Sei sulla pagina 1di 23

PRODUO

TRANSPORTE

DISTRIBUIO DE ENERGIA ELCTRICA

P R O D U O

Em Portugal, a energia elctrica essencialmente produzida em centrais hidroelctricas e em centrais termoelctricas.

P R O D U O

Nas centrais hidroelctricas, aproveita-se a fora da gua para produzir movimento em turbinas que esto acopladas a alternadores, os quais transformam esse movimento em energia elctrica.

P R Classificao das centrais hidroelctricas O Queda aproveitada D Alta queda h > 250 m U Mdia queda 50 h 250 m Baixa queda h < 50 m Caudal O 3
Grande caudal Mdio caudal Q > 100 m /s 10 Q 100 m3/s Pequeno caudal Q < 10 m3/s

P R O D U O

Classificao das centrais hidroelctricas


Tipo de aproveitamento Centrais de fio de gua Centrais de albufeira Durao de esvaziamento < 100 horas Durao de esvaziamento 100 horas

Servio desempenhado Centrais de ponta Centrais de base Quando funcionam para cobrir as necessidades energticas de certas pontas de consumo. Quando funcionam em modo continuo.

P R O D U O

Nas centrais termoelctricas, queimam-se os combustveis (como o carvo, o fuel ou o gs natural) e assim produz-se o calor que aquece a gua a altas temperaturas, obtendo-se vapor de gua. a fora do vapor de gua que, neste tipo de centrais, faz movimentar as turbinas que esto acopladas aos alternadores.

P R O D U O

Classificao das centrais termoelctricas


Quanto ao produto Centrais fora Centrais fora - calor Limitam-se a produzir energia elctrica. Produzem energia elctrica e aproveitam o vapor ainda quente, sada das turbinas, para a distribuio de calor, quer a unidades industriais, quer a cidades, para aquecimento domstico.

Quanto ao motor trmico e ao combustvel Centrais clssicas (a carvo, fuel, gs, etc.)

Centrais nucleares (a urnio, plutnio, etc.)


Quanto ao servio desempenhado

Centrais de ponta Quando funcionam para cobrir as necessidades energticas de certas pontas de consumo.
Centrais de base Quando funcionam em modo continuo.
7

P R O D U O

Em Portugal existem experincias para obter electricidade a partir de outras fontes renovveis de energia (vento, sol, biomassa e ondas).

T R A N S P O R T E

Porque que se faz o transporte de energia elctrica em alta tenso?


Se quisermos transportar uma potncia elctrica S=U.I, com o mnimo de perdas por efeito de Joule, a melhor forma de o fazer , sem dvida, aumentar o valor da tenso U. Seno, vejamos com o seguinte exemplo: para transportar 1000 VA podemos faz-lo com U=1000 V e I=1 A ou com U=100 V e I=10 A, entre outras solues. Sendo a potncia de perdas por efeito de Joule, p=R.I2, no segundo caso as perdas seriam 100 vezes superiores s verificadas no primeiro. Note-se tambm que, ao reduzir I, reduz-se tambm a seco do condutor.
BT - Baixa Tenso (tenso entre fases cujo valor eficaz igual ou inferior a 1kV); MT - Mdia Tenso (tenso entre fases cujo valor eficaz superior a 1 kV e igual ou inferior a 45 kV); AT - Alta Tenso (tenso entre fases cujo valor eficaz superior a 45 kV e igual ou inferior a 110 kV); MAT - Muito Alta Tenso (tenso entre fases cujo valor eficaz superior a 110 kV).

Transporte e Distribuio
M
20/25 KV M.T/. 10, 15, 30 / 60 KV

150, 220, 400 KV

230 / 400 V

Nas centrais os alternadores fornecem energia a tenses no superiores a 20/25 KV. Para reduzir as perdas nas linhas h necessidade de aumentar a tenso elctrica para Muito Alta Tenso (M.A.T.) sada da central, por meio de subestaes elevadoras. Visto que o consumidor, por motivos econmicos e de segurana, no utiliza a energia a tenses to elevadas, torna-se necessrio, junto aos centros de consumo, reduzir a tenso para nveis mais adequados: em Alta e Mdia Tenso para consumidores industriais e em Baixa Tenso para a generalidade dos consumidores domsticos.

10

P O S T E S

Isolador

Postes de alinhamento Suportar os condutores em linha recta.

Postes de derivao
Postes de ngulo Postes de amarrao Postes de cruzamento

Quando a partir deles h derivao de linha.


Suportam a linha nos pontos em que ela muda de direco. So postes de fim de linha. So utilizados para efectuar cruzamentos com outras linhas.
11

L I N H A S

Linhas elctricas de Alta Tenso

So normalmente areas podendo, no entanto, ser subterrneas.


As redes areas so de instalao e conservao mais econmicas que as redes subterrneas, por outro lado, so mais susceptveis de avarias. As linhas areas so suportadas por postes, normalmente metlicos, sendo os condutores nus, de cobre ou alumnio, suspensos ou apoiados por isoladores.
Poste reticulado usado em A.T. 12

L I N H A S

Linhas elctricas de Mdia Tenso

Podem ser areas ou subterrneas. As areas so normalmente em cabo nu, apoiadas em postes de beto (mais comum) ou metlicos, sendo os condutores suspensos ou apoiados por isoladores.
Linha elctricas de Baixa tenso Podem ser de dois tipos: areas ou subterrneas. As linhas areas podem ser em condutores nus ou isolados em feixe (cabo torada). As linhas em condutor nu esto fixas sobre isoladores e apoiados em postes de beto, ou sobre suportes metlicos (postaletes) fixos na fachada.

Poste de beto armado usado em B.T. e M.T. 13

L I Classificao das linhas quanto sua N configurao H A Quanto configurao podem as linhas de transporte e de distribuio ser classificadas em linhas abertas e linhas S fechadas.
As linhas so abertas quando tm apenas um ponto de alimentao. As linhas so fechadas quando podem ser alimentadas por vrios centros de alimentao.

14

L I N H A S

As linhas abertas de transporte podem ser simples e radiais.

Rede simples

Rede radial

15

L I N H A S

As linhas fechadas de transporte podem ser em anel e malhadas.


Subestao de seccionamento

Rede em anel
Em Portugal, o grande transporte de energia feito essencialmente atravs de redes em anel.

Central Subestao

Rede malhada

16

L I N H A S

As linhas abertas de distribuio em A.T. e M.T podem ser simples e radiais.


Rede simples

P.T.

A rede simples pouco usada devido fraca qualidade de servio.

A rede radial muito usada nos meios rurais.

S Subestao P.T. Posto de transformao


17

L I N H A S

As linhas fechadas de distribuio em A.T. e M.T. podem ser em anel e malhadas.


P.T. S

A rede em anel o tipo de rede mais frequente.

P.T. S

A rede malhada pouco usada devido ao alto custo de explorao.

S Subestao P.T. Posto de transformao


18

D I S T R I B U I O

Posto de transformao (P.T.)


Aos postos de transformao chegam as linhas em M.T. que constituem a rede secundria de distribuio. A partir dos P.T.s faz-se a distribuio final em B.T. que vai alimentar directamente o consumidor. Num P.T. existem, alm dos rgos de proteco, de seccionamento e medida, transformadores que fazem a reduo de M.T. para B.T. O primrio do transformador alimentado pelo cabo trifsico em M.T. e pelo secundrio sai um cabo (ou uma linha area) com trs fases e neutro em B.T., o qual vai alimentar um conjunto de habitaes.
P.T.

230/400 V M.T.

19

D I S T R I B U I O

Rede de distribuio em B.T.


Os cabos de distribuio de baixa tenso so normalmente constitudos por cinco condutores um dos quais se destina iluminao pblica.

20

D I S T R I B U I O

Iluminao pblica
A corrente no condutor destinado iluminao pblica ligado a uma das trs fases por intermdio de um interruptor horrio, que se regula de forma a apagar e a acender a horas determinadas. Normalmente os postes de iluminao pblica esto equipados com lmpadas de vapor de mercrio (brancas/levemente azuladas) ou vapor de sdio (amarelas). O seu acendimento automtico, podendo ser controlado atravs de uma clula fotoelctrico que liga a corrente para as lmpadas no momento em que a luminosidade ambiente diminui para baixo de um nvel pr-estabelecido (por exemplo, 4 lux).
21

D I S T R I B U I O

Instalao colectiva

22

Apresentao electrnica criada e executada por:

Lucnio Preza de Arajo


Email: lucinio@yahoo.com URL: www.prof2000.pt/users/lpa

23

Potrebbero piacerti anche