Sei sulla pagina 1di 101

18/10/12

MAINTENANCE DOCUMENTATION INTRODUCTION


AMM Aircraft Maintenance Manual SRM Structural Repair Manual SWPM Standard Wiring Practices Manual

AC 43-13 Advisory Circular

18/10/12

CUIDADOS COM O MOTOR


Algumas tarefas simples realizadas durante a inspeo de pr-vo iro ajudar voc a identificar problemas potenciais antes que eles se tornem uma questo de segurana e tambm ajudaro a prolongar a vida til do seu motor.

Inspeo Visual do Motor


Realize uma inspeo visual detalhada no motor. Verifique se no existem itens obviamente soltos ou faltando (magnetos, motor de partida, alternador, que possam ter se afrouxado em vos anteriores). Verifique o nvel do leo e se no existem vazamentos de leo. Verifique os defletores de ar e as borrachas dos defletores se esto no lugar. Verifique se no existem mangueiras e tubulaes dobradas ou com esmagamentos. Verifique se no existem itens de borracha em contato direto com o sistema de escapamento.
18/10/12 3

Giro o Motor pela Hlice


Cuidado: Assegure-se de que as chaves de ignio/magnetos esto na posio desligada antes de girar a hlice e mantenha-se constantemente fora da rea de giro da hlice.
Girando a hlice com a mo 2 ou 3 voltas voc ser capaz de sentir a resistncia compresso de cada cilindro. A resistncia compresso de cada cilindro deve ser forte. Se voc sentir uma resistncia menor em algum cilindro, isto indica que poder estar havendo um vazamento de compresso no cilindro pela vlvula de escapamento, vlvula de admisso ou pelos anis de segmento. Se voc encontrar um cilindro com a resistncia muito baixa em relao aos demais o mesmo dever ser inspecionado e reparado. A operao de motores com vazamento de compresso nos cilindros poder levar a problemas mais graves tais como: vlvulas de escapamento queimadas, pistes furados e em alguns casos falha completa do motor. Outra vantagem de se girar o motor pela hlice que este procedimento ajuda a espalhar uma pelcula de leo lubrificante nas superfcies internas do motor antes da partida.
18/10/12 4

Partida no Motor
Acione o motor e verifique se a presso do leo est na faixa normal. Mantenha a rotao (e a potencia do motor) em valores mnimos enquanto o motor aquece. Altas rotaes antes de o motor estar aquecido pode levar ao desgaste prematuro nas peas internas do motor devido falta de lubrificao. Muitas das peas internas do motor so lubrificadas por salpico, mais notadamente o comando de vlvulas e os tuchos nos motores LYCOMING. Tempo suficiente deve ser permitido para que o leo seja respingado sobre as peas, uma boa camada de leo se forme sobre as mesmas e para que o leo aquea antes de se aumentar a potencia acima de 1500 rotaes. Uma segunda razo para o aquecimento adequado do motor que, at o motor atingir a temperatura mnima de funcionamento, algumas das folgas internas podem estar fora dos valores desejveis de operao. Uma pea aquecida aumenta de tamanho. A operao do motor em altos regimes de potencia antes de ser submetido ao procedimento normal de aquecimento pode levar ao desgaste prematuro devido a folgas incorretas das peas. Durante o perodo de aquecimento no solo mantenha a mistura pobre, isto pode ajudar a manter as velas de ignio limpas. Lembrar que a menos que voc esteja em uma altitude densidade mais elevada, as decolagens devem ser feitas em potencia total e com a mistura totalmente rica.
18/10/12 5

Registre os Parmetros de Operao do Motor Manter um registro simples dos parmetros mais importantes de funcionamento do motor pode ser muito til para determinar se esto ocorrendo alteraes ao longo do tempo no seu motor. Monitorar os parmetros possibilita identificar tendncias. Por exemplo, se a presso de leo na marcha lenta se mantm constantemente em torno de 45PSI a 700RPM com uma temperatura de 195F e voc observa que ela est reduzindo para 35PSI, isto uma indicao de que alguma coisa mudou dentro do motor. Boas informaes permitem a voc e ao seu pessoal de manuteno identificar problemas potenciais antes que eles afetem seriamente o funcionamento do motor ou criem problemas de segurana. Para obter informaes coerentes, tente registrar os parmetros sob as mesmas condies operacionais. Por exemplo, na maioria dos motores a presso de leo varia com a temperatura e rotao do motor. Portanto para obter leituras consistentes de presso de leo, sempre anote a presso na mesma temperatura e rotao.
18/10/12 6

Evite Mudanas Bruscas de Potencia quando possvel


Aumente ou diminua a potencia do motor gradualmente, quando possvel. Evite mudanas rpidas na potencia e rotao do motor. Reduo rpida na potencia do motor pode provocar choque trmico. Choque trmico no motor pode causar trincas em cilindros e blocos. De uma maneira geral a razo de resfriamento dos cilindros no deve exceder a 50F por minuto. Quando ciclando a hlice, faa-o suavemente. Nos motores equipados com contrapesos dinmicos, trocas rpidas de rotao podem causar desgaste prematuro nas buchas e roletes dos contrapesos e conseqente destruio do sistema de contrapesos. Contrapesos danificados no absorvem mais as energias vibratrias nas freqncias desejadas. Quando no absorvidas, estas energias vibratrias podem causar muitos problemas de manuteno desde trincas nos defletores de ar do motor e spinner da hlice at quebra de eixo de manivelas.

18/10/12

Permita a Refrigerao do Motor Antes de Deslig-lo


Dar tempo suficiente para o motor resfriar uniformemente a partir das temperaturas normais de funcionamento importante para evitar choque trmico nos cilindros e a criao excessiva de carbono dentro do motor. Se o motor desligado com uma alta CHT (temperatura na cabea do cilindro), o leo que deixado nas reas quentes pode ser cozido e transformado em carbono. Depsitos de carbono podem causar emperramento de vlvulas e anis de segmento. Resfriamento adequado ainda mais importante em motores turbo alimentados devido s altas temperaturas de funcionamento do turbocharger. De uma maneira geral, a operao do motor por alguns minutos a 1000RPM resulta em um adequado perodo de resfriamento.

18/10/12

Inspeo de Motores Convencionais


As operaes de reviso e manuteno so executadas nos grupos moto propulsores de avies, a intervalos especificados. Esses intervalos so normalmente estipulados pelo nmero de horas em que os motores foram operados. Testes e experincias tm mostrado que a operao, alm deste perodo de tempo, ser ineficiente e danosa, pois certas partes sero desgastadas alm de seus limites. Para que um motor revisado fique como um novo, partes danificadas devem ser detectadas e separadas, ou trocadas durante a reviso completa do motor.

18/10/12

DEFLETORES DO MOTOR
A importncia dos defletores de ar do motor muitas vezes esquecida. Os defletores de ar do motor tm um papel fundamental na garantia de que o motor est sendo arrefecido corretamente. Defletores de ar e carenagens so projetados para fornecer um selo de ar entre a parte superior e inferior do motor. Este selo garante que o ar frio est corretamente sendo dirigido atravs do motor, radiador de leo e compartimento do motor para garantir um perfeito arrefecimento. Assim como um vazamento no radiador do seu carro pode causar o superaquecimento do motor, vazamentos nos defletores de ar do motor podem causar na sua aeronave um motor superaquecido. Instalao ou manuteno deficiente nos defletores de ar pode resultar em circulao do ar de refrigerao em torno do motor ao invs de passar atravs do mesmo. Vazamentos podem causar arrefecimento desigual do motor. Um ou mais cilindros podem estar substancialmente funcionando em temperaturas mais elevadas do que os outros cilindros.

18/10/12

10

Um instrumento de CHT mltiplo a melhor maneira de se verificar que todos os cilindros esto operando em temperaturas semelhantes. Para operao contnua a temperatura na cabea do cilindro deve ser mantida abaixo 400F. Alta temperatura na cabea do cilindro pode causar: Taxas de desgaste mais rpido nos componentes do topo do motor. Em particular vlvulas de escape e guias de vlvula; Trincas nos cabeotes do cilindro; Oxidao no leo do motor; Cuidados a observar quando inspecionando e instalando defletores de ar do motor incluem: Garantir que todos os defletores esto corretamente fixados no motor. Certificar-se de que defletores no esto faltando. Prestar particular ateno aos pequenos defletores que precisam ser montados em torno do radiador de leo, montantes do motor, defletores inter-cilindros, etc. Eliminar folgas excessivas onde os defletores so associadas ao motor com um selante flexvel adequado. Verificar se folgas excessivas no so deixadas em torno dos defletores inter-cilindros.
18/10/12 11

Verificar se as fitas de borracha no esto desgastadas ou rasgadas. Verificar se quando as carenagens so montadas as fitas de borrachas formam uma boa vedao (sinais de poeira no interior da capota podem indicar onde esto ocorrendo os vazamentos). Verificar se a presso do ar de arrefecimento em vo no est dobrando as fitas de borracha para trs e deslocando-as sua posio correta. Manter os defletores de ar do seu motor em bom estado um bom investimento na sade do seu motor.

18/10/12

12

Reviso Maior
Este tipo de reviso consiste de uma completa desmontagem e recondicionamento do grupo moto propulsor. O perodo de reviso completa de um motor geralmente determinado pelo fabricante do mesmo, ou por um mximo de horas de operao entre as revises, aprovado pelo FAA. Cada parte deve ser revisada de acordo com as instrues e tolerncias do motor envolvido.

Todo motor que tenha sido completamente desmontado logo de incio, deve sofrer uma verificao rigorosa no eixo principal (eixo de manivelas) e no eixo da hlice quanto a empenos, desgaste. Qualquer dvida quanto as condies desses eixos, inclusive quanto a empenos fora de limites, exige a troca dos mesmos.

18/10/12

13

Desmontagem
Mais do que uma inspeo visual logo aps a desmontagem, todas as partes individualmente devem ser marcadas sobre uma bancada, a medida em que elas so removidas. Todas as peas devem ser guardadas com cuidado para evitar perdas e danos. Peas pequenas, porcas, parafusos, arruelas, etc., devem ser colocadas em um recipiente durante a operao de desmontagem. Outras prticas devem ser observadas durante a desmontagem: (1) Dispor de todos os dispositivos de segurana durante a desmontagem. Nunca reaproveitar arame de freno, contra-pino, etc. (2) Todos os fixadores, prisioneiros, conexes danificadas, etc., devem ser marcados para evitar falhas de inspeo ou passarem despercebidos.

18/10/12

14

(3) Sempre usar ferramentas adequadas para cada servio, preferencialmente usar ferramentas de encaixe, soquetes, etc. Sempre que houver ferramentas especiais uslas, ao invs de ficar improvisando.

(4) Drenar o leo de lubrificao do motor e remover os filtros. O leo deve ser drenado para um recipiente atravs de um pano limpo, para que se verifique se h partes metlicas importantes no leo a serem avaliadas.
(5) Antes da desmontagem, lavar as partes externas do motor.

18/10/12

15

Inspeo
A inspeo das partes do motor, durante uma reviso completa, dividida em trs categorias:
(1) visual. (2) magntica. (3) dimensional. Os dois primeiros mtodos so para determinar falhas estruturais nas peas, enquanto o ltimo detalha as medidas e forma das peas. Falhas estruturais podem ser detectadas atravs de diversos processos. Peas de ao no austentico podem ser examinadas pelo processo de partculas magnticas. Outros mtodos tais como raio-x e raio gama, tambm podem ser usados. A inspeo visual deve ser precedida de qualquer outro mtodo de inspeo. Algumas peas no devem ser limpas antes de uma preliminar inspeo visual, uma vez que, freqentemente, resduos de partes metlicas podem facilitar a inspeo/deteco de falhas internas do motor.
18/10/12 16

As seguintes reas devem ser cuidadosamente examinadas quanto a evidncia

de

rroso:

Fixadores rosqueados, ou conectores, devem ser inspecionados quanto ao tado das roscas. Roscas mutiladas no podem ser toleradas; a pea deve ser rejeitada, mbora pequenos defeitos e rebarbas possam ser removidos com lixa ou outro material rasivo. Se a pea apresentar distores, danificaes ou deformaes causadas por aperto cessivo ou uso de ferramentas inadequadas, ela deve ser substituda por uma nova.

18/10/12

17

MANUTENO Tcnicas que visam recolocar ou manter uma aeronave ou equipamento em operao. Corretiva - Recoloca ( forma reativa) Preventiva - Mantm ( forma pr-ativa) Dimensional - Equipamentos de medio : Paqumetros, micrometros,rguas etc Visual - Equipamentos pticos: Lupas, lentes, espelhos, boroscpios etc Qualitativa - NDT: Raios X, lquidos penetrantes, ultra som, eddy current.
18/10/12 18

INSPEO DIMENSIONAL MEASURING TOOLS 1.RULES 2.SQUARES 3.DIVIDERS 4.CALIPERS 5.MICROMETERS 6.TORQUE WRENCHES
18/10/12 19

18/10/12

20

18/10/12

21

18/10/12

22

MEASURING TOOLS 1.RULES

2.SQUARES
3.DIVIDERS 4.CALIPERS 5.MICROMETERS 6.TORQUE WRENCHES

18/10/12

23

MEASURING TOOLS 1.RULES

2.SQUARES
3.DIVIDERS 4.CALIPERS 5.MICROMETERS 6.TORQUE WRENCHES

18/10/12

24

MEASURING TOOLS 1.RULES

2.SQUARES
3.DIVIDERS 4.CALIPERS 5.MICROMETERS 6.TORQUE WRENCHES

18/10/12

25

MEASURING TOOLS 1.RULES

2.SQUARES
3.DIVIDERS 4.CALIPERS 5.MICROMETERS 6.TORQUE WRENCHES

18/10/12

26

18/10/12

27

UEF UNIDADE DA ESCALA FIXA. NDN NUMERO DE DIVISES DO NNIO.


18/10/12 28

18/10/12

29

18/10/12

30

18/10/12

31

18/10/12

32

18/10/12

33

18/10/12

34

18/10/12

35

18/10/12

36

18/10/12

37

18/10/12

38

MEASURING TOOLS 1.RULES

2.SQUARES
3.DIVIDERS 4.CALIPERS 5.MICROMETERS 6.TORQUE WRENCHES

18/10/12

39

18/10/12

40

18/10/12

41

18/10/12

42

18/10/12

43

18/10/12

44

18/10/12

45

MEASURING TOOLS 1.RULES

2.SQUARES
3.DIVIDERS 4.CALIPERS 5.MICROMETERS 6.TORQUE WRENCHES

18/10/12

46

18/10/12

47

INSPEO VISUAL

Seus olhos o enganam!

18/10/12

48

18/10/12

49

18/10/12

50

18/10/12

51

18/10/12

52

18/10/12

53

18/10/12

54

Inspeo Visual Geral


Detecta condies insatisfatrias / discrepncias; Pode exigir a remoo de filetes, painis de acesso e portas.

Inspeo Detalhada
Exames Intensivos visuais; Pesquisas para a evidncia de irregularidades; Pode exigir inspeo complementar; Pode exigir procedimentos de inspeo mais elaborados; Inspees visuais so a forma mais antiga e mais comum de NDI para aeronaves. Aproximadamente 80% de todas as NDI so realizados pelos mtodos diretos de inspees visuais. Este procedimento pode ser grandemente aumentada atravs da utilizao de combinaes de instrumentos de ampliao.
18/10/12 55

18/10/12

56

18/10/12

57

18/10/12

58

18/10/12

59

18/10/12

60

INSPEO QUALITATIVA
NONDESTRUCTIVE TESTING OF AIRCRAFT STRUCTURES
N.D.T. - Nondestructive testing. N.D.I. - Nondestructive inspection N.D.E - Nondestructive examination ou Nondestructive evaluation

18/10/12

61

Raio X

EddyCurrent
18/10/12 62

Magnaflux

Ultra som Zyglo


18/10/12 63

18/10/12

64

Drenagem dos fluidos do motor Uma bandeja metlica grande (bandeja de drenagem) colocada no cho sob o motor para receber todos os fluidos que pinguem do motor (leo do motor, leo hidrulico, combustvel, etc). Em seguida, colocado sobre essa bandeja um recipiente apropriado sob os principais bujes de drenagem; em alguns motores h um dreno mais baixo, chamado dreno Y, que o principal. Aps ter sido drenado o leo, todos os tampes (ou bujes) so reinstalados e todas as vlvulas de drenagem, fechadas. Ento, o excesso de leo que escorreu pelos pontos mais baixos e enxaguado.

18/10/12

65

Quando desconectando cabos condutores, uma boa medida de segurana desconectar primeiro os cabos dos magnetos e, imediatamente, aterr-los ao mesmo tempo no motor, ou no conjunto do qual esteja sendo removido. uma boa prtica enrolar, bem certinho e sem apertar muito, os cabos e os eletro dutos flexveis, amarrando-os com barbante ou fita gomada (ou fita isolante) na prpria montagem que est sendo removida. Desconexo dos controles do motor As articulaes (balancins) e os cabos de controle do motor, como as do carburador ou da manete de controle de combustvel e da mistura, tm seus cabos de controle operados manualmente a partir da cabine de vo. Esses controles, em alguns casos, so desconectados pela remoo do esticador que junta as extremidades dos cabos.

18/10/12

66

BERO DOS MOTORES


Beros para motores radiais Todos os avies, da ltima gerao, a usarem motores radiais tinham esses motores fixos em beros construdos de tubos de ao soldados. O bero construdo em uma ou mais sees que incorporam o anel de montagem do motor, suportes em V, e fixadores para prender o bero na nacele das asas. Os beros dos motores so geralmente fixos aeronave por parafusos especiais de ao com tratamento trmico. A importncia de se usarem somente os parafusos especiais pode ser avaliada rapidamente, posto que eles sozinhos agentam o peso completo do motor, alm de participarem das tenses impostas pelo QECA. Os parafusos superiores suportam o peso do motor quando o avio est parado no solo, mas quando est voando, outros esforos so adicionados. Esses reforos so torcionais e afetam no somente os parafusos superiores, mas todos os parafusos.

18/10/12

67

Cada suporte ou ponto de apoio tem uma funo especfica. A parte do bero, onde o motor fixado, conhecida como anel de fixao ou anel do bero do motor. geralmente construdo de tubo de ao, tendo o dimetro maior que as demais partes da estrutura. Tem a forma circular, envolvendo o compressor e a seo de acessrios, fixando o motor aproximadamente na altura do centro de gravidade do conjunto (motor, acessrios, etc.). O motor geralmente fixado ao bero atravs de suportes tipo "dynafocal", fixado ao motor no centro de gravidade, a frente do anel do bero. Outros tipos de equipamentos, ou suportes, so tambm usados para fixar diferentes motores em seus beros. Ao mesmo tempo em que os motores aeronuticos se tornam maiores e produzem mais potncia, alguns mtodos so necessrios para absorver a vibrao deles advinda. Esta necessidade conduz ao desenvolvimento de unidades de amortecimento, compostas de ao e borracha, chamadas de amortecedores de vibraes ("shock mounts") ou coxins. Como esse conjunto permite pouco movimento em todas as direes, estes isoladores de vibraes so comumente conhecidos como amortecedores elsticos de vibraes.
18/10/12 68

Uma caracterstica interessante, comum maioria dos amortecedores de vibraes, que as partes de metal e de borracha so construdas de tal forma que, em condies normais, a parte de borracha suporta todo o motor. Obviamente, se o motor for submetido a cargas ou impactos anormais, os batentes de metal limitaro o movimento excessivo do motor. As fixaes dos beros para motores radiais podem ser divididas em dois grupos principais: (1)o tipo fixao tangencial; (2) o tipo "dynafocal". A fixao "dynafocal", tipo ligao, usa uma bucha de borracha como elemento flexvel. A parte externa dessa fixao presa em uma braadeira de liga de alumnio ou ao, e rigidamente aparafusada orelha (ou olhal), ou ponto de fixao do bero do motor. A ligao ajustada com rolamentos de roletes cnicos aos pontos de fixao do anel do bero do motor.

18/10/12

69

Arruelas especiais so usadas como batentes (limitantes) das extremidades das buchas de borracha (no tubo metlico interno). Essas arruelas limitam os movimentos axiais das buchas de borracha, impedindo o contato, metal com metal, entre as demais peas da submontagem. A fixao "dynafocal", tipo pedestal, tem um revestimento externo composto de duas partes de ao forjado, mantidas juntas e aparafusadas no anel de bero do motor. Uma pequena folga permitida antes que a borracha seja mantida presa entre a haste do "dynafocal" e o revestimento de reteno. Amortecedores de frico so fornecidos para limitar o movimento excessivo.

18/10/12

70

INSPEO DA HLICE
A hlice instalada em um motor deve ser inspecionada antes, durante e aps o motor ter sido girado no solo. Uma hlice cujo mecanismo de mudana de passo seja eletricamente atuado, deve ser inspecionada antes do motor entrar em operao. Isto feito aps conectar-se a fonte externa de eletricidade ao sistema eltrico do avio, ajustando-se o seletor de posio da hlice para a posio que indique diminuio de rotao, simultaneamente verificando o aumento do ngulo de ataque das ps da hlice. De modo inverso, o seletor deve ser posicionado para que indique aumento de rotao simultaneamente, verificando-se a diminuio do ngulo de ataque das ps da hlice. A verificao do embandeiramento pode ser feita levando-se o seletor para a posio embandeirar ("feather"), observando-se se as ps da hlice tomam posio paralela ao deslocamento (ou ngulo de ataque em torno de 90). Aps, volta-se o seletor para a posio de operao normal, atravs da sua colocao na posio de aumento da rotao.

18/10/12

71

Se a hlice tem seu mecanismo de mudana de passo atuado pela presso do leo de lubrificao do motor, este deve ser inspecionado (verificando o seu funcionamento). Essa verificao s pode ser realizada com o motor em funcionamento, e tendo a temperatura do leo atingido o seu limite normal de operao. A inspeo feita variando-se o passo para se atingir a maior e a menor rotao permitida, bem como o embandeiramento. Quando um motor, equipado com hlice de passo acionado pelo leo do motor, parado com a hlice embandeirada, nunca se deve desembandeirar a hlice ligando o motor e fazendo atuar o mecanismo de embandeiramento. Removem-se os bujes do reservatrio do motor para drenar o leo retornado do mecanismo de embandeiramento e faz-se com que as ps da hlice voltem s suas posies normais, ou usando-se a bomba de embandeiramento ou uma ferramenta especial, manualmente operada.

18/10/12

72

Reparo e Substituies Danos tais como: mossas, arranhes, rebarbas, sulcos, etc., podem ser removidos por meio de diversos materiais abrasivos. Seguindo a alguns reparos desse tipo, a pea deve ser limpa cuidadosamente, de modo que todo esse material abrasivo seja removido. A seguir, monta se as peas casadas, verificando se as folgas no foram muito alteradas. Superfcies flangeadas, empenadas, deformadas ou entalhadas com mossas podem ser reparadas, lapidando-as numa superfcie plana. Novamente a pea deve ser limpa para que se tenha certeza de que todo o material abrasivo fora removido.

18/10/12

73

Roscados defeituosos, algumas vezes, podem ser reparados por uma leve passagem de uma tarraxa ou macho para rosca, conforme o caso. Pequenas depresses podem ser removidas satisfatoriamente com limas ou pedras abrasivas. Tubos rosqueados no devem ser limpos com machos para rosca; esta prtica poderia resultar num furo rosqueado com sobre-medida. Se arranhes ou sulcos forem removidos da superfcie de uma bucha, ela dever receber um acabamento com discos de couro. Geralmente peas no soldadas devem ser usadas no lugar de peas soldadas, e muitas vezes com fadiga avanada. Peas soldadas podem ser usadas desde que o reparo soldado no afete a aero navegabilidade do motor. Uma pea pode ser soldada quando:

18/10/12

74

(1) A solda de localizao externa e poder ser inspecionada facilmente; (2) A pea tenha sido rachada ou quebrada por esforos no usuais, encontrados na operao normal; (3) Uma pea nova de um modelo obsoleto de motor no encontrada; (4) A experincia do soldador e o equipamento usado podero assegurar uma solda de primeira qualidade, assim como a restaurao do tratamento trmico original das peas.

Peas menores, no sujeitas a altas solicitaes mecnicas, podem ser seguramente reparadas com o processo de soldagem. Pequenos suportes, fechos de capotas, aletas de cilindros, tampas de caixas de balancins e vrias outras peas originalmente soldadas esto nesta categoria.

18/10/12

75

As peas soldadas devem passar por um processo de normalizao de tenses aps a soldagem; entretanto, antes de soldar uma pea do motor, verifica-se no manual do fabricante as instrues de aplicabilidade dos reparos soldados. Peas que requerem o uso de pintura para proteo ou aparncia devem ser repintadas de acordo com as recomendaes do fabricante.

Todos os parafusos, estojos, fixadores, e etc. que estejam empenados, quebrados ou frouxos devem ser trocados. Aps a remoo de um prisioneiro (estojo), o furo roscado examinado quanto as condies gerais da rosca e do prprio furo. Se for necessrio um retrabalhamento no furo roscado, tambm ser necessrio o uso de prisioneiros com sobre-medida. Prisioneiros quebrados, faceados com a carcaa, devem ser removidos com extratos especiais, tomando-se o cuidado para no danificar a rosca.
Durante a troca de prisioneiros, as roscas dos mesmos so borrifadas com um composto antigripante.

18/10/12

76

Conjunto do Cilindro
O conjunto do cilindro e pisto inspecionado de acordo com os procedimentos contidos no manual do fabricante do motor, cartas, tabelas e boletins. Cabea do cilindro Inspeciona-se a cabea do cilindro quanto a rachaduras internas e externas; e os depsitos de carvo e tinta devem ser removidos. Rachaduras exteriores aparecero nas aletas de refrigerao, onde houver danificaes causadas por ferramentas ou por contato com outras peas, por falta de manuseio cuidadoso. Rachaduras prximas das bordas das aletas de refrigerao no so danosas desde que as partes danificadas tenham sido removidas, e um retrabalhamento de contornos tenha sido realizado com sucesso. Rachaduras na base das aletas implicam em rejeio do cilindro. Tambm podem aparecer rachaduras nas caixas dos balancins.

18/10/12

77

Usa-se uma luz forte para inspecionar as rachaduras (fissuras, etc.), investigando qualquer rea suspeita; inclusive com a ajuda de lentes (lupas) ou at microscpio. Rachaduras em cabea de cilindro de liga de alumnio geralmente apresentam um serrilhado devido a natureza granular do metal. importante no confundir as marcas de fundio ou escamas com rachaduras. Um dos melhores mtodos de confirmao usar o processo de inspeo por lquidos penetrantes (zyglo). Qualquer rachadura na cabea do cilindro, exceto quelas nas aletas de refrigerao que podem ser reparadas, razo para rejeio do cilindro.

18/10/12

78

A concentrao de aletas quebradas numa determinada rea ir causar falhas srias, devido a pontos quentes locais. Aletas quebradas prximo a bucha de adaptao da vela, ou no lado de exausto do cilindro, obviamente mais danoso do que em outras reas.
Quando removendo ou retrabalhando uma aleta de cilindro, as instrues e os limites do manual do fabricante so seguidos. Todos os prisioneiros (estojos) da cabea do cilindro so inspecionados quanto a fixao, alinhamento, danos nas roscas e o prprio comprimento. Ligeiros danos podem ser corrigidos com uma tarraxa adequada. Inspeo e substituio de Unidades e sistemas externos do motor A nacele do motor deve ser cuidadosamente limpa antes de sua inspeo. O projeto de uma nacele de motor varia de um tipo de avio para outro, mas basicamente o mesmo tipo de estrutura, coberta por painis de formato aerodinmico removveis, na qual o motor montado.

18/10/12

79

Essa estrutura fixada ao avio e incorpora uma parede de fogo isolante, separando o motor da clula. Inspeciona-se toda a nacele do motor quanto a sua estrutura, e tambm as carenagens e placas rebitadas que completam o fechamento da nacele do motor. Quaisquer trincas nas carenagens ou dutos, caso no excedam os limites estabelecidos nos requisitos para reparos estruturais do fabricante da aeronave em questo, devem ter seu desenvolvimento interrompido, fazendo-se um furo de alvio de tenses na sua extremidade no interior da chapa, alm de sobreporse um reforo rebitado, cobrindo-se a rea afetada. O bero do motor deve ser inspecionado quanto a qualquer empenamento dos tubos de ao de sua estrutura ou outras falhas, como: mossas, dobras, rachaduras, trincas (especialmente nas soldagens das emendas), deformaes tipo V profundo (concentradores de tenses), achatamento dos tubos, etc. Em dvida, faz-se uma inspeo com lquidos penetrantes para encontrar as trincas, reas porosas (tpica de escoamento de metal), ou outros defeitos porventura existentes. Os parafusos de fixao dos motores em seus beros so inspecionados por partculas magnticas ou outro processo aprovado.

18/10/12

80

Verifica-se a superfcie externa de toda a cablagem exposta com relao a rompimento (descontinuidade), frico ou outros danos. Verifica- se, tambm, a firmeza dos terminais soldados ou prensados dos fios eltricos. Adicionalmente, devem ser checados os pinos e encaixes dos conectores eltricos quanto as suas condies gerais. Cuidadosamente, todas as mangueiras (de borracha ou plstico) usadas em vrios sistemas dos motores so inspecionadas. Algumas fissuras nas mangueiras se prolongam at o interior delas, mesmo quando a parte interna reforada. Sempre so substitudas as hastes de controle, se estiverem com entalhes ou com corroso suficientemente profunda para afetar sua resistncia. Se a corroso no puder ser removida por esfregamento com l de ao (bombril), significa que o avano da corroso muito profundo, comprometendo a resistncia da haste.

18/10/12

81

Os cabos devem ser inspecionados quanto corroso e presena de fios partidos, o que feito passando-se um pedao de pano de algodo ou estopa (a estopa engancha no fio partido). Os tubos do escapamento e os dutos do coletor de admisso so inspecionados quanto fixao, trincas ou corroso excessiva. Dependendo da instalao, essas unidades ou partes delas podem ser fixadas ao motor antes dele ser instalado na aeronave. As tiras de vedao (tecido ou borracha) ou antifrico devem ser substitudas se no estiverem bem acomodadas nos dutos, ou se estiverem usadas a ponto de terem sido esmagadas, no mais permitindo uma selagem perfeita. Cuidadosamente inspecionado o sistema de lubrificao do motor, e realizado qualquer manuteno especial requerida para ele, antes de se instalar um motor substituto. Caso o motor esteja sendo trocado ao trmino do seu tempo normal de operao, geralmente s necessrio drenar o sistema; entretanto se o motor foi removido por falha interna, geralmente algumas unidades do sistema de lubrificao devem ser substitudas, e outras criteriosamente limpas e inspecionadas.

18/10/12

82

Conexes e ajustes No h regra estabelecida, quanto seqncia a ser seguida para ligao das unidades ou sistemas ao motor. A organizao de cada manuteno normalmente estabelece atravs de uma rotina de trabalho, ou lista de cheque ("checklist"), sua seqncia de procedimentos particular. Essa rotina (ou "ckecklist") baseada em experincia passada na instalao de motores na aeronave especfica. Se for cuidadosamente seguida, servir como guia eficiente para sua instalao. O sistema de dutos para conduzir ar para um motor (para refrigerao ou para aspirao com o combustvel) varia, dependendo do tipo da aeronave.

18/10/12

83

Ao conect-los, o objetivo fixar os dutos, bem ajustados (sem vazamentos) nos seus pontos de emenda, e que o ar siga pela trajetria pretendida sem perdas (vazamentos). Os filtros dos sistemas de ar que sero aspirados pelo motor devem ser eficientes para sempre proverem ar limpo. O sistema de exausto deve tambm ter seus dutos cuidadosamente conectados, de sorte a impedir o vazamento de gases quentes para dentro da nacele do motor. Quando se efetua a montagem dos dutos de exausto, verifica-se todas as braadeiras, porcas e parafusos, substituindo aqueles em condies suspeitas. Durante a montagem, as porcas devem ser gradual e progressivamente apertadas com o torque correto. As braadeiras devem ser assentadas com um martelo macio (de plstico, borracha, couro) para evitar deformaes nos tubos durante o aperto.

18/10/12

84

Quando cabos eltricos so ligados a terminais com parafuso e porca, uma arruela de frenagem geralmente colocada sob a porca para evitar sua movimentao. Os cabos eltricos dentro da nacele do motor so geralmente conduzidos atravs de eletrodutos rgidos ou flexveis. Os eletrodutos devem ser fixados como necessrio, de sorte a garantirem uma instalao segura, at mesmo colados quando exigido. Todos os cabos e alavancas dos controles devem ser acuradamente ajustados, para garantir resposta imediata ao ajuste das manetes. Como esses controles so feitos especialmente para as aeronaves em que esto instalados, os seus ajustes devem seguir exatamente, e passo-a-passo, os procedimentos estabelecidos nas instrues do fabricante, especificamente para cada modelo de aeronave. Em geral, os mesmos procedimentos bsicos so usados para conectar a ligao do controle manual de mistura. Este sistema marcado no quadrante, bem como no carburador, para trs posies: (1) corte; (2) pobre; e (3) rica.

18/10/12

85

VERIFICAES E AJUSTES APS O MOTOR TER SIDO GIRADO E OPERADO


Aps o motor ter sido girado no solo e aps o vo de teste, itens operacionais devem ser ajustados como necessrio, e as instalaes devem ser passadas por cuidadosa inspeo visual. Essas ajustagens freqentemente incluem a presso do combustvel e a presso do leo, assim como reajustados alguns itens como ngulo e abertura dos platinados, folga das vlvulas, batentes da marcha-lenta e da mistura, caso estes reajustes estejam afetando o desempenho do motor. Aps terem sido ambos realizados, os testes do motor no solo e em vo, remove-se o bujo do reservatrio e dos visores de leo, inspecionando- os quanto presena de partculas metlicas. Os visores, antes de reinstalados, devem estar limpos. Verifica-se todas as linhas quanto a vazamentos e fixao das conexes. Particularmente d-se ateno s braadeiras das mangueiras quanto ao aperto correto, bem como em relao ao estado das extremidades dessas mangueiras, e o que pode ser evidenciado pelo vazamento de leo. Inspeciona-se tambm as porcas que fixam os cilindros ao bloco do motor ou parafusos de cabea quanto segurana. Esta verificao deve ser tambm realizada aps o vo de teste.

18/10/12

86

END - Ensaio no destrutivo ou NDT - non destructive testing)

18/10/12

87

NORMAS - PRINCIPAL

Para a execuo dos Ensaios no Destrutivos, alm dos Manuais do Fabricante, devem ser adotadas as Normas Tcnicas que estabelecem os requisitos a serem seguidos. As Normas atualmente adotadas pelo setor aeronutico, so as Normas ASTM. Nesta seo apresentaremos um resumo de algumas Normas adotadas para o setor Aeronutico. Resumos disponveis: NAS 410 - Qualificao de pessoal em END ASTM E 1417 - Ensaio por Lquido Penetrante ASTM E 1444 - Ensaio por Partculas Magnticas

18/10/12

88

Denomina-se ensaio no destrutivo (END ou NDT em ingls nondestructive testing) a qualquer tipo de ensaio praticado a um material que no altere de forma permanente suas propriedades fsicas, qumicas, mecnicas ou dimensionais.Os ensaios no destrutivos implicam um dano imperceptvel ou nulo. Ensaios no destrutivos representam um conjunto amplo de tcnicas de anlise utilizadas na cincia e na indstria para avaliar as propriedades de um material, componente ou sistema, sem causar danos, baseando-se na aplicao de fenmenos fsicos tais como ondas eletromagnticas, acsticas, elasticidade, emisso de partculas subatmicas, capilaridade, absoro e qualquer tipo de teste que no implique um dano considervel amostra examinada. Os ensaios no destrutivos so tcnicas altamente valiosas, uma vez que permitem o controle das propriedades dos materiais, com economia de tempo e dinheiro, e permitem que o material testado volte intacto para o local de trabalho aps a inspeo.Mtodos comuns de END incluem ultra-som, partculas magnticas, lquido penetrante, radiografia e ensaios por correntes de Foucault (correntes parasitas).

18/10/12

89

ENSAIO POR LQUIDO PENETRANTE Objetivo


O objetivo do Ensaios por Lquido Penetrante assegurar a confiabilidade do produto, por meio de: a) Obteno de uma imagem visual, que revela a descontinuidade na superfcie da pea (mancha); b) Revelao da natureza da descontinuidade sem danificar a pea; c) Separao das peas aceitveis das no aceitveis segundo o critrio estipulado.

Aplicaes e finalidades
Devido s caractersticas bsicas do Ensaio por Lquido Penetrante, eles podem ser aplicados em grande variedade de produtos metlicos e no metlicos, ferrosos e no ferrosos, sejam forjados, fundidos, cermicos de alta densidade e etc., desde que no sejam porosos, com resultados tcnicos e economicamente satisfatrios na revelao de descontinuidades superficiais, por menores que sejam. Pode ser aplicado durante o processo de fabricao, ao final deste ou durante a manuteno, aqui para detectar as o surgimento das descontinuidades em servio.
18/10/12 90

Considerando que alguns materiais podem ser afetados pelos produtos utilizados no ensaio, devem ser realizados testes para assegurar que o material a ser ensaiado no seja danificado. O ensaio por lquido penetrante baseia-se na ao da capilaridade.

Vantagens:
- E capaz de ensaiar peas de tamanhos e formas variadas bem como pequenas reas isoladas em uma superfcie; - capaz de detectar descontinuidades muito pequenas. um dos ensaios mais sensveis para detectar descontinuidades superficiais; - Pode ser aplicado em materiais ferrosos, no ferrosos, cermicas de alta densidade, vidros e etc., desde que no sejam porosos; - relativamente barato e no requer equipamentos sofisticados. Para pequena quantidade de peas ou pequenas regies, pode-se utilizar um sistema porttil; - O lquido penetrante fornece uma indicao ampliada da descontinuidade, tornando-a mais visvel; -As descontinuidades detectadas so analisadas quanto a localizao, orientao, dimenses, tornando fcil a interpretao e avaliao;

18/10/12

91

- As instalaes podem ser adaptadas ao tamanho e quantidade de peas; - Permite automao do sistema; -A sensibilidade do ensaio pode ser ajustada, selecionando os materiais e tcnicas de ensaio.

Limitaes:
- As peas devem estar completamente limpas e a entrada das possveis descontinuidades desobstrudas; - Os produtos utilizados no ensaio podem danificar alguns materiais ou ficarem permanentemente retidos em materiais porosos; - Alguns produtos utilizados podem conter enxofre ou compostos halgenos (cloretos, fluoretos, brometos e iodetos). Estes compostos podem causar fragilizao ou trincas em aos inoxidveis austenticos se no forem completamente removidos antes de tratamentos trmicos ou exposio a altas temperaturas. Podem tambm causar corroso em ligas de titnio se no forem completamente removidos aps o ensaio e a pea for exposta a altas temperaturas. Os produtos utilizados podem causar irritao na pele se manuseados sem luvas; A luz negra deve ser usada mantendo-se os cuidados com os olhos e pele.

18/10/12

92

CORRENTES PARASITAS
PRINCPIO O Ensaio por Correntes Parasitas baseia-se fundamentalmente na Lei de Induo de Faraday, onde o campo magntico, gerado por uma bobina quando alimentada por uma corrente eltrica alternada, induz, na pea a ser ensaiada, correntes eltricas, tambm denominadas correntes parasitas. Estas correntes eltricas, por sua vez, afetam a impedncia da bobina que as gerou. Assim, quaisquer variaes no fluxo das correntes parasitas geradas na pea ensaiada implicaro em variaes da impedncia da bobina. Este fato leva a uma das maiores aplicaes deste mtodo de ensaio que o de detectar a presena de possveis descontinuidades existentes nessa pea, que venham a interferir no fluxo das correntes parasitas, atravs das variaes ocorridas na impedncia da bobina de ensaio. Atravs de tratamento eletrnico especfico, os sinais gerados das variaes da impedncia, permitem ao inspetor no s detectar a presena de descontinuidades, mas tambm fazer avaliaes de suas profundidades, classificando-as como internas ou externas superfcie em que se encontra a sonda de ensaio. Analisando as amplitudes dos sinais gerados, possvel ter estimativas do tamanho das descontinuidades detectadas.
18/10/12 93

APLICAES
O mtodo de ensaio por correntes parasitas extremamente verstil visto que pode ser utilizado para todas as aplicaes onde possa ser correlacionado com as variaes geomtricas, eltricas ou magnticas. Fazendo-se a devida adaptao a cada necessidade , sobretudo quanto ao tipo e tamanho de sonda, o ensaio pode ser realizado para: - Detectar falta de homogeneidade no material tais como trincas, deformaes, incluses, variaes de espessura, corroso, etc.; - Medir espessura ou variao de espessura de camada no condutora aplicada em material condutor ou camada condutora aplicada em material de condutividade diferente; - Detectar variaes associadas condutividade do material, falta de homogeneidade em ligas, superaquecimento local, erros de tratamento trmico, etc.; - Detectar variaes associadas permeabilidade magntica atravs de medio das intensidades dos campos magnticos.

18/10/12

94

Vantagens
Alm de uma vasta rea de aplicaes, o ensaio por correntes parasitas ainda oferece uma srie de vantagens tais como: alta sensibilidade, alta confiabilidade, rapidez de execuo, facilidades para automao, no exige contato direto entre a sonda e a superfcie inspecionada, limpeza, etc. Na rea siderrgica, os materiais podem ser diretamente ensaiados ainda quentes. Da mesma forma, em superfcies polidas ou lapidadas, assim como no campo das artes e arqueologia, no existe o risco de danos a superfcie, obra ou achado arqueolgico durante a realizao do ensaio, uma vez que a sonda no toca na superfcie. LIMITAES A maior limitao apresentada por este mtodo de ensaio est ligada ao fato de que somente materiais eletricamente condutores podem ser inspecionados. Outras limitaes, que de algum modo podem ser minimizadas, esto intimamente ligadas s caractersticas do material ensaiado:

18/10/12

95

a) a profundidade de penetrao das correntes parasitas pode ser reduzida a frao de milmetro, em materiais de condutividade maior, como o caso do cobre, ligas de alumnio, etc.;
b) materiais ferromagnticos apresentam maior dificuldade na deteco e avaliao de descontinuidades devido variao de permeabilidade magntica. Outra limitao diz respeito ao profundo conhecimento que o operador deve possuir sobre este mtodo de ensaio, assim como a necessidade de padres conhecidos para calibrao do aparelho.

18/10/12

96

Ensaio por Partculas Magnticas


Este ensaio utilizado para detectar descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais ferromagnticos fundidos, forjados, soldados, laminados, extrudados, trefilados, usinados e etc.. Aplicado durante a fabricao, aps a fabricao e na manuteno para a deteco de descontinuidades em servio. A pea magnetizada utilizando uma corrente eltrica que cria ou induz um campo magntico. Se uma descontinuidade estiver no sentido perpendicular ao campo magntico, desviar este campo, que saltar para fora da pea, criando o que chamamos de campo de fuga. Este campo de fuga formar um dipolo magntico, plo Norte e plo Sul. Quando as partculas magnticas so aplicadas sobre a pea, os plos iro atra-las e uma indicao desta descontinuidade formada na superfcie. Importante: o ensaio somente poder ser realizado por um operador devidamente treinado e qualificado.

18/10/12

97

Limitaes
Aplicvel apenas para detectar descontinuidades superficiais e sub-superficiais (prximas da superfcie), em peas e materiais ferromagnticos.

ENSAIO POR ULTRA-SOM


FINALIDADE DO ENSAIO A principal finalidade do ensaio por ultra som a deteco de descontinuidades internas em materiais ferrosos e no ferrosos, metlicos e no metlicos, atravs da introduo de um feixe snico com caractersticas compatveis com a estrutura do material a ser ensaiado. Este feixe snico se for introduzido numa direo favorvel em relao a descontinuidade (interface), se for refletido por esta descontinuidade, ser mostrado na tela do aparelho como um pico (eco). Algumas descontinuidades superficiais tambm podem ser detectadas com este ensaio no destrutivo.

18/10/12

98

ENSAIO RADIOGRFICO
Para a realizao deste ensaio necessita-se de uma fonte de radiao, que pode ser natural ou artificial, de um objeto (pea) e um meio de registro, no caso o filme radiogrfico. Chamaremos de radiografia o resultado da exposio de um filme utilizando raios-X e gamagrafia o resultado da utilizao de raios gama. Importante - A radiao invisvel e no causa dor no instante de uma exposio acidental. Portanto, ateno quando optar pela utilizao da radiao como ferramenta de deteco de descontinuidades. - Deve-se ter em mente que as boas condies dos irradiadores so de fundamental importncia e de responsabilidade incontestvel de seu proprietrio. - O operador no deve fazer a manuteno dos irradiadores, bem como manusear as fontes. - Para a utilizao dos irradiadores, os operadores devem passar por treinamentos especficos, no apenas um curso sobre como radiografar uma pea.

18/10/12

99

Propriedades
As propriedades dos raios-X, Gama e luz visvel, so similares. As diferenas esto nas aplicaes e nos efeitos que os raios-x e gama diferem da luz. Uma particularidade dos raios-X e gama a capacidade de penetrar a matria. Algumas propriedades dos raios-x e gama: - so invisveis; - em casos especiais, so refletidos, refratados e polarizados, mas em grau muito menor; - propagam-se a uma velocidade e 3x108 metros por segundo, como a luz; - raios-x para os ensaios no destrutivos, so produzidos pela interao de eltrons de alta energia ou ons, com a matria; - raios Gama so produzidos em transformaes nucleares; - raios x e gama impressionam(escurecem) filmes fotogrficos - estimulam fluorescncia e fosforescncia em alguns materiais - so capazes de ionizar gases e mudar as propriedades eltricas de alguns lquidos e slidos - so capazes de causar danos em clulas e produzir mutaes genticas - so diferencialmente absorvidos e dispersados por diferentes meios; - no afetam combustveis e munies.

18/10/12

100

As propriedades acima auxiliam no entendimento do processo radiogrfico. O mais importante nos ensaios no destrutivos, so as diferenas de absoro da radiao em materiais e a habilidade da radiao impressionar os filmes. Os raios-X so mais usados em radiografias na rea aeronutica, porm em alguns casos, a utilizao dos raios gama necessria. Uma vantagem na utilizao dos raios gama na obteno de uma imagem, o fato das fontes serem pequenas e permitirem um melhor acesso espaos limitados e no exigir energia eltrica.

Desvantagens
- Tempo de exposio mais longo ; - Qualidade da imagem inferior.

18/10/12

101

Potrebbero piacerti anche