Sei sulla pagina 1di 26

Acidentes de trabalho

Acadmica: Lucyana Professor: Rui

Mas Antes...
1. Descreva as finalidades da higienizao das mos. 2. Descreva em quais momentos se realiza a higienizao das mos. 3. Desenhe e descreva os 7 passos da higienizao das mos. 4. Conceitue doena ao longo dos sculos. 5. Desenhe as plaquinhas de Precauo padro, Precaues Padro; Precaues de Contato; Isolamento Respiratrio: Gotculas e Aerossis. 6. O que so os EPIs?

Atividades
7. Cite os momentos que se deve fazer higienizao das mos.
8. 9. O que so resduos? Classifique os resduos em seus grupos.

10. Marlene tcnica de enfermagem e usou os seguintes materiais em um procedimento: Seringa com agulha, luvas (que esto com secreo) e uma ampola quebrada. Classifique os resduos. 11. Susete uma nova funcionria da limpeza, e esta no sabe nada de descarte adequado de resduo. Ajude Susete a esclarecer suas dvidas dos seguintes materiais: Produtos qumicos, csio 137, peas anatmicas, tubos com sangue, restos de alimentos, ampola quebradas, papeis da administrao e material de radioterapia.

Atividades
12. Cleonice se acidentou com uma agulha, isto poderia ter sido evitado se a agulha tivesse sido descartada em qual grupo? 13. Qual a RDC regulamenta o gerenciamento de resduos slidos. 14. Em 1987, muitas pessoas se acidentaram com um material azul brilhante chamado Csio 137. Este acidente teve algumas vtimas fatais com destaque para Leide das Neves. As pessoas que no morreram tiveram sequelas. O Csio 137 pertence a qual grupo? Descreva o grupo. 15. O que significa IRAS

Atividades
16. Cite os fatores de riscos para IRAS. 17. Cite os sinais e sintomas das IRAS 18. Como prevenir as IRAS. 19. Qual termo se usa antigamente para IRAS.

Acidente de trabalho
So acidentes que acontecem no ambiente de sade; Acidente de trabalho aquele que ocorre pelo exerccio do trabalho e servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional que causa a morte ou perda, ou reduo permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho. Acidente de trabalho so ocorrncias no programadas, inesperadas ou no, que interrompem ou interferem no processo normal de uma atividade, ocasionando perda de tempo til e/ou leses nos trabalhadores e/ou danos materiais.

Tipos de acidentes
Biolgicos Qumicos Mecnicos

Normas
NR 32; Tem por finalidade estabelecer as diretrizes bsicas para a implementao de medidas de proteo segurana e sade dos trabalhadores dos servios de sade, bem como daqueles que exercem atividades de promoo e assistncia sade em geral.

Riscos biolgicos
Considera-se Risco Biolgico a probabilidade da exposio ocupacional a agentes biolgicos. Consideram-se Agentes Biolgicos os microrganismos, geneticamente modificados ou no; as culturas de clulas; os parasitas; as toxinas e os prons.

Causas
Fatores pessoais que levam prtica do ato inseguro; Fatores de condio do meio que proporcionou o acidente, ou seja, a ocorrncia de condio insegura.

Tipos de materiais biolgicos


Sangue;
Fluidos orgnicos potencialmente infectantes (smen, secreo vaginal, liquor, lquido sinovial, lquido pleural, peritoneal, pericrdico e amnitico); Fluidos orgnicos potencialmente no-infectantes (suor, lgrima, fezes, urina e saliva) Materiais perfurocortantes;

Tipos de Fontes
Conhecimento da fonte: fonte comprovadamente infectada ou exposta situao de risco ou fonte com origem fora do ambiente de trabalho; Fonte desconhecida.

Caracterizao do acidente biolgico


Acidente leve: contato com secrees, urina ou sangue em pele ntegra; Acidente moderado: contato com secrees ou urina em mucosas; sem sangue visvel; Acidente grave: contato de lquido orgnico contendo sangue visvel com mucosas ou exposio percutnea com material prfurocortante.

Medidas de Biossegurana
Profilaxia pr exposio;
Precaues na assistncia; Profilaxia ps exposio.

Profilaxia pr exposio
Imunizao: Hepatite B Difteria e Ttano Rubola Varicela Gripe Pneumococo BCG

Vacinas
Hepatite B : so realizadas trs doses com 0, 1 e 6 meses a partir da primeira dose. Vacina de zero a 49 anos 11meses e 29 dias; Gripe: Doses anuais Difteria e ttano: 0, 2 e 4 meses. Reforo a 10 anos.

Precaues na assistncia
Precaues: Padro, de contato , gotculas e aerossos;
Higienizao das mos;

Uso de EPI;
Cuidado com materiais perfurocortantes;

Risco de aquisio e infeces aps exposio


HIV: Exposio percutnea e exposio de mucosas e
pele (ntegra ou no); Hepatite B: Risco de transmisso de 30 a 40 %. Exposio percutnea e exposio de mucosas e pele (ntegra ou no) Hepatite C: Risco de transmisso 4 a 10%. Exposio percutnea e exposio de mucosas e pele (ntegra ou no)

O que fazer se me acidentei?

O que fazer se me acidentei?


Parar o servio que estava fazendo; Lavar a rea com gua e sabo; Depois procurar a chefia de enfermagem; Ir a procura de um mdico ( Geralmente do prprio lugar); Preencher notificaes; Identificar paciente fonte se houver; Profilaxia ps exposio;

Exames
Solicita-se do paciente fonte os seguintes exames: Teste rpido para HIV, anti-HIV, HBsAg, anti HVC e VDRL; Solicita-se da vtima: anti-HIV, anti-HBs, HBsAg, anti HVC e VDRL;

Esquema
Se a fonte for HIV positivo, realiza-se esquema com AZT . Esquema deve ocorrer precocemente; Hepatite B: Medidas especificas. Vacinao e medicamentos (Gamaglobulina Hiperimune); Hepatite C: No h esquema. A nica interveno existente a preveno de acidentes.

Acompanhamento
Realizao de exames de sangue 6 a 12 semanas aps exposio e 6 meses depois a exposio; Recomendao de sexo com preservativo; Psicolgico;

Direitos
Em caso de acidente de trabalho, o acidentado e os seus dependentes tm direto, independentemente de carncia, s seguintes prestaes: Quanto ao segurado: Auxlio-doena; Aposentadoria por invalidez; Auxlio acidente. quanto ao dependente: penso por morte

Potrebbero piacerti anche