio que as envolve; Estudos, seminrios, colquios e outras iniciativas, que possibilitem o debate e reflexo acerca dos problemas da infncia no mundo atual.

Animao Juvenil
Com a adolescncia a escola e a famlia deixam de assumir a centralidade que tinham na infncia e caracterstico desta faixa etria o sentimento de pertena a um grupo que se rege por normas e regras comuns ao grupo.
Torna-se assim imperativo que qualquer tipo de animao para esta faixa etria tenha em considerao as caractersticas expressas.

Princpios base da Animao Juvenil


Liberdade;

Associativismo;

Participao;

Voluntariado.

Proporcionar aos jovens alternativas para ocupao do tempo livre numa perspetiva educativa de forma a obterem uma valorizao pessoal e social.

Objetivos globais da Animao Juvenil

Fomentar aprendizagens diversas que conscientizem para a prtica dos valores democrticos, atravs de aes de voluntariado, de educao intercultural e multicultural, pela participao em campos de trabalhos internacionais, pela frequncia de albergues de juventude.
Favorecer a interao dos jovens, atravs duma metodologia ativa, participativa, horizontal e de valorizao da autoestima e do protagonismo. Concretizar atividades que cultivem a vertente social dos jovens atravs de iniciativas, como o teatro, o jogo, as formas animadas, de forma a permitir a expresso dos jovens anulando assim as tenes, agressividade, violncia e dificuldades de relao e socializao.

Instituto Portugus da Juventude (IPJ)


Nasceu em 1993, herdeiro de outras duas estruturas que haviam existido antes de 74 (o FAOJ e o IJ). O IPJ tem como misso concretizar as medidas adotadas pelo Governo no mbito da Poltica de Juventude, estimulando e apoiando a participao dos jovens em atividades de carcter social, cultural, educativo, artstico, cientfico e desportivo, bem como incentivar atividades promovidas ou desenvolvidas por associaes ou agrupamentos juvenis.

reas de interveno do IPJ


Associativismo juvenil;

Informao aos jovens;

Voluntariado;

Sade e sexualidade juvenil;

Intercmbios;

Programas diversos em reas especficas

Potrebbero piacerti anche