Sei sulla pagina 1di 65

Professor: Gustavo Jos Rocha Peplau

o aumento da temperatura concentrado em um local. um fenmeno natural que ocorre quando tem um atrito entre dois corpos. A combusto quando esse atrito provoca uma centelha que provoca o fogo. Fenmeno natural, necessrio para o ser humano. algo que queima, que arde, que necessrio... algo que ns utilizamos no nosso dia a dia para cozinhar.

O fogo engloba vrios segmentos, se eu for falar vai faltar folha, mas um fenmeno da natureza que vem desde os tempos passados com o magma vulcnico at os dias de hoje com isqueiros etc.

O estudo do fogo como cincia tem pouco mais de vinte anos, com a criao de uma associao internacional que reuniu cientistas dos maiores institutos e universidades do mundo.
A IAFSS International Association for Fire Safety Science (Associao Internacional para a cincia de segurana contra incndios) realiza seminrios a cada dois anos em diferentes pases.

Definio de fogo:

Brasil - NBR 13860: Fogo o processo de combusto caracterizado pela emisso de calor e luz. Estados Unidos da Amrica : Fogo a oxidao rpida auto-sustentada acompanhada de evoluo variada da intensidade de calor e de luz. Internacional - ISO 8421-1: Fogo o processo de combusto caracterizado pela emisso de calor acompanhado de fumaa, chama ou ambos.

Combusto:

Combusto uma reao qumica, na qual uma substncia combustvel reage com um comburente, ativada pelo calor (elevao de temperatura), emitindo energia luminosa, mais calor e outros produtos.

Ento o que FOGO?


Fogo uma reao qumica entre o combustvel e um comburente, ativada pelo calor, caracterizado pela emisso de luz, calor e outros produtos.

Tringulo do FOGO:

comburente

Energia de ativao (calor):

Energia de ativao a energia inicial necessria para que uma reao acontea. Calor uma forma de energia, denominada energia trmica. Essa energia transferida sempre de um corpo de maior temperatura para o de menor temperatura, at existir equilbrio trmico.

Origens de energia de ativao:

Origem Trmica:

Meios de ignio (fsforos, pontas de cigarros) Instalaes geradoras de calor (fornos, caldeiras) Radiao solar (libertao de vapores) Superfcies quentes (placa de fogo)

Origens de energia de ativao:

Origem Eltrica:

Resistncia (torradeira, secador) Arco voltaico (abertura ou fecho interruptor) Descarga eltrica na atmosfera

Origens de energia de ativao:

Origem Mecnica:

Fascas provocadas por ferramentas ou atrito (contacto entre 2 peas metlicas em movimento)

Origem Qumica:

Reao qumica

Comburente:

o elemento que reage com o combustvel, participando da reao qumica da combusto, possibilitando assim, vida s chamas e intensidade a combusto. -Como exemplo de comburente podemos citar o gs cloro e o gs flor, porm o comburente mais comum o oxignio

Comburente:

O teor mnimo de Oxignio necessrio para alimentar uma combusto de combustveis lquidos ou gasosos de 15%. Para os combustveis slidos o valor mnimo para a presena de brasas de 4%.

OBS: Existem ainda produtos qumicos com oxignio na sua composio que, em certas condies (temperaturas + elevadas), se decompem e libertam esse oxignio.

Se quando inspiramos absorvemos oxignio, uma respirao boca a boca valida?

Combustvel:

toda substncia capaz de queimar, servindo de campo de propagao do fogo.

OBS: Para efeito prtico as substncias foram divididas em combustveis e incombustveis, sendo a temperatura de 1000C para essa diviso, ou seja, os combustveis queimam abaixo de 1000C, e os incombustveis acima de 1000C, isto se deve ao fato de, teoricamente, todas as substncias poderem entrar em combusto (queimar).

Combustvel:

Classificao:

Combustveis Slidos. (exemplo: Madeira, papel, carvo, tecido, mato...


Combustveis Lquidos. (exemplo: Gasolina, petrleo, lcool, leo, acetona... Combustveis Gasosos. (exemplo: Metano, Butano, GLP (b+p), GNV (m), acetileno...

Combustveis slidos: A maioria desses combustveis no queima no estado slido, sendo necessrio transformar-se em vapores, para ento reagir com o comburente.
Quando exposto a um determinado nvel de calor sofre um processo de decomposio trmica, denominado pirlise, assim gera produtos gasosos (gs e vapor), que, com o oxignio do ar, forma a mistura inflamvel. Essa mistura na presena de uma fonte de energia de ativao (fasca, chama, centelha) se inflama.

Combustveis slidos:
IGNIO Energia de ativao Mistura Inflamvel Ar Gases e Vapores Pirlise Combustvel Slido

Mecanismo de ignio de combustveis slidos

Combustveis slidos:

Fases da combusto:

Fase de pr-aquecimento; Fase de destilao ou fase gasosa; Fase de carvo ou fase slida.

Combustveis lquidos: Quando exposto a um determinado grau de calor, sofre evaporao, que, com o oxignio do ar, forma a mistura inflamvel. Essa mistura na presena de uma fonte de energia de ativao (fasca, chama, centelha) se inflama.

Combustveis lquidos:
IGNIO Energia de ativao Mistura Inflamvel Ar Gases e Vapores Evaporao Combustvel Lquido

Mecanismo de ignio de combustveis lquidos

Combustveis lquidos:

Caractersticas particulares:
No tem forma prpria, assumindo a forma do recipiente que o armazena; Se derramados, escorrem e se acumulam nas partes mais baixas; A maioria dos lquidos inflamveis mais leves que a gua, sendo assim flutuam sobre ela; Os lquidos derivados de petrleo tm pouca solubilidade em gua;

Combustveis gasosos: As condies mais favorveis ocorrncia de uma reao de combusto surgem naturalmente quando o combustvel um gs. As molculas do combustvel gasoso, com mais liberdade de movimento que as de um slido ou liquido, podem mais facilmente encontrar as molculas de oxignio com as quais vo reagir.

Combustveis gasosos: Esse combustvel em contato com o oxignio do ar forma a mistura inflamvel (ou mistura explosiva), que na presena de uma energia de ativao (fasca, chama, centelha) se inflama.

Combustveis gasosos:
IGNIO

Energia de ativao

Mecanismo de ignio de combustveis lquidos

Mistura Inflamvel

Ar

Combustvel gasoso

Mistura inflamvel: A mistura inflamvel (ou explosiva) s poder ser assim considerada quando o gs estiver misturado com o oxignio do ar dentro de determinadas propores, em volume. Defini-se ento para cada combustvel os limite da sua mistura ideal, chamados de limites de inflamabilidade.

Limites de inflamabilidade:

Limite inferior de inflamabilidade (LII) a concentrao mnima de uma mistura onde pode ocorrer a combusto. Limite superior de inflamabilidade (LSI) a concentrao mxima de uma mistura onde pode haver a combusto.

Limites de inflamabilidade:
3% 1% 2% 4% 5% 6% 7% 8% 9% 10%

LIE
CAMPO INFLAMVEL
MISTURA MUITO POBRE

LSE
MISTURA MUITO RICA

NO H COMBUSTO

NO H COMBUSTO

Limites de inflamabilidade:
Combustvel Limite de inflamabilidade LII (%) LSI (%)

Etanol (vapor)
Acetileno Propano Gasolina (vapor) Hidrognio

3,5
1,5 2,1 1,4 4,1

15
82 9,5 7,6 74,2

Exerccios:
1.

2.
3. 4. 5.

6.

O que fogo? O que energia de ativao? Cite trs tipos. O que comburente? O que combustvel? Quais so os tipos? exemplifique. Como se d o mecanismo de ignio da maioria dos combustveis slidos? Explique o que LII e LSI.

Exerccios:
1.

O que fogo?

R. Segundo a NBR 13860 o fogo o processo de combusto* caracterizado pela emisso de calor e luz.

*Combusto uma reao qumica, entre um combustvel e um comburente, ativada pelo calor, emitindo luz, mais calor e outros produtos.

Exerccios:
2.

O que energia de ativao? Cite trs tipos. R. a energia inicial necessria para que uma reao acontea. No caso do fogo essa energia o calor. Tipos: Trmica, Eltrica, Mecnica.
Fsforo Torradeira Fasca

Exerccios:
3.

O que comburente? R. o elemento que reage com o combustvel, participando da reao qumica da combusto, possibilitando assim vida s chamas e intensidade a combusto. Em quase sua totalidade o oxignio que faz esse papel.

Exerccios:
4.

O que combustvel? Quais so os tipos? exemplifique. R. toda substncia capaz de queimar, servindo de campo de propagao do fogo. Tipos: Slidos Lquidos Gasosos
Madeira Gasolina Butano

Exerccios:
5.

Como se d o mecanismo de ignio da maioria dos combustveis slidos? R. Quando exposto ao calor, sofre um processo de decomposio trmica, denominado pirlise, gerando produtos gasosos (gs e vapor), que, com o oxignio do ar, forma a mistura inflamvel. Essa mistura na presena de uma fonte de energia de ativao se inflama.

Exerccios:
6.

Explique o que LII e LSI. R. So os limites de inflamabilidade que os combustveis possuem ou seja, eles delimitam a mistura inflamvel. Sendo o Limite inferior de inflamabilidade a concentrao mnima de uma mistura onde pode ocorrer a combusto e o Limite superior de inflamabilidade a concentrao mxima de uma mistura onde pode haver a combusto.

Pontos notveis da combusto:

Ponto de Fulgor Ponto de Combusto Ponto de Ignio

Ponto de Fulgor:
a temperatura mnima necessria para que um combustvel desprenda vapores ou gases inflamveis, os quais, combinados com o oxignio do ar em contato com uma chama, comeam a se queimar, mas a chama no se mantm porque os gases produzidos so ainda insuficientes.

Ponto de FULGOR
Ponto de Fulgor:

1)

2)

3)

Bum

1) Com uma fonte externa de calor 2) Os gases entram em COMBUSTO. 3) Afastada a fonte, cessa a combusto.

Ponto de Combusto:
a temperatura mnima necessria para que um combustvel desprenda vapores ou gases inflamveis que, combinados com o oxignio do ar e ao entrar em contato com uma chama, se inflamam, e, mesmo que se retire a chama, o fogo no se apaga, pois essa temperatura faz gerar, do combustvel, vapores ou gases suficientes para manter o fogo.

Ponto de FULGOR
Ponto de Combusto:

1)

2)

3)

Bum

1) Com uma fonte externa de calor 2) Os gases entram em COMBUSTO. 3) Afastada a fonte, a combusto continua.

Ponto de Ignio:
aquela em que os gases desprendidos dos combustveis entram em combusto apenas pelo contato com o oxignio do ar, independente de qualquer fonte de calor.

Ponto de FULGOR
Ponto de Ignio:

Os gases entram em combusto ESPONTANEAMENTE (independente de fonte de calor)

Ponto de FULGOR

Principais pontos e temperaturas

Substncias

Ponto de Fulgor

Temperatura de Ignio

lcool etlico Gasolina Querosene Parafina

15,0C -42,0C 38,0C 199,0C

400,0C 257,0C 254,0C 245,0C

Ponto de FULGOR

Ponto de FULGOR
Reao em cadeia combustvel comburente

Tetraedro do FOGO:

calor

Reao em cadeia:
Os combustveis, aps iniciarem a combusto, geram mais calor. Esse calor provocar o desprendimento de mais gases ou vapores combustveis, desenvolvendo uma transformao em cadeia ou reao em cadeia, que, em resumo, o produto de uma transformao gerando outra transformao.

Reao em cadeia:
Ou seja, reao em cadeia torna a queima autosustentvel.

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma Lei de Lavoisier

Produtos da Combusto: Quando duas substncias reagem quimicamente entre si, se transformam em outras substncias. Estes produtos finais resultantes da combusto dependero do tipo do combustvel.
Exemplos: PVC ....................................... CO e cido Clordrico (HCI) Isopor e Outros Plsticos .............................. CO Poliuretano ...........................CO e Gs Ciandrico (HCN)

Fumaa: um dos produtos da combusto, sendo o resultado de uma combusto incompleta, onde pequenas partculas slidas se tornam visveis. A fumaa varia de cor conforme o tipo de combusto.

Fumaa de cor branca indica que a combusto mais completa com rpido consumo do combustvel e boa quantidade de comburente; Fumaa de cor negra combusto que se desenvolve em altas temperaturas, porm com deficincia de comburente; Fumaa amarela, roxo ou violeta presena de gases altamente txicos.

A Fumaa !

QUENTE

OPACA

MVEL

INFLAMVEL

TXICA

Mtodos de transmisso do calor:

Conduo;
Conveco; Irradiao.

Conduo: a transferncia de calor de um ponto para outro de forma contnua. Esta transferncia feita de molcula a molcula sem que haja transporte da matria de uma regio para outra.

Conveco: a transferncia do calor de uma regio para outra, atravs do transporte de matria (ar ou fumaa). Esta transferncia se processa em decorrncia da diferena de densidade do ar, que ocorre com a absoro ou perda de calor. O ar quente sempre subir. o processo pelo qual o calor se propaga nas galerias ou janelas dos edifcios em chamas.

quando o calor se transmite atravs de uma massa de ar aquecida, que se desloca do local em chamas, levando para outros locais quantidade de calor suficiente para que os materiais combustveis a existentes atinjam seu ponto de combusto, originando outro foco de fogo.

Irradiao: a transferncia do calor atravs de ondas eletromagnticas, denominadas ondas calorficas ou calor radiante. Neste processo no h necessidade de suporte material nem transporte de matria. A irradiao passa por corpos transparentes como o vidro e fica bloqueada em corpos opacos como a parede.

Sol

Potrebbero piacerti anche