Sei sulla pagina 1di 12

Alerta aos estudantes

Os slides apresentados neste curso devem ser utilizados como material de apoio e no substituem, de modo algum, o texto base, cujo teor deve ser estudado e aprendido.

Bons estudos!

USCS - Universidade Municipal de So Caetano do Sul

Todo conhecimento pressupe trs elementos

1. Sujeito cognoscente

2. Realidade que se quer conhecer

3. Imagem construda

USCS - Universidade Municipal de So Caetano do Sul

Os tipos de conhecimento

O sujeito cognoscente no processo de apreenso da realidade pode enveredar por vrias esferas do conhecimento.

Um cientista voltado, por exemplo, ao estudo da biologia, pode ser crente praticante de determinada religio, estar filiado a um sistema filosfico e, em muitos aspectos de seu cotidiano, agir segundo conhecimentos provenientes do senso comum.

Abordagens do Real
Filosfica

Emprica

Realidade
veculo
Religiosa

Cientfica

USCS - Universidade Municipal de So Caetano do Sul

Os tipos de conhecimento

Conhecimento Emprico

Conhecimento Cientfico

Conhecimento Filosfico

Conhecimento Religioso/Teolgico

USCS - Universidade Municipal de So Caetano do Sul

Conhecimento cientfico e outros tipos de conhecimento

Ao se falar em conhecimento cientfico, o primeiro passo consiste em diferenci-lo de outros tipos de conhecimentos existentes. Para tal, analisemos uma situao muito presente no nosso cotidiano.
O parto no mbito popular e o parto no mbito da cincia da medicina. Tipos de conhecimentos que se encontram mesclados neste exemplo: Emprico, popular, vulgar, transmitido de gerao em gerao por meio da educao informal e baseado na imitao e na experincia pessoal. Cientfico, conhecimento obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos cientficos. Visa explicar "por que" e "como" os fenmenos ocorrem.

Conhecimento Religioso ou Teolgico

Apia-se em doutrinas que contm proposies sagradas, valorativas, por terem sido reveladas pelo sobrenatural. Tais verdades so consideradas infalveis, indiscutveis e exatas. Est sempre implcita uma atitude de f perante um conhecimento revelado.

Conhecimento Filosfico
Parte para a investigao racional na tentativa de apreender a essncia imutvel do real, atravs da compreenso da forma e das leis da natureza. Dentre outras, destacamos as seguintes caractersticas:

Valorativo
No verificvel Racional Sistemtico

A filosofia encontra-se sempre a procura do que mais geral. Para tanto, procura responder as grandes indagaes do esprito humano, buscando at leis mais universais que englobem e harmonizem as concluses da cincia.

Conhecimento Popular O conhecimento vulgar ou popular o modo comum, corrente e espontneo de conhecer que se adquire no trato direto com as coisas e com os seres humanos.

" o saber que preenche a nossa vida diria e que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem a aplicao de um mtodo e sem se haver refletido sobre algo". (Babini, 1957:21).

Conhecimento Popular
O conhecimento popular caracteriza-se por ser predominantemente:

Superficial Sensitivo Subjetivo Assistemtico Acrtico

O conhecimento cientfico diferencia-se do popular muito mais no que se refere ao seu contexto metodolgico do que propriamente ao seu contedo. Essa diferena ocorre tambm em relao aos conhecimentos filosfico e religioso (teolgico).

Conhecimento Cientfico

Caractersticas do conhecimento cientfico


Real, factual
Contingente Sistemtico Verificvel

Falvel
Aproximadamente exato

Correlao entre conhecimento popular e conhecimento cientfico

O conhecimento popular ou vulgar, tambm chamado de senso comum, no se distingue do conhecimento cientfico nem pela veracidade, nem pela natureza do objeto conhecido. O que diferencia a forma, o modo ou o mtodo e os instrumentos do conhecer.
A cincia no o nico caminho de acesso ao conhecimento e verdade. O que leva um ao conhecimento cientfico e outro ao vulgar ou popular a forma de observao. Tanto o "senso comum", quanto a "cincia" almejam ser racionais e objetivos.

Potrebbero piacerti anche