Sei sulla pagina 1di 23

Mais importante do que escolher um livro didtico a possibilidade de exercitar o ato

de escolher e o professor de ingls se


encontra na posio de exercer o seu direito de escolha entre Keep in Mind e Links, as

duas colees aprovadas pelo PNLD.

Seu nome Sua posio O Evento que participou

Escolha do LD (Livro Didtico)


As colees foram selecionadas mediante o processo de avaliao, coordenado pelo Ministrio da Educao, por meio do Programa Nacional do Livro Didtico - PNLD. Ambas so compostas dos livros do 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental. Base para o nosso debate: As resenhas do PNLD.

Apesar de o PNLD j existir h mais de dez anos, esta a primeira vez que ele inclui o componente curricular Lngua Estrangeira Moderna (LEM). Reflete um reconhecimento do papel da LE na

formao dos alunos da Educao Bsica.

Livros consumveis, acompanhados de um CD para cada volume.

O papel do LD

O livro precisa contribuir para a formao de


cidados crticos e reflexivos, desprovidos de

preconceitos, capazes de respeitar a si mesmos e a


outros, a sua prpria cultura e as dos outros, partindo de experincias crticas e reflexivas com a LE.

Agora com vocs!

Cada resenha apresenta uma coleo, faz uma breve


descrio e anlise do contedo de cada um de seus volumes, alm de apontar as qualidades.

Voc ter condies de avaliar e decidir qual a


coleo mais adequada para seus alunos, para voc e para sua escola. Para decidir qual coleo adotar, converse com seus colegas de rea, a fim de que a escolha conjunta reflita os interesses coletivos.

Livro (1)

Livro (2)

Anlise da Obras: Compreenso Escrita


Links English for teens Amadeu Marques/ Denise

Keep in Mind
Elizabeth Chin/ M Lcia

As atividades de compreenso escrita so trabalhadas na seo Lets Read, com textos que introduzem o tema a ser discutido. Os textos utilizados nas atividades de leitura so, em sua maioria, elaborados especificamente para fins didticos. Apesar de haver um empenho em caracterizar esses textos como pertencentes a gneros, tipos e suportes miditicos variados, raramente proporcionam ao aluno oportunidades de usar a lngua de forma contextualizada ou de aprender sobre os modos de ler constitutivos dos gneros especficos. importante ressaltar que h poucos textos literrios na coleo e o seu tratamento o mesmo dedicado aos de outras esferas de atividade social, o que acaba por desconsiderar suas especificidades os jogos de palavras, a linguagem figurada, a sonoridade, entre outros.

A compreenso escrita tratada nas

sees Get in the mood, Presentation e Lets read. Diferentes linguagens, gneros e tipos textuais so efetivamente trabalhados em atividades que incluem pr e ps-leitura e o desenvolvimento de vrias estratgias. Os mecanismos de coeso e coerncia so, por vezes, enfocados. Alm disso, alunos e professores so estimulados a buscar textos e informaes fora do livro didtico. Nos volumes 8 e 9, exploram-se mais capacidades de leitura. A seo Lets read passa a incluir, na maioria das vezes, uma atividade denominada Discuss with your classmates, na qual o aluno estabelece uma relao entre a leitura e sua experincia de vida, de forma reflexiva e crtica. Essa seo contribui para a formao integral do aluno e sua participao social.

Anlise da Obras: Produo Escrita


Links English for teens Amadeu Marques/ Denise

Keep in Mind
Elizabeth Chin/ M Lcia

As atividades de produo escrita encontram-se na seo Lets Write. H propostas de escrita de diferentes gneros e tipos textuais, entretanto, o aluno apenas segue modelos sem haver orientao quanto linguagem do texto a ser produzido ou quanto definio dos objetivos de escrita. Alm disso, no h atividades que proponham a releitura do texto produzido e sua reviso.

Na seo Lets Write, as propostas, em geral, tratam a escrita como um processo que envolve diferentes etapas. Nos volumes 6 e 7, as atividades limitam-se, basicamente, produo de sentenas e, nos volumes 8 e 9, tornam-se menos controladas e so bem orientadas quanto ao planejamento, havendo, quase sempre, modelos do gnero a ser produzido. Dependendo do gnero abordado, h um trabalho interativo com o produto da escrita. Especialmente no volume 9, leitura e escrita esto bastante integradas e exploram as caractersticas sociodiscursivas dos gneros abordados.

Anlise da Obras: Compreenso Oral (listening)


Links English for teens Amadeu Marques/ Denise

Keep in Mind
Elizabeth Chin/ M Lcia

As atividades de compreenso oral encontram-se na seo Lets Listen! e, na maioria das vezes, exigem a compreenso de um pequeno texto oral para a realizao de tarefas simples, tais como preencher lacunas, associar informaes e identificar falantes. Nesta seo, predominam dilogos ou monlogos produzidos para fins pedaggicos.

As atividades de compreenso oral aparecem, principalmente, na seo Lets Listen e visam ao desenvolvimento de capacidades variadas, tais como compreenso intensiva, seletiva e extensiva. Os CDs de udio trazem os textos da seo Lets Listen e tambm alguns textos das sees Presentation e Focus on vocabulary, alm dos textos literrios dos Apndices.

Anlise da Obras Produo Oral (Speaking)


Links English for teens Amadeu Marques/ Denise

Keep in Mind
Elizabeth Chin/ M Lcia

As atividades de produo oral

aparecem na seo Lets

Speak!. O gnero mais


trabalhado nessas atividades o dilogo, geralmente entre amigos. Em alguns casos, h incentivo encenao ou apresentao de alguma poesia

ou pea teatral.

As atividades de produo oral so trabalhadas na seo Lets talk, contemplam funes comunicativas diversas e oferecem oportunidades ao aluno de utilizar diferentes estratgias verbais e no verbais de comunicao. Ao longo dos volumes, essas atividades apresentam um nvel gradual de complexidade.

Anlise da Obras: Gramtica


Links English for teens

Keep in Mind

Trabalhados nas sees Grammar in Action e Grammar Notes, os tpicos gramaticais so sempre articulados aos temas das unidades. Na seo Grammar in Action, o tpico enfocado contextualizado por meio de textos criados para fins pedaggicos. A seo Grammar Notes apresenta alguns exerccios para o aluno completar informaes referentes s regras gramaticais exploradas.

Os contedos lingusticos so trabalhados nas sees Focus on grammar e Lets practice. Em Focus on grammar, a explorao da gramtica envolve transmisso e reflexo. Normalmente, so expostos quadros que trazem a estrutura do contedo gramatical em questo. Na seo Lets practice, as atividades de gramtica esto sempre integradas quelas que visam ao desenvolvimento das quatro habilidades, permitindo ao aluno praticar, com adequao, as estruturas lingusticas enfocadas.

Anlise da Obras: Vocabulrio

O vocabulrio trabalhado na seo Words in Action, em que se encontram exerccios para o uso de itens lexicais relacionados aos temas das unidades. Na seo Lets play!, h algumas atividades com vocabulrio. Tanto os contedos gramaticais quanto o vocabulrio podero ser revistos nas atividades propostas no apndice.

O trabalho com o vocabulrio feito em diversas sees. Em Presentation, o lxico relacionase ao tema da unidade; em Focus on vocabulary, os alunos podem associar os significados das palavras a imagens, ouvi-las e repeti-las a partir do CD, alm de utilizar o vocabulrio em exerccios articulados com o tema da unidade; na seo Lets Practice, existem exerccios que integram o vocabulrio da unidade ao uso da gramtica. H, tambm, sugestes de trabalhos com glossrio e dicionrios.

English for teens E. tica Keep in Mind Ed. Scipione Fonte: Guia PNLD 2011

Os LD podem servir aos propsitos do professor em fomentar comportamentos autnomos em sala de aula, mas para que isso ocorra preciso que eles deixem de ser o centro do processo de ensino e aprendizagem e passem a ser um apoio para tal finalidade.

Referncia

Guia de livros didticos: PNLD 2011 : Lngua Estrangeira Moderna. Braslia : Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica, 2010.

http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-guiado-livro-didatico

Potrebbero piacerti anche