Sei sulla pagina 1di 24

Identificao e Classificao de Produtos Perigosos

Edson Haddad

Classes de risco
1 - Explosivos 2 - Gases

2.1 - Gases inflamveis 2.2 - Gases no-inflamveis, no txicos 2.3 - Gases txicos

3 - Lquidos inflamveis

Classe 1 - Explosivos
Subclasse 1.1 - Substncias e artigos com risco de exploso em massa; Subclasse 1.2 - Substncias e artigos com risco de projeo, mas sem risco de exploso em massa; Subclasse 1.3 - Substncias e artigos com risco de fogo e com pequeno risco de exploso, projeo, ou ambos, mas sem risco de exploso em massa;

Classe 1 - Explosivos
Subclasse 1.4 - Substncias e artigos que no apresentam risco significativo; Subclasse 1.5 - Substncias muito insensveis, com risco de exploso em massa; Subclasse 1.6 - Substncias extremamente insensveis, sem risco de exploso em massa.

Classes de risco

4 - Slidos inflamveis
4.1 - Slidos inflamveis 4.2 - Substncias sujeitas a combusto espontnea 4.3 - Substncias que, em contato com a gua, emitem gases inflmveis

5 - Oxidantes e perxidos orgnicos


5.1 - Oxidantes 5.2 - Perxidos orgnicos

Classes de risco

6 - Substncias txicas
6.1 - Substncias txicas (venenosas) 6.2 - Substncias infectantes

7 - Materiais radioativos 8 - Corrosivos 9 - Substncias perigosas diversas

Classe 1 - Explosivos
Substncia explosiva a substncia slida ou lquida (ou mistura de substncias), que por si mesma, atravs de reao qumica, capaz de produzir gs a temperatura, presso e velocidade tais que possam causar danos a sua volta. Incluem-se nesta definio, as substncias pirotcnicas mesmo que no desprendam gases.

Subclasse 2.1 - Gases inflamveis

Gases que a 20 oC (293 K) e presso normal de 101,3 kPa: so inflamveis quando em mistura de 13 % ou menos, em volume, com o ar; ou apresentam uma faixa de inflamabilidade com ar de, no mnimo 12 %, independentemente do limite inferior de inflamabilidade.

Subclasse 2.2 - Gases no inflamveis, no txicos


Gases que transportados a uma presso no inferior a 280 kPa a 20 oC (293 K), ou como lquidos refrigerados e que: so asfixiantes: gases que diluem ou substituem o oxignio normalmente existente na atmosfera; ou, so oxidantes: gases que, em geral, por fornecerem oxignio, podem causar ou contribuir para a combusto de outo material mais do que o ar contribui; ou, no se enquadram em outra subclasse.

Subclasse 2.3 - Gases Txicos


Gases que: so sabidamente to txicos ou corrosivos para pessoas, que impem riscos sade; ou supe-se serem txicos ou corrosivos para as pessoas por apresentarem um valor da CL50 para toxicidade aguda por inalao igual ou inferior a 5000 mL/m3.

Classe 3 - Lquidos inflamveis


Lquidos inflamveis so lquidos, mistura de lquidos, ou lquidos contendo slidos em soluo ou em suspenso, que produzem vapores inflamveis a temperaturas de at 60,5 oC (333,5 K), em teste de vaso fechado, ou at 65,6 oC (338,6 K), em teste de vaso aberto.

Classe 4.1 - Slidos inflamveis


Slidos inflamveis so slidos que, nas condies encontradas no transporte, so facilmente combustveis ou que, por atrito, podem causar fogo ou contribuir para ele. Esta subclasse inclui ainda, explosivos insensibilizados que podem explodir se no forem suficientemente diludos e substncias auto-reagentes ou correlatas, que podem sofrer reao fortemente exotrmica.

Classe 4.2 - Substncias sujeitas a combusto espontnea


Substncias sujeitas a aquecimento espontneo nas condies normais de transporte, ou ao entrar em contato com o ar, sendo, ento, capazes de se inflamarem; so as substncias pirofricas e as sujeitas a auto-aquecimento.

Classe 4.3 - Substncias que, em contato com a gua, emitem gases inflamveis

Substncias que, por reao com a gua, podem tornar-se espontaneamente inflamveis ou desprender gases inflamveis em quantidades perigosas.

Subclasse 6.1 - Substncias txicas

Substncias que so capazes de provocar a morte, leses graves ou danos sade humana, se ingeridas, inaladas ou se entrarem em contato com a pele.

Subclasse 6.2 - Substncias infectantes


Substncias que contm microorganismos viveis, incluindo bactrias, vrus, rickettsia, parasitas, fungos ou um recombinante hbrido ou mutante, que provocam, ou h suspeita que possam provocar, doenas em seres humanos ou animais.

Classe 7 - Materiais radioativos


Qualquer material cuja atividade especfica seja superior a 70 kBq/kg. Nesse contexto, atividade especfica significa a atividade por unidade de massa de um radionucldeo ou, para um material em que o radionucldeo essencialmente distribudo de maneira uniforme, a atividade por unidade de massa do material.

Classe 8 - Corrosivos

So substncias que, por ao qumica, causam danos severos quando em contato com tecidos vivos ou, em casos de vazamentos, danificam, ou mesmo destroem outras cargas ou o veculo; elas podem, tambm, apresentar outros riscos.

Classe 9 - Substncias perigosas diversas

Incluem-se nesta classe as substncias e artigos que durante o transporte apresentam um risco no abrangido por qualquer das outras classes.

Exemplos de Substncias Perigosas


Classe/Subclasse de Risco
1.1 1.3 2.1 2.2 2.3 3 4.1 4.2 4.3 5.1 5.2 6.1 7 8 9

Substncia
Trinitrotolueno Cartuchos para sinalizao Acetileno, GLP Hlio, nitrognio Amnia anidra, cloro Gasolina, metanol Enxofre Fsforo branco Sdio metlico Perxido de hidrognio Perxidos orgnicos Clorofrmio, fenol Trio, urnio metlico cido sulfrico, hidrxido de sdio Bifenilas policloradas

Rtulo de Risco

Painel de Segurana

336

1203

Painel de Segurana

X266

1017

Rtulos de Risco

Potrebbero piacerti anche