Sei sulla pagina 1di 39

O Amigo do Noivo

pra. regina

Texto Base A noiva pertence ao noivo. O Amigo do noivo que lhe presta servio, espera e o ouve, e muito se alegra com a voz do noivo. Pois esta alegria j se cumpriu em mim. Convm que ele cresa e que eu diminua. Joo 3:29-30
pra. regina

Usamos como texto base a declarao de Joo Batista por ser biblicamente e historicamente a referncia bblica que melhor se aplica a misso do amigo do noivo.
pra. regina

Essa palavra foi dita pelo profeta Joo Batista, sendo uma referncia a sua misso como precursor de Jesus. Sua tarefa: preparar o caminho do Senhor! A cada dia fica claro para ns que esta a misso de Deus para as nossas vidas nesta gerao: ser amigo do noivo.
pra. regina

O Registro bblico mais antigo datado no ano de 1857 a.C. quando Abrao envia seu servo (mais antigo, de muita confiana e provavelmente amigo) para buscar uma esposa para seu filho Isaque.
pra. regina

Existem poucos registros na histria sobre este assunto. Mas fato comprovado que os povos mais antigos da humanidade criaram o costume de separar uma ou mais pessoas para prepararem o casamento. Desde a cerimnia, a festa, os convidados, o noivo e principalmente a noiva, desde antigidade at os nossos dias manteve-se o costume de serem preparados por terceiros.
pra. regina

Nos tempos antigos, costumeiramente os noivos no se conheciam pessoalmente, prtica at hoje conservada em alguns povos. O casal s manteria um contato pessoal e direto somente na noite de npcias. O noivo, para no se surpreender no casamento, separava uma ou mais pessoas para duas misses: a primeira era preparar o casamento; a segunda era de preparar a sua noiva para o grande dia.
pra. regina

Para preparar sua noiva para o casamento, o noivo escolhia a pessoa de sua maior confiana. Uma pessoa leal, fiel e muito ntima sua. Esta pessoa tornava-se ento o(a) Amigo(a) do Noivo(a).
pra. regina

A Misso do Amigo do Noivo - Historicamente O papel principal a ser desenvolvido pelo amigo do noivo, era preparar a noiva de seu melhor amigo para o casamento. Para que o noivo e a noiva no se decepcionassem no futuro matrimnio, o noivo enviava seu melhor amigo para relacionar-se com sua amada. Os prximos dias do amigo do noivo at o casamento seriam todos dedicados para a noiva. Esta a razo principal que explica o porqu somente um amigo ntimo poderia desempenhar este papel. Sua misso exige atributos muito pessoais e um rigoroso critrio.
pra. regina

Atributos do Amigo do Noivo:

pra. regina

Intimidade com o noivo:

O amigo do noivo precisava conhecer muito bem as preferncias do noivo. Ele precisava conhecer de forma muito ntima o gosto, manias, defeitos, qualidades, vontades, planos e desejos do noivo para retransmitir estas informaes com muita preciso para a noiva.

pra. regina

A Confiana do noivo:

Alm de intimidade o amigo do noivo deveria gozar de muita confiana. O noivo s enviaria um amigo ou amiga que ele tivesse certeza que cumpriria sua misso. Nem todo amigo estaria apto para desempenhar este papel, portanto o escolhido na verdade gozava de um maravilhoso privilgio.
pra. regina

Fidelidade ao noivo:
Se voc pensa que a funo do amigo do noivo era s preparar a noiva para o casamento voc est muito enganado. O amigo do noivo possua uma tarefa que eu considero uma das mais difceis: gerar na noiva paixo pelo noivo.
Imagine voc se casar com uma pessoa que nunca viu na vida. Imagine amar uma pessoa sem nunca ao menos conversar com ela. O amigo do noivo tinha que gerar no corao de ambos interesse e paixo. O amigo no poderia enganar o noivo fazendo-o acreditar que a noiva estava apaixonada por ele. Era ele que levava as mensagens do noivo para a noiva. Imagine se o amigo do noivo inventasse moda, falasse besteira ou prometesse coisas que o noivo no prometeu? O Amigo do noivo tinha que ser fiel na retransmisso das mensagens do noivo para apra. noiva. regina

Respeito pela noiva


O amigo do noivo no podia se esquecer de algo muito importante: a noiva no dele! A noiva pertence ao noivo! O amigo do noivo somente um servial, um mordomo, um cooperador, nada a mais e nada menos que isso. Ele no poderia permitir em hiptese alguma que a noiva se apaixonasse por ele. Muito menos ele poderia se apaixonar por ela. Ela no dele, mas do noivo!
pra. regina

Anonimato
Voc j participou de quantas cerimnias de casamento na vida? Lembra-se de alguma vez o oficial de cerimnia (digo, pastor, padre, ancio, bispo, juiz de paz, etc.) parar a cerimnia para agradecer as pessoas que trabalharam para a realizao daquele evento? J viu alguma vez o casal agradecer na cerimnia a todas as pessoas que se envolveram direta ou indiretamente desde quando se conheceram at aquele momento?
Ningum sabe quem enfeitou a igreja, quem arrumou a noiva ou qual o nome do salo que ela se penteou. Certamente voc nunca viu o cabeleireiro reivindicando ser mais importante que o florista, ou o fotgrafo.

Cada um tem o seu papel, e ningum ousa aparecer mais que o casal, pois o momento da noiva e do noivo. Precisamos aprender que toda funo na Igreja importante, somos um corpo! pra. regina

Segue abaixo os textos que revelam a real e importante misso de um(a) amigo(a) do(a) noivo(a) registrados na Bblia:
1. Abrao, Isaque, Rebeca e o Annimo: O primeiro registro bblico sobre a misso de Amigo do Noivo relatado em Gnesis 24. Abrao separa o servo mais antigo de sua casa, ou seja, um homem de sua confiana, para buscar uma noiva para seu filho Isaque. Lendo o texto note que o servo de Abrao buscou ser fiel a seu senhor, buscou a direo de Deus e preparou Rebeca para se encontrar com Isaque. (conferir Gnesis 24:2, 3, 11-14, 26, 42, 45, 47-48, 52, 53, 61, 63-67.) Eleazar Hebraico variante de Elizer Deus ajuda.
pra. regina

2. Rei Assuero, Ester e Hegai: No livro de Ester captulo 2, vemos Hegai, chefe da guarda das mulheres do rei, separando Hadassa (Ester) para encontrar-se com Assuero. O texto revela que ele viu em Hadassa, beleza e qualidades de uma rainha. Separou sete serviais do palcio, especiarias, perfumes e o melhor aposento da casa. Preparou-a por 12 meses, deixando-a por ltimo e ensinou boas maneiras de como apresentar-se ao rei. (conferir em Ester 2: 5, 7, 8, 9, 12 e 15). Deus usou Hegai, que atravs da sua misso foi fundamental para tornar Ester rainha, e posteriormente salvar os judeus. Detalhe: pra. regina Hegai era eunuco. (venervel)

3. Joo Batista: Joo 3:29 apresentado o primeiro texto do Novo Testamento sobre o amigo do noivo e a sua misso.

pra. regina

4. Jesus e os amigos do noivo: Em Mateus 9:15, Jesus fala sobre os amigos do noivo. Portanto fazemos as seguintes observaes no texto:
Nas traduo de Joo Ferreira de Almeida aparece o termo convidados, mas na verso inglesa King James e na traduo portuguesa de Figueiredo o termo amigos do noivo aplicado em lugar de convidados
pra. regina

Usando o termo convidados que est nas bblias com a verso de Joo Ferreira de Almeida, possvel notar o seguinte: somente convidado para uma festa de casamento, os amigos. Ento os convidados na qual Jesus se referia a mesma coisa que os amigos do noivo (Ele mesmo deixa claro isso no texto). Jesus respondia aos fariseus a respeito de seus discpulos e prtica do jejum. Ele associa os convidados seus discpulos. Neste texto Jesus se apresenta como o noivo e seus discpulos eram os amigos do noivo.
pra. regina

Jesus apresenta uma nova a funo dos amigos do noivo: prtica do Jejum. Ele afirma que seus discpulos no jejuavam ainda, mas dias viriam que o noivo seria tirado e ento os amigos do noivo jejuariam.
pra. regina

5. Jesus e as amigas do noivo: Leia Mateus 25:1-13. Esta a famosa Parbola das dez virgens. bem provvel que voc a conhea. As dez virgens no uma referncia noiva. So dez virgens e no dez noivas! Muitas pessoas pensam que eram dez noivas (cinco noivas prudentes e cinco noivas imprudentes), mas errado esta interpretao.
pra. regina

As dez virgens eram as responsveis pelo cortejo nupcial. Eram as pessoas (donzelas) que preparavam o caminho do noivo para conduzi-lo at a casa da noiva. Quase sempre esta parte da cerimnia acontecia noite para dar mais beleza e glamour festa.
pra. regina

A razo de serem donzelas e no rapazes que preparavam a noiva neste texto, puramente uma questo de costume social. Em Jerusalm, o costume era rgido: homem com homem e mulher com mulher. Mas ambos os sexos de uma maneira ou de outra participavam do momento prconjugal at a noite de npcias
pra. regina

O Texto nos ensina no que parte da igreja ficar de fora das bodas, mas que pessoas que por imprudncia ministerial perderiam o casamento. Amigas(os) do noivo podero ficar de fora caso no estejam com leo nas sua botijas e no local ou hora errada.
pra. regina

6. Paulo, um amigo do Noivo: Em II Corntios 11:2 ao responder Igreja em Corinto, Paulo revela uma das suas misses e mostra a todos que a misso de preparar a noiva faz parte da vida dos santos.
pra. regina

7. Joo, o Evangelista: Em Apocalipse 19:7 a bblia clara: a noiva j se aprontou, foi-lhe dado linho fino, resplandecente e puro. O linho fino so os atos de justia dos santos!. So os atos dos santos que adorna, ou seja, prepara, embeleza, apronta a Noiva do Cordeiro. A misso do Esprito convencer o homem do pecado, da justia e do juzo (Jo.16:8), nos ensinar todas as coisas (Jo.14:26e16:13), nos habilitar com poder (Atos 1:8), interceder por ns (Rom.8:26), nos encher (Ef. 5:18), nos enviar (Atos 13:4) e outros. O Esprito age na vida do crente, preparando e enviando-o. Os santos cheios do Esprito Santo, preparam a Noiva.
pra. regina

A Misso do Amigo do Noivo Nesta Gerao


pra. regina

Cremos que o perfil de amigo do noivo no mudou desde Joo Batista at nossos dias. As razes expostas acima que levaram Joo Batista a fazer a sua declarao de propsito registrada em Joo 3:29-30 (leia atentamente o texto), assim tomamos como misso para ns tambm:
pra. regina

Intimidade com o Noivo:


Jesus mesmo revela quem so seus amigos em Joo 15:14. Todos aqueles que guardam os seus mandamentos e obedecem ao Senhor, so seus amigos.
A intimidade do Senhor so para aqueles que o temem... (Sl. 25:14), somente uma coisa gera intimidade: o ouvir! Voc s se torna amigo de algum quando voc ouve deste algum os seus segredos; a prtica de ouvi-lo que gera em ns intimidade com Ele.
pra. regina

A Confiana do noivo:
Deus escolheu esta gerao e a tem levantado neste tempo para efetuar uma tarefa atpica vivida na histria da Igreja: preparar o caminho do Senhor; assim como um dia levantou a Joo Batista, Ele confiou a esta gerao o ofcio de preparar a sua noiva.

pra. regina

Fidelidade ao Noivo:
Muitos enviados Noiva de Jesus tm usurpado seus ofcios. Temos visto homens prometendo Igreja coisas que o Senhor nunca prometeu. Joo categrico ao afirmar: a promessa que Ele nos fez esta: a vida eterna I Joo 2:25! Tem gente prometendo coisas por a que Ele no prometeu... Temos visto lderes gerando uma igreja apaixonada pelos bens que o noivo pode dar (casa, carro, prosperidade) nesta vida. Pregaes, campanhas e promessas para uma vida terrena e passageira. Em algumas instituies religiosas, a mensagem da vida futura est fora de moda: no d Ibope, no enche templos e nem cai na graa do povo. Cremos que esta pra. regina a gerao que no corre atrs da beno, mas do

Respeito pela noiva


Esta gerao entende que: a noiva pertence ao noivo. Ele o Senhor dela e no divide sua amada com outro. Portanto entendemos que a Igreja lugar para ser feita a vontade de Deus e no capricho de pessoas. Quem manda na Igreja o Senhor. Que assim seja!

pra. regina

Anonimato
Convm que ele cresa e que eu aparea! talvez esta seria a verso da realidade que temos visto na igreja evanglica da atualidade. O homem como centro! Privilgios, caprichos, status, poder, manipulao, fama, riqueza, disputas ministeriais e outros tristes adjetivos. Cremos que Deus nesta gerao est levantando uma gerao de adoradores sem nome e sem face .
pra. regina

Pessoas que colocaro o Senhor como centro. Tudo para Ele e por Ele! Cremos em uma gerao comprometida com o aparecimento de um s nome: Jesus, o Cristo!

pra. regina

O Resgate da Noiva
Creio que este o grito da ltima hora, revelada por Jesus na Parbola das Dez Virgens, onde Ele diz que meia-noite, momentos antes da chegada do noivo, ouve-se um grito que despertou as virgens (os santos) para prepararem o caminho do noivo para o encontro com a noiva. Que haja este despertamento proftico em ns.Que voc oua esse grito que acordou as virgens .
pra. regina

Mas, a meia noite, ouviu-se um clamor: A vem o esposo! Salhe ao encontro!

pra. regina

1 Ento o reino dos cus ser semelhante a dez virgens que, tomando as suas lmpadas, saram ao encontro do esposo.2 E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.3 As loucas, tomando as suas lmpadas, no levaram azeite consigo.4 Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lmpadas.5 E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.6 Mas meia-noite ouviu-se um clamor: A vem o esposo, sa-lhe ao encontro.7 Ento todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lmpadas.8 E as loucas disseram s prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lmpadas se apagam.9 Mas as prudentes responderam, dizendo: No seja caso que nos falte a ns e a vs, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vs.10 E, tendo elas ido comprlo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.11 E depois chegaram tambm as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos no pra. regina conheo.13 Vigiai, pois, porque no sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem h de vir.

Persevere! Todos seremos surpreendidos com a volta de Jesus. At mesmo os amigos...a diferena que eles estaro preparados, com suas botijas cheias de leo e embelezando a noiva com este leo.

pra. regina

Potrebbero piacerti anche