Sei sulla pagina 1di 27

PEDAGOGIA LEITURA E INTERPRETAO DE TEXTO

Elementos de Coeso e Coerncia

No texto abaixo, identifique os dois erros, um de coerncia e outro de coeso. Nas linhas abaixo, indique as possveis correes.

Como dizia o inventor Thomas Edison, jogamos fora as boas oportunidades mas elas geralmente vm vestidas com macaco de operrio. Fazer mudanas d mesmo trabalho. Precisamos olhar bem de frente para nossas dificuldades, assumi-la de vez, planejar nossas aes para ultrapass-las, tomar atitudes, nos autocomprometer, sacudir a poeira e agir com determinao. Mas, s vezes, d uma preguia...
(Vida Simples, Mudar bom, jan. 2007. p. 28.)

Como dizia o inventor Thomas Edison, jogamos fora as boas oportunidades mas (1) elas geralmente vm vestidas com macaco de operrio. Fazer mudanas d mesmo trabalho. Precisamos olhar bem de frente para nossas dificuldades, assumi-la (2) de vez, planejar nossas aes para ultrapass-las, tomar atitudes, nos autocomprometer, sacudir a poeira e agir com determinao. Mas, s vezes, d uma preguia...
(Vida Simples, Mudar bom, jan. 2007. p. 28.)

1. porque 2. las

A coeso est relacionada organizao linear do texto, no aspecto estritamente lingustico. a forma. a relao entre as unidades lingusticas do texto. O presidente deu um susto nos funcionrios, na segunda-feira. Apareceu na empresa s 6h30 da manh. O papa emrito o alemo Joseph Ratzinger, de 78 anos, que foi secretrio de Joo Paulo II e considerado conservador.

Coerncia

Conceituao Coerncia a harmonia entre uma srie de situaes ou ideias. Tomemos como exemplo duas situaes distintas: um dia de sol e um dia de chuva torrencial. Pelo conceito de coerncia, usaremos uma sandlia no dia de sol e um calado fechado no dia de chuva; nunca o contrrio.

Coerncia

As ideias expressas devem corresponder s ideias pensadas. Entretanto, para que haja essa conexo entre as palavras, necessrio conhecer bem o significado delas, assim como possuir um amplo repertrio de vocbulos para que se possa encontrar o mais exato para exprimir aquilo que se deseja.

1.1- Emprego de pronomes

No curso de Pedagogia est ocorrendo uma revoluo. A revoluo vem provocando questionamentos sobre alguns conceitos. No curso de Pedagogia est ocorrendo uma revoluo, que vem provocando questionamentos sobre alguns conceitos... O Brasil exporta cacau e soja. regio Sul; aquele , no Nordeste.
Esta

plantada na

Vi no outro lado da rua o Joo, chamei-o, disse-lhe o que pretendia, e ele acolheu a minha ideia e ajudou-me. Peo-lhe apenas isto: que no se perca.

Esta foi sempre a minha doutrina: tudo que h de bom e til no mundo, se consegue procedendo por amor ao prximo.
O Brasil um pas onde o incentivo educao primordial.

1.2. Emprego de itens do lxico na coeso referencial Quando voc escreve um texto, geralmente tem de interromper mais de uma vez o processo de composio, em busca de um sinnimo ou uma expresso que substitua de forma adequada alguma palavra que voc j usou. Isso uma estratgia de coeso lexical.
Os automveis colocados venda durante a exposio no obtiveram muito sucesso. Isso talvez tenha ocorrido porque os carros no estavam em um lugar de destaque no evento.

Coeso por elipse: Ocorre quando elemento do texto omitido em algum dos contextos em que deveria ocorrer.

-Pedro vai comprar o carro?


- Vai!

Cazuza viveu intensamente. Tinha fama de rebelde, mas queria mesmo era transgredir.
Eles acordaram e viajaram.

Coeso por substituio


Colocao de um item lexical com valor coesivo no lugar de outro Exemplos: Pedro comprou um carro novo e Jos tambm. Minha prima comprou um Uno. Eu tambm quero um. O padre ajoelhou-se. Todos fizeram o mesmo.

Conectivos Conectivos ou elementos de coeso so todas as palavras ou expresses que servem para estabelecer elos, para criar relaes entre segmentos do discurso, tais como: ento, portanto, j que, com efeito, porque, ora, mas, assim, da, a, dessa forma, isto , embora e tantas outras.

Relao dos principais elementos de coeso:


1) assim, desse modo: tm um valor exemplificativo e complementar. A sequncia introduzida por eles serve normalmente para explicitar, confirmar ou ilustrar o que se disse antes. O Governador resolveu no comprometer-se com nenhuma das faces em disputa pela liderana do partido. Assim, ele ficar vontade para negociar com qualquer uma que venha a vencer.
2) e: anuncia o desenvolvimento do discurso e no a repetio do que foi dito antes; indica uma progresso que adiciona, acrescenta, algum dado novo. Se no acrescentar nada, constitui pura repetio e deve ser evitada. Ao dizer: Tudo permanece imvel e fica sem se alterar.

3) ainda: serve, entre outras coisas, para introduzir mais um argumento a favor de determinada concluso, ou para incluir um elemento a mais dentro de um conjunto qualquer. O nvel de vida dos brasileiros baixo porque os salrios so pequenos. Convm lembrar ainda que os servios pblicos so extremamente deficientes. 4) alis, alm do mais, alm de tudo, alm disso: introduzem um argumento decisivo, apresentado como acrscimo, como se fosse desnecessrio, justamente para dar o golpe final no argumento contrrio. Os salrios esto cada vez mais baixos porque o processo inflacionrio diminui consideravelmente seu poder de compra. Alm de tudo so considerados como renda e taxados com impostos.

5) isto , quer dizer, ou seja, em outras palavras: introduzem esclarecimentos, retificaes ou desenvolvimento do que foi dito anteriormente. Muitos jornais, fazem alarde de sua neutralidade em relao aos fatos, isto , de seu no comprometimento com nenhuma das foras em ao no interior da sociedade. 6) mas, porm e outros conectivos adversativos: marcam oposio entre dois enunciados ou dois segmentos do texto. No se podem ligar, com esses relatores, segmentos que no se opem. s vezes, a oposio se faz entre significados implcitos no texto.

Choveu na semana passada, mas no o suficiente para se comear o plantio.

7) embora, ainda que, mesmo que: so relatores que estabelecem ao mesmo tempo uma relao de contradio e de concesso. Servem para admitir um dado contrrio para depois negar seu valor de argumento. Ainda que a cincia e a tcnica tenham presenteado o homem com abrigos confortveis, ps velozes como o raio, olhos de longo alcance e asas para voar, no resolveram o problema das injustias. Como se nota, mesmo concedendo ou admitindo as grandes vantagens da tcnica e da cincia, afirma-se uma desvantagem maior.

8) Certos elementos de coeso servem para estabelecer gradao entre os componentes de uma certa escala. Alguns, como mesmo, at, at mesmo, situam alguma coisa no topo da escala; outros, como ao menos, pelo menos, no mnimo, situam-na no plano mais baixo.
O homem ambicioso. Quer ser dono de bens materiais, da cincia, do prprio semelhante, at mesmo do futuro e da morte. ou preciso garantir ao homem seu bem-estar: o lazer, a cultura, a liberdade, ou, no mnimo, a moradia, o alimento e a sade.

Utilizando as conjunes adequadas e obedecendo a seqncia proposta em cada item, rena as trs oraes em uma s frase. Faa as adaptaes necessrias. [1] A situao econmica do pas melhorou nos ltimos anos. [2] A parcela mais pobre da populao continua na misria.

[3] O governo no investe maciamente em projetos sociais.

A situao econmica do pas melhorou nos ltimos anos, mas a parcela mais pobre da populao continua na misria. Pois o governo no investe maciamente em projetos sociais

Comunicao oral e escrita

Redigir um texto x dizer uma mensagem Como produzir um bom texto?

Qual a receita?

Principais falhas de uma redao

Prolixidade Significa dizer pouco ou nada com grande quantidade de palavras. Diz-se do orador que fala, fala e no diz nada.

AVISO
Por deciso unnime de toda diretoria, solicitamos aos usurios dos banheiros da empresa que aps usarem os mesmos, limpem no s a parte interna da pia, mas tambm a externa, bem como o espelho, enxuguem o cho caso haja nele respingos de gua, pasta dental, saponceos ou qualquer outro produto natural ou qumico.

O texto prolixo, devido a inmeros defeitos: Por deciso unnime de toda a diretoria.
Se unnime de toda a diretoria (pleonasmo) Tire-se um dos termos: *Por deciso unnime, a diretoria... *Por deciso de toda a diretoria... Obs.: alm disso, num simples aviso no necessrio mencionar quem decidiu, principalmente em um banheiro.

Solicitamos aos usurios dos banheiros, que aps usarem os mesmos... Usurios so os que usam. Logo, h pleonasmo. Para corrigir a frase, ele deveria ficar assim: Solicitamos aos usurios dos banheiros ou solicitamos aos que usam os banheiros

Excesso de pormenores sem importncia

Que h para limpar num banheiro seno a pia, o espelho, o cho e o vaso sanitrio? Pode-se cortar, portanto, todo o excesso de detalhes. Desse modo, o aviso ficaria assim: Limpe o banheiro aps o uso Conserve o banheiro limpo.

Potrebbero piacerti anche