Sei sulla pagina 1di 35

SISTEMA NICO DE SADE SUS

Prof. Esp.Natale Souza

Conceito
Conjunto de aes e servios de sade, prestados por rgos e instituies pblicas federais,estaduais e municipais, da administrao direta e indireta e das fundaes mantidas pelo Poder Pblico.

Arcabouo Jurdico do SUS

Constituio da Repblica 1988; Lei Orgnica da Sade 8080/90 e 8142/90; Normas Operacionais Bsicas NOBs; Normas Operacionais de Assistncia Sade NOAS;

Portaria n 399 Pacto pela Sade fev/2006;


Portaria n 648 Poltica Nacional da Ateno Bsica, mar/2006 Portaria n 2048 - Aprova o Regulamento do Sistema nico de Sade, set/2009.

Regulamentao
Constituio de 1988
Ttulo VIII Da ordem social Seo II Da Sade Artigo 198 As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralizao; II - Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas; III Participao da Comunidade.
5

Regulamentao
Constituio de 1988

Ttulo VIII Da ordem social Seo II Da Sade Artigo 198: Pargrafo nico: O Sistema nico de Sade ser financiado, nos termos do artigo 195, com recursos do oramento da seguridade social, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, alm de outras fontes.
6

Regulamentao
Leis Orgnicas da Sade

Lei 8080/90: dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da Sade, a organizao e funcionamento dos servios de sade.

Regulamentao
Leis Orgnicas da Sade
A lei 8080/90 trata: 1. Da organizao, da direo e da gesto do SUS; 2. Das competncias e atribuies das trs esferas de governo; 3. Do funcionamento e da participao complementar dos servios privados; 4. Da poltica de recursos humanos; 5. Dos recursos financeiros, da gesto financeira,do planejamento e oramento.
8

Regulamentao
Leis Orgnicas da Sade

Lei 8142/90: Dispe sobre a participao da comunidade na gesto do Sistema nico de Sade SUS e sobre as transferncias intergovernamentais de recursos financeiros na rea da sade.

Regulamentao
Leis Orgnicas da Sade
A Lei 8142/90 trata: 1. Da participao comunitria atravs das seguintes instncias colegiadas: - Conferncia de Sade; - Conselho de Sade ( composto por representantes do governo,prestadores de servio, trabalhadores de sade e usurios, sendo que a participao dos usurios dever ser paritria ( 50%) em relao ao conjunto dos demais segmentos.
10

Regulamentao
Leis Orgnicas da Sade
2.

Da alocao dos recursos do fundo Nacional de sade, do repasse de forma regular e automtica para os municpios, Estados e Distrito Federal. Para o recebimento destes recursos municpios, Estados e DF devem contar: Fundo de sade; Conselho de Sade; Plano de sade; Relatrio de Gesto; Contrapartida de recursos e Comisso de Elaborao do PCCS.
11

Diretrizes do SUS
1.

Descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo; Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais;
Participao da comunidade.
12

2.

3.

Princpios Organizativos e Doutrinrios do SUS


1.

Universalidade: acesso de qualquer pessoa em todos os nveis de assistncia, em todo territrio nacional; Integralidade da assistncia: refere-se tanto ao homem quanto ao sistema de sade, reconhecendo-se que cada qual se constitui numa totalidade;
13

2.

Princpios Organizativos e Doutrinrios do SUS


3.

Equidade: significa tratar desigualmente os desiguais, alocando recursos onde as necessidades so maiores; Descentralizao: redistribuio do poder decisrio, dos recursos e das competncias quanto as aes e aos servios de sade entre os trs nveis de governo.
14

4.

Princpios Organizativos e Doutrinrios do SUS


5.

Regionalizao e Hierarquizao: os servios devem ser organizados em nveis de complexidade tecnolgica crescente, dispostos numa rea geogrfica delimitada e com definio da populao a ser atendida;
Resolutividade: capacidade que o servio de sade deve ter de enfrentar e resolver os problemas, dentro do seu nvel de complexidade;
15

6.

Princpios Organizativos e Doutrinrios do SUS


7.

Participao comunitria: atravs da entidades representativas, a populao participar do processo de formao das polticas de sade e do controle da sua execuo, em todos os nveis; Complementariedade do setor privado: os servios privados podem ser contratados quando por insuficincia do servio pblico;
16

8.

CONSELHOS E CONFERNCIAS
TRABALHADORES DE SADE

USURIOS
GESTORES E PRESTADORES

Normas Operacionais Bsicas NOBs


1.

2. 3. 4.

Objetivos: Definir estratgias e movimentos tticos operacionais que reorientam a operacionalizao do sistema; Induzir e estimular mudanas; Aprofundar e reorientar a implantao do SUS; Normatizar o SUS.
18

NOB 01/91
1.

Caractersticas: Equipara prestadores pblicos e privados, no que se refere ao repasse de financiamento produo de servios;

2.

Centraliza a gesto do SUS no nvel federal ( INAMPS); Estabelece os convnios como forma de transferncia de recursos;
19

3.

NOB 01/93
1.

Caractersticas: Cria transferncia regular e automtica (fundo a fundo); Habilita municpios como gestores e define o papel dos Estados de forma frgil ; So constitudas Comisses Intergestores Bipartite ( mbito estadual) e Tripartite ( mbito federal) espao de negociao, pactuao, integrao entre os gestores.
20

2.

3.

NOB 01/96
1.

Objetivos Gerais: Promover e consolidar o pleno exerccio do poder pblico municipal da funo de gestor da ateno bsica sade;

2.

Caracterizar a responsabilidade sanitria de cada gestor; Reorganizar o modelo assistencial,atravs da descentralizao;


21

3.

NOB 01/96
1.

Caractersticas: Define as formas de gesto municipal: gesto plena da Ateno Bsica e Plena do Sistema Municipal de Sade;

2.

Cria o PAB ( Piso Assistencial Bsico) transferindo os recursos com base per capta; Reorganiza a gesto dos procedimentos de mdia complexidade;
22

3.

NOB 01/96
4.

Reorganiza os procedimentos complexidade e cria a APAC;

de

alta

5.

Incorpora as aes de Vigilncia Sanitria, Epidemiolgica e Controle de Doenas; Promove a reorganizao do Modelo de Ateno, adotando-se como principal estratgia a ampliao da cobertura do PACS/PSF;
23

6.

NOB 01/96
7. Aprimora o planejamento e define a

elaborao da Pactuada Integrada;


8. Define

Programao

as responsabilidades, prerrogativas e requisitos das condies de gesto municipal e estadual.


24

NOB 01/96
1.

Alteraes da NOB 96: O PAB foi modificado e passa a ser chamado de Piso da Ateno Bsica;

2.

Definiu uma parte fixa e outra varivel para o PAB; O valor da parte fixa foi definido em R$ 10,00 per capta/ano;
25

3.

Normas Operacionais de Assistncia Sade NOAS/01


Objetivos: Promover maior equidade na alocao de recursos e no acesso da populao s aes e servios de sade em todos os nveis de ateno. Estabelece o processo de Regionalizao como estratgia de hierarquizao dos servios de sade.
26

Normas Operacionais de Assistncia Sade NOAS/01


Caractersticas: 1. Institui o PDR ( Plano Diretor de Regionalizao) como instrumento da regionalizao em cada Estado; 2. Institui a Gesto Plena da Ateno Bsica Ampliada GPABA e Gesto Plena do Sistema Municipal de Sade; 3. Define reas de atuao mnima: TB, HAN, HAS,DIA,ACD,Mulher e Bucal.
27

Normas Operacionais de Assistncia Sade NOAS/01


Conceitos Chaves: Regio de Sade: base territorial de planejamento de ateno a sade a ser definida pelas SES; Mdulo Assistencial: espao territorial que dispe da resolutividade no primeiro nvel de assistncia; Municpio-Plo: aquele que dentro da regio apresente papel de referncia para outros municpios, em qualquer nvel de ateno.
28

Normas Operacionais de Assistncia Sade NOAS/02


Objetivos: Contemplar propostas relativas ao comando nico sobre os prestadores de servios de mdia e alta complexidade e fortalecimento da gesto dos Estados sobre as referncias intermunicipais.
29

Normas Operacionais de Assistncia Sade NOAS/02


Mudanas introduzidas:
1.

O municpiosede do mdulo assistencial deve estar habilitado em Gesto Plena do sistema Municipal; Estabeleceu que cabe ao Estado a gerncia de Hemocentros/Hemoncleos, Laboratrios de Sade Pblica,V. sanitria e Epidemiolgica.
30

2.

Pacto pela Sade Portaria n 399/2006


Pacto pela Vida ( Ateno Bsica) Pacto em Defesa do SUS ( Resgate da filosofia do SUS) Pacto de Gesto compartilhada e solidria) ( gesto

Poltica Nacional da Ateno Bsica


PORTARIA N 648, DE 28 DE MARO DE 2006 Aprova a Poltica Nacional de Ateno Bsica, estabelecendo a reviso de diretrizes e normas para a organizao da Ateno Bsica para o Programa Sade da Famlia (PSF) e o Programa Agentes Comunitrios de Sade (PACS).

PORTARIA N 2.048, DE 3 DE SETEMBRO DE 2009


Aprova o Regulamento do Sistema nico de Sade (SUS): Considerando a necessidade de promover o processo de conhecimento, identificao e valorizao do Sistema nico de Sade.

PORTARIA N 2.048/09, Dispe:


DA ORGANIZAO, DA GESTO E DA ADMINISTRAO EM SADE; Do Sistema de Planejamento do SUS; Da Administrao Oramentria e Financeira,diviso em 3 blocos: I - Ateno Bsica; II - Ateno de Mdia e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar; III - Vigilncia em Sade; Da Auditoria; Da Ouvidoria; Do Servio de Atendimento ao Usurio do SUS; Do Acesso aos Servios de Sade; Do Carto Nacional de Sade, dentre outros...

E agora vamos refletir o SUS!

35

Potrebbero piacerti anche