Sei sulla pagina 1di 77

A descoberta da radiao logo interessou a biologia e s cincias mdicas. Porqu?

Imagens so reconstrudas a partir de projees de raios X;

Os

radioistopos podem ser classificados em naturais e artificiais. A emisso radioativa altera a estrutura atmica do emissor pois modifica a composio e a energia do seu ncleo.

Os istopos que emitem radiao so chamados de radionucldeos. Estes so instveis e emitem radiao liberando o excesso de energia que possuem. Os principais elementos radioativos usados no tratamento de tumores so: csio-137, cobalto-60 e rdio-226.

Kanad (sculo 10 a.c), Democritus (sculo 5 a.c), Lavoisier e Dalton acreditavam que a matria era formada por partculas macias indivisveis. Robert Boyle (1961) usou a expresso elemento para identificar a poro da matria que no poderia ser decomposta em partes mais simples. Lavoisier diferenciou elemento de composto qumico.

Boltwood descobriu o inio e mostrou que ele no poderia ser separado do trio por tcnicas qumicas. Em 1896 foi descoberta a primeira partcula subatmica, o prton, que formava os raios canais de Goldstein. 1897 Thomson descobriu o eltron.

Rutherford, em 1911, mostrou que o tomo no era uma esfera macia. Modelo do sistema solar. Esse modelo apresentou dois obstculos. 1- No explicava as Bandas espectrais emitidas por tomos excitados, porque no admitia a teoria da mecnica quntica. 2- Todo corpo acelerado deveria ganhar ou perder energia.

Niels Bhor (1913) ao lado de Rutherford props um novo modelo atmico. No qual os eltrons giram em torno do ncleo,em rbitas circulares, ocupando orbitais especficos. Ao ganhar energia esses eltrons poderiam saltar para orbitais mais externos.

Einstein com sua teoria da relatividade acrescentou importantes conceitos aos modelos de Rutherford e Bohr.
Explicou os achados espectroscpicos que revelaram ser os espectros constitudos por uma srie de bandas largas.

Sommerfeld idealizou rbitas elpticas para os eltrons ao invs das circulares de Bohr.

Schrodinger props que os eltrons deveriam atuar como ondas, baseou-se na idia do binmio partcula-onda proposto por De Broglie.

No estudo dos radionucldeos ser adotado o modelo de Bohr.

Praticamente toda a massa atmica est concentrada no ncleo e os eltrons girando em torno dele. 2. O nmero de prtons ser chamado de nmero atmico (Z). 3. Massa atmica (A)= Prtons + nutrons, calculada tomando-se como referncia a massa do carbono que igual a 12.
1.

Cada elemento ordenado de acordo com seu nmero atmico. Colunas so as famlias e elementos de um mesmo grupo apresentam propriedades qumicas semelhantes.

Em 1967, Niepce de Saint-Victor foi o primeiro a observar os efeitos das radiaes nucleares, ele percebeu que uma emulso de cloreto de prata era velada quando posta em presena de sais de urnio. Becquerel (1896) repetiu o experimento e descobriu a radioatividade do urnio.

Em 1898 Pierre e Marie Curie descreveram o rdio e o polnio como elementos dotados de radioatividade natural.

Rutherford concluiu que existiam dois tipos de radiaes e denominou-as alfa e beta. Curie e Villard descobriram os raios gama, que no sofriam desvios quando submetidos a um campo eltrico.

A emisso gama nunca efeito primrio, geralmente precedida por uma emisso alfa ou beta. Rutherford analisando as partculas alfa mostrou que eram semelhantes ao ncleo do hlio. As partculas betas so constitudas por eltrons dotados de alta velocidade.

13153 78

131 representa a massa atmica A; 53 representa o nmero atmico Z; 78 A-Z que corresponde ao nmero de nutros. 131I- Radionucldeo iodo-131 em estado ionizado. 131I* Radionucldeo iodo-131 com ncleo em estado excitado. 131I ou 131I0 Radionucldeo iodo-131 em estado fundamental.

Istopos 125I, 126I, 127I, 128I, 129I, 130I, 131I so istopos do iodo. Os radioistopos ou radionucldeos Decaimento ou transformao nuclear Instabilidade nuclear Ismeros

14C

---------------

Estabilidade Nuclear: - Fora Forte - Fora Superforte - Fora Fraca

Ncleos instveis que emitem energia e aumentam sua estabilidade. Desaparece o tomo-pai e forma-se o tomo-filho atravs. Emisso de energia sob a forma de radiaes alfa e beta, acompanhada ou no por radiao gama.

Z menor que 20 com Z=N so estveis (Z/N =1). Ex: C14 onde Z/N= 1,33, quando perde um nutron e se transforma em N14 torna-se estvel. Linha de estabilida de.

No possvel saber qual o momento da transmutao, nem com qual ncleo ir primeiro ocorrer.

Radiao

Smbolo

Carga Faixa de Penetrao Energia (MeV) Ar gua 25-45 m 0-1 mm 0-1 mm 0-1 m At 10 cm +2 -1 +1 0 0 3-9 0-3 0-3 0-10 0,01-10 3-9 cm 0-10 m 0-10 m 0-100 m At 100 m

Alfa Beta Negativa Beta Positiva Nutrons Gama

Para Becquerel e para os Curie o Urnio e o Rdio eram fontes inesgotveis de energia. Owen, Rutherford e Soddy (1988-1902) perceberam que alguns elementos perdiam sua capacidade de emitir radiao. Rutherford chamou isso de decaimento, e as reaes intranucleares para que ele ocorra, de desintegrao.

A desintegrao de uma populao de tomos instveis se d de acordo com a equao: N = No . e-.t

Quantidade de tomos que sofrem desintegrao na unidade de tempo.

Com o auxlio do cuculo integral temos que: A = Ao . e-.t

Bequerel (Bq) - SI 1 Bq = 1 dps

Curie (Ci) 1 Ci = 3,7 x 1010 dps (equivale a 1g de rdio-226)

Se e usarmos para t = t1/2 consequncia N = No/2, temos:

como

No/2 = No .e-.t ln (1/2) = ln (.e-.t) ln 1 ln 2 = - t1/2 ln e -ln 2 = - t1/2 ln 2 = t1/2 = ln 2/ t1/2 ou = 0,693/ t1/2

Smbolos e Convenes: -Nas formas de decaimento radioativo so representadas inicialmente com o elemento-pai e termina com o elementofilho. Decaimento com emisso: -de partculas negativas-( ) -de partculas positivas ( ) -gama ( ) Nvel de energia: quantificado em MeV

Geralmente acontece com elementos que possuem nmero atmico maior que 82. De grande interesse tende a se fixar nos ossos.

O Decaimento do radionucldeo Radio-226 transforma este em Radnio-222 que sera transformado em Chumbo-210 depois de sucessivas emisses de radiao. Essa emisso pode ocorrer com quatro energias diferentes. - 94,6%: 4,87 MeV - direto - 5,4%: o deixa excitado em 0,19 MeV por 0,3 ns - Ainda existem as energias 0,6 MeV e a,45 MeV.

Outro caso o do Polnio-214, onde ele se transforma em Chumbo-210 (99,9 %), com a emisso de uma partcula 1 com 7,686 MeV. Se ao invs da partcula 1for emitida uma partcula 2, com 6,904 MeV o ncleo fica excitado e logo ocorre uma emisso gama com 0,800 MeV e com isso o Polnio-214 transform-se em Chumbo-210.

O tempo de meia-vida dos radionucldios inversamente proporcional energia das partculas emitidas Rutherford. As partculas se propagam no ar em trajetrias quase retilneas. medida que as partculas se propagam, elas perdem energia cintica por meio da coliso ou interao de campo eltrico ( excitao ou ionizao).

Cmara de Wilson Alguns eltrons podem ganhar energia bastante para produzir ionizaes secundrias. Straggling : Ocorre no momento em que a partcula atrai dois eltrons do meio e ento sofre neutralizao, aps transferir sua energia a outras partculas ao interagir essas.

Trs formas: Emisso de ngatrons (-) Emisso de psitrons ( +) Captura de eltrons (EC)

Importncia na MEDICINA: Atuam como traadores

Emisso de ngatrons (-)


z AX 0

Z+1

AY

+ - + + + Q

O elemento Y formado tem numero Atmico maior uma unidade.


H converso de Nutrons em Prtons:

A converso dos Nutrons em Prtons aumentam estabilidade do ncleo. Uma parte da energia de converso transportada pelo Antineutrino. Descoberta por Pauli, em 1931. No possui carga eltrica Massa desprezvel Difcil deteco

A emisso Gama pode ou no estar associada emisso beta negativa.

Toda energia retirada > no h emisso

Interao das partculas beta negativas: Ocorre devido a sua massa e carga eltrica. Ocorre com os ncleos ou eletrns dos tomos do meio.

Se ocorrer no ncleo pode ser: Elstica: h conservao da energia cintica Inelstica: h reduo da energia cintica

Atrao para o interior do ncleo > cede toda a energia . Atrao proximidades do tomo > desvio da trajetria. A quantidade de energia perdida depende do grau de desacelerao que sofre.

BREMSSTRAHLUNG

Propagao no AR: Interao com eltrons Excitao dos tomos do meio Deslocamento de eltrons das camadas K, L, M > produo de raios X caractersticos.

Emisso de Psitrons

AX0

Equao Geral AY + + + + + Q Z-1

Nota-se: Nmero de massa constante Numero atmico diminudo de uma unidade Presena de neutrino Converso de Prtons em Nutrons:

Relao nutrons/prtons desfavorvel 2. A converso busca estabilizar o ncleo.


1.

Cada partcula + pode transportar um valor mximo de energia. Caso, dada partcula no alcance esse valor, o neutrino transporta essa diferena energtica.

preciso lembrar !! Nutron > prton : pode ser espontnea Prton > nutron : requer energia (ligaes intranucleares.

Interao

O psitron uma partcula efmera, j que uma antiparticula dos eltrons e, com eles, interage rapidamente, sofrendo ANIQUILAO. Aniquilao: Transformao da matria e da antimatria em energia eletromagntica. Essa energia aparece sob forma de dois ftons.

Por captura de eltron orbital


125I

55Fe

Equao geral AX0 AY + + + Q z Z-1

Ncleo captura e- > interao com prton para formao de nutron. e- + p+ n + Nota-se: Reduo do nmero atmico

Captura K 90 % dos eltrons so da camada K Retirada de um eltron : desequilbrio da eletrosfera >> preenchimento do espao >> salto de camadas >> emisso de raios X caractersticos. Esses raios emitidos excitam e- do meio

Eltrons de AUGER > e- ejetados Efeito fotoeltrico interno interao dos ftons com os eltrons orbitrios.

Princpio baseado na repulso de dois corpos eletrizados com mesma carga Permite conhecer o sinal da carga eltrica de um corpo

Verso moderna do Eletroscpio de folhas de ouro Mesmo princpio do E.F.O. Pode ser usado para ler doses de radiao (rad, Gy)

Contm: Argnio, Hlio ou Nenio e mais um gs halgeno ou um orgnico como o metano ou o butano Ocorre uma reduo de potencial entre os eletrodos que pode ser detectada

Radiaes alfa e beta + e do Argnio Emisso de radiao ultravioleta ou raios X Efeito avalanche

Gases Halgenos x Gases Orgnicos Durabilidade: Mais Menos Eficincia: Menos Mais

Efeito da tenso eltrica aplicada

Uso dos contadores G-M

O que so cintiladores? Constituio -Solvente orgnico (compostos aromticos


e tolueno,por exemplo) -Substncia Cintiladora(PPO,ButilPBD,BBOT,Bis-MSB,POPOP,Dimetil-POPOP) halognios)

-Quenchers (acetona,oxignio ou
Qumicos De cor

1-Radiao incide sobre molculas do solvente 2-Excitao/Perda de excesso de energia 3-Excitao de molculas cintiladoras primrias 4-Emisso de ftons/transferncia de excesso de energia para molculas cintiladoras secundrias 5-Passagem das molculas cintiladoras secundrias de um equilbrio estvel para um metaestado 6-Desexcitao e emisso de ftons *Ao dos quenchers(qumicos ou de cor) e a excitao do fotoctodo

Radiao ionizante M M* M S1 S2 M* M

hv1 (poucos destes ftons chegam ao fotoctodo)*

S2* hv2 M-Molcula do solvente


M*-Molcula do solvente excitada S1- Molcula cintiladora primria S2-Molcula cintiladora secundria C-Quencher * hv1 - a maioria capturada pelos quenchers (qumicos ou de cor) C C* calor desexcitao

O que juno pn?


O que Doping?

tomos dopantes:
N,P,As,Sb(pentavalentes),B,Al,Ga,In(trivalentes) Semicondutor p X Semicondutor n Juno pn *Zona de depleo

Naturais X Artificiais
Naturais * Bombardeio da radiao csmica

Artificiais

Mecanismos clnicos

Tomografia por emisso de psitrons

Tratamento de Neoplasias malignas

Farmacologia

O acelerador de partculas Ciclotron RDS 111 dedicado produo do radioistopo flor-18

O radiofrmaco sintetizado em clulas blindadas, prprias para manuseio de materiais radioativos

Rosa de Hiroshima (1973) Composio: Vincius de Moraes e Gerson Conrad

Pensem nas crianas Mudas telepticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas clidas

Mas oh no se esqueam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroshima A rosa hereditria


A rosa radioativa Estpida e invlida A rosa com cirrose A anti-rosa atmica Sem cor sem perfume Sem rosa sem nada

Potrebbero piacerti anche